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Prêmio Caio 11ª Edição

Case: VALORIZAR CULTURA TAMBÉM É O NEGÓCIO DA BANCORBRÁS
Candidato: Bancorbrás - Hoteis, Lazer e Turismo/Clube Bancorbrás
Segmento: Eventos
Estado: DF
 
Blimps Bancorbrás Cultural e Vision Produções, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

A Bancorbrás é uma empresa que investe na qualidade de vida dos clientes por meio de produtos diferenciados e acessíveis, nos segmentos de consórcio, seguro e turismo. Atuante desde 1983, possui sede em Brasília (DF),além de 9 filiais e representações comerciais em diversos estados da federação.

Consórcio: oferece condições para aquisição, construção ou reforma de imóveis residenciais ou comerciais, além de facilitar a aquisição de veículos novos e seminovos. Além disso, a empresa oferece grupos de serviços com ótimas condições.

Seguros: Em parceria com seguradoras líderes do mercado, comercializa seguros de automóvel, vida, residência, viagens, entre outros.

Turismo: Em se tratando de turismo, duas empresas proporcionam viagens, assistência e vantagens: a Bancorbrás Viagens e Turismo, agência de viagens e operadora da Bancorbrás, e o Clube Bancorbrás que comercializa títulos de turismo, cada um com 7 diárias, para serem utilizadas em mais de 4000 hotéis conveniados, no Brasil e no exterior, além de oferecer vantagens exclusivas para os clientes como assistência em viagens, Clube de Vantagens e Seguro Super20, de acidentes pessoais.

A Bancorbrás se destaca, ainda, como uma empresa engajada social e culturalmente, por meio do apoio prestado a projetos importantes, de dimensão local e nacional. Assim, a empresa viu no projeto Bancorbrás Cultural, lançado em outubro de 2009, uma oportunidade de colocar na vitrine suas ações e projetar as empresas do grupo. O projeto visa apoiar toda forma de expressão cultural, dentro de uma programação afinada com o público que deseja atingir - classes A e B. Tudo isso, com vantagens especiais para quem é cliente e parceiro da organização.

A empresa, durante o evento de lançamento do projeto, e nos demais de 2009, 2010 e 2011, contou com divulgação maciça de sua marca na mídia; ofereceu descontos especiais para clientes; disponibilizou estrutura especial para receber convidados, além de espaço vip, no qual, em algumas ocasiões, foi possível contar com a presença do artista para Meeting & Greeting (sessão de autógrafos, fotos e entrevista informal).
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O Bancorbrás Cultural é, portanto, mais que uma oportunidade de oferecermos diversão e cultura ao público de nosso interesse. É um meio de exposição da marca, comunicação institucional, endomarketing, ativação comercial de produtos e serviços, além de uma maneira de beneficiar clientes especiais.

Galeria de imagens
Logomarca - segmento Turismo
Logomarca - segmento Consórcio
Logomarca - segmento Seguros
Logomarca institucional e seu slogan orientado para qualidade de vida
 

 

Conceito e Metas:
O projeto Bancorbrás Cultural visa apoiar toda forma de expressão artística e cultural, dentro de uma programação afinada com o público que deseja prospectar - classes A e B - e manter. Em outubro de 2009, o projeto foi lançado, para 4980 pessoas, com o show da dupla internacional, ícone dos anos 80, Pet Shop Boys.
Em 2009, o projeto ainda contou com show do cantor Jorge Vercillo e com a apresentação GRATUITA da orquestra Siberian Virtuosi, na abertura do Natal de Park Shopping - grupo Multiplan -, em Brasília. Nos anos de 2010 e 2011 o projeto tomou dimensão ainda maior e a agenda de shows foi recheada, com 6 eventos em cada um desses anos:
2010
Março - Roger Hodgson, em Belo Horizonte
Abril - Projetos Mulheres Brasileiras, com Vanessa da Mata e convidadas - Fernanda Takai, Mariana Aydar - em Brasília
Abril - Revival Concert com Simply Red, especial de aniversário de 50 anos Brasília, em Brasília
Setembro - Peter Frampton, em Brasília
Novembro - Festa show "Escuta o Cheiro"com o melhor do sabor e da música. Reuniu um chef renomado da cidade, Djs das melhores festas nacionais, entre eles o do conehecido Bailinho, e show da banda Double You, em Brasília
Dezembro - Maria Gadu, em Brasília

