Título: Convenção Agrícola 2011 | 100 % Atitude, juntos fazemos a diferença
Tema:
A Convenção Agrícola 2011, não é apenas mais um evento para reunir 250 funcionários do setor agrícola, treiná-los e aproximá-los dos objetivos para vender mais e mais; o principal motivo da reunião é motivar toda a equipe, energizar e “contaminar” todos os envolvidos com as metas para o ano de 2011.
A Convenção Agrícola é um evento de todos e não apenas dos funcionários de vendas, fundamental deixar claro no tema, que cada um dos participantes é peça fundamental para alcançar os objetivos em comum, que todos devem engajar-se, juntos, pois caso contrário, não seria possível chegar a um denominador comum.
Além dos objetivos traçados pela DuPont, foram instituídas palavras chaves a serem trabalhadas: Energia, sintonia, comprometimento, integração, eficiência, qualidade, contribuição, visão, desafios, oportunidade, resultados, crescimento, riscos e acidentes. Diante dessas palavras, pensamos em como envolver tantos pontos importantes e que fosse de fácil assimilação. Surgiu a ideia de sincronizá-las com os sinais matemáticos, ou seja, alguns conceitos precisam ser somados, multiplicados, outros divididos e alguns subtraídos.
Por isso, o tema central do evento foi: 100% Atitude, juntos fazemos a diferença. Assim todos estariam e se sentiriam: 100% Contribuição, 100% Qualidade, 100% Cash (por causa das vendas), 100% Solução e 100% Valor DuPont.
E em todas as peças de comunicação, os sinais matemáticos reforçam a mensagem principal, constrói o conceito de que todos estão a um objetivo comum e que é muito fácil de alcançar se seguida a fórmula matemática.
Objetivos (além dos mencionados acima, vinculados ao tema):
- Surpreender todos os participantes com um destino internacional;
- Envolver e garantir o compromisso de multiplicação das informações veiculadas no evento;
- Energizar a equipe envolvida com as metas do ano;
- Criar um tema que represente que todos os funcionários fazem parte de único grupo;
- Reforçar temas trabalhados em 2010 | Qualidade e venda de valor dos produtos - value proposition;
- Alavancar as vendas, mas atrelado à valorização dos produtos;
- Enaltecer a palavra foco de 2011: “Vender valor aos nossos clientes”;
- Simbolizar através da comunicação que é necessária garra, motivação e energia;
- Diferenciar a Convenção Agrícola 2011, onde o foco era vendas;
- Focar no cliente e na presença de campo que cada funcionário deve praticar;
- Demonstrar que o evento é construído com atitudes individuais;
- Vincular a proposta do evento com o local de realização, destino.
Perfil do Público Alvo:
- Funcionários da área agrícola, alocados nos escritórios de Alphaville e Paulínia; e no campo | engenheiros agrônomos e representantes comerciais, espalhados em aproximadamente 22 cidades brasileiras.
- 83% homens e 17% mulheres
Número de participantes convidados: 248 funcionários
Número de participantes presentes: 240 funcionários
Local: Hotel Sharaton | Buenos Aires | ARG
Data: 21 a 24 de fevereiro de 2011
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Agenda e Conteúdo:
Ações pré-evento
- Envio de comunicado interno da vice Presidência para reserva da data;
- Envio de teaser eletrônico para despertar a curiosidade, apenas alguns elementos de comunicação, sem revelar o destino e com uma pergunta: Para você o que é fazer a diferença?
Essa foi a pergunta que abriu a plenária;
- Envio de convite eletrônico para acesso ao hotsite e revelação do destino e tema;
- Hotsite exclusivo | Informações gerais (hotel, aéreo, agenda, etc), curiosidades locais, opção de restaurante para escolha, opção de passeios para escolha e confirmação de presença
- Reminder eletrônico | Contagem regressiva, informações finais e divulgação dos e-tickets
Evento - 1º dia | 21.02
Deslocamento terrestre e aéreo de todos os participantes para Buenos Aires, um dos grandes desafios de toda a logística do evento, pois eram mais de 18 regiões de partida.
Chegada no aeroporto – Equipe uniformizada para recepcionar os participantes a medida que chegavam, direcionamento para os ônibus e vans.
Chegada no hotel – recepção e check in exclusivo ao grupo.
Material recebido no check in – além das informações e instruções:
- Tag de mala: identificação para o retorno
- Carta de boas vindas: para esclarecimento de regras e instruções
- Crachá com agenda em lâminas por dia
- Guia de bolso: com as informações sobre o local, endereço do hotel, frases úteis em espanhol e como fazer ligações internacionais
- Camiseta: para uso no 2° dia, passeios externos
- Voucher para restaurante: para uso no 1° dia, jantar de boas vindas que foi escolhido no hotsite
- Voucher para passeio: para uso no 2° dia, city tour de compras ou cultural que foi escolhido no hotsite
Tempo livre – para deixar as malas nos quartos, conhecer e aproveitar a infraestrutura do hotel
Jantar – ponto de encontro no lobby | Grupo dividido entre as escolhas do voucher
Resumo do dia: 100% envolvimento | Vivendo os ares da “Bela Buenos Aires”
Evento - 2º dia | 22.02
Neste dia o objetivo é reafirmar as conquistas de 2010 através de conteúdo x dinâmicas.
Peças de comunicação:
No hall: Totens de sinalização e boas vindas;
Na entrada principal: Portal para adentrar a sala, faixas com as palavras chaves do evento e set fotográfico, cada participante escolhia uma placa para completar a ideia de eu sou 100% ....
