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Case: PROMOVIEW
Candidato: JULIO FEIJO NETO ME/PROMOVIEW
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Por que por job

Retratar o dia a dia do mercado promo. Com esta missão nasceu em 2006 o portal promoview. Nestes cinco anos, mais de vinte mil posts abriram um espaço que não exisita para agencias e fornecedores de marketing promocional, que encontravam portas fechadas quando queriam divulgar seus trabalhos nos tradicionais veiculos segmentados. Mas além de retratar as ações feitas pelos players do segmento de comunicação que mais cresce no Brasil Promoview vai além e busca por meio de materias especiais apresentar a dura realidade destas empresas. O regime de job, fator que emperra o desenvolvimento deste mercado foi tratado na reportagem Por que por job? apurada pelo publisher e fundador do site, Julio Feijo Neto. Como resultado mais de 5.000 visitas, um numero gigante para uma publicação segmentada e centenas de manifestações de empresarios e executivos do setor enaltecendo a preocupação do Promoview, não em mudar, mas em analisar e buscar colaborar para uma mudança de paradigma que será boa para todo o mercado. Por que por job é a ponta de lança de um veiculo feito por profissionais comprometidos com o segmento de promoção, eventos, feiras M.I.C.E, agencias e fornecedores. O crescimento exponencial a cada ano mostra que o mercado promo agora tem voz. Por que Promoview é promo no DNA e no nome.

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Cinco anos
       

 

Não restam dúvidas que as atividades promocionais conquistaram definitivamente um espaço de destaque no planejamento de marketing das empresas brasileiras. As pessoas buscam mais intimidade com as marcas, que por sua vez têm uma transparência muito maior em relação ao que afirmam e o que efetivamente vendem; os veículos estabeleceram outra relação com seus públicos e a diversidade de disciplinas e plataformas dentro da comunicação é muito mais diversa do que há 10 anos. Hoje os consumidores são impactados por formatos diferentes de informação, muitos deles ainda não dominados por renomados players da indústria, especialmente quando se fala da revolução provocada pelas mídias sociais. Têm, ainda, acesso a uma gama incontável de produtos e serviços online e offline. Considerando-se o composto promocional de marketing, áreas como promoções e relações públicas apropriam-se cada vez mais de suas funções e passam a ser valorizadas pelos clientes tanto ou mais do que as práticas de publicidade conhecidas e desenvolvidas há décadas. Agências de Marketing Promocional têm uma demanda cada vez maior para atuarem de forma multidisciplinar, ativando as marcas de forma a atingir com precisão as experiências desejadas por uma legião de consumidores. Relações Públicas têm que considerar entre os públicos de interesse o meio ambiente, a diversidade e as diferentes formas como estes se relacionam com as organizações e entre si. Neste mar de novas plataformas de comunicação, é vital construir um posicionamento bem adequado, sustentável e de acordo com a realidade do mercado e às exigências das pessoas.

No Brasil a segmentação de mercado dentro da própria atividade de comunicação já apresenta alguns fenômenos e existem diversos sites especializados em cada uma das disciplinas. Apostando nesta necessidade de informações focadas e relevantes para o setor, Julio Feijó fundou em 2006 o site promoview.com.br com atualização diária e foco no trabalho das agências e fornecedores de marketing promocional e relações públicas. Em quatro anos, Promoview pulou de uma média de 300 visitantes diários para 4 mil e atingiu a marca de 100 mil visitantes únicos no ultimo mês de setembro 2011, aparecendo nas primeiras páginas do google em todos os termos e jargões usados por este mercado (como, por exemplo, “marketing promocional”), refletindo no faturamento, que triplicou. Estes números são verdadeiramente significativos para um site de assunto tão segmentado. “Percebemos que as empresas do setor estavam crescendo e precisavam de um espaço para fixarem suas marcas e serviços. Não havia na internet um espaço adequado, em língua portuguesa, para esta exposição e tampouco que aprofundasse assuntos específicos de interesse destes profissionais. Por isso apostamos no formato do Promoview”, declara Julio. A sede do Promoview fica em Curitiba, Paraná, e a jornalista Antonia Goularte é editora do site há três anos. Lá ela recebe diariamente centenas de press releases sobre ações de marketing e seleciona com muito critério o que vai ao ar no dia seguinte. Em 2010 o crescimento do site foi tão significativo que bases reais foram fixadas também em território internacional, na capital portuguesa Lisboa. A expansão teve como objetivo intensificar a oferta de informações relevantes em língua portuguesa e aproximar-se do mercado lusófono que tem o maior número de leitores depois do Brasil. A presença física é reforçada por uma rede de colaboradores espalhados pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, monitorando tudo o que acontece no mercado “promo” ao redor do mundo.

