Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: MELHOR ACÚSTICA DA AMÉRICA LATINA GARANTE ESCOLHA DA HSBC ARENA
Candidato: GL Events Centro de Convenções Ltda/HSBC Arena
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Case sem capa

Apresentação

A volta triunfal do UFC (Ultimate Fighting Championship), o maior evento de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo, para o Rio de Janeiro, foi o assunto do ano para os amantes de lutas. Um dos motivos para a escolha do local é pouco conhecido pelo público: a acústica da HSBC Arena, apontada por especialistas como a melhor entre as arenas da América Latina.

Sobre a HSBC Arena

A HSBC Arena é o primeiro e único espaço multiuso de padrão internacional existente no Brasil. Sua estrutura, comparada às grandes arenas esportivas usadas na NBA (o campeonato norte-americano de basquete profissional), acomoda um público de até 18 mil pessoas. Tem acesso por elevadores, heliponto, estacionamento para mais de mil veículos, serviço de bares em todos os diferentes pisos de acesso às arquibancadas, e é totalmente climatizada.
O principal diferencial do espaço é a multifuncionalidade de sua estrutura, com arquibancadas retráteis, permitindo dezenas de configurações diferentes para eventos. Isso permite que a arena seja usada, por exemplo, para diversas modalidades esportivas indoor, realização de shows para grandes púbicos ou para eventos corporativos.
A HSBC Arena fica na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Galeria de imagens
HSBC Arena
UFC Rio
     

 

Sobre a GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira da segunda maior empresa mundial do ramo de eventos, a francesa GL events. Com experiência em organização de megaeventos internacionais - como Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema – e administração de 36 espaços em 17 países, a GL events desembarcou no Brasil em 2006. Ao chegar, venceu as licitações para fazer a gestão do Riocentro e da HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e atuou nos Jogos Panamericanos de 2007. Nos próximos anos, a GL events Brasil vai sediar o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da FIFA™ 2014, o Comitê Organizador Local (COL) da FIFA, a Rio + 20, conferência da ONU sobre Meio Ambiente, e competições das Olimpíadas de 2016 no Riocentro e HSBC Arena.

Depois de investir mais de R$ 100 milhões no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, desde que começou a operar no País, a francesa GL events já planeja ampliar suas ações e investimentos no Brasil. O sucesso da operação brasileira da segunda maior empresa do ramo de eventos do mundo se traduz em números: R$ 100 milhões de faturamento em 2010, e a expectativa de crescer 10% em 2011.

Em pouco tempo, a GL events Brasil se tornou a segunda maior operação do Grupo no mundo, com 6% do faturamento da multinacional - 727,2 milhões de euros. A operação brasileira fica atrás apenas da matriz francesa, responsável por 52% do lucro total. “Nossa meta é chegar a 2013 com R$ 200 milhões e já representar 10% do faturamento global. Para isso, estamos negociando um plano de investimento para os próximos três anos.”, afirma o presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold.

Ao chegar ao Brasil, a GL events se associou à Fagga Eventos - Fagga l GL exhibitions -, que já acumulava 40 anos de experiência no mercado nacional. Desta forma, a GL events Brasil nasceu com amplo know-how nacional e internacional. Atualmente, tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui três subsidiárias: a Fagga l GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; e a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques).

Desde que assumiu a concessão do Riocentro, a GL events Brasil investiu R$ 85 milhões no espaço, que foi totalmente modernizado e revitalizado, e desde 2006 é eleito, pelo World Travel Awards, o melhor centro de convenções da América do Sul. Já a HSBC Arena - único espaço multiuso de padrão internacional do País - se consolidou como referência em espaço versátil, com infraestrutura capaz de realizar desde competições esportivas e shows a eventos corporativos.

