Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição
ABEOC Brasil

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL foi fundada em 15 de janeiro de 1977. Tem por finalidade coordenar, orientar e defender os interesses de suas associadas, representadas por empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, cadastradas no Ministério do Turismo, conforme Lei Geral do Turismo 11.771/08 e seu Decreto Regulamentador.

Hoje, a ABEOC BRASIL está presente e regulamentada em 13 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo. Congrega cerca de 500 empresas associadas.

Seu quadro gerencial é constituído por um Conselho Diretor, um Conselho Fiscal e Diretorias Estaduais.

A nova legislação reconhece as empresas organizadoras e promotoras como aptas a realizar eventos, a partir da certificação do CADASTUR – Cadastro Nacional do Ministério do Turismo.

Principais Objetivos

  • Defender os interesses das associadas, tornando a atividade de organização e prestação de serviços em eventos reconhecida, valorizada e respeitada perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos;
  • Promover e incentivar as relações entre suas associadas no sentido de possibilitar intercâmbio técnico e comercial através da promoção, realização e apoio de encontros, reuniões, eventos, cursos, projetos e similares;
  • Orientação de interessados em como proceder para atuar na área de eventos de acordo com a legislação;
  • Estímulo à prática de atividades com um elevado sentido ético nas relações entre as associadas e, entre essas e o mercado.

Para atingir seus objetivos, a ABEOC promove, entre outras atividades:

  • Reuniões periódicas com suas associadas e ABEOC’s Estaduais;
  • Debates e palestras sobre assuntos de interesse do segmento de turismo e de eventos;
  • Intercâmbio com empresários e associações de classe;
  • Divulgação da profissão de organizador, promotor e prestador de serviços para eventos;
  • Orientação de interessados na contratação de profissionais para eventos;
  • Estímulo à observância de um elevado sentido ético nas relações entre as associadas e o mercado.

Representatividade

A ABEOC BRASIL mantém representatividade junto a todas as esferas governamentais, destacando-se na relação estreita com o Ministério do Turismo, Conselho Nacional de Turismo, Conselho de Turismo da CNC, Fórum das Entidades do Setor de Eventos e Embratur, o que permite participar amplamente dos projetos, convênios e ações que envolvem o desenvolvimento do Turismo de Eventos do país.

Membro da COCAL

A ABEOC BRASIL é uma entidade membro da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afines da América Latina – COCAL. A COCAL foi criada em 1985 como uma associação sem fins lucrativos composta de Organizadores Profissionais de Congressos (PCO) na América Latina e Península Ibérica,tendo como principais objetivos da unir os esforços dos países da região para melhorar o desempenho da indústria de eventos na América Latina, Portugal e Espanha, representando os seus membros internacionalmente, estabelecendo relações de cooperação mútua entre os seus membros, alcançando acordos, atividades com foco no desenvolvimento da indústria, promovendo e protegendo os princípios da ética profissional e comercial.

A COCAL tem um papel importante na formação educacional dos organizadores de eventos, através da realização do seminário anual, onde seus membros são chamados a discutir temas atuais e relevantes do setor, além de serem apresentados aos trabalhos desenvolvidos pela Federação. O evento acontece sempre no mês de março em diferentes países da Ibero-América.

Outra ação importante da entidade é o banco de dados com os eventos realizados nos países membros, maximizando oportunidades de negócios na América Latina e Península Ibérica. Enquanto o banco de dados está sendo formatado e alimentado, a COCAL fornece um calendário de eventos regional, distribuído desde 2005 anualmente, fornecendo aos membros um mapa da atividade no continente.

Visão da COCAL
Tornar a América Latina num centro de feiras e exposições de congressos, combinando tecnologia de ponta com suas carcterísticas naturais.

Objetivos da COCAL

  • Promover a formação de técnicos e profissionais.
  • Acordar princípios e normas profissionais e comerciais para ajudar a promover os países da América Latina e estabelecer uma cooperação entre eles.
  • Representar a região internacionalmente.

Mais informações sobre a COCAL em cocal.org

  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892