Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: BEM RECEBER MOVELPAR 2011
Candidato: Londrina Convention & Visitors Bureau/Londrina Convention & Visitors Bureau
Segmento: Serviços
Estado: PR
 
BEM RECEBER MOVELPAR 2011

O Londrina Convention & Visitors Bureau é uma entidade sem fins lucrativos, formada a partir da organização de empresas do setor de turismo e eventos que se reuniram a fim de fortalecer Londrina como destino turístico. Fundado em 1998, foi um dos primeiros Convention Bureaux do Sul do Brasil e atualmente conta com 146 empresas mantenedoras.
Em 13 anos de atuação foram apoiados mais de 300 eventos, além de 54 captações de eventos que resultaram em milhões de reais em negócios, fomentando a economia de uma das regiões mais prósperas do Brasil.
O trabalho do Londrina Convention se dá em duas frentes importantes: captação e apoio a eventos e fomento à atividade turística de lazer. A entidade desenvolve projetos em parceria com empresas, instituições de ensino superior, instituições de pesquisa, entidades de classe e formadores de opinião a fim de captar eventos e negócios para a região. Já no que diz respeito ao turismo de lazer, o Londrina Convention também atua na realização de projetos de visitação turística, qualificação profissional e geração de negócios para o setor do lazer, evidenciando o potencial turístico do Norte do Paraná.

Apresentação da Feira
A Movelpar – Feira de Móveis do Estado do Paraná – completou 14 anos em 2011 com a realização de oito edições bienais em um dos mais importantes pólos moveleiros do país, sustentado pela cidade de Arapongas. Organizada pelo Expoara, a Movelpar é reconhecida no Brasil e no exterior, sendo palco de importantes lançamentos que acompanharam a evolução do móvel brasileiro e o incremento às exportações brasileiras.

O Case
A Movelpar, evento já consolidado no mercado de móveis e sendo grande gerador de fluxo turístico, teve como uma das novidades em 2011 o Projeto Bem Receber Movelpar 2011, que tinha o intuito de possibilitar aos participantes uma melhor estada durante os dias do evento. Este projeto foi resultado de uma parceria entre o Londrina Convention & Visitors Bureau e o Expoara.

Ficha Técnica do Evento

Título: Bem Receber Movelpar 2011
Tema: Receptivo de Evento
Número de participantes: 40 mil pessoas
Local: Expoara Centro de Eventos – Arapongas/ PR
Data: 14 a 18 de Março de 2011
Periodicidade: Bianual
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: Expoara Centro de Eventos

Feira de Móveis do Estado do Paraná, embora em sua 8ª edição, nunca havia contado com um projeto de receptivo complexo e realmente impactante como o BEM RECEBER MOVELPAR, que aconteceu nesta última edição.

Galeria de imagens
Movelpar 2011
Estacionamento - Movelpar 2011
Movelpar 2011
   

 

OBJETIVOS DO PROJETO

Ao adotar o projeto de receptivo para o evento, esperava-se principalmente:
- Aumento da satisfação dos visitantes da Movelpar 2011;
- Profissionalização dos processos de receptivo da Movelpar, com a capacitação de profissionais do turismo, colaboradores dos hotéis e restaurantes de Londrina;
- Melhoria da imagem turística do destino;
- Elevar em 15% o consumo dos turistas em bares e restaurantes de Londrina;
- Aumentar o envolvimento da Movelpar com hotéis, bares e restaurantes, profissionais do turismo e demais entidades.

Estes fatores nas edições anteriores encontravam-se distantes da realidade do evento. O Bem Receber Movelpar 2011 possibilitou que a Feira de Móveis seja lembrada por um caráter inovador, oferecendo soluções e comodidade para os visitantes – além da sua célebre importância para o setor moveleiro, criando tendências e gerando negócios em larga escala.


CONTEÚDO

O Bem Receber Movelpar 2011 promoveu uma série de ações que visavam facilitar a recepção dos visitantes através de Pontos de Atendimento e Credenciamento nos principais hotéis, bares e restaurantes e no Aeroporto de Londrina, além de atuar na capacitação dos profissionais dos diversos setores da atividade turística local.


