Título: Cúpula Empresarial Brasil - Estados Unidos
Marca Fantasia: Visita Presidente Obama ao Brasil
Nº de Participantes: 400 convidados
Data: 19 de março de 2011
Local: Centro de Convenções Brasil 21 - Brasília/DF
Entidade Promotora: Confederação Nacional da Indústria
Entidades Apoiadoras: US Chamber e USA-BR Business Council
Evento Paralelo: Meet & Great
Assista ao vídeo síntese do evento: http://www.youtube.com/user/comunicatoeventos#p/a/u/1/c8ii2YbxIw8
Dia 19 de março de 2011 foi um sábado marcado pela chegada do Presidente americano Barack Obama ao Brasil. Todas as atenções e a imprensa do mundo inteiro, por alguns instantes, se voltaram para esta visita.
Na agenda repleta de compromissos o Presidente marcou um encontro com empresários brasileiros, em Brasília, após almoço com a Presidente Dilma Roussef.
O evento, batizado de Cúpula Empresarial Brasil - Estados Unidos previa, além do encerramento com o pronunciamento do Presidente Obama, uma programação com a participação de empresários brasileiros e Secretários de Estado Americanos que vieram na comitiva do Presidente Obama, conforme programação:
PROGRAMAÇÃO
09:00 -11:00 Credenciamento
11:00 -11:40 Abertura pelos Co-presidentes da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos: Robson Andrade, Presidente da CNI
Embaixador Anthony Harrington, Pres. Honorário da Seção Americana do Conselho Empresarial Brasil- EUA
11:45-12:00 Apresentação do Secretário de Energia dos Estados Unidos da América, Sua Excelência Dr. Steven Chu
12:00- 13:00 Criando um Futuro Seguro e Sustentável para o Setor Energético
Moderador: William Waack, Jornalista, Rede Globo
Debatedores: Aris Candris, CEO, Westinghouse Electric Company
José Sérgio Gabrielli de Azevedo, CEO, Petrobras
James Hackett, Presidente e CEO, Anadarko Petroleum Corporation
Rubens Ometto Silveira Mello, Presidente do Conselho, Cosan
13:20 -14:50 Almoço com Apresentação
Henrique Rezinski, Presidente da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-EUA
José Almeida Bastos, Diretor Geral, Merck, Sharp & Dohme
Wesley Batista, Presidente, JBS-Friboi
15:10-15:20 Palavras de John Faraci, Presidente da Seção Americana do Conselho Empresarial Brasil-EUA
15:30-16:15 Apresentação de Sua Excelência Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América
O evento foi pensado e discutido durante 05 semanas por profissionais da White House, Embaixada Americana, Confederação Nacional da Indústria - CNI, U.S. Chamber, Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, USA-BR Business Council e Comunicato Eventos Inteligentes. Dada as características do evento o grau de autonomia das entidades promotoras era muito pequeno. Toda e qualquer iniciativa deveria antes ser aprovada pela White House. Uma equipe de 35 profissionais americanos da White House e Security Service, desembarcou em território nacional três semanas antes do evento e implantou sua metodologia de trabalho que tinha que ser seguida em minuncias.
Todas as normas e exigências protocolares foram atendidas. Desde a formatação padrão de palco até as restrições a áreas de acesso ao caminho que seria feito pelo Presidente dentro do Centro de Convenções, com necessidade, muitas vezes, de adaptação da estrutura local do espaço com paredes cenográficas para desvio de corredores ou isolamento de portas e até criação de novas áreas.
As exigências passaram até pela transmissão ao vivo do evento pela Internet, que foi monitorada pela equipe de Comunicação da White House.
Marcado por um forte esquema de segurança internacional o evento contou também com o envolvimento do Detran, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Forças Armadas, que juntos foram responsáveis por toda movimentação do Presidente Obama em solo brasileiro, incluindo as definições de logística de saída do Presidente Obama do Itamaraty (onde ele teria compromisso anterior com a Presidente Dilma) e chegada ao Brasil 21 (local do evento).
O Encontro contou com a presença de 400 convidados brasileiros selecionados entre autoridades federais e grandes empresários. CEO´s de grandes empresas nacionais como Gerdau, Votorantim, Banco Itaú, Petrobrás, Vale, Fiat, Volkswagen, Shell, Vivo, estiveram presentes, além dos empresários e autoridades americanas que acompanharam a Comitiva.