REDE DE RELACIONAMENTOS: Desde 2002, a Biblioteca de Idéias mantêm relacionamento com a empresa Dodecaedro, sediada na Argentina. O objetivo deste relacionamento, para Biblioteca de Idéias, é o de melhorar o atendimento à empresas nacionais, quando em eventos internacionais, tanto no Brasil, quanto no exterior.
Desde então, pela integração destas empresas, foram desenvolvidos em conjunto por suas equipes, projetos, montagens e produções de estandes para os clientes: Rhodia, Polibrasil (Atual Brasken), Localiza, Intralox, Property House, Sol Melia, Jonhson, Bloomberg. Trabalhos estes realizados na Argentina, Alemanha e Brasil.
A PRODUÇÃO e o desenvolvimento do ESTANDE SOLVAY, seguiu o seguinte roteiro:
1) Mari Viana – Biblioteca de Idéias, em reunião com o expositor, realizou a primeira reunião de entendimento do negócio e elaborou o briefing.
2) Alejandro Blitstein – Dodecaedro, e seus colaboradores, desenvolveram o projeto.
3) Mari Viana – Biblioteca de Idéias & Patricia Bach – Dodecedro, apresentaram o projeto.
APÓS APROVAÇÃO DO PROJETO, e dos procedimentos formais realizados pela Biblioteca de Idéias para assinatura de contrato, iniciou-se a produção, REALIZADA PELA BIBLIOTECA DE IDÉIAS.
Considerando que o projeto Dodecaedro havia sido desenvolvido na Argentina, e que poderia surgir ruídos de comunicação, seguimos o seguinte roteiro:
DETALHAMENTO:
1) CONTRATAR UM ARQUITETO para ficar responsável por total dedicação a detalhamentos construtivos, acompanhamento da obra no galpão e possíveis projetos e detalhamentos de itens adicionais.
APLICAÇÃO DO PRODUTO PVC: PRINCIPAL FOCO DE NOSSA ATENÇÃO:
Considerando que o projeto de arquitetura já contemplava o uso do TUBOS DE PVC NAS PAREDES DAS SALAS VIPS, material fornecido pela empresa MAJESTIC, propusemos:
* este material é o mais conhecido popularmente.
APLICAÇÃO DE IDÉIAS COMPLEMENTARES:
1.A) Que todas as PAREDES E TETOS FOSSEM REVESTIDAS EM PVC, proposta aceita e material fornecido por empresa cliente do expositor, em acordo com o expositor. Para isso fomos até a unidade fabril no interior de São Paulo, para escolher os materiais que se harmonizassem com a proposta de arquitetura e valorasse a apresentação do produto.
1.B) LUMINÁRIAS MONTADAS EM PVC, instaladas em volta das salas Vips. Peças desenvolvidas por artesão de nossa equipe de produção.
1.C) TAPEÇARIA, POLTRONAS E SOFÁS, REVESTIDOS EM PVC, Material também cedido pelo expositor e estofamento realizado pela empresa que elegemos para fornecimento dos móveis: CBL.
1.D) REVESTIMENTO DE PVC NOS BALCÃO ATENDIMENTO EXTERNO E BALCÃO BAR INTERNO, nas bases de seus corpos.
DEFINIÇÃO DE EQUIPE DE CONSTRUÇÃO:
2) Convidamos a equipe da empresa PREMEG, empresa com mais de 30 anos de mercado, e decidimos construir o estande em suas instalações, pois possuem profissionais experientes e 5 galpões, adequados para construção com qualidade.
Com esta equipe, determinamos que todo o estande, nas partes que não fossem revestidas com o PVC, seria formicado.
- Vitrines fórmica branca
- Bases balcões fórmica branca
- Portal entrada, fórmica padrão embuia
* isto par evitar uso de tinta e lixa no pavilhão, e par evitar atraso na obra.
Esta decisão foi fundamental para o cumprimento dos prazos, considerando que por conta da decisão de Prefeitura de São Paulo, transferir a Fórmula Indy 300, para o dia 02 de maio, praticamente perdemos 01 dia de montagem no pavilhão. Isto ocorreu, pois um no dia anterior, a chuva impediu a realização do evento, mas por conta de sua importância, ele o invés de cancelado, foi transferido.
CRIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO VISUAL:
3) Oferecemos para a direção da Solvay, o serviço de criação de imagens para o estande, pois naquele momento, eles não tinham uma agência selecionada. Então, recebemos seus arquivos, avaliamos, selecionamos e editamos, com nosso fornecedor, que nos atende há mais de 10 anos: DUDA JANUZZI.
Foram 17 imagens no total. Ocupamos praticamente o mesmo tempo de construção e criação que seguiu paralelamente.
Alem da comunicação do estande, também criamos a comunicação do brinde - sacolas, distribuídas na feira.
DECORAÇÃO & PAISAGISMO:
4) Considerando que o processo de criação foi integrado, selecionamos a ASTROMÉLIA, flor de aparência delicada, todavia resistente, nas cores da comunicação visual, e montamos buquets distribuídos nos aparadores das salas Vips e nas mesas de apoios dos lounges. Este cuidado humanizou e harmonizou as áreas. UM detalhe sutil, que seduz o inconsciente, pensado cuidadosamente com antecedência.
Na área externa, selecionamos a “paulistinha” em tons branco e verdes.
Mantivemos o estande aromatizado durante o evento, com uma agradável fragrância.
Uma cascata de orquídeas Phalaenosis, foi montada em um vaso de grande porte sobre o balcão de atendimento, com o intuito de preencher aquele espaço amplo e embelezar todo o ambiente com requinte e bom gosto.
Realização: Mari Viana, fornecedor: Uemura Flores.
TETO / ALTERAÇÃO DE PROJETO ORIGINAL:
5) Ao avaliar como precisaria ser construído o teto, inicialmente proposto no projeto, com uma faixa transparente de tecido no seu centro, reconsideramos, todavia, para não deixar de atender a proposta de tecido no teto, decidimos por:
- Construir 02 luminárias na medida de 2,00 x 2,00 cada, em ferro, revestidas em tecido organza (tecido que costumeiramente é utilizado para costurar vestidos de noiva), tecido ligeiramente translúcido, no formato que foi desenvolvida toda a comunicação visual, ou seja, quadradas com dois de seus cantos arredondados. Este detalhe, preencheu e completou o espaço aéreo com muita pertinência.
REFRIGERAÇÃO:
06) Por conta de todas as paredes terem sido estruturadas de vidro, ao invés de usarmos o ar condicionado split, substituímos os mesmos por modelos casset, estes fixados no teto.
MOBILIÁRIO:
07) Não conseguimos locação de mesa de reunião adequada, portanto, desenhamos e construímos as 02 unidades usadas na sala Vip. Utilizamos a mesma fórmica madeira embuia do portal de entrada e do internet point.
MANUTENÇÃO& ASSESSORIA:
08) Mantivemos equipe de manutenção, tanto durante o evento, quanto aos momentos finais da desmontagem.
BUFFET:
09) Não éramos responsáveis por este serviço, todavia no momento do fornecedor do expositor descarregar os vinhos que seriam servidos no estande, o mesmo não concordou em pagar o estacionamento, para descarregar dentro do estande, portanto, pagamos e conseguimos com os organizadores que o carro fosse até o estande, com isso, tudo correu bem, e quando o expositor chegou, tudo estava organizado.
10) RETIRADA DE BRINDES E SOBRAS DE FOLHETERIA AO FINAL DO EVENTO:
Por conta de estarmos no local, fomos informados de que não havia sido planejada a retirada da sobras de brindes, portanto, assumimos a responsabilidade do carregamento, retirada e guarda de 48 caixas, que foram retiradas posteriormente em nossa unidade.
Com isso, completamos a total assessoria, sem transferir para o expositor nenhuma responsabilidade que pudemos assumir. Mesmo as responsabilidades que poderiam ter sido de colaboradores de sua própria equipe, que naquele momento não estavam preparados.
Agimos desta forma, pois entendemos que a integração na realização dos trabalhos e colaboração recíprocas são fundamentais para o bom andamento do evento.