Grupo oferece serviços completos na organização de eventos
A GL events Brasil segue o modelo de negócios da multinacional da qual faz parte e atua em todas as áreas ligadas a eventos, com uma estrutura organizacional dividida em três: GL events Live, responsável por serviços de consultoria, criação, coordenação, realização e produção, locação de equipamentos e logística; GL events Exhibitions, com projetos e produção de feiras de negócios e de público, proprietária de 250 feiras em diferentes países; e GL events Venues, gestão de espaços para eventos, como centros de convenção, parques de exposição, casas de shows e salas multiuso.

Com este formato, o grupo é capaz de oferecer serviços completos na organização de eventos. Com serviços de uma ou mais empresas do grupo reunidas, a GL events Brasil tanto realiza um evento do início ao fim, em todos os seus detalhes de concepção e produção, como faz a locação de um de seus espaços para terceiros.

Além das duas principais capitais do Brasil – Rio de Janeiro e São Paulo -, a GL events Brasil tem consolidado posições de destaque em outros destinos do País, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e Paraná.

Ficha técnica
HSBC Arena
Configuração variável: de 350 a 18 mil lugares
Dois estacionamentos – capacidade total: 4400 vagas

Conteúdo

Sobre o UFC

Uma das mais bem sucedidas marcas esportivas do mundo, avaliada em mais de US$ 1 bilhão, segundo a revista Fortune, o Ultimate Fighting Championship voltou oficialmente no Brasil em 2011.

Fundado em 1993 pelo brasileiro Rorion Gracie, ganhou novas regras e projeção global em 2001, com a venda para um novo grupo. Atualmente, cada evento de UFC atrai de 12 mil a 20 mil pessoas, dependendo do tamanho da arena. Pela televisão, os números são monumentais, com exibições na América do Norte, Europa, Ásia, América Latina e Oriente Médio, englobando 130 países na exibição do evento em 20 línguas diferentes. Cerca de 351 milhões de lares acompanham cada edição.

Inovações tecnológicas e estratégias




O anúncio oficial da HSBC Arena como sede do evento no Brasil foi feito em 15 de dezembro de 2010.


Quando a organização do UFC decidiu trazer o evento para a América do Sul, houve uma bateria de visitas técnicas em todos os espaços concorrentes.
A conclusão das auditorias foi:


- Acústica: um dos pontos fortes do espaço – a melhor entre todas as arenas visitadas na América Latina.


- Visibilidade: octagon (o local onde acontecem as lutas) pode ser visto bem de todos os lugares. O teto da HSBC Arena está preparado para suportar toda a estrutura de iluminação e som, já que nada deve estar no chão para não atrapalhar a visão.


- Flexibilidade: facilidade técnica para montar e desmontar rapidamente as estruturas.


Além disso, o fato da arena já ter estrutura pronta para atendimento à imprensa, camarins, vestiários com área de aquecimento e uma infraestrutura de comunicação muito moderna contou pontos a favor do espaço.

Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Segundo a Brasil 1, o evento movimentou R$66,8 milhões. O público esperado era de 14 mil pessoas. E as previsões se mostraram modestas: o primeiro lote de ingressos para o público esgotou em 1h e 14 minutos.
O evento, em 27 de agosto, foi um sucesso absoluto de público e crítica.
Com a recepção da UFC, a HSBC Arena entra oficialmente no mapa mundial dos grandes eventos de luta.

Programas de qualidade, responsabilidade social e ecológica

A HSBC Arena, que é administrada pela GL events Brasil, está dentro do projeto Pense Verde da GL events mundial. Este projeto visa organizar eventos ecologicamente responsáveis. As ações pretendem diminuir as pegadas de carbono de todos os eventos e espaços do grupo através da otimização de transporte, reciclagem de lixo, tratamento de água e esgoto, entre outros.

A arena possui um sistema de utilização de água da chuva com quatro reservatórios de 160 mil litros cada. Com isso, aproximadamente 80% da água consumida no espaço é reaproveitada.

O espaço conta ainda com uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que trata 607 m³ de esgoto por dia. Além disso, promove ações de incentivo à sustentabilidade nos shows, com a reciclagem de latas e materiais descartáveis.


 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892