Não restam dúvidas que as atividades promocionais conquistaram definitivamente um espaço de destaque no planejamento de marketing das empresas brasileiras. As pessoas buscam mais intimidade com as marcas, que por sua vez têm uma transparência muito maior em relação ao que afirmam e o que efetivamente vendem; os veículos estabeleceram outra relação com seus públicos e a diversidade de disciplinas e plataformas dentro da comunicação é muito mais diversa do que há 10 anos. Hoje os consumidores são impactados por formatos diferentes de informação, muitos deles ainda não dominados por renomados players da indústria, especialmente quando se fala da revolução provocada pelas mídias sociais. Têm, ainda, acesso a uma gama incontável de produtos e serviços online e offline. Considerando-se o composto promocional de marketing, áreas como promoções e relações públicas apropriam-se cada vez mais de suas funções e passam a ser valorizadas pelos clientes tanto ou mais do que as práticas de publicidade conhecidas e desenvolvidas há décadas. Agências de Marketing Promocional têm uma demanda cada vez maior para atuarem de forma multidisciplinar, ativando as marcas de forma a atingir com precisão as experiências desejadas por uma legião de consumidores. Relações Públicas têm que considerar entre os públicos de interesse o meio ambiente, a diversidade e as diferentes formas como estes se relacionam com as organizações e entre si. Neste mar de novas plataformas de comunicação, é vital construir um posicionamento bem adequado, sustentável e de acordo com a realidade do mercado e às exigências das pessoas.
No Brasil a segmentação de mercado dentro da própria atividade de comunicação já apresenta alguns fenômenos e existem diversos sites especializados em cada uma das disciplinas. Apostando nesta necessidade de informações focadas e relevantes para o setor, Julio Feijó fundou em 2006 o site promoview.com.br com atualização diária e foco no trabalho das agências e fornecedores de marketing promocional e relações públicas. Em quatro anos, Promoview pulou de uma média de 300 visitantes diários para 4 mil e atingiu a marca de 100 mil visitantes únicos no ultimo mês de setembro 2011, aparecendo nas primeiras páginas do google em todos os termos e jargões usados por este mercado (como, por exemplo, “marketing promocional”), refletindo no faturamento, que triplicou. Estes números são verdadeiramente significativos para um site de assunto tão segmentado. “Percebemos que as empresas do setor estavam crescendo e precisavam de um espaço para fixarem suas marcas e serviços. Não havia na internet um espaço adequado, em língua portuguesa, para esta exposição e tampouco que aprofundasse assuntos específicos de interesse destes profissionais. Por isso apostamos no formato do Promoview”, declara Julio. A sede do Promoview fica em Curitiba, Paraná, e a jornalista Antonia Goularte é editora do site há três anos. Lá ela recebe diariamente centenas de press releases sobre ações de marketing e seleciona com muito critério o que vai ao ar no dia seguinte. Em 2010 o crescimento do site foi tão significativo que bases reais foram fixadas também em território internacional, na capital portuguesa Lisboa. A expansão teve como objetivo intensificar a oferta de informações relevantes em língua portuguesa e aproximar-se do mercado lusófono que tem o maior número de leitores depois do Brasil. A presença física é reforçada por uma rede de colaboradores espalhados pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, monitorando tudo o que acontece no mercado “promo” ao redor do mundo.