2011
Fevereirio - Cindy Lauper, em Brasília
Março - Seal, em Belo Horizonte
Julho a outubro - Titanic - A Exposição - objetos reais, histórias reais, em Brasília
Setembro - Ribeirão Elétrico, com Humberto e Ronaldo, Jorge Mateus e Asa da Águia, em Ribeirão Preto
Outubro - Tears for Fears, em Brasília
Novembro - Paula Fernandes, em Brasília

O Bancorbrás Cultural, além de oferecer diversão e cultura ao público, tem como meta divulgar sua marca e realizar comunicação institucional, ações de endomarketing e ativação comercial de produtos e serviços. Isso tudo, por meio de ações e peças específicas, criadas especialmente para atender o público-alvo das empresas Bancorbrás.

Desafios, soluções
A Bancorbrás é uma empresa atuante em três segmentos – consórcio, seguro e turismo – que pretende tornar-se conhecida e respeitada nacionalmente tanto pelos produtos que oferece e serviços que presta, quanto pelo incentivo a toda forma de expressão cultural, por meio de eventos de qualidade, sob a marca Bancorbrás Cultural. Para alcançar tal objetivo, além de contar com a Superintendência de Marketing e Publicidade da empresa, setor que coordena o projeto, a Bancorbrás tem como aliada a Vision Produções, uma produtora que presta suporte e acompanhamento necessário para a prospecção de artistas com o perfil adequado ao público-alvo da empresa.

Estratégias
Para todos os eventos do Bancorbrás Cultural são adotadas estratégias de divulgação da empresa e de relacionamento. Além da divulgação maciça em mídia, a empresa também conta com assessoria de imprensa para emplacar matérias e notas sobre as atrações exibidas e sobre os assuntos relacionados a elas.

Diferencial
O grande diferencial da empresa com o Bancorbrás Cultural é ser uma das poucas do mercado, dentro dos segmentos que atua, a desenvolver uma marca para apoiar a cultura nacionalmente. Não é à toa, a criação do slogan do projeto: "Valorizar a cultura TAMBÉM é o nosso negócio"

Galeria de imagens
Pet Shop Boys - 2009
Pet Shop Boys - 2009
Pet Shop Boys - 2009
Orquestra Siberian Virtuos- 2009
Orquestra Siberian Virtuosi - 2009
Jorge Vercillo - 2009
Jorge Vercillo - 2009
Roger Hodgson - 2010
Roger Hodgson - 2010
Mulheres Brasileiras - 2010
Mulheres Brasileiras - 2010
Mulheres Brasileiras - 2010
Simply Red - 2010
Simply Red - 2010
Simply Red - 2010
Peter Frampton - 2010
Peter Frampton - 2010
Festa Show Escuta o Cheiro, com Double You e chef Dudu Camargo - 2010
Festa Show Escuta o Cheiro, com Double You e chef Dudu Camargo - 2010
Festa Show Escuta o Cheiro, com Double You e chef Dudu Camargo - 2010
Festa Show Escuta o Cheiro, com Double You e chef Dudu Camargo - 2010
Maria Gadu - 2010
Maria Gadu - 2010
Seal - 2011
Seal - 2011
Cindy Lauper - 2011
Cindy Lauper - 2011
Ribeirão Elétrico - 2011
Ribeirão Elétrico - 2011
Ribeirão Elétrico - 2011
Ribeirão Elétrico
Tears for Fears - 2011
Tears for Fears - 2011
Tears for Fears - 2011
 

 

Ao lançar o projeto Bancorbrás Cultural , a Bancorbrás tinha como desafio ratificar seu objetivo de proporcionar qualidade de vida a todos que recorrem aos produtos e serviços da empresa. Não bastasse ter consolidado essa intenção, por meio do sucesso de comercialização dos produtos oferecidos pelas empresas do grupo, ela tinha traçado o novo desafio de prospectar novos clientes e manter a satisfação dos atuais. Assim, levar a imagem positiva da empresa, por meio de sua preocupação com a cultura no País, foi uma estratégia desenvolvida para cumprimento de tal objetivo.

