Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: DESCONTO SP
Candidato: Fundação 25 de Janeiro/São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
DescontoSP

Qual o segredo para uma cidade de 11 milhões de habitantes receber 11,3 milhões de visitantes em apenas um ano? Receber mais de 90 mil eventos a cada 365 dias, um a cada seis minutos? Além do dinamismo e da diversidade, São Paulo é uma cidade para todos os gostos, bolsos, estilos e paladares.

Ela é capaz de acolher todas as tribos e todos os grupos – desde crianças, jovens e adolescentes, passando por empresários, executivos e casais apaixonados. Imigrantes, estrangeiros ou nordestinos também têm seu espaço e sua oportunidade. Por isso, é com muita honra que desejamos boas vindas a todos vocês e torcemos para que aproveitem cada canto e descubram cada encanto dessa cidade apaixonante.

São Paulo tem oportunidade para os que vêm a trabalho ou aos que vêm a passeio. Gastronomia para todos os paladares e todos os apetites. Espetáculos para todas as platéias, museus para todos os olhares, vida noturna para todas as tribos e música para todos os ouvidos. São Paulo tem shoppings centers e ruas de comércio para todos os desejos, além de estrutura para todos os eventos e hotéis para todos os hóspedes.

É dentro desta vertente que o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) desenvolveu o Programa Bem Receber. Há cinco anos, este programa reúne uma série de ações para cativar visitantes a negócios ou a lazer por meio de ações de boa receptividade. Seu objetivo principal é fidelizar e manter informado quem vem à metrópole, além de tornar a cidade referência mundial quando o assunto é bom atendimento.

São seis submarcas que contemplam o Programa Bem Receber: DescontoSP, CapacitarSP, BenefícioSP, DicaSP, ReceptivoSP e SaúdeSP. Cada uma delas tem como missão fidelizar e manter informado quem vem à metrópole, tornando a cidade referência mundial quando o assunto é bom atendimento.

Através desta iniciativa, o São Paulo Convention & Visitors Bureau promove:
• Programas de capacitação;
• Cupons de descontos e benefícios em diversos estabelecimentos associados na cidade;
• Dicas de cultura, lazer e entretenimento;
• Ofertas de turismo receptivo;
• Oportunidades de negócios e eventos nas áreas médicas e de saúde preventiva.

Este case trata, portanto, da evolução deste programa, exclusivamente focado em sua submarca DescontoSP.

Galeria de imagens
Logotipo Bem Receber
Família Bem Receber (submarcas)
     

 

Além do dinamismo e da diversidade, São Paulo é uma cidade para todos os gostos, todos os bolsos e paladares. Pensando dessa forma, o DescontoSP é um programa que oferece os melhores serviços e atrações de São Paulo através de benefícios e descontos em diversos locais da cidade, com o intuito de oferecer ao visitante todas as sensações que a cidade proporciona.

Quem não gosta de um bom desconto?

O presente case é resultado de um trabalho que o SPCVB vem realizando desde 2006. Desta data até 2010, este programa atuou exclusivamente com a distribuição de cupons impressos. Foi desse modo que o DescontoSP iniciou sua atividade, com uma média de 120 cupons por catálogo, em duas edições anuais.

Em 2010, o programa ganhou sua versão online mais arrojada, através do site www.descontosp.com.br, onde o usuário pode acessar mais de uma centena de cupons com até 60% de desconto em diversos estabelecimentos e nas regiões mais movimentadas da capital.

Dentro desta vertente de compras coletivas, o DescontoSP tornou-se portanto, um site de cuponagem que visa ser hospitaleiro com o turista, oferecendo vantagens para que o mesmo aproveite a cidade por mais tempo e com mais qualidade.

Galeria de imagens
Site www.descontosp.com.br (versão 2012)
Site www.descontosp.com.br (versão 2012)
Lançamento Site DescontoSP 2011 (mail mkt)
   

 

Sites de compra coletiva estão na moda. Dada a explosão da febre dos cupons em todo o mundo, manter um site ao estilo compra coletiva, é hoje um negócio bastante cobiçado. O DescontoSP é um projeto do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) que se lançou a este mercado que cresce exponencialmente, e que tem pouco mais de dois anos de existência no mundo.

Do mesmo modo que os sites tradicionais de compras coletivas, o DescontoSP funciona com a mesma mecânica. Basta que o usuário acesse, cadastre seus dados, imprima e apresente seu cupom ao estabelecimento escolhido dentro da data de validade impressa. Há opções de busca por destino (capital, litoral ou interior de São Paulo), por categoria da empresa ou por faixa de descontos que variam de 5% a 60%.

