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Case: PACOTE DE ESTANDES HOUSTON BIKE 2010 - MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL X DILUIÇÃO DE INVESTIMENTOS
Candidato: Surreal Estandes Ltda - ME/Surreal Arquitetura Cenográfica
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Foto Eletrolarshow 2011

Houston é uma empresa genuinamente piauiense e um fenômeno no Brasil no que se refere à fabricação e venda de bicicletas e linha fitness. No ano em que completa 10 anos de existência no país, a marca se prepara para comemorar o recorde de 5 milhões de bicicletas comercializadas desde sua fundação e é a maior fabricante de bicicletas das Américas com um parque industrial de mais de 40 mil metros quadrados.

A empresa pertence aos grupos Claudino e SOCIC, o maior conglomerado de empresas da região Norte com participação em diversos setores tais como: varejo, fabricante de roupas, colchões, móveis, eletrodomésticos, construção civil, transportes e logística, frigorífico, propaganda, dentre outros.

A matriz fica na cidade de Teresina juntamente com a unidade fabril.

Em 2010 a Houston iniciou uma ação extensa de marketing percorrendo todos os estados brasileiros e praticamente todas as mídias segmentadas e de massa para divulger a marca e solidifica-la tanto no ponto de venda quanto na mente dos consumidores.

Aliado a essa estratégia, a Houston selecionou 2 Feiras importantes para o trade de eletrodomésticos e utilidades dometicas situadas no Sul e no Sudeste regiões nas quais sua participação ainda é pequena.

As Feiras foram a Movelpar, em Arapongas no Paraná e a Eletrolar, em São Paulo. Na primeira ela contratou um estande de 200 metros quadrados e na segunda de 150 metros quadrados.

O Objetivo era tratar os 2 eventos de forma única estudando possibilidades e ideias para manter a identidade visual e diluir o custo total investido nos eventos.

Galeria de imagens
Eletrolarshow 1
Eletrolarshow 2
Eletrolarshow 3
Movelpar 1
Movelpar 2
Movelpar 3
       

 

Evento Movelpar 2011

Título: 8o edição da Feira de Móveis do Estado do Paraná - Movelpar

Número de participantes: 46 mil pessoas
Local: Expoara Centro de Eventos – Arapongas - Paraná Data: 14 a 17 de março de 2011,
Periodicidade: bienal,
Abrangência: Internacional
Entidade Promotora: ExpoAra, SIMA e APL.

Área do estande: 200 metros quadrados em formato passagem entre duas ruas medindo 20m de comprimento por 10m de largura.

Evento Eletrolarshow 2011

Título: 6a Feira de Negócios para a Indústria e o Varejo de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos

Número de participantes: 20 mil pessoas
Local: Transamérica Expo Center
Data: 05 a 08 de julho de 2011
Periodicidade: anual
Abrangência: Internacional
Entidade Promotora: Azul Play


Área do Estande: 150 metros quadrados em formato ponta de ilha medindo 15 metros de comprimento por 10m de largura.

A Houston Bike já tem uma parceria sólida com a Surreal Arquitetura Cenográfica datada desde 2007.

Desde então a Surreal auxilia a Houston Bike em diversos eventos que ela realiza no Sudeste e no Sul através de diversas estruturas cenográficas para eventos.

Neste caso, o briefing tinha como foco principal criar um estande que trasmitisse a evolução da marca, a essência de movimento, tecnologia e modernidade, mas com um custo racionalizado e direcionado para as ações principais.

Para tanto, após estudos e pesquisas criativas, a equipe de criação da Surreal desenvolveu uma estrutura formada por testeira em formato de elipse que percorria toda a area do estande apoiada em 2 totens laterais que poderiam ser movimentados conforme o posicionamento do estande. Este projeto conceitual foi base para uso nos 2 eventos proposta feita por nossa equipe para diluir o custo inicial do estande e também manter a identidade visual da marca nos 2 eventos. Com isso não precisaríamos abdicar do Design como ponto de atenção no trabalho feito nos 2 eventos em relação ao direcionamento de verba para outras ações internas do estande.

Estas estruturas ficariam apoiadas em estruturas menores que fariam a composição restante da infra estrutura necessária do estande (salas de reunião, depósitos, etc).

Com esta solução houve liberadade no posicionamento de produtos pois não haviam muitos pontos de apoio no estande em decorrência do uso de treliças horizontais que percorriam e tratavam a torção da testeira.

O estande da Houston na Eletrolarshow foi tomado como referência para aplicação do conceito elaborado. Sendo menor teria o desafio de ter sua estrutura reaproveitada para o estande maior da Movelpar que em contrapartida seria realizado antes.

Ao final o planejamento contemplou os 2 eventos com apenas algumas diferenças pontuais em relação a algumas ações particulares de cada evento. Os 2 estandes continham 2 salas de reuniões, depósito, balcão de bar, piso retro iluminado.