Aeroporto de Londrina

No Aeroporto de Londrina foi instalado um stand onde os visitantes podiam ter orientações sobre a cidade e sobre a Movelpar, facilitando dessa forma, o seu deslocamento. Sendo assim, o equipamento ficou estrategicamente localizado na saída da Sala de Desembarque para que todos os visitantes pudessem visualizá-lo facilmente. Para o atendimento neste espaço, foram contratadas 3 pessoas que passaram pela qualificação sobre hospitalidade e atendimento, informações sobre a Feira e noções sobre o turismo na cidade.


Hotéis

Os principais hotéis da cidade estiveram envolvidos no projeto Bem Receber Movelpar 2011. Foram, ao todo, 12 hotéis participantes: Blue Tree Premium, Boulevard Hiegienópolis, Bourbon Londrina, Bristol Londrina, Cedro Hotel, Comfort Suites Londrina, Crystal Palace, Hotel Galli, Hotel Golden Blue, London Royal, Hotel Sumatra, Hotel Thomasi
Para o desenvolvimento das ações, foram contratados 24 estagiários do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Norte do Paraná para a realização do atendimento e do credenciamento dos participantes inscritos, diminuindo o tempo de espera em filas de credenciamento no evento. Para otimizar ainda mais o processo, o visitante já podia antecipar seu credenciamento pelo site www.movelpar.com.br retirando as credenciais nos hotéis. O serviço de traslado dos hotéis para o Expoara foi disponibilizado nos horários de abertura e fechamento diário da feira.
Foi realizado treinamento com todos os alunos estagiários, equipes de recepção e gestores do hotel a fim de capacitá-los em relação às informações do projeto, questões específicas do evento e causar o envolvimento do trade turístico durante os dias do evento.
Além disso, em cada hotel foi instalado um balcão de informações, equipado com 1 computador, impressora e materiais de divulgação (mapa turístico, mapa da feira, etc.). Neste local, o participantes poderia obter antecipadamente seu credenciamento, ter informações sobre a programação do evento, a programação turística da cidade, bem como as informações sobre o traslado para o evento. Ao todo, foram atendidas 4.000 pessoas durante os dias do evento, nos hotéis participantes.


Rota Gastronômica

Nas edições anteriores do evento havia uma grande queixa por parte dos participantes do evento em relação à disponibilização de opções de lazer e gastronomia durante os dias do evento. Além disso, os empresários da cidade queixavam-se de não perceber a influência dos visitantes no movimento dos bares e restaurantes da cidade no período do evento. Desta forma, o Bem Receber Movelpar estruturou ações para a mudança deste cenário, com a criação da da Rota Gastronômica Movelpar no período noturno.
Em primeiro lugar, foram convidados 12 restaurantes para participar do projeto. O critério para a escolha dos restaurantes foram qualidade, localização acessível e variedade gastronômica. Sendo assim, a partir da aceitação dos restaurantes, foram realizados treinamentos com as equipes dos restaurantes (garçons, hostess e gestores) em relação à feira, hospitalidade e programação de lazer e entretenimento da cidade.
Além disso, cada restaurante participante do projeto deveria preparar uma ação especial para o período do evento, no intuito de demonstrar aos participantes envolvimento da cidade e hospitalidade.
Foram contratadas 2 vans que faziam um itinerário que percorria todos os hotéis e restaurantes no período das 20h30 às 24 horas. Cada van possui 1 profissional formado em Turismo e Hotelaria que, além de gerenciar o caminho também apresentava aos visitantes a programação da cidade nos dias do evento e prestava o serviço de informações turístcas. Os participantes podiam escolher o restaurante de preferência de acordo com folhetos de divulgação espalhados pela feira e por meio do host site do projeto ‘Bem Receber Movelpar’ e dessa forma, se programar para ir e voltar com as vans, usufruindo do atendimento dirigido de forma gratuita.

Galeria de imagens
Ponto de Atendimento - Aeroporto
Ponto de Atendimento - Aeroporto
Ponto de Atendimento - Hotel Boulevard Higienópolis
Ponto de Atendimento - Hotel Bristol
Ponto de Atendimento - Cedro Hotel
Ponto de Atendimento - Hotel Comfort Suites
Ponto de Atendimento - Crystal Palace Hotel
Ponto de Atendimento - Golden Blue Hotel
Ponto de Atendimento - Hotel Bourbon
Ponto de Atendimento - Hotel Galli
Ponto de Atendimento - Hotel Sumatra
Ponto de Atendimento - Thomasi Hotel
     

 

Para que ações inovadoras ocorram no âmbito do turismo, acredita-se que um elemento seja fundamental: as parcerias. Sendo assim, para a realização deste projeto complexo foi preciso constituir parcerias importantes com empresas que acreditassem e aceitassem inserir novas ações no mercado, criando condições diferenciadas para alcançar os objetivos propostos.