Dentro da sala: Faixas penduradas, desde o teto, também com palavras importantes e com sinais matemáticos, gobo com moving e mais palavras para reforçar as mensagens.
Blocos e canetas
O evento foi “comandado” pelo vice-presidente agrícola Juan Carlos Bueno, que junto com o seu time, desenhou as dinâmicas do dia.
A agenda do dia seguiu o cronograma abaixo:
08h00 às 10h00 – Resultados 2010 | Juan Carlos Bueno
Abertura da sala com música alta, todos os diretores, de cada uma das áreas nas portas para recepcionar todos os participantes. Apresentação do logo em lopping nas telas.
O ano de 2010 foi um ano que os resultados foram representativos, por isso, que o destino escolhido foi do tamanho do alcance desses.
10h00 às 10h30 – Certificações | José Edimir e Roberta Nogueira
Entrega das certificações às pessoas que alcançaram a meta | campanha em 2010
10h30 às 10h50 – Sales Force | Verônica Gaviolle
Mais uma premiação à equipe que efetivou a participação no Programa Sales Force
11h00 – Ponto de encontro | Lobby
Saída para os passeios, de acordo com a escolha feita no hotsite, ou city tour cultural ou city tour de compras
18h00 – Retorno dos grupos ao hotel
19h00 – Jantar SLC | Premiação aos vencedores desse programa
Os funcionários de vendas que alcança as metas estabelecidas é premiado SLC, com uma viagem internacional, além de bônus e reconhecimento.
Resumo do dia: 100% comemorações | Altas emoções na cidade portenha
Evento - 3º dia | 23.02
Neste dia o objetivo é demonstrar as estratégias de cada uma das aéreas para que o setor Agrícola alcançasse as metas e objetivos de 2011
O evento foi “comandado” pelos gestores de cada área envolvida
A agenda do dia seguiu o cronograma abaixo:
08h00 às 10h00 – Objetivos estratégicos | Juan Carlos Bueno
Objetivos macros de todo o setor | departamento
10h00 às 10h30 – Coffee Break
Comida típica portenha
10h30 às 11h15 – Objetivos estratégicos | R&D – André Moraes
Exposição do departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, pontos que essa aérea pode ajudar ou desenvolver para facilitar o trabalho do grupo todo
11h15 às 12h00 – Acesso ao mercado | Luiz Marthe
Exposição da aérea de mercado, pontos que podem ser melhorados na venda | disponibilidade dos produtos e tecnologias
12h00 às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h30 – Objetivos estratégicos | Marketing – Marcelo Okamura
Exposição da aérea de marketing para enaltecer toda a campanha que é veiculada, as mensagens que chegam até os clientes, o que cada um precisava saber e multiplicar para que todo o sistema passasse a “rodar” sozinho e com eficácia.
14h30 às 16h30 – Atividade de Marketing | Jogo de Poker
Para vivenciar as informações de Marketing, na parte da tarde a sala transformou-se num grande Cassino de Las Vegas, a exposição das idéias foi através de uma atividade de poker, com apostas, perguntas e acertos.
16h30 às 17h00 – Coffee Break
17h00 às 18h00 – Conclusão da Atividade
19h30 - Ponto de encontro | Lobby
Saída para o jantar, todo o grupo junto.
Casa de tango – Siñor Tango
Resumo do dia: 100% alinhamento | Metas aqui, Resultados no Brasil
Evento - 4º dia | 24.02
Neste dia o objetivo era totalmente o foco no cliente, por isso, 05 principais clientes de Agrícola da DuPont, sendo um de cada área de produtos de atuação dos defensivos agrícolas, vieraqm do Brasil a Argentina para participar de um talk show intermediado pelo palestrante: José Carlos Teixeira Moreira
O ponto do encontro era um botequim, conversa informal, mas fiel e realista; era mais um dia que a sala principal se transformava.
A agenda do dia seguiu o cronograma abaixo:
08h00 às 08h30 – Abertura | Marcelo Okamura
Alinhamento da proposta e do contexto do evento
08h30 às 10h40 – Foco no cliente | José Carlos Teixeira Moreira
Introdução da palestra, tema e atividade
10h40 às 11h15 – Coffee Break
11h15 às 11h45 – Foco no cliente | José Carlos Teixeira Moreira
Continuação do talk show
11h45 às 12h00 – Encerramento | Juan Carlos Buenos
Fechamento das atividades, agradecimentos finais e reforço da mensagem do evento:
Juntos fazemos a diferença !
12h00 às 13h00 – Almoço e check out
14h00 – saída para retorno ao Brasil e às cidades de origem
Resumo do dia: 100% cliente | Fazer mais e melhor pelo cliente
Ação pós-evento
A Agência Um criou um portfólio um book pós-evento | apresentado em Power point para o cliente, contendo as fotos com os melhores momentos e uma apresentação, em português, com o resumo de todas as ações e comunicações do evento, bem como o resultado da pesquisa. Além desta ação, foi disponibilizado no hot site, fotos pré-selecionadas para compartilhar com a família e amigos de outros setores da empresa, também com os melhores momentos do evento. Além, é claro do brinde | calendário personalizado (100% nome do participante, o mês de aniversário em destaque) que foi entregue nos escritórios ou enviados para os postos de atendimento no campo, assim que os participantes voltaram do evento, encontraram os calendários em suas estações de trabalho. Essa foi uma forma de registrar os objetivos discutidos e traçados durante o evento e tê-los pelos próximos 365 dias com cada um que participou do evento.