Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: CNA EM CAMPO - GO
Candidato: Comunicato Organização de Eventos Eireli ME/Comunicato Eventos Únicos
Segmento: Eventos
Estado: GO
 
CNA em Campo - Goiás

Somos a Comunicato Eventos Inteligentes e realizamos sonhos desde 1998. Ao longo desses 13 anos nos especializamos em transformar desejos e expectativas em realidade.
Pautados pela criatividade e inovação desenvolvemos projetos que vão desde o planejamento até a execução
De pequenas a grandes realizações a Comunicato planeja com inteligência e realiza com excelência. Isso porque nossa equipe tem paixão pelo que faz.
O compromisso com o sucesso traz uma inquietude que nos obriga a estarmos atualizados às tendências nacionais e internacionais do mercado, sendo com isso capazes de oferecer aos nossos clientes o que há de mais inovador em termos de soluções e tecnologias.
Nosso desafio diário é o de "pensar com a cabeça do cliente", entender o que ele precisa, decifrar o que ele quer, e ir além... de forma inteligente. Aliando o custo ao benefício, o planejado ao executado, o problema à solução, a dificuldade à superação, o resultado à satisfação.
Essa filosofia é compartilhada por todos os nossos parceiros e fornecedores que não limitam esforços para o alcance dos objetivos e metas traçadas para cada evento.

Mas não paramos por aí. Desde 2010 a Comunicato procura fazer um pouco mais por todos nós e pelo nosso planeta. Entendemos que nosso papel não se limita a atuações pontuais, ele vai muito além e pode trazer resultados extremamente significativos para a nossa sociedade e para o mundo.
Por isso criamos a ECOMUNICATO que tem a função de assumir a nossa responsabilidade social, visando o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente.
A ECOMUNICATO está presente em nossos eventos inserindo práticas ambientais sustentáveis, fazendo avaliação da emissão de gás carbônico e apresentando formas de neutralizar a emissão de CO2 na atmosfera, utilizando materiais menos agressivos ou inofensivos ao meio ambiente, dando destinação correta a resíduos e sobra de materiais e realizando ações sociais.

Mas antes de tudo ela está presente no nosso dia a dia. Ela transformou nossa forma de enxergar o mundo e levou para dentro da Comunicato uma cultura mais sustentável e a conscientização da importância de cada um de nós no futuro do planeta.

Conheça nossos resultados em números acessando o clip:
http://www.youtube.com/watch?v=rIWbBt5zH08

Galeria de imagens
Comunicato Eventos Inteligentes
       

 

Título e Nome Fantasia: CNA em Campo
Nº de Participantes: em média 1.000 participantes em cada evento
Data: de 17 a 20 de fevereiro de 2010
Local: 08 Municìpios de Goiás (Anápolis/Goiatuba/Caiapônia/Rio Verde/Jussara/Posse/Porangatu/Mineiros)
Abrangência: Regional
Entidade Promotora: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Entidades Apoiadoras: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás e Sindicatos Rurais dos respectivos municípios


O CNA em Campo é um programa criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, desenvolvido em todos os estados brasileiros para aproximar a entidade da sociedade brasileira e em especial da sua base: o produtor rural.

O Programa, que teve início em 2009, já passou por mais de 67 municípios brasileiros, sempre com a organização da Comunicato Eventos Inteligentes. A última etapa foi realizada em Goiás, onde foram feitos 08 Congressos em 04 dias.

A programação do evento segue sempre um mesmo padrão, mudando apenas a participação das autoridades federais e locais, e adequações em função dos horários de início e encerramento:

GUIA DE PROGRAMAÇÃO:

. A&B de recepção (variável de acordo com o horário de início do evento: welcome coffee ou almoço)
. Atendimento à imprensa local
. Abertura pelo Prefeito da cidade ou maior autoridade local presente
. Pronunciamento do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado
. Pronuciamento do Presidente do Sindicato Rural do Município
. Apresentação de tema técnico de interesse da região por um especialista do corpo técnico da CNA (Ex.: Código Florestal, Legislação Trabalhista aplicada ao Campo, Dívida Rural, entre outros...)
. Encerramento pela Presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu.
. A&B de encerramento (variável de acordo com o horário de início do evento: coquetel, almoço ou jantar)

A escolha do município de realização do evento é feita pela Federação de Agricultura local, bem como a discussão do tema técnico apropriado para a localidade, em comum acordo com os respectivos sindicatos rurais, finalizando com a validação da CNA.