A valorização dos clientes é fundamental, por isso, em todos os anúncios referentes às apresentações do Bancorbrás Cultural são salientadas as vantagens especiais que os clientes da empresa podem contar: descontos em ingressos, acesso diferenciado, brindes, sala vip com oferecimento de brinde e serviço de bufê, entre outras. Além disso, todos os eventos produzidos pela produtora parceira, mesmo que não contassem com o patrocínio da Bancorbrás, ofereciam descontos especiais aos clientes da empresa - uma forma de mostrar a valorização de quem é da casa.

A ideia do projeto Bancorbrás Cultural, portanto, vai além de proporcionar entretenimento e divulgar a marca. A intenção é fazer que o entendimento das pessoas acerca da empresa extrapole o seu negócio e traduza-se em qualidade de vida. O desafio tem logrado bons resultados, o que é evidenciado pela alta procura aos eventos anunciados e ao aumento da adesão aos produtos Bancorbrás.

Quem quer manter a imagem perante o público consumidor e a sociedade tem que inovar sempre. Por isso, a cada ano, o projeto Bancorbrás supera as expectativas.

Novidades desenvolvidas em 2010
Presente do artista: Foi idealizado um brinde para prestigiar o artista do show.: uma caneta com a logomarca do projeto e um livreto com os seguintes dizeres na capa :"A gente reconhece o seu talento. Quer ver?". Ao ser folheado, o livreto simula uma salva de palmas ao homenageado. Tudo isso, armazenado em uma caixa com o slogan do projeto Bancorbrás Cultural: "Valorizar a Cultura Também é o Nosso Negócio".

Desenho animado: Um desenho animado com boneco caristmático apresentando as empresas Bancorbrás, que vão se transformando em ícones de cultura (sapatilhas, notas musicais, máscaras de teatro), também foi criado especialmente para exibição nos eventos apresentados e patrocinados pelo projeto Bancorbrás Cultural.

Novidades desenvolvidas em 2011
Vídeo Bancorbrás Cultural: Foi desenvolvido vídeo emotivo de 3 minutos para divulgação do projeto. Nele é possível ver todas as atrações do projeto, em meio a tudo que a empresa oferece durante os eventos.

Novidade pronta para 2012
Hotsite: Já foi idealizado o hotsite do projeto, que entrará no ar no início de 2012. O veículo contará com galeria de fotos e vídeos produzidos por profissionais contratados pela Bancorbrás; releases para imprensa; divulgação da agenda de shows; informações sobre pontos de venda e valores de ingressos; vantagens para clientes Bancorbrás; exposição de pacotes para pessoas de outros estados interessadas em assisitir aos shows e muito mais.


Tecnologia e inovação sempre presentes

Em todos os shows apresentados e patrocinados pelo projeto Bancorbrás Cultural a tecnologia e a inovação estiveram presentes. O show com Simply Red, por exemplo, que inclusive homenageava Brasília pelo seu 50º aniversário, além de toda a estrutura exclusivamente montada para o evento, em um dos cartões postais mais belos da cidade, o Pontão do Lago Sul, contou com jogos de luzes, camarote para convidados dos patrocinadores, telões e palco gigante. Toda essa estrutura para um público de mais de 8000 pessoas. A Bancorbrás, que costumeiramente distribui brindes para ações de relacionamento em camarotes e salas vips, nesse evento, especificamente, brindou a todos do camarote (700 pessoas) com serviço de drinques de café. O ambiente, bastante intimista, ficou marcado como ponto de encontro daqueles que, após servirem-se do bufê do camarote e ouvirem boa música, queriam bater papo e desfrutar não apenas um drinque, mas um momento mágico. Em 2011, houve recorde de público do projeto. A Exposição Titanic, objetos reias, histórias reais atingiu, durante todo o período em cartaz, um público de 105.089 pessoas; em Ribeirão Preto, o Ribeirão Elétrico reuniu mais de 20 mil pessoas, parte delas atrás de dois trios, que percorriam um circuito fechado, e outra parte em 2 tipos de camarotes. No final do ano, em novembro, acontecerá o show da cantora Paula Fernandes, famoso por atrair multidões. O evento deverá ocorrer no Ginásio Nilson Nelson, com capacidade para 12 mil pessoas.

