Título: 26o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2010,
Tema: 50 anos de Salão do Automóvel,
Número de participantes: 750 mil visitantes,
Local: Pavilhão do Anhembi, data: 27 de outubro a 7 de novembro de 2010, Periodicidade: bienal,
Abrangência: Internacional
Entidade Promotora: Reed Exhibitions Alcantara Machado
Nesta edição do Salão do Automóvel foi comemorada sua quinquagésima realização com superação de recordes de expositors, visitants e repercursão, bem como lançamentos e montadoras. Foi realizado um concurso cultural para eleger o melhor cartaz que representasse a evolução do salão do automóvel e seu quiquagésimo aniversário.
A AC Delco, com um estande em format ponta de ilha de 100 metros quadrados (10m x 10m) apostou que seria o evento certo não somente para lançar um produto, mas para garantir que os visitantes conhecessem mais ainda sua gama de produtos antes direcionada principalmente para formadores de opinião tais como mecânicos e profissionais da indústria automobilística.
O Objetivo principal da AC Delco no evento era o de divulger sua gama de produtos para o publico em geral. A empresa já é relativamente conhecida pela fabricação de bateriais e velas de ignição e como um subsidiária da General Motors fabrica peças e acessórios apra os carros da montadora no mundo inteiro. Porém, como estratégia de ampliar sua atuação no Mercado de manutenção de veículos, principalmente com o píublico consumidor final, deveria mostrar que é uma empresa com uma linha complete de produtos incluindo inclusive itens para lavagem de manutenção de pintura dos veículos.
Agregado a estes objetivos a empresa iria lançar um produto para limpeza que tem um diferencial em relação aos concorrentes por ser mais concentrado e fazer mais espuma. Este produto deveria ter destaque na exposição porem sem detriment de outras grandes estrelas da marca, a cera automotive, o oleo lubrificante e a bacteria, produtos que fazem da AC Delco referência em qualidade neste Mercado.
Todos estes detalhes foram levados em consideração no Briefing que também incluia a inserção de uma area de relacionamento VIP isolada, áreas de atendimento espalhadas pelo estande e vitrines para exposição dos produtos.
O grande diferencial da marca que foi detectado em estudos e pesquisas criativas era a integração entre todas suas embalagens. Todas as embalagens da AC Delco seguiam um rigoroso manual de identidade, oq ue a diferencia neste Mercado em relação aos concorrentes.
A Solução encontrada para evidenciar os produtos que a AC Delco disponibilizava para o Mercado de forma bem evidente, ao mesmo tempo que explorasse os sentidos dos visitantes despertando a curiosidade e fixando de forma contundente a característica visual das embalagens dos produtos foi transformer o estande em produtos com escala aumentada. Para tanto toda a estrutura do estande foi cenografada com a referência das embalagens dos produtos e os principais foram evidenciados através da construção de Mockups. O balcão principal de atendimento era a reprodução da bateria. Foi produzida uma embalagem de cera de 1,5m de diâmetro, em fibra de vidro, bem como a embalagem do oleo lubrificante.
A estrutura central era composta por testeira em formato de embalagem de produto semi aberta, duas grandes embalagens cruzadas contendo toda a area vip interna, bar e depósito. Nestas estruturas foram posicionadas também as vitirnes de exposição.
Complementando a cenografia foram posicionados blocos empilhados simulando embalagens dos produtos e também foram produzidos pufes fazendo referência a bateria, principal produto da empresa.
O destaque do estande foi a simulação da espuma fabricada pelo shampoo que estava sendo lançado no evento. Para isso foi produzido um frasco em fibra de vidro que ficou pendurado por cabos de aço de forma a dar a sensação que estava derramando o conteúdo em um balde também produzido em fibra de vidro. Neste ultimo posicionamos uma máquina de bolhas controlada por controle remoto que em momentos estratégicos era acionada e de dentro do balde saiam as bolhas que por final compunham o movimento e interação intencionais para complementar toda a cenografia criada para o estande.
O Estande tinha o piso em fairtex branco brilhante, tinha toda sua estrutura principal construída em mdf para receber as impresses dos rótulos em vinil adesivo. Internamente, na area vip, as paredes eram pintadas com tinta acrílica branca.
Toda infraestrutura de iluminação externa foi instalada em treliças de box truss Q30 pendurados por cabos de aço no teto do pavilhão.