Cada evento recebe em média 1.000 pessoas, compostas pelas comunidades de produtores rurais do município sede e da região. Cada congresso mobiliza aproximadamente 20 municípios vizinhos à cidade sede.

A Federação e o Sindicato têm a responsabilidade de mobilização e deslocamento desses produtores de cidades vizinhas e a organizadora do evento se encarrega da locação dos ônibus e da logística de deslocamento (horários de chegada/saída, alojamento, alimentação, estacionamento) desses convidados ao evento, contemplando transporte, alimentação e infra estrutura adequada para recepção dos mesmos.

Galeria de imagens
Auditório cheio para ouvir as propostas da CNA
Envolvimento do Sindicato local
Cada local uma coletiva de imprensa
Público interessado em conhecer os projetos executados pela CNA
Bate-papo com os agricultores
Palestras focadas
Anápolis-GO
Montagem Evento Caiapônia-GO
Caiapônia-GO
Montagem Evento Goiatuba-GO
Goiatuba-GO
Porangatu-GO
Posse-GO
Evento Posse-GO
Montagem Evento Rio Verde-GO
Rio Verde-GO
Cidades percorridas
     

 

Na grande maioria das vezes a realização desses eventos é feita em municípios muito pequenos e que não contam com infra-estrutura adequada para eventos.

A partir daí começam os inúmeros desafios.
A Comunicato inicia seu trabalho a partir do momento que é definido o município do evento. É feita então uma visita técnica e reunião com o presidente do Sindicato Rural onde são passadas todas as orientações sobre como e quem convidar, definição e escolha do local (feita de forma conjunta), necessidades técnicas do evento, dentre outros.
Uma das grandes dificuldades é encontrar nesses pequenos municípios um local com as características necessárias para projeção, sonorização, alimentação e que comporte o número de participantes esperado.
A adaptação do local e faz necessária na grande maioria das vezes.

No caso específico de Goiás foram escolhidos 08 municípios que deveriam ser percorridos em apenas 03 dias e meio .

A programaçao teve início no dia 17/02, às 19h, em Anápolis.
Dia 18/02 em Goiatuba, Caiapônia e Rio Verde
Dia 19/02 foi a vez de Jussara, Posse e Porangatu
E no dia 20/02, finalizando às 12h, em Mineiros.

A dificuldade foi aumentada ainda pela logística de deslocamento da equipe, uma vez que a programação foi definida aleatoriamente e não com base nas distâncias e localização das cidades (vide mapa).

Distância entre cidades:

Anápolis / Goiatuba -229 km
Goiatuba / Caiapônia -366 km
Caiapônia / Rio Verde- 163 km
Rio Verde / Jussara- 295 km
Jussara / Posse - 656 km
Posse / Porangatú -515 km
Porangatú / Mineiros- 747 km

Totalizando 2.970 km rodados em 03 dias e meio.

Foram dias trabalhando na logística de distribuição de equipe, carros, motoristas, divisão de equipe técnica, divisão de equipe imprensa, deslocamento de equipamentos próprios.

Quatro equipes foram montadas para atender a essas necessidades, com 02 a 03 carros cada uma. Além da equipe Comitiva-Organização que acompanhava a cúpula do evento, formada pelo corpo diretiva da CNA e parlamentares que se somavam à cada cidade por onde passávamos.

Haviam assim equipes precursoras e equipes de acompanhamento do evento. No total foram 32 pessoas distribuídas pelas cidades.

Outro desafio é o deslocamento aéreo e terrestre das autoridades (presidente da CNA e os autoridades convidadas que a acompanham em cada evento) e comitiva.

Para este deslocamento haviam carros executivos para fazer o deslocamento interno nos municípios, e 03 aeronaves (01 king air e 02 sênecas), que cumpriam cronograma baseado em tempo diferenciado de vôo de cada aeronave a necessidade de horário de chegada de cada equipe.

Mas o mais inusitado ficava por conta das equipes precursoras que tinham a missão de montar o evento em condições bastante arbitrárias. Até por uma questão de custo havia a necessidade de contratação de serviços locais, o que movimentou bastante a economia das cidades sede, mas gerava uma certa insegurança por desconhecimento do nível técnico oferecido.
Isso demandava mais tempo de montagem e a necessidade de inúmeros testes e ensaios.

