Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: AC DELCO NO SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2010 - ESTANDE MOCKUP
Candidato: Surreal Estandes Ltda - ME/Surreal Arquitetura Cenográfica
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Estande AC Delco no Salão do Automóvel 2010

A AC Delco, emrpesa do Grupo General Motors, é fabricante de peças e acessórios automotivos. Com mais de 100 anos de história, a empresa hoje é uma das líderes de Mercado em seu setor e tem como principais produtos bateriais automotivas, velas de ignição, produtos de limpeza automotiva como shampoos, ceras e outros.

O objetivo principal da Participação da empresa no Salão Internacional do Automóvel 2010 foi divulgar os produtos da AC Delco de forma diferenciada, não somente as baterias que são bastante conhecidas e expondo-os de forma tradicional, mas também outros produtos nos quais a emrpesa é reconhecida, como velas de ignição e produtos de limpeza do veículo. A ideia era fazer com que o publico reconhecesse as embalagens dos produtos no Ponto de venda a partir da visualização deles no estande. Haveria também um lançamento exclusivo destinado ao evento, um shampoo para carro. Este tinha a característica principal de fazer mais espuma que os concorrentes com menor quantidade e esse diferencial precisaria ficar visível para o visitante.

O Estande não tinha como objetivo a efetivação de negócios ou pré venda. Deveria ser um Ponto de venda Conceitual, um showroom da Ac Delco que remetesse principalmente aos produtos da marca.

Para tanto contou com uma área total de 100 metros quadrados em formato ponta de ilha com laterais medindo igualmente 10m cada.

Galeria de imagens
Estande Ac Delco no Salão do Automóvel 2010
Detalhes Mockups
Estande Ac Delco no Salão do Automóvel 2010 - 2
Recepcionistas
Detalhes Bolhas
         

 


Título: 26o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2010,
Tema: 50 anos de Salão do Automóvel,
Número de participantes: 750 mil visitantes,
Local: Pavilhão do Anhembi, data: 27 de outubro a 7 de novembro de 2010, Periodicidade: bienal,
Abrangência: Internacional
Entidade Promotora: Reed Exhibitions Alcantara Machado

Nesta edição do Salão do Automóvel foi comemorada sua quinquagésima realização com superação de recordes de expositors, visitants e repercursão, bem como lançamentos e montadoras. Foi realizado um concurso cultural para eleger o melhor cartaz que representasse a evolução do salão do automóvel e seu quiquagésimo aniversário.

A AC Delco, com um estande em format ponta de ilha de 100 metros quadrados (10m x 10m) apostou que seria o evento certo não somente para lançar um produto, mas para garantir que os visitantes conhecessem mais ainda sua gama de produtos antes direcionada principalmente para formadores de opinião tais como mecânicos e profissionais da indústria automobilística.

O Objetivo principal da AC Delco no evento era o de divulger sua gama de produtos para o publico em geral. A empresa já é relativamente conhecida pela fabricação de bateriais e velas de ignição e como um subsidiária da General Motors fabrica peças e acessórios apra os carros da montadora no mundo inteiro. Porém, como estratégia de ampliar sua atuação no Mercado de manutenção de veículos, principalmente com o píublico consumidor final, deveria mostrar que é uma empresa com uma linha complete de produtos incluindo inclusive itens para lavagem de manutenção de pintura dos veículos.

Agregado a estes objetivos a empresa iria lançar um produto para limpeza que tem um diferencial em relação aos concorrentes por ser mais concentrado e fazer mais espuma. Este produto deveria ter destaque na exposição porem sem detriment de outras grandes estrelas da marca, a cera automotive, o oleo lubrificante e a bacteria, produtos que fazem da AC Delco referência em qualidade neste Mercado.

Todos estes detalhes foram levados em consideração no Briefing que também incluia a inserção de uma area de relacionamento VIP isolada, áreas de atendimento espalhadas pelo estande e vitrines para exposição dos produtos.

O grande diferencial da marca que foi detectado em estudos e pesquisas criativas era a integração entre todas suas embalagens. Todas as embalagens da AC Delco seguiam um rigoroso manual de identidade, oq ue a diferencia neste Mercado em relação aos concorrentes.

A Solução encontrada para evidenciar os produtos que a AC Delco disponibilizava para o Mercado de forma bem evidente, ao mesmo tempo que explorasse os sentidos dos visitantes despertando a curiosidade e fixando de forma contundente a característica visual das embalagens dos produtos foi transformer o estande em produtos com escala aumentada. Para tanto toda a estrutura do estande foi cenografada com a referência das embalagens dos produtos e os principais foram evidenciados através da construção de Mockups. O balcão principal de atendimento era a reprodução da bateria. Foi produzida uma embalagem de cera de 1,5m de diâmetro, em fibra de vidro, bem como a embalagem do oleo lubrificante.