SERVIÇOS DE 3OS NÃO REALIZADO POR NOSSA PRODUÇÃO::
O serviço oferecido no evento: Buffet e recepcionistas, foram contratados direto pelo expositor, e não tivemos interferência nos mesmos.
Complementou a aplicação do produto PVC no estande, itens fabricados com o PVC, de diversas áreas de atuação, itens estes selecionados e fornecidos pelo expositor, que convidou um profissional vitrinista, para organizar a vitrine.
Aqui, concluímos a apresentação da produção e diferenciais de atendimento.
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ABAIXO BRIEFING & MEMORIAL DESCRITIVO, CONFORME CONTRATO: (que recebeu pequenas alterações de adaptações com objetivo de melhorias):
Necessidades para desenvolvimento do projeto, informadas pelo expositor:
- Área de relacionamento com balcão bar, bistrôs altas, bistrôs baixas, nichos com sofás, ou seja, um ambiente integrado e confortável.
- 02 salas de reuniões para 04 e 06 pessoas cada
- 01 chapelaria pequena
- Na entrada, o balcão de atendimento para 03 recepcionistas.
- 01 copa grande
- 01 depósito
- 02 vitrines para exposição do produto, neste produtos com aplicação do PVC
* As principias áreas de aplicações do PVC:
Construção Civil: tubos, conexões, cabos, pisos laminados, forros, esquadrias, portas e janelas
Decoração e mobiliário: mais diversas como, sofás, poltronas, luminárias, adesivos etc.
Médica: bolsa de sangue e soro, cateteres, luvas etc.
Moda: roupas, sapatos, acessórios como pulseiras e colares
Se quiser conhecer mais pode acessar o site do Instituto do PVC
Estilo do estande & complemento de comentários:
Fechado, com objetivo de área de relacionamento com o melhor aproveitamento possível do espaço.
A construção deve ter uma estética diferenciada.
Se recuar a entrada, para colocar balcão de atendimento, recuar o mínimo possível para não perder área interna.
Mostrar a questão tecnologia
Utilizarão imagens grandes.
A copa deve ter um espaço confortável, pois servem um Buffet bem elaborado, com barista, etc... para aproximadamente 1.000 pessoas dia.
Concorrência: até 06 montadoras poderão ser convidadas.
IMPORTANTE: Projeto adequado, bom aproveitamento da área interna, desenho diferenciado, dentro do orçamento proposto, entregue na data.
MEMORIAL DESCRITIVO:
Piso:
Piso elevado a 10cm, construído em madeira e revestido MDF branco, com rampa de acesso a portadores de necessidades especiais.
Paredes:
Paredes construídas a 4,00m de altura sendo:
Paredes externas construídas em vidro para aplicação de comunicação visual translúcida;
Parede das salas VIP, lateral ao balcão/bar e das vitrines em estilo pergolado construído em madeira pintado na cor branco com pilares de sustentação em metal pintado de prata conforme projeto apresentado.
Teto:
Teto fechado em madeira e napa.
Elétrica:
Iluminação externa com luminárias HQI com braços metálicos.
Iluminação nas vitrines com lâmpadas embutidas.
Iluminação interna com luminárias HQI embutidas.
Iluminação retro-iluminada nos totens externos.
Iluminação decorativa interna com 02 luminárias redondas nas salas de reunião e 12 luminárias retangulares.
Tomadas 110V e 220V nas salas de reuniões e na copa. Nas demais áreas serão instaladas tomadas 220V.
Salas de reuniões:
02 salas de reuniões com 35m² cada aproximadamente, com fechamento em vidro com adesivo azul, sem transparência, com mobiliário relacionado no item correspondente. Fechamento da parte superior (pergolado) com material transparente para melhoria de isolamento acústico.
Portal de entrada:
01 portal de entrada frontal com porta de vidro na medida de 1,86m X 2,90m.
Batente da porta de acesso construído em madeira MDF imbuia;
Portas:
Sala reunião
02 portas de vidro Blindex Salas de reunião adesivadas em vinil adesivo azul sem transparência.
03 portas de madeira ( copa deposito/Chapelaria) .
