A campanha foi elaborada com o objetivo de alavancar as vendas dos produtos Toyota durante o ano de 2009/2010, no mercado Nacional.
Com a divulgação do prêmio, as vendas cresceram face o empenho dos revendedores em superar as metas para participar da almejada viagem.
Responsabilidade Social Corporativa
Dois princípios norteiam e sustentam a filosofia de trabalho da Toyota: a melhoria contínua de seus processos e o respeito pelas pessoas. Neste sentido, o desenvolvimento dos recursos humanos é um dos principais valores da companhia, sendo um dos responsáveis diretos pelo acelerado crescimento global da empresa.
Para a Toyota, desenvolver um ambiente de trabalho voltado para reduzir as agressões ao meio ambiente e uma ação sustentável para toda a comunidade no entorno de suas operações não se restringe às iniciativas empresarias.
Para que os objetivos sejam alcançados e disseminados, é preciso contar com a participação de seus colaboradores, familiares e todas as pessoas que fazem parte de sua comunidade. Por isso, a empresa realiza anualmente uma série de ações internas e externas, visando a conscientização sobre a importância de iniciativas sustentáveis, não apenas para o hoje, mas também para as gerações futuras.
Comercial – Programa DERAP e certificação ISO 14001
Muito antes das atenções se voltarem para as questões ambientais, a Toyota já concentrava esforços no sentido da preservação e da conscientização ambiental.
Essa preocupação se estende ao relacionamento da Toyota do Brasil junto a suas concessionárias, responsáveis pela comercialização dos veículos e atendimento aos consumidores. Atualmente, as concessionárias Toyota espalhados pelo território nacional desempenham um importante papel em relação ao uso sustentável dos automóveis.
A Toyota, empenhada em propagar sua boa conduta ambiental, incentiva constantemente suas concessionárias a obter a certificação ISO 14001. Para tal atividade, a companhia possui todo um planejamento com metas e parcerias em cada concessionária.
Além da visita regular de suporte por consultores da Toyota as concessionárias, o Manual de Gerenciamento Ambiental e o DERAP - Programa de Auditoria de Risco Ambiental em Concessionárias são outros exemplos da seriedade da questão ambiental para a Toyota.
Elaborado no Japão, o DERAP engloba todas as concessionárias da companhia, em âmbito mundial. Seu objetivo é aferir se os requerimentos ambientais estipulados estão sendo praticados conforme o esperado.
Produção
TPS – Sistema Toyota de Produção
No processo de produção de um veículo, muitos aspectos que podem impactar o meio ambiente são gerados e, por isso, é importante tomarmos ações diárias e imediatas visando à harmonia entre a produção e a preservação do meio ambiente.
Assim como em todo o mundo, na Toyota do Brasil os veículos são produzidos com base no Sistema Toyota de Produção – TPS, filosofia de gerenciamento que tem por meta a otimização de todos os processos, a eliminação de desperdícios e a fabricação de produtos que satisfaçam as necessidades do mercado.
Maior qualidade e preços competitivos, produzindo somente o necessário e no momento certo, sintetizam a excelência que o TPS tanto preza. A redução de resíduos, do consumo de água, de energia e das emissões de gases para a atmosfera são conseqüências da eficiência do sistema.
O TPS também previne falhas e aumenta a eficácia de seus processos. Porém, o que torna o TPS respeitado e reconhecido em todo o mundo é a sua capacidade de oferecer e garantir aos clientes, veículos com elevados padrões de qualidade, confiabilidade e durabilidade.
Produção Sustentável
A Toyota, por filosofia, tem um forte compromisso com a sociedade e o meio ambiente. Empenhada em desenvolver melhorias contínuas em seu papel de empresa socialmente responsável, valoriza a cidadania por meio do comprometimento com a comunidade e da aplicação de recursos e conhecimentos para o desenvolvimento social e ambiental.
Os processos industriais da empresa estão em constante evolução, com foco na maximização da sua eficácia e minimização dos impactos sociais e ambientais. Para isso, são atualizados anualmente os objetivos e metas da empresa, buscando a redução de consumos de energia, emissões atmosféricas e gerações de resíduos, planejando suas atividades a médio prazo.
Um dos objetivos ambientais da Toyota é reduzir ao mínimo os impactos ambientais causados pelos resíduos gerados em seus processos.
Para atingir tal feito, a Toyota busca reduzir a geração desses resíduos utilizando e reutilizando ao máximo o que seria descartado, e para o que foi gerado sem possibilidade de reutilização ou reciclagem, encaminhando-o para o co-processamento ou incineração.
