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Case: ESPAÇO MODA FRANCA - FRANCAL 2011
Candidato: Biblioteca de Idéias Com.Estandes Ltda./Biblioteca de Idéias Eventos Empresariais
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Espaço Moda Franca - Francal 2011

42ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios

Edição: 42ª
Organização: Francal Feiras
Data: de 27 a 30.06.2011
Local: Centro de Exposições Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana
CEP 02012-021

Área Global de Exposição: 82.000 m²
Expositores: 1.000 expositores,
Público: 60.000 visitantes
Periodicidade: Anual
Entrada: Somente para profissionais do ramo calçadista,mediante a apresentação de convites.

Estande; Espaço Moda Franca: 972 m2 (36,00m x 27,00m) - Ponta de ilha

Estilo: Misto

Estudo da feira:
A Francal 2011, uma das maiores e mais importantes feiras do setor calçadista do Brasil.
Com uma visitação de 58.432 mil profissionais do setor (sendo 28.234 compradores nacionais e internacionais), foi encerrada nesta quinta-feira (30), a FRANCAL 2011 – 43ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, principal evento do setor no Brasil e um dos maiores do mundo. Mais de 1.000 fabricantes, representando 3.000 marcas, apresentaram as novidades da temporada mais longa e rentável do ano para os fabricantes e lojistas: a primavera-verão.

Este ano, a feira aconteceu mais cedo a pedido do próprio mercado, que vem antecipando o lançamento de suas coleções da estação quente. Com isso, os produtos começarão a chegar às lojas já no final de julho, ampliando o período de vendas.

Sobre o Sindicato da Indústria de Calçadista de Franca, Prefeitura de Franca e Sebrae:
A integração destes órgãos, propicia que os micro e pequenos empresários de Franca participem da Francal, e Couromoda.

Sobre os expositores:
Formados por micro e pequenos empresários da região, os expositores são estimulados a participar da feira, e recebem incentivos que permitem sua inserção neste mercado.

Galeria de imagens
Fachada vista esquerda
Fachada vista Direita
Portal Entrada
Vista Estande Esquina
Vista Corredores
Sala VIP
Estande Decorado com diferenciais
Estande Padrão
Office - Ponto Internet
Balcão Bar - VIP
Área Exportação
Balcão Atendimento
Recepcionistas Bilingues
Recepcionists Bilingues
Recepcionistas Bilingues
Equipe Sindifranca
Equipe Apoio e Manutnção
Recepcionistas Bilingues
   

 

Desde meados de 2.009, a Biblioteca de Idéias iniciou relacionamento com o grupo: Espaço Moda Franca.

Neste período produziu as edições das feiras Couromoda e Francal.

Destacamos neste caso, o trabalho que vem sendo realizado:

1) Conhecemos a região de Franca, as empresas dos expositores, o Sindicato, a Prefeitura e o SEBRAE, através de seus representantes.

2) Entendemos que o negócio de todos os envolvidos, tem como objetivo, integrar os fabricantes ao mercado comprador, que é um mercado internacional.

3) Compreendemos que os expositores, são parte dos melhores fabricantes de calçados do Brasil, todavia, sem experiência em feiras.

4) Assumimos com o SINDIFRANCA, o compromisso de realizar uma produção completa do evento.

5) Dividimos a responsabilidade do sucesso da operação com os seguintes órgãos e empresas:
- Sindifranca
- Prefeitura de Franca
- SEBRAE
- Organizadoras dos eventos
- Agência de criação do Sindifranca

6) Nossa responsabilidade:




PROJETO:
A) Compartilhar a crição do conceito do projeto, de maneira a manter a mesma proposta para todos os expositores. Para isso, definimos além do espaço pré-determinado, os seguintes itens:

- 01 testeira para aplicacão da logomarca construída em madeira e impressa com vinil em imagem, para respeitar o pantone e a identidade de cada um. Nos casos de estandes esquinas, construímos 2 testeiras.
RESULTADOS: deixar de usar vinil recorte, usado até então, valorou adequadamente cada marca.