Demografia das Cidades:

Anápolis - 334.613 habitantes
Goiatuba - 32.492 habitantes
Caiapônia - 16.226 habitantes
Rio Verde - 176.502 habitantes
Jussara - 22.596 habitantes
Posse - 31.417 habitantes
Porangatú - 42.356 habitantes
Mineiros - 52.935 habitantes

A complexidade aumentava ainda mais quando o assunto era o roteiro e programação dos eventos.
A realização de 03 eventos, num mesmo dia, em locais diferentes, com os mesmos atores, aumentava a sincronia que precisava existir entre eles e a logística implícita nessa organização.

A abertura do evento era feita por um técnico da CNA, que terminava sua apresentação e era seguido por um dos parlamentares ou autoridades presentes. Terminada essa primeira parte saia da cidade o primeiro avião, rumo à próxima localidade, levando parte da equipe composta normalmente pelo técnico, 01 parlamentar, 01 presidente de uma Federação de Agricultura que fazia parte da Comitiva e 01 assessor.
A presidente da CNA dava continuidade ao evento em seguida saia para a próxima cidade. Estavam prontos para sair então os 02 últimos aviões levando o restante da comitiva, parlamentares restantes e a imprensa.
A única dificuldade aqui estava na sincronia do deslocamento. O avião da presidente era um King Air que voa mais rápido do que o Seneca (avião da imprensa). E a imprensa precisava estar no próximo local no momento exato do pouso da presidente.
Ao chegar na próxima cidade o evento já havia iniciado com os técnicos e estava na hora da entrada da presidente.
E assim foi de um evento para outro.
A equipe de Organização da Comitiva em total sintonia com as equipes de trabalho local, que não terminavam seu trabalho com a saída da Comitiva da cidade. Eles tinham ainda a função de finalizar o evento que era seguido por um almoço ou jantar para os produtores rurais locais (aproximadamente 1000 em cada cidade).
Em meio a tudo isso algumas particularidades climáticas. O tempo era de chuva e os vôos nos aviõezinhos bastante turbulentos, gerando um desgaste ainda maior em todas as equipes que se deslocavam.
Este certamente foi um dos eventos mais complexos e inusitados já realizados pela Comunicato Eventos Inteligentes, que demandou, simultaneamente, e em locais diferentes, o trabalho de uma equipe interna de mais de 60 pessoas, além dos terceirizados e imprensa.

Galeria de imagens
Cada cidade uma proposta
Coletiva de imprensa
Apresentações técnicas e importantes
Cidades de Goiás por onde a CNA passou
Adaptação dos locais
         

 

Os recursos utilizados para esses eventos regionais são compostos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA e a Federação do Estado de Realização do evento, no caso a FAEG - Federação da Agricultura do Estado do Goiás.
Juntos eles viabilizam a chegada dos participantes aos eventos, sem nenhum ônus para os mesmos.
O objetivo dos Encontros Regionais é aproximação do produtor rural das duas entidades podendo com isso ouvi-los e conhecer melhor seus anseios, expectativas, problemas...
Essa forma de sair do escritório e ir até o campo, traz às entidades promotoras um ganho de imagem incalculável, uma vez que essa é prática rara nas entidades de classe e corporativas.
O produtor almeja por esse momento de encontro e hoje chega a ir aos Sindicatos Rurais para pedir para que eles levem o evento até a cidade.
Como prova do resultado do trabalho de campo realizado foi a reeleição da presidente da CNA, com unanimidade de votos pelas entidades classistas.
Apesar de um alto investimento, principalmente em função da complexa logística de realização dos eventos, há um retorno político muito grande que traz resultados para questões que afligem o dia a dia da Entidade, viabilizando negociações e estreitamento de relacionamentos.
Não há, por parte de nenhuma das promotoras, com este evento, obter ganhos financeiros. A expectativa está toda baseada nos benefícios posteriores em consequência da ação.
Um outro benefício que o evento trouxe diz respeito à movimentação econômica das cidades sede do evento.
Em Rio Verde, por exemplo, onde houve pernoite da equipe, foi ocupada toda a rede hoteleira local.
Além disso, com a contratação de serviços locais, para evento de grande porte, como equipamentos e alimentação em todas as cidades, houve considerável geração de empregos indiretos e impacto no faturamento de fornecedores locais.

Galeria de imagens
Cerimônias de prestígio
Conhecimento na prática
Público cativo
Acompanhamento da produção goiana
Interesses do agronegócio são muito debatidos
         

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892