Logística – Monitoramento de CO2 e geração de embalagens
As atividades da área de logística da Toyota do Brasil abrangem uma variedade de operações, como movimentações internas, transportes de peças, desembaraços aduaneiros e desenvolvimento e melhoria de embalagens.
Atividades tão abrangentes merecem atenção especial, não somente para garantir operações rápidas, eficientes e baratas, mas também para reduzir ao máximo os impactos ambientais decorrentes desses processos.
Os planos de ação ambiental da Toyota para a área de logística estão focados em 2 aspectos principais - a emissão de CO2 e a geração de embalagens - e estão divididos em duas grandes etapas:
1- monitorar e acompanhar a atual performance da emissão de CO2 e geração de embalagens
2- definir metas de redução, com planos de ações específicos
A Toyota do Brasil, juntamente com a Toyota da Argentina, formaram um subcomitê ambiental de logística, visando o trabalho em equipe para minimização dos impactos ambientais nesta área, já que existe um considerável fluxo logístico entre essas duas unidades na América do Sul.
A Toyota tem como um dos seus principais pilares o respeito pelo meio ambiente e, assim, visa, na fabricação de seus automóveis, contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.
Fundação Toyota do Brasil
Como forma de unificar seus esforços sociais e assumir um importante compromisso com o Brasil, a Toyota implanta a "Fundação Toyota do Brasil" com o objetivo de promover a Sustentabilidade, por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos.
Valores
A Responsabilidade Social Corporativa da Toyota do Brasil visa a defesa, a preservação e a conservação do meio ambiente brasileiro (incluindo todos os seus biomas) e a promoção do desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação voltada para o aprimoramento integral do cidadão brasileiro, e sua formação para o exercício da cidadania.
Missão
Promover a Sustentabilidade, por meio de ações de cunho ambiental e educacional que beneficiem a sociedade brasileira e sua riqueza cultural, reafirmando os valores e o compromisso da "Toyota do Brasil" com o desenvolvimento
social do Brasil.
Ações Institucionais
A Toyota do Brasil assume um forte compromisso com a sociedade e a preservação ambiental. Seus esforços para produzir automóveis ambientalmente corretos, reduzindo a emissão de gases nocivos e aprimorando a eficiência do combustível, são contínuos. A companhia segue uma Política Ambiental Global, com base em um guia de princípios destinado a todas as suas operações, que é atualizado sempre que necessário. Além de atender aos requisitos estipulados pela legislação, a Toyota busca melhorar continuamente o seu desempenho. Esse conjunto de diretrizes é expresso no SGI (Sistema de Gestão Integrado), SGA (Sistema de Gestão Ambiental), nos três pilares da política ambiental e no seu conjunto de atividades.
Projeto Comunidades
A Fundação Toyota do Brasil realiza diversas ações nas comunidades onde a Toyota possui unidades fabris: Guaíba (RS), Sorocaba (SP), Indaiatuba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente, cultura, entre outros, e contam com o apoio dos colaboradores como voluntários.
Os principais projetos realizados são Ambientação, Memória Local na Escola e Toyota Trilhas da Natureza.
Projeto Arara Azul
Preservar a Arara Azul e promover a conservação da biodiversidade do Pantanal são os objetivos principais deste importante projeto, idealizado pela bióloga Neiva Guedes, e patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2009, embora já contasse com o apoio da Toyota desde 1990.
O Projeto Arara Azul tem sede no Pantanal Sul Mato-Grossense e visa preservar as araras azuis, aves nativas da região ameaçadas de extinção. Suas principais atividades são monitoramento e recuperação das aves e seus ninhos, atividades de educação ambiental e preservação, além de workshops sobre consciência ambiental, cidadania e geração de renda para a população.
No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas da região. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é fornecido pela Toyota com suas picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos do Arara Azul entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.
Quem trabalha na Toyota do Brasil Ltda compartilha de uma filosofia de trabalho sustentada por dois princípios: a melhoria contínua e o respeito pelas pessoas. Temos uma visão de longo prazo e aceitamos os desafios para buscar nossos sonhos.
Melhoramos nosso negócio mediante a geração permanente de idéias (Kaizen), o esforço contínuo e a prática de resolver os problemas fazendo-nos presentes no lugar que eles ocorrem. Respeitamos as pessoas e consideramos que o êxito de nosso negócio se deve aos esforços individuais e ao bom trabalho em equipe. Estes princípios são o que tem feito da Toyota uma referência mundial em matéria de qualidade e excelência.