- Mobiliário / Frigobar e Buffet: selecionamos móveis de bom acabamento, excelentes condições, nas cores branco e cromado (02 mesas, 8 cadeiras, 1 armário baixo e 01 frigobar). Elegemos uma empresa fornecedora de itens de Buffet, que manteve plantão de atendimento dentro do espaço. Para expositores que preferiram mais itens, atendemos no mesmo desenho.
RESULTADOS: Conseguimos um ambiente organizado, claro, e confortável, além de adequado, pois todos puderam possam ter condições de manter um estoque de água, refrigerante, sucos, frutas e lanches, evitando com isso horas perdidas em filas de restaurantes e/ou lanchonetes.

- Carpete: tanto dos estandes, quanto dos corredores, conseguimos que os expositores aceitassem a proposta de uniformidade de cores.
RESULTADO: Ambiente mais limpo, claro.

- Comunicação Visual:
Nos estandes, de mesma medida na testeira de todos os expositores.
Na área vip, destaque para os 3 integradores: Sindicato, Prefeitura e SEBRAE.
Na área externa, em letra caixa, com o nome do espaço. O trabalho adicional tem sido o de convencer os expositores a manterem a proposta, respeitar a área comum, e se limitarem a inserir banner ou logo adicional somente dentro do seu estande. Como os expositores não são os mesmos todos os anos, o trabalho é constante, e mesmo durante a feira, costumamos precisar reorientar alguns deles.
RESULTADOS: Todas as logos aplicadas corretamente, com seus pantones.

- Vitrines individuais:
Cada expositor tem sua vitrine, a qual podem destacar um lançamento ou desenho de preferência. Sempre nos colocamos a disposição para sugestões de decoração, mas deixamos todos a vontade par decidirem. Apenas orientamos para utilizarem somente o espaço interno.
RESULTADO: Os expositores s envolvem com a decoração, ficam a vontade e recebem um diferencial construtivo.

- VIP:
Este espaço foi organizado par permitir um ponto de internet para atender os expositores, um ponto para um café, e uma sala vip para reuniões mais formais.
ATENDIMENTO:
B) Durante praticamente 4 meses do ano, nos colocamos a disposição do Sindifranca, integrador do projeto para adequações de planta, e solicitações adicionais.
Todos os expositores tem canal direto com nossa empresa, de forma que podem receber consultoria adicional e/ou pedidos extras.
Estamos também integrados com o organizador.
É COMO SE CADA UM DOS EXPOSITORES, TIVESSEM A SUA DISPOSIÇÃO UM DEPARTAMENTO D EVENTOS COMPLETO, PARA ATENDER TODAS AS SUAS SOLICITAÇÕES, mesmo para aqueles que possuem agência de criação publicitária.
Realizamos também todo o preenchimento de taxas junto a organizadora, para cada um dos em média 50 expositores.

STAFF:
C) Além de coordenar toda a produção da construção do estande, também somos responsáveis por:
- Contratação e supervisão de profissionais bilíngües, que atendem os expositores durante o vento.
- Contratação e supervisão da equipe de manutenção e apoio durante o evento.
- Contratação e supervisão da equipe de limpeza durante o evento.

DECORAÇÃO E PAISAGISMO – VITRINE:
D) Conceito & Montagem destes itens, são elaborados por nossa equipe.

EQUIPAMENTOS:
E) Ar condicionado. Neste item, para eliminar o custo da instalação do piso elevado, desenvolvemos técnicas de deságüe, que permitem melhor adequação de equipamentos mis potentes.
RESULTADOS: Refrigeração adequada e economia de uma média de R$30.000,00.

KWAS & ELÉTRICA:
F) Todos os estandes são iluminados com lâmpadas de Led, praticamente eliminando o consumo de quase 200KVAs.













MEMORIAL DESCRITIVO:

Piso:
Piso sem elevação nas áreas comuns e estandes, com acabamento em carpete forração cinza escuro nos estandes e vermelho nos corredores.
Piso com elevação de 10cm na área Institucional, construído em madeira com acabamento em carpete forração cinza escuro e rampa de acesso a portadores de necessidades especiais.


Paredes:
Paredes dos estandes construídos em material padrão, com 3,00m de altura.
Paredes da área Institucional construída em madeira com acabamento em bagum branco.
Paredes das laterais externos dos estandes, construídos em vidro temperado.
Parede da fachada frontal construída em vidro temperado com 5,00m de altura.

