Para nos ajudar neste grande desafio que criamos, de transformar as pessoas e construir uma grande fábrica de presentes, contamos com a ajuda de Instituições e Entidades de Belo Horizonte e região, que foram provedoras e beneficiadas ao mesmo tempo, dentre elas:
ENTIDADES BENEFICIADAS
Projeto Providência – Formada por três Unidades: Taquaril, Fazendinha e Vila Maria: é uma obra de promoção humana e garantia dos direitos que atua em três comunidades de Belo Horizonte, consideradas entre as mais pobres e desestruturadas da capital, com muitas crianças, adolescentes e jovens ociosos, vivendo em situações de pobreza extrema e com poucas perspectivas de vida.
Associação Dinâmicas: foi fundada há 19 anos por um grupo de senhoras preocupadas com o crescente número de crianças em situação de risco em Belo Horizonte. Localiza-se no Bairro Nova Granada, junto ao Aglomerado Morro das Pedras, O maior objetivo da Associação Dinâmicas é dar assistência às crianças do entorno para que as mães possam trabalhar fora.
Lar dos meninos: é um dos projetos/unidades da Cidade dos Meninos, instituição já estruturada que atende a comunidade de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, há 32 anos, tem o serviço de distribuição de alimentos e roupas à população carente.A Missão do projeto é resgatar a dignidade do ser humano e aplica as seguintes ações: Educação integral de jovens; geração de trabalho e renda e amparo ao idoso, pois, possuem também, entre outros projetos, um asilo.
Asilo Afonso Pena - Santa Casa: foi fundado em 19 de março no ano de 1912, como um anexo da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, com o objetivo de atender pessoas carentes da cidade de Belo Horizonte, prestando serviços meramente asilar.
Lar da Vovó: há 40 anos o Asilo Nossa Senhora da Piedade, atende somente mulheres, surgiu do sonho de mudar a realidade de abandono de muitos idosos brasileiros, o asilo procura, oferecer às suas residentes, uma vida de conforto e alegria com muita dignidade que qualquer ser humano merece.
Lar Dona Paula: foi fundado há 31 anos em 1979, atende atualmente 58 idosas, somente mulheres, a história começou com a uma senhora chamada Dona Paula que faleceu em 1957, mas que, em vida, doou tudo o que possuía para o “Conselho Particular São Domingos” da Sociedade São Vicente de Paulo.
ENTIDADES FORNECEDORAS:
Missão Ramacrisna – Futurarte: Criada com o objetivo de promover a assistência social, educação, profissionalização, cultura, conscientização ecológica, lazer e esportes a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sua missão é promover sonhos, transformar vidas por meio de soluções em educação e profissionalização, visando ao desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental.
100% Cidadania: iniciou suas atividades em 1998 baseiando-se no resgate da cidadania, e auto-estima através do artesanato, tendo como resultado a geração de renda, promovendo o desenvolvimento pessoal e sustentável. O projeto atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e portadores de necessidades especiais e outras limitações, tais como depressão, Avc, psicosese tem por objetivo oferecer soluções em socialização e profissionalização, contribuindo para a subsistência e crescimento do indivíduo; para que através do auto-conhecimento e o resgate da cidadania, tornem-se auto-suficientes.
Grupo Solidário: O Grupo foi criado em novembro de 2005, há 5 anos atrás – 1ª Cooperativa de pessoas vivendo com HIV/AIDS em risco social, a qual estimula ações de geração de renda e oportunidade de trabalho, sob os princípios do cooperativismo, da economia solidária e da auto-gestão. O trabalho da Cooperativa Grupo Solidário está voltado para a produção e reciclagem de papéis, e conta com o diferencial de promover a reinserção social, a cidadania, melhoria da auto-estima e aumento da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS, e que dele participam.
Árvore da Vida: visa promover a melhoria das condições de vida e a redução da pobreza da comunidade do bairro Jardim Terezópolis, em Betim, oferecendo à população atividades de formação humana e profissional. Este projeto nasceu do interesse da Fiat Automóveis em promover o desenvolvimento da comunidade com um levando em conta o ambiente em que vive, os tipos de relacionamento que estabelece e o contexto familiar.
Pitanga Porã: Ong formada por mulheres, mães de crianças com hidrocefalia
ENTIDADES PARCEIRAS
ONG Favela é Isso Aí: Atua gerando conhecimentos e criando espaços e oportunidades para a produção e divulgação das manifestações artísticas das comunidades periféricas, valorizando sua diversidade cultural. Atua diretamente em mais de 18 favelas de Belo Horizonte, e, além dos trabalhos culturais, atua diretamente divulgando o trabalho dos grupos e pessoas ligadas à arte, estimula o trabalho profissional, oferece várias oficinas, e, desenvolve muitos projetos de pesquisa de campo.
COMARP: É uma associação que atua com responsabilidade Sócio-Ambiental, na região da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. São diversas famílias que trabalham com coleta e triagem de materiais recicláveis dentro dos princípios e valores da “Economia Popular Solidária.
Valor Social - Consultoria Socioambiental e Cultural
A Valor Social apóia as ações de responsabilidade social e trabalha há 8 anos para que empresas públicas e privadas reconheçam a importância de investirem no terceiro setor, auxiliando no desenvolvimento sustentável das comunidades carentes, na profissionalização das Instituições e na economia social. O valor do negócio está no desenvolvimento da responsabilidade social nos três setores da sociedade por meio da profissionalização e sustentabilidade.
Instituto Reciclar T3: é o primeiro Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos com Recicláveis do Brasil. Alcançou reconhecimento internacional por estar à frente de projetos que contam com a sensibilização e mobilização para despertar a consciência do desperdício e meios de transformação do lixo em processos sustentáveis, intercâmbio, comunidades, outros.