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Construído na plataforma word press e com um apurado estudo de lay out e visibilidade extremamente simples e limpa, Promoview tem versatilidade para os ajustes diarios na sua publicação e criação de novos canais, além de perfeita visualização em dispositivos mobile como iPad, iPhone e android. Inicialmente em formato de site, Promoview reagiu rapidamente as rapidas mudanças nos ultimos anos e hoje é uma plataforma de rede social com presença no twitter com mais de 20 mil tweets postados e 5.600 followers. No facebook atinge a marca de 1.600 fãs. Orkut, linked in são outras redes em que marca forte presença. Projetado com estrutura para indexação SEO, aparece nos primeiros resultados da busca organica do google para os termos que propóe a ter visibilidade. No youtube foi pioneiro no setor e o seu canal Promoviewer, que vem exibindo videos de agencias e fornecedores do setor conta com mais de 100 mil exibições tendo realizado recentemente seu primeiro livestreaming com a cobertura ao vivo da entrega do The Globes , premio mundial do marketing promocional realizado no Copacabana Palace, Rio de Janeiro em Outubro de 2011. As atualizações diárias em suas paginas são acompanhadas de dezenas de fotos que ilustram e trazem ao leitor a exata percepção do que é realizado no mercado num trabalho acompanhado por editores, jornalistas e designers acompanhados full time por uma equipe de webmasters que monitoram constantemente seu desempenho., analisando e otimizando métricas como tempo médio de visita, em torno de 4 minutos, bounce rate e pege views. Em 2011 completará 2 milhoes de visitantes únicos.

Promoview dobra sua receita a cada ano e vai fechar 2011 com R$ 200.000,00 de faturamento.

1. O site é acessado por profissionais em nível gerencial, produtores, analistas e compradores com grande influência de decisão ou influenciadora no processo de contratação de serviços promocionais e para ações promocionais

2. Promoview completou 5 anos de atualização diária e aborda todas as atividades do multifacetado mercado promocional;

3. Figura na primeira página do Google quando o termo pesquisado é marketing promocional.

4. Acaba de ser relacionado pela pesquisa IBOPE/Ampro entre os principais sites de conteúdo com leitura pelo público alvo.

5. Em pesquisa realizada no mês de Julho 2011 foi considerado extremamente relevante e porta voz do mercado promocional;

6. Centenas de depoimentos espontâneos definem o site como “leitura obrigatória pela manhã”;

7. Foi escolhido como Site do Ano pela Ampro em 2010;

8. Dispara diariamente newsletter para 35.000 e-mails cadastrados;

9. Possui a melhor relação custo/beneficio entre os sites especializados;

10. Em 2011, pelo segundo ano, realizou a cobertura presencial em Cannes Lions, com foco específico em Promo & Activation;

11. Acaba de lançar a campanha PROMO NO DNA E NO NOME, buscando solidificar o posicionamento de único site sobre o assunto marketing promocional atualizado diariamente;

12. Nas redes sociais, acaba de superar a marca de 5.600 followers no Twitter @promoview e obteve a importante marca de 585 mentions na recente cobertura de Cannes Lions. No facebook já conta com mais de 1.500 participantes;

13. A relevância da publicação atraiu até aqui 95 empresas do segmento promocional que descobriram o canal e exibem banner´s e post´s no site criando uma oportunidade qualificada para dialogar e interagir com os leitores, com ótimos resultados;

14. O site foi idealizado e tem a direção de Julio Feijó, administrador, com especializações e vivência do marketing promocional, conselheiro e VP regional, responsável pela abertura de representações da Ampro em todos os estados brasileiros, premiado como Profissional de Marketing Promocional do Ano no Prêmio Colunistas e integrante do júri dos principais prêmios como Ampro Globes Awards, Colunistas, Festival ABP e das premiações internacionais: FIP – Ibero Americano e The Globes, realizado pela MAAW – Marketing Agencies Association Wolrdwide

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