Teto:
Teto dos estandes construídos com material padrão e iluminação embutida.

Elétrica:
Iluminação externa com luminárias HQI com braços metálicos.
Iluminação nas vitrines com lâmpadas LED embutidas.
Iluminação dos estandes com luminárias LED embutidas.
Iluminação dos corredores e vitrines e fachada frontais, com luminárias HQI embutidas.
Tomadas 220V.
Quadro geral corta-corrente.

Fachada:
Fachada frontal estruturada em vidro, com aplicação de comunicação visual em vinil adesivo e frase “Espaço Moda Franca” em letra caixa, na medida de 24,00m de comprimento.
Cortina de ar nos vãos livres.

Detalhamento dos estandes:
33 estandes no total (32 expositores e 01 fundo social) na medida de 16m² (4,00m X 4,00m) cada, contendo:
25 metros lineares de prateleiras de vidro temperado
02 mesas de reuniões
06 cadeiras
01 armário baixo com prateleira interna e chave
01 frigobar
01 aparelho de ar-condicionado
01 logomarca na testeira frontal na medida de 1,50m X 0,50m (os estandes de esquina terão 02 testeiras cada)
01 vitrine frontal construída em madeira com acabamento em bagum e vidro temperado, com iluminação interna embutida


Detalhamento Área Institucional:
Área de 40m² contendo:
04 poltronas individuais
01 sofá de 2 lugares
01 mesa de reuniões tampo 0,60cm
02 mesas bistrôs altas
09 banquetas altas
04 cadeiras bancada computador
03 cadeiras mesa reunião 0,60 vip
01 mesa de centro
01 vaso de plantas naturais
01 bancada em material padrão na medida de 4,00m X 3,00m X 0,50m, para equipamentos
06 computadores em rede com acesso a internet
01 aparelho de fax/impressora, com insumos (papel, toner, etc.) para o período do evento
01 porta-catálogos
01 bancada de apoio construída em material padrão na medida de 2,00m X 0,50m - café
01 balcão de atendimento em semi-círculo construído em madeira na medida de 1,00m X 0,50m X 1,10m
01 aparelho de ar-condicionado Split de 60.000btus
01 testeira para logotipo na medida de 1,50m X 0,50m
03 placas logos (bolsa materiais, pronta entrega, exportação)
01 parede de vidro com porta, separando lounge da área atendimento.
09 logos vinil imagem (SEBRAE, prefeitura, Sindifranca)
Piso elevado 0,10m com rampa de acesso a portadores de necessidades especiais.

Detalhamento Fundo Social
02 balcões vitrines
02 armários com chaves
2 cadeiras
1 espelho grande
1 mesa redonda

Detalhamento depósito:
16m² de área, com porta frontal contendo:
02 bancadas de trabalho em material padrão
01 geladeira
01 espelho
01 aparelho de ar-condicionado
02 roupeiros com portas e chaves

Staff:
03 profissionais para limpeza da área e estandes
06 recepcionistas (3 monolíngües e 3 bilíngües)
02 seguranças noturnos para o período de recesso
01 segurança diurno

Equipamentos:
35 aparelhos de ar-condicionado
12 metros lineares de cortina de ar
34 aparelhos de frigobar
01 geladeira
01 Multifuncional
06 computadores
03 TVs de plasma 42” com DVD portátil

Galeria de imagens
vitrine
fachada
estandes
estandes
estandes
estandes
estandes
estandes
estandes
 

 


DESAFIOS & SOLUÇÕES:

Construir para 31 expositores, ou seja, 31 empresas diferentes uma da outra, e concorrentes, sob o mesmo espaço. Quase 1.000m2!

Integrá-los & manter o ambiente em harmonia.

Otimizar o investimento financeiro, pois tudo é exponencialmente grande.

Por exemplo, se falamos em investir R$30,00m2 para colocação de piso elevado, falamos em investir R$30.000,00

Se consideramos o consumo de KWAs das tradicionais lâmpadas HQIs, podemos chegar quase a mais 200 KVAs, com isso um investimento de quase R$50.000,00 considerando o KVA no valor de R$241,45.

PORTANTO, TUDO É EXPONENCIALMENTE GRANDE e precisa ser cuidadosamente planejado.

NOSSA CONTRIBUIÇÃO