O evento em questão foi escolhido por ter sido a primeira captação internacional realizada por intermédio do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau.
O Presidente do CNCP - Comitê Nacional do Cerimonial Público, José Afonso Carrijo Andrade, apresentou durante a Assembléia Geral da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo, a candidatura do Brasil, em razão do 15° aniversário de criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público – CNCP. Esta candidatura foi embasada na condição de que, o Brasil é a associação de cerimonial mais antiga e com o maior número de filiados entre todas as outras conhecidas.
Portanto vencida a etapa de captação para o Brasil, deu-se início ao trabalho de captação à Campos do Jordão.
A vice- presidente do Comitê Internacional de Protocolo, é residente em Campos do Jordão, e foi através desta profissional que o evento e a oportunidade chegou ao nosso conhecimento. Ou seja, tivemos uma “embaixadora” do nosso Destino, realizando com o apoio do Campos do Jordão e Região CVB, todo o trabalho de apresentação de nossa infra-estrutura e diferenciais, sensibilizando a Entidade OICP (Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo).
Os principais obstáculos superados para constituir a parceria, foi a distância entre as entidades, uma vez que a Promotora do Evento tem sede em Madri, Espanha, e este foi superado com a parceria do CJRC&VB e o Comitê Nacional de Cerimonial Público, que viabilizou as viagens de nossa embaixadora. E após as eleições realizadas em Roma, em que o Brasil foi eleito por unanimidade para realizar o IX Congresso Internacional de Protocolo, a concorrência com Destinos importantes como São Paulo e Campinas.