Com o DescontoSP há diversas maneiras de conhecer e aproveitar o melhor de São Paulo e seus diversos atrativos.

São centenas de descontos e benefícios, a citar:
• Agências de Viagens
• Bares e Restaurantes
• Buffet
• Compras
• Entretenimento
• Espaço para Eventos
• Estética
• Hospedagem
• Locadoras
• Museus
• Seguros e Assistências
• Serviços de Lavanderia
• Tradução e Interpretação

Com exceção à mecânica dos sites de compras coletivas tradicionais, formas de pagamento online não são aceitas no DescontoSP, sendo efetuado diretamente no estabelecimento.

O site possui também um FAQ com perguntas e respostas, esclarecendo as principais dúvidas de acesso.

Enquanto produto promocional do São Paulo Convention & Visitoes Bureau, o DescontoSP está espalhado através de totens digitais em diversos hotéis associados do SPCVB na capital. Via terminal da empresa parceira Elgin, é possível acessar o site e obter automaticamente impresso o cupom escolhido (vide imagens do totem em anexo).

Ainda promocionalmente, o SPCVB divulgou o programa através de postais de São Paulo. Em 2010 foram distribuídos 1,5 milhão de cartões postais em diversos hotéis associados na capital. O intuito é despertar a atenção para fotos dos principais ícones turísticos da cidade e, em contrapartida, estimular o turista a acessar o site DescontoSP (vide imagens dos postais em anexo).

A comunicação da renovação das ofertas é feita via e-mail marketing (vide anexos), sendo que via de regra a expiração da validade de cada cupom é semestral. Portanto o programa possui duas edições anuais.

Recentemente, em outubro de 2011, o DescontoSP inovou sua atuação promovendo campanhas sazonais, como por exemplo na Campanha Hotelaria 2011 (vide mail mkt anexo).

Como ação de planejamento, em 2012 o SPCVB pretende ampliar sua atuação junto ao DescontoSP, abrindo a oportunidade de não associados participarem ativamente do site incluindo ofertas semestrais ou sazonais.

Galeria de imagens
Postal DescontoSP - Berrini - frente
Postal DescontoSP - Centro Anhembi - frente
Postal DescontoSP - Faria Lima - frente
Postal DescontoSP - Paulista - frente
Postal DescontoSP - Ibirapuera - frente
Postal DescontoSP - verso (português)
Postal DescontoSP - verso (inglês)
Totem DescontoSP (Elgin)
MailMkt DescontoSP 2011
Processo de Renovação (mail mkt)
Processo de Renovação (mail mkt)_ 2
Campanha Hotelaria_Out2011
     

 

O DescontoSP é fundamentalmente mantido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau através da contribuição mensal advinda de seus associados. A adesão ao programa é opcional, ou seja, um associado mantenedor pode aderir ou não ao programa. Uma vez que há adesão, os cupons são inseridos sem custo e nenhuma taxa extra é revertida ao SPCVB após o uso do cupom pelo usuário do site.

Sendo assim, este programa é de caráter exclusivamente promocional, atendendo à missão do SPCVB que é participar ativamente como sociedade civil e organizada na promoção, captação e desenvolvimento do destino São Paulo.

Para 2012 o SPCVB, dentro de suas premissas de sustentabilidade, pretende implantar o midiakit online do DescontoSP. Esta ação incentivará a publicidade no site de modo que os anunciantes poderão obter vantagens competitivas expondo sua oferta de forma ao mercado de forma mais expansiva.

Em termos de desempenho e relatórios de acesso, o site vem obtendo um crescimento mensal, sendo que o índice referente ao mês de setembro/2011 o site obteve 2.384 visitantes e 7.771 visualizações de páginas (conforme gráfico em anexo).

Com relação à responsabilidade social e ecológica, o programa obteve uma crescente evolução neste aspecto. Desde o início do programa em 2006, todos os catálogos foram impressos em papel reciclável, demonstrando a constante preocupação da empresa com o meio ambiente. Em todos os catálogos impressos de todas as edições foi aplicada a frase de incentivo “Preservar o meio ambiente é tudo de bom” juntamente com o símbolo oficial de reciclagem (até 2009) ou selo FSC (2010), lembrando que o slogan do São Paulo Convention & Visitors Bureau é “São Paulo é tudo de bom”.

Em 2010, dando continuidade ao projeto os aspectos ecológicos, o programa encerrou sua atuação promocional impressa, adotando exclusivamente a atuação online em caráter de sustentabilidade e responsabilidade social.

Galeria de imagens
DescontoSP - Relatório de Acesso - Set/11
Catálogo DescontoSP (2006 - 2010)
     

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892