A estrutura central era composta por testeira em formato de embalagem de produto semi aberta, duas grandes embalagens cruzadas contendo toda a area vip interna, bar e depósito. Nestas estruturas foram posicionadas também as vitirnes de exposição.

Complementando a cenografia foram posicionados blocos empilhados simulando embalagens dos produtos e também foram produzidos pufes fazendo referência a bateria, principal produto da empresa.

O destaque do estande foi a simulação da espuma fabricada pelo shampoo que estava sendo lançado no evento. Para isso foi produzido um frasco em fibra de vidro que ficou pendurado por cabos de aço de forma a dar a sensação que estava derramando o conteúdo em um balde também produzido em fibra de vidro. Neste ultimo posicionamos uma máquina de bolhas controlada por controle remoto que em momentos estratégicos era acionada e de dentro do balde saiam as bolhas que por final compunham o movimento e interação intencionais para complementar toda a cenografia criada para o estande.

O Estande tinha o piso em fairtex branco brilhante, tinha toda sua estrutura principal construída em mdf para receber as impresses dos rótulos em vinil adesivo. Internamente, na area vip, as paredes eram pintadas com tinta acrílica branca.

Toda infraestrutura de iluminação externa foi instalada em treliças de box truss Q30 pendurados por cabos de aço no teto do pavilhão.

Galeria de imagens
Estande Ac Delco no Salão do Automóvel 2010
Estande Ac Delco no Salão do Automóvel 2010 - 2
Estande AC Delco no Salão do Automóvel 2010 - 3
Estande AC Delco no Salão do Automóvel 2010 - 4
Estande AC Delco no Salão do Automóvel 2010 - 5
Detalhe Vitrine
Detalhe Mockup's
Detalhe Cenografia caixas empilhadas e Pufes
Detalhe Bolhas
Detalhes Mockups 2
Detalhe interno Área Vip
Detalhe Bolhas
     

 

A grande inovação tecnológica deste projeto foi o uso da cenografia interativa formada através dos mockups em fibra de vidro do shampoo, do balde e da máquina de bolhas, efeito especial que transmitia a sensação mais relaística possível e por conta do movimento e interação com o public que chamava a atenção para o produto. Complementando este destaque havia também mais 3 produtos que foram produzidos em fibra de vidro com sua escala aumentada: A Cera para polimento, o Óleo Lubrificante e a bateria, esta última com função de balcão de atendimento.

O desafio principal do projeto foi criar de forma equilibrada um cenário com as embalagens dos produtos de forma a que não ficasse demasiado extrapolado este conceito. Com a ideia partiu do lançamento resolvemos que o estande inteiro teria sua escala aumentada e com isso termos um resultado de equilibrio entre todos os produtos e foco nas embalagens da AC Delco.

Outro Desafio foi manter a fidelidade da embalagem original dos mockups do Óleo librificante e do shampoo. Foram feitos estudos e modelagens prévias em escala reduzida, aplicadas técnicas manuais para esculpir os modelos em escala aumentada e contratados artistas plásticos especializados em escultura e modelagem em fibra de vidro para esta finalidade.


Galeria de imagens
Detalhes Bolhas
Detalhes Mockup Bateria
Detalhe Pufes Cenográficos, caixas empilhadas
Detalhe Mockup's
Detalhe Mockup's
Vitrine e Embalagens gigantes cenográficas formando a estrutura do estande
Interior da Embalagem - Área Vip
Vista Geral Estande
   

 

O maior resultado para todos os envolvidos foi ter feito acontecer o projeto, quebrado paradigmas e conceitos normais que permeiam o projeto de um estande em uma feira. Isso porque a proposta conceitual era inovadora, não usual em se tratando de estandes e requeriria um investimento maior que o normal nesta mídia.

Era a primeira participação da AC Delco no Salão do automóvel, resultado de uma estratégia de se aproximar mais do público consumidor final e assim ganahr mercado não somente com o fornecimento para a rede chevrolet, mas para o mercado de autopeças como um todo.

A repercussão foi maior que a esperada pelo cliente no evento. Houve visitação acima da média e pelo feedback dado pelo cliente os visitantes tiveram a percepcção correta do produto lançamento, o shampoo que com menos quantidade produz mais espuma. Este efeito, reprodzido através das bolhas reais que saiam do balde posicionado no estande causou furor nos visitantes e segundo a própria equipe da AC Delco, "lotou" o estande.

Para a Surreal foi uma vitória realizar um projeto cenográfico que tinha em sua essência a maximização da visibilidade dos produtos para o visitante e ainda permitiu transmitirmos ao público a experiência de uma vantagem competitiva do lançamento principal de nosso cliente.

Galeria de imagens
Visitação Estande
Vista Geral do Estande
Vista Geral do Estande - 2
   

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892