01 porta vidro entrada estande
Copa:
Construído na medida de 4,5m X 3,00m e porta com saída para lado externo do estande, contendo pia, 03 metros lineares de prateleiras e bancada, com os equipamentos relacionados no item correspondente.
Chapelaria/depósito:
Construída na medida de 3,50m X3,30m (+ 1m para geladeira)e duas portas (com saída para lado externo e interno) do estande contendo 09 metros lineares de prateleiras.
Parede divisória com 1 janela.
Janela parede lado esquerdo entrada chapelaria.
Totem:
01 totem frontal na medida de 5,60m X 1,00m X 5,00m para aplicação de comunicação visual.
01 totem nos fundos na medida de 5,60m X 1,00m X 4,75m para aplicação de comunicação visual.
Paredes laterais:
01 parede com detalhes em tubos pvc e vidro para comunicação visual em cada lateral do estande medindo 7,00m X 3,00m cada, fixadas no teto conforme projeto apresentado.
01 empena na parede interna da copa/depósito medindo 4,00m X 2,00m, fixada no teto conforme projeto apresentado.
Vitrine:
01 vitrine em cada lateral, em estilo pergolado construído em madeira pintada na cor branco com pilares de sustentação em metal pintado de prata de 4,00m. Com fundo em parede branco.
Prateleiras 0,50 – 1,00 – 1,50
Fechada em vidro pelo lado externo.
Balcões construídos:
01 balcão/bar na medida de 4,00m X 0,50m X 1,10m, construído em madeira com tampo em fórmica branca e acabamento em PVC (conforme indicação do expositor). Contém prateleiras internas.
01 balcão de atendimento na medida de 2,00m X 0,50m X 1,10m, construído em madeira pintado de branco com tampo em vidro. Contém prateleira interna e comunicação visual externa.
01 Bancada para 2 computadores construído em madeira , com revestimento em fórmica branca .
Mobiliário:
55 banquetas altas.
02 mesas de reuniões com tampo de 1,20m de diâmetro cada.
14 cadeiras.
16 mesas bistrô altas.
04 sofás de 02 lugares cada.
04 mesas de centro/canto.
08 poltronas.
08 puffs.
10 lixeiras.
01 arara/cabideiro.
02 aparadores.
Decoração:
04 vasos de plantas naturais no piso.
01 arranjo floral no balcão/bar.
06 vasos nas mesinhas de centro e salas reunião – pequenos.
12 metros de jardinagem com plantas naturais.
Luminárias conforme relacionado no item correspondente.
Equipamentos:
04 aparelhos de ar-condicionado de 60.000 btus cada, distribuídos na área de atendimento interno.
02 aparelhos de ar-condicionado de 36.000 btus cada, sendo um em cada sala de reunião.
01 aparelho de ar-condicionado de 12.000 btus casa, na copa.
02 geladeiras.
02 notebooks (com técnico full-time).
01 freezer.
Comunicação Visual Planejada:
07 imagens em adesivo vinil imagem aplicadas nos vidros laterais externos, na medida de 2,00m X 2,00m cada.
02 gigantografias em lona back nos totens frontal e fundos, na medida de 3,90m X 3,90m cada.
01 logo no balcão de atendimento em adesivo imagem na medida de 1,00m X 0,43m.
02 logos nas paredes laterais em spuma Pack na medida de 2,95m X 1,09m cada.
01 logo no balcão/bar em adesivo imagem na medida de 1,70m X 0,63m.
01 gigantografia interior lateral depósito em adesivo imagem na medida de 3,15m X 3,60m.
02 gigantografias na parte interior das vitrines em adesivo imagem na medida de 4,00m X 2,00m cada.
01 gigantografia na parede interior do acesso principal em adesivo imagem na medida de 3,40m X 3,40m.
44m² de adesivo azul conforme projeto.
Criação de imagens PLANEJADA:
Criação de 07 imagens na medida de 2,00m X 2,00m cada (para adesivo das paredes externas).
Criação de 02 imagens na medida de 4,50m X 4,50m cada (para adesivo dos totens frontal/fundos).