Na Eletrolarshow, como não tínhamos um apoio em uma das extremidades da testeira, sugerimos o posicionamento de um painel de Led apoiado em uma estrutura que seria a continuação do apoio usado na Movelpar. Neste evento também grafitamos uma das paredes internas do totem lateral para exposição da linha de bicicletas “Rebeldes” que foi licenciada a partir da série de TV homônima da TV Record. Reaproveitamos neste estande 2 imagens produzidas em lona impressa que foram usadas no Estande da Movelpar. As imagens remetiam a produtos que foram expostos nos 2 eventos.
O Estande da Movelpar estava mais distribuido em relação ao posicionamento dos produtos e das áreas. Tínhamos uma coluna central no estande divindo áreas de exposição que serviu de depósito. Com isso as linhas de produtos ficaram mais bem sinalizadas e localizadas e também resolvemos um outro desafio que foi expor dentro deste estande uma linha de produtos da Ônix colchões, empresa do mesmo Grupo.

Nos 2 estandes foram criadas ações simples mas que atraíram o público presente nos eventos. Na Movelpar foi programadas aulas interativas de spinning com a Personal Trainer Solange Frazão, patrocinada da Houston. Já a Eletrolar foi marcada com o lançamento da linha de bicicletas juvenis REBELDES, série da Record focada no público teen. Alguns atores da série foram convidados a participar de momentos de autógrafo no estande. Também foram programadas aulas interativas com a personal Trainer Solange Frazão para dar foco secundário a linha fitness. Neste evento ainda foram realizadas algumas ações paralelas, como o bike trial no qual um atleta profissional faz um show radical utilizando uma bicicleta fabricada pela houston e usando a platéia para demonstrar suas manobras. havia também um caricaturista de plantão.

Particularmente na Eletrolar, como complementação ao lançamento da linha rebeldes, foi criada uma parede de grafite no local no qual estavam expostas as bicicletas da linha Rebeldes. Também foi instalado um painel de LED frontal que transmitia as aulas interativas da Solange Frazão, vídeos institucionais e também

Galeria de imagens
Movelpar 1
Movelpar 2
Movelpar 3
Eletrolarshow 1
Eletrolarshow 2
Eletrolarshow 3
Aula Spinning Solange Frazão
Painel de LED
Aula de Spinning Solange Frazão 2
Ator série Rebeldes
Bike Trial
Caricaturista
Detalhe Bike conceito no totem
   

 

A principal Inovação foi na fase de planejamento e criação do projeto pois integramos os 2 estandes e pensamos em estruturas e peças que fossem aproveitadas nas 2 montagens. A estratégia principal foi pensar em uma estrutura imponente que fosse simétrica, ao mesmo tempo em que pudesse ser dividida em partes e ser readequada no outro estande. Itens como forros, vidros embutidos no piso, balcões e também a comunicaçõa visual foi considerada para a menor perda possível em relação as 2 montagens.

Outro item que desafiou nossa equipe foi a construção da testeira. Ela tinha 15m de comprimento por 10m de largura, construída em compensado revestida de pintura. Teve que ser dividida em 4 partes e pensados seus encaixes para que pudesse ser desmontada de forma a não danificar as peças e sofresse com isso a menor intervenção de manutenção, ficando apenas o acabamento como item a ser considerado na montagem seguinte. foram instaladas treliças transversais para que houvesse o mínimo de pontos de apoio no piso.

As ações criadas para os 2 eventos tiveram resultados surpreendentes pois utilizamos os recursos já contratados e corriqueiros da Houston para divulgar os produtos foco nos 2 eventos e fazer o lançamento da linha Rebeldes na Eletrolarshow. A parede de grafite foi um item diferenciado pois criou a cenografia esperada que transmitia o espírito Rebelde constante no conceito da série e consequentemente na linha de bicicletas.

A ação de bike trial no evento Eletrolar, no qual um atleta profissional faz manobras radicais e interage com o público, trouxe também um tempero a mais a de identidade visual e personalidade de marca que almejávamos no planejamento destes 2 eventos.

Galeria de imagens
Eletrolar - vista parede grafite
Movelpar
Painel de LED
Bike Conceito no estande
Aula de Spinning Solange Frazão
Presença Ator Seriado Rebeldes
Ação Bike Trial
Exposição Central Eletrolarshow
   

 

Tanto na Movelpar quanto na Eletrolar o estande teve uma repercussão acima da almejada com "estande lotado" segundo o coordenador de Marketing João Neto, da Houston Bike. Nos momentos das aulas interativas com a Solange Frazão e no lançamento da linha rebeldes com a presença dos atores da série Rebeldes o estande foi um dos mais visitados, segundo novamente o coordenador de Marketing da Houston Bike, João Neto.

A satisfação da Houston com o trabalho realizado foi alcançada através de um feedback além de nossa expectativa. todos os objetivos foram superados. Conseguimos reaproveitar mais de 70% da estrutura sendo que o restante eram itens de acabamento como pintura, adesivos e outros. Com isso tivemos uma diluição de custos além da imaginada e projetada e o investimento que restou desta economia foi direcionado para as ações complementares, como já descritas, as aulas interativas, o lançamento da linha Rebeldes, a parede de grafite.

Um detalhe importante é que conseguimos transformar o custo de um estande (o da Movelpar em Arapongas - Paraná) que seria acima do normal por conta de custos logísticos, em um estande montado no local da constatação da montadora. isso por conta desta estratégia de pensarmos um conceito visual e aplicarmos nos 2 eventos.

Galeria de imagens
Aula de Spinning Solange Frazão - Público em volta do estande
Distribuição de Brindes - Estande isolado para não invasão
Detalhe Visitação do Estande
Presença dos organizadores no estande da Houston na Movelpar
Aula de Spinning Solange Frazão - Público em volta do estande 2
         

 

 
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