Como pré-requisito para oficializar a proposta de São Paulo para sediar o evento em 2009, a APAMAGIS candidatou a cidade junto à entidade nacional. A partir deste momento iniciou-se o planejamento para apresentação oficial de São Paulo.
Por solicitação do Des. Henrique Nelson Calandra fomos convidados a estar presentes na Reunião do Conselho Executivo da AMB, no dia 13 de maio de 2008, onde seria definido a próxima sede para a realização do evento em 2009.
No início da apresentação da cidade de São Paulo foi entregue ao representante da Associação dos Magistrados Brasileiros uma carta de apoio a candidatura do São Paulo Convention & Visitors Bureau com material institucional da capital paulista.
Posteriormente foi feita a defesa do destino, pela Gerente de Captação Nacional de Eventos do SPCVB, ocasião em que foram apresentadas as condições necessárias para sediar o CBP 2009: Acesso Fácil, Grande Diversidade Hoteleira, Infra-Estrutura Flexível, Gastronomia Excepcional, Comércio Variado, Rico Cenário Cultural e de Lazer, Tecnologia de Ponta, Excelência em Serviços 24 h, Lazer Diferenciado no Pré e Pós-Tour em Ilhabella e a Costa dos Alcatrazes e Hospitalidade Comprovada.
Na ocasião foram entregues kits de material institucional da cidade de São Paulo para todos participantes.
A defesa do destino São Paulo, foi apresentada pelo presidente da Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS, o Desembargador Henrique Nelson Calandra e pela Gerente de Captação de Eventos Nacional do SPCVB, Elenice Zaparoli, durante a Reunião do Conselho Executivo da AMB em Brasilia. Concorriam com a capital paulista às cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), e todas tiveram 15 minutos para sua apresentação oficial. Na seqüência, foi apresentado o “Quadro Comparativo dos Destinos”, contendo Malha Aérea, Centro de Convenções, Rede Hoteleira, Programação Social e Atrativos Turísticos. Ainda, como apoio aos destinos concorrentes, a AMB apresentou dados informativos com a infra-estrutura de cada cidade.
Com base nas apresentações realizadas pelas Associações Regionais e os CVB´S pleiteantes, os 15 Presidentes presentes votaram em seção fechada para a escolha do local do XX Congresso Brasileiro de Magistrados. São Paulo totalizou 07 votos, Fortaleza 06 e Recife 02. A decisão final em assembléia garantiu a vitória da cidade de São Paulo, com uma mínina diferença, os fatores que contribuíram para o nosso sucesso foram a articulação com a entidade local, planejamento e projetos bem elaborados e principalmente foco e força de vontade em superar os desafios, como fala o Des. Henrique Nelson Calandra. “Depois de mais de vinte anos, São Paulo sediará um encontro nacional da magistratura, e faz isso com muita alegria porque é um momento de reconciliação, de união, em que os colegas paulistas que deixaram a AMB poderão se reaproximar da entidade”, avalia Calandra, em nota divulgada pela AMB.
Para o desembargador, o evento também será uma oportunidade de mostrar para juízes de todo o País os “encantos” da cidade. “São Paulo parece feia, mas não é. É, sim, um grande centro cultural, gastronômico, com atrações 24 horas por dia. E a APAMAGIS, com o apoio do governo municipal e de todos os paulistanos, vai estar preparada para recepcionar os colegas de todo o Brasil”, destaca.
As visitas de inspeção serão realizadas após a Reunião das Comissões Organizadora e Científica do XX Congresso Brasileiro de Magistrados, ocasião em que será escolhido o tema e definida a data. Ressaltamos que a primeira reunião de trabalho foi realizada no dia 21 de agosto de 2008 em Brasília. Nesta reunião ficou agendado que no dia 09 de setembro, ás 16hrs, no Hotel Renaissance em São Paulo será discutida a organização de painéis simultâneos, os nomes de palestrantes e debatedores e a definição da data e local do evento.