Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: SALA VIVENCIAL DO CETRE HSBC
Candidato: MC4 MARKETING PROMOCIONAL LTDA/MC4 Promo
Segmento: Serviços
Estado: PR
 
Sala Vivencial do CETRE HSBC

HSBC BANK BRASIL
Banco com sede em Londres (UK), o HSBC conta com a credibilidade e eficiência de um grande grupo mundial, movimentando mais de US$ 78 bilhões por ano e atuando em quase 88 países na Europa, Américas, África, Oriente Médio e na região da Ásia e do Pacífico.
No Brasil, o HSBC conta com uma carteira de clientes de mais de 5,4 milhões de clientes pessoa física e quase 360 mil clientes pessoa jurídica. Trabalha para oferecer o melhor atendimento e qualidade aos seus clientes, ao mesmo tempo, que reconhece e valoriza todo o empenho e dedicação dos seus quase 26 mil colaboradores no Brasil.
Sob uma administração alinhada em todos os países onde atua, o HSBC conta com a organização, confiança e competência dos seus colaboradores que fazem o banco maior e melhor a cada dia.

MC4 PROMO
A MC4 Promo atua em áreas como ações promocionais, eventos, endomarketing, sampling, internet e design. Cuida de cada marca como se fosse sua, dando total atenção e se dedicando ao máximo em busca de resultados, criando ações que envolvem o público com competência, experiência e criatividade, fugindo do comum, buscando sempre crescer junto com seus clientes. Tem forte conceito sustentável e de brand experience.

SALA VIVENCIAL DO CETRE
Com a inauguração do novo prédio do CETRE – Centro de Treinamentos do HSBC, uma construção sustentável desde sua concepção até a finalização da obra, o banco viu a oportunidade de aproveitar o tema e criar um espaço dedicado exclusivamente às ações do HSBC na área de sustentabilidade, para mostrar aos colaboradores o que o banco vem fazendo. Assim, foi criada a Sala Vivencial que, de maneira lúdica e interativa, leva os colaboradores a uma viagem pelos feitos do HSBC nas áreas social, de educação e de geração de renda.

A Sala Vivencial é um local totalmente dedicado à sustentabilidade e as ações do banco. Como fica em uma área de passagem, no caminho que leva às salas de reunião do Centro de Treinamento do HSBC, a sala é facilmente percebida pelos colaboradores que frequentam o CETRE.

O CETRE é a primeira construção sustentável do HSBC no mundo. Sendo assim, a Sala Vivencial é um completemento do prédio, já que mostra todas as ações de cunho social ou ambiental que o banco realiza no Brasil. De maneira lúdica e com a participação dos visitantes, é possível observar como o HSBC atua através do Instituto HSBC Solidariedade em diversos projetos espalhados pelo país.

Na sala os visitantes podem descansar ou apenas passar um tempo, aproveitando para conhecer as ações do HSBC na área de sustentabilidade. A sala conta com puffs, com informação e algumas ações interativas que, de forma divertida, mostram como se pode fazer mais por um mundo melhor.

A sala pode ser observada por colaboradores do HSBC de todo o Brasil que vem para Curitiba para cursos, treinamentos ou ações internas do banco.

Galeria de imagens
         

 

O planejamento e a montagem da Sala Vivencial trouxe diversos desafios ao HSBC e a MC4 Promo. Envolver os colaboradores em um assunto tão importante não é tarefa fácil, mas de maneira simples, direta e de forma interativa, conseguimos chegar a um belo resultado.

Ao chegar na sala, o visitante pode observar que ela é dividida em diversas áreas. A primeira parte (da esquerda para a direita) já começa pedindo uma atitude do visitante: um painel falando do cartão de crédito do Instituto HSBC Solidariedade esconde uma mensagem que só pode ser vista quando ele é iluminado. Para acionar a luz é preciso que o visitante pedale uma bicicleta posicionada em frente ao painel, exigindo que a pessoa participe e fazendo com que ela se lembre que das formas alternativas de se gerar energia.

A parte seguinte é uma reprodução da janela do Palácio Avenida, onde vemos a imagem de uma das crianças que cantam no Coral Infantil do HSBC. Um texto revela detalhes sobre o programa que auxilia mais de 250 crianças, que encantam o Natal do HSBC, vindas de casas-lares espalhadas pela região de Curitiba. Ao lado da “janela” um fone de ouvido fica disponível para os visitantes poderem ouvir algumas das canções do coral.

Logo ao lado, um painel com um mapa gigante do Brasil mostra em quais pontos o HSBC conta com projetos apoiados. Estes pontos, que são separados por região, são cartões circulares imantados que ficam presos no mapa. Eles mostram o número de projetos e a sua localização.
O mapa ainda é cercado por peças de blocos de montar (Lego), fazendo referência à campanha publicitária do Instituto HSBC Solidariedade em circulação na época.

A direita do painel fica uma área dedicada ao Programa de Voluntariado do HSBC. Vários nichos em formato de colmeias mostram fotos de voluntários do banco em ação em diversas comunidades e outros locais. Nesta parte da sala os colaboradores interessados podem solicitar mais informações sobre o programa ou então se inscrever para ser um dos voluntários através de cupons, que podem ser depositados na urna disponível no local.

Junto à área do Programa de Voluntariado fica a última parte da sala: a ambiental. Uma tela de LED, que é cercada por imagens de uma floresta que é protegida por projetos apoiados pelo HSBC, conta, de forma interativa, como funcionam as ações subsidiadas pelo banco na área ambiental, fala também das atitudes que o HSBC toma em relação ao meio ambiente como redução do consumo de papel e água, economia de energia. Visando economizar, a tela fica desligada e através de um sensor, liga automaticamente sempre que um visitante para em frente dela.

O retorno pode ser sentido na forma como a sala foi recebida pelos executivos e colaboradores do banco. Este é o primeiro prédio sustentável do HSBC no mundo e conta com uma sala inédita na organização, pois nenhuma outra unidade do banco no mundo conta com algo parecido.
Os executivos adoraram a iniciativa e inclusive participaram das ações propostas no momento da inauguração da sala, como a bicicleta que gera energia e a tela interativa.
Já os colaboradores, aproveitam o tempo livre para conhecer o espaço, que já famoso dentro do HSBC. Vários deles buscam informações sobre o voluntariado enquanto estão na sala, enquanto outros afirmam que não sabiam que o banco fazia tanta coisa na área de sustentabilidade e que graças à sala eles tiveram essa informação.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA.
A Sala Vivencial respira Responsabilidade Social. Foi montada em uma construção 100% sustentável e em todos os seus materiais conta com materiais provenientes de fontes responsáveis e madeira de demolição. A economia de energia é incentivada através da bicicleta e da tela interativa (que só liga quando o visitante para em frente dela). Tudo foi pensado para respeitar o meio ambiente e gerar um convívio harmonioso entre homem, tecnologia e natureza.

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892