Galeria de imagens
Brinde do artista
Brinde do artista
Brinde do artista
Hotsite Bancorbrás Cultural - home
Hotsite Bancorbrás Cultural - orientações para clientes e não clientes
Hotsite Bancorbrás Cultural - últimos eventos
Hotsite Bancorbrás Cultural - novos eventos
Hotsite Bancorbrás Cultural - fale conosco
Hotsite Bancorbrás Cultural - página para cadastramento de imprensa
Hotsite Bancorbrás Cultural - página para divulgação de releases
Brinde sala vip
Brindes sala vip
     

 

Com apenas dois anos de vida, já é possível colher os frutos da divulgação da Bancorbrás como incentivadora de toda forma de expressão cultural no País, o que se reflete na divulgação dos seus segmentos - consórcio, seguro e turismo. Essa exposição tem proporcionado maior visibilidade da marca, além do alto interesse pelos seus produtos e serviços. Enfim, a cada dia, a Bancorbrás se consolida e reforça diante do público-alvo da empresa o seu objetivo máximo, que é oferecer qualidade de vida aos clientes.

Veja o crescimento notável do projeto Bancorbrás Cultural desde o seu lançamento:

2009
Pet Shop Boys:
Público atingido: 4980 pessoas
Faixa etária do público: 25-40 anos
Resultado: R$ 380 mil

Orquestra Siberian Virtuosi:
Público atingido: 8500 pessoas
Faixa etária do público: Geral
Resultado: Gratuito

Jorge Vercillo
Público atingido: 550 pessoas
Faixa etária do público: 20-35 anos
Resultado: R$ 98 mil

2010

Mulheres Brasileiras
Público atingido: 2220 pessoas
Faixa etária do público: 20-40 anos
Resultado: R$ 160 mil

Simply Red
Público atingido: 8321 pessoas
Faixa etária do público: 25-50 anos
Resultado: R$ 540mil

Roger Hodgson
Público atingido: 5430 pessoas
Faixa etária do público: 30-60 anos
Resultado: R$ 430 mil

Peter Frampton
Público atingido: 2130 pessoas
Faixa etária do público: 30-70 anos
Resultado: R$ 230 mil

Festa Escuta o Cheiro, com Double You e chef Dudu Camargo
Público atingido: 1140 pessoas
Faixa etária do público: 25-45anos
Resultado: R$ 120 mil

Maria Gadu
Público atingido: 3230 pessoas
Faixa etária do público: 20-35 anos
Resultado: R$ 280 mil

2011

Cindy Lauper
Público atingido: 3120 pessoas
Faixa etária do público: 30-40 anos
Resultado: R$ 280 mil

Seal
Público atingido: 3020 pessoas
Faixa etária do público: 25-45anos
Resultado: R$ 270 mil

Titanic - A Exposição - objetos reais,
Público atingido: 105.089 pessoas
Faixa etária do público: 30-60 anos
Resultado: R$ 430 mil

Ribeirão Elétrico
Público atingido: 21.350 pessoas
Faixa etária do público: 15-35anos
Resultado: R$ 980 mil

Tears for Fears
Público atingido: 3230
Faixa etária do público: 30-50 anos
Resultado: R$ 230mil

Paula Fernandes (estimativa):
Público atingido: 12000
Faixa etária do público: 16-35 anos
Resultado: R$ 290 mil

Resumo de crescimento do Projeto Bancorbrás Cultural desde a sua criação:

Quantidade de eventos em 2009: 3
Público atingido (total): 14.030 pessoas
Resultado total: R$ 478.000,00

Quantidade de eventos em 2010: 6
Público atingido (total): 22.471 pessoas
Resultado total: R$ 1.760.000,00

Quantidade de eventos em 2011: 6
Público atingido (total): 147.809 pessoas
Resultado total: R$ 3.000.000,00

Identificamos, assim, a constante ascensão do projeto, que além de cumprir seu objetivo de levar toda a forma de expressão artística e cultural ao público, com diferenciais para clientes e parceiros, ainda divulga maciçamente a marca Bancorbrás, mantém e prospecta novos clientes para a empresa.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892