Vale ressaltar que esta ação foi inédita na região Norte do Paraná. Nunca um evento deste porto havia proposta algo semelhante aos participantes. Além disso, no cenário das feiras voltadas ao setor moveleiro no país, nenhum outro evento propõe ações como estas aos participantes, o que ressalta o caráter inovador do projeto.

O projeto Bem Receber Movelpar propôs três ações inovadoras: a oferta de Pontos de Atendimento e Credenciamento no Aeroporto de Londrina e hotéis da cidade; a confecção de materiais com informações de interesse aos participantes e a Rota Gastronômica com transporte guiado aos principais restaurantes da cidade.

Os principais desafios encontrados no projeto foram:

- Divulgação interna das ações como: Rota Gastronômica e credenciamento antecipado;
- Envolvimento dos recepcionistas dos hotéis com os participantes do evento;
- Aglomeração de pessoas no stand do aeroporto em alguns momentos do dia;
- Viabilização do transporte em horários diferenciados para grupos específicos.

Ações que garantiram os resultados:

- Treinamento da equipe de receptivo;
- Fortalecimento da parceria entre o Londrina Convention e o Expoara, dando credibilidade às ações juntos aos participantes do evento;
- Planejamento prévio das ações, que possibilitaram prever dificuldades e gerar envolvimento e comprometimento dos envolvidos.

Galeria de imagens
Treinamento Equipe - Receptivo
Treinamento Equipe - Receptivo
Treinamento Equipe - Receptivo
Material de Divulgação
Material de Divulgação
Material de Divulgação
       

 

Como está edição foi a primeira vez em que o projeto de receptivo foi implantado e realmente acompanhado, não existem dados de edições anteriores para a comparação. Entretanto, sabe-se que os objetivos que se pretendia atingir com o evento, elencados anteriormente neste case foram integralmente cumpridos.

- Durante os cinco dias da Movelpar, 1.700 credenciamentos foram realizados nos pontos de atendimento dos hotéis e do Aeroporto de Londrina;
- Atendimento de 3 mil pessoas nos Postos de Informações e Credenciamento;
- 35 pessoas contratadas (turismólogos, recepcionistas e estudantes de Turismo e Hotelaria);
- Aumento de 30% na movimentação dos restaurantes participantes do projeto durante dos dias do evento;
- Mais de 130 pessoas envolvidas no projeto (equipe Londrina Convention, turismólogos, recepcionistas e garçons);
- 322 menções do projeto em veículos de comunicação de todo o Brasil;
- Aumento da qualidade do evento no quesito hospitalidade;
- 200 pessoas utilizaram o Roteiro Gastronômico;
- Maior envolvimento dos hotéis e restaurantes de Londrina;

Para avaliar os resultados do projeto foi realizada uma pesquisa com os restaurantes que participaram do Roteiro Gastronômico, no intuito de verificar o movimento e a aderência da Rota que fazia parte do Bem Receber, assim como mensurar o resultado obtido com o projeto.

Para aqueles restaurantes que perceberam um real aumento na procura, durante os dias da feira, o resultado foi de ótima repercussão, uma vez que o projeto proporcionou aos visitantes da feira; transporte, material gráfico informativo e serviço de guias sem custo para os visitantes. Os restaurantes participantes obtiveram benefícios significativos com o aumento da lucratividade no período do evento, haja vista que não investiram financeiramente no projeto, porém a oportunidade de participar do projeto, oferecendo serviço de alimentação com condições diferenciadas aos participantes da Movelpar foi uma ação nunca vista antes em Londrina e região.

Em relação aos hotéis, a avaliação também foi extremamente positiva, uma vez que a instalação dos balcões de informações contribuiu para a organização das recepções, auxílio aos profissionais dos hotéis, bem como a melhoria da imagem do local.

Outro ponto evidenciado nas pesquisas realizadas e em reportagens produzidas sobre o projeto foi efeito surpresa que o projeto causou, possibilitando uma boa imagem do destino perante os visitantes.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892