O XXVIIIth International Congress of the International Academy of Pathology teve como tema central “Looking to the Future”, com ênfase também na Educação Médica, o que significou uma grande honra e responsabilidade para a Patologia Brasileira.
É um congresso bienal e contou com 2.347 participantes provenientes de 72 países.
O programa científico contou com 442 speakers, com 747 participações em 100 atividades científicas, focando 26 especialidades.
As atividades foram distribuídas em:
- 30 Symposiums,
- 4 Satellite Symposiums,
- 26 Slide Seminars,
- 20 Short Courses,
- 1 Long Course,
- 6 Workshops,
- 4 Closed Meetings,
- 4 Key Note Lecture,
- 4 Plenary Lectures e
Foram apresentados 736 Posters.
É importante salientar que a Patologia é uma especialidade médica com pouco auxílio financeiro das indústrias mas, mesmo assim, conseguimos o patrocínio de 8 empresas e a participação de 32 empresas expositoras.
A divulgação internacional focou o congresso em Atenas – Grécia, em 2008, última edição, que antecedeu o Brasil.
Montamos um simpático estande, bem brasileiro, com farta distribuição de balas de café, de leite, fitinhas do Bonfim, sorteios de peças de arte popular brasileira etc.
Atividades Sociais
A Sessão de Abertura foi realizada na Sala São Paulo, Estação Júlio Prestes.
Composta por pequenos discursos, foi seguida por concerto da TUCCA Filarmonia que é um Projeto Cultural, Música pela Cura, ajuda a curar crianças e adolescentes de carentes de todo Brasil, com câncer..
O programa musical formado por um paralelo entre a música erudita mundial e brasileira, desde o século 18 até a bossa nova, regido pelo Maestro João Mauricio Galindo foi finalizado por um eletrizante frevo de Moraes Moreira e grande parte da platéia, em pé, dançou em seus lugares.
Os congressistas foram recebidos com um farto coquetel com delícias de nossa culinária, enquanto pequenos grupos visitavam o hall, foyer e a Estação regiamente decorados com muita vegetação, ressaltadas pela iluminação. Foram instalados bares no hall e foyer, com cores e sabores brasileiros e muitas frutas tropicais para a preparação de caipirinhas. Os bartenders, além de prepararem as bebidas, foram atração para fotos com europeus e asiáticos.
Após o concerto foi servido prato quente, sobremesas, café, chás, biscoitinhos e bebidas alcoólicas digestivas.
Coquetel do Presidente
O Presidente recebeu um pequeno grupo de convidados em sua suíte no hotel, para um coquetel com delicias nacionais tais como pastéis variados, acarajé, casquinha de siri etc.. e muita batida e caipirinha com frutas tropicais.
Gala Dinner
Em função do curto espaço de tempo entre o término das sessões científicas e o horário de jantar, optamos em realizá-lo nos salões Comandatubas, no próprio hotel. A decoração previu palco e pista de dança. Inicialmente foi servido um espumante, frutas secas e queijos no hall. Os salões foram abertos com a música do Trio SP Show. Após a sobremesa, show de Toquinho, seguido da Escola de Samba Rosas de Ouro em pequena escala, focando as alas de baianas, passistas, mestre sala e porta bandeira, grandes fantasias e a maravilhosa bateria com puxador de samba.
- Brinde de Encerramento
Ao término das atividades científicas, à saída dos salões Comandatubas, os congressistas foram recebidos por garçons com taças de Chandon e show dos “Meninos do Morumbi”. As crianças estavam posicionadas na escadaria do Auditório. Inicialmente cantaram com boca chiusa, seguido de muita percussão e para finalizar, convidaram os congressistas para dançar. Todos ficaram extremamente sensibilizados com a explanação do coordenador do Projeto e muitos se interessaram em conhecê-lo mais profundamente.
Programa de Acompanhantes
Constituiu-se de participação na sessão de abertura, concerto e coquetel, à exposição comercial, aos coffee breaks e lunch box diariamente, pelo uso do Espaço Zen onde
profissionais aplicavam shiatsu, quick massagem, reflexologia e também ao brinde de encerramento com a apresentação dos Meninos do Morumbi.
Receptivo e Traslados
Houve receptivo no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro nos dias 7,8 e 9 de outubro, nas duas alas dos dois terminais, indicando os diferentes tipos de transporte.
Foram realizados traslados entre os hotéis e centro de convenções e para as atividades sociais. As linhas dos traslados foram codificadas através de cores e os guias e ônibus identificados com a cor de cada percurso. Utilizamos 120 ônibus para cobrir as atividades diurnas e noturnas.
Serviços de Apoio
- Hospitality desk
- Internet Café
- Espaço Zen
- Guarda-Volumes
- Pronto-Socorro
- Sala VIP
- Media Desk