OBJETIVOS DO PROJETO
Ao adotar o projeto de receptivo para o evento, esperava-se principalmente:
- Aumento da satisfação dos visitantes da Movelpar 2011;
- Profissionalização dos processos de receptivo da Movelpar, com a capacitação de profissionais do turismo, colaboradores dos hotéis e restaurantes de Londrina;
- Melhoria da imagem turística do destino;
- Elevar em 15% o consumo dos turistas em bares e restaurantes de Londrina;
- Aumentar o envolvimento da Movelpar com hotéis, bares e restaurantes, profissionais do turismo e demais entidades.
Estes fatores nas edições anteriores encontravam-se distantes da realidade do evento. O Bem Receber Movelpar 2011 possibilitou que a Feira de Móveis seja lembrada por um caráter inovador, oferecendo soluções e comodidade para os visitantes – além da sua célebre importância para o setor moveleiro, criando tendências e gerando negócios em larga escala.
CONTEÚDO
O Bem Receber Movelpar 2011 promoveu uma série de ações que visavam facilitar a recepção dos visitantes através de Pontos de Atendimento e Credenciamento nos principais hotéis, bares e restaurantes e no Aeroporto de Londrina, além de atuar na capacitação dos profissionais dos diversos setores da atividade turística local.
Aeroporto de Londrina
No Aeroporto de Londrina foi instalado um stand onde os visitantes podiam ter orientações sobre a cidade e sobre a Movelpar, facilitando dessa forma, o seu deslocamento. Sendo assim, o equipamento ficou estrategicamente localizado na saída da Sala de Desembarque para que todos os visitantes pudessem visualizá-lo facilmente. Para o atendimento neste espaço, foram contratadas 3 pessoas que passaram pela qualificação sobre hospitalidade e atendimento, informações sobre a Feira e noções sobre o turismo na cidade.
Hotéis
Os principais hotéis da cidade estiveram envolvidos no projeto Bem Receber Movelpar 2011. Foram, ao todo, 12 hotéis participantes: Blue Tree Premium, Boulevard Hiegienópolis, Bourbon Londrina, Bristol Londrina, Cedro Hotel, Comfort Suites Londrina, Crystal Palace, Hotel Galli, Hotel Golden Blue, London Royal, Hotel Sumatra, Hotel Thomasi
Para o desenvolvimento das ações, foram contratados 24 estagiários do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Norte do Paraná para a realização do atendimento e do credenciamento dos participantes inscritos, diminuindo o tempo de espera em filas de credenciamento no evento. Para otimizar ainda mais o processo, o visitante já podia antecipar seu credenciamento pelo site www.movelpar.com.br retirando as credenciais nos hotéis. O serviço de traslado dos hotéis para o Expoara foi disponibilizado nos horários de abertura e fechamento diário da feira.
Foi realizado treinamento com todos os alunos estagiários, equipes de recepção e gestores do hotel a fim de capacitá-los em relação às informações do projeto, questões específicas do evento e causar o envolvimento do trade turístico durante os dias do evento.
Além disso, em cada hotel foi instalado um balcão de informações, equipado com 1 computador, impressora e materiais de divulgação (mapa turístico, mapa da feira, etc.). Neste local, o participantes poderia obter antecipadamente seu credenciamento, ter informações sobre a programação do evento, a programação turística da cidade, bem como as informações sobre o traslado para o evento. Ao todo, foram atendidas 4.000 pessoas durante os dias do evento, nos hotéis participantes.
Rota Gastronômica
Nas edições anteriores do evento havia uma grande queixa por parte dos participantes do evento em relação à disponibilização de opções de lazer e gastronomia durante os dias do evento. Além disso, os empresários da cidade queixavam-se de não perceber a influência dos visitantes no movimento dos bares e restaurantes da cidade no período do evento. Desta forma, o Bem Receber Movelpar estruturou ações para a mudança deste cenário, com a criação da da Rota Gastronômica Movelpar no período noturno.
Em primeiro lugar, foram convidados 12 restaurantes para participar do projeto. O critério para a escolha dos restaurantes foram qualidade, localização acessível e variedade gastronômica. Sendo assim, a partir da aceitação dos restaurantes, foram realizados treinamentos com as equipes dos restaurantes (garçons, hostess e gestores) em relação à feira, hospitalidade e programação de lazer e entretenimento da cidade.
Além disso, cada restaurante participante do projeto deveria preparar uma ação especial para o período do evento, no intuito de demonstrar aos participantes envolvimento da cidade e hospitalidade.
Foram contratadas 2 vans que faziam um itinerário que percorria todos os hotéis e restaurantes no período das 20h30 às 24 horas. Cada van possui 1 profissional formado em Turismo e Hotelaria que, além de gerenciar o caminho também apresentava aos visitantes a programação da cidade nos dias do evento e prestava o serviço de informações turístcas. Os participantes podiam escolher o restaurante de preferência de acordo com folhetos de divulgação espalhados pela feira e por meio do host site do projeto ‘Bem Receber Movelpar’ e dessa forma, se programar para ir e voltar com as vans, usufruindo do atendimento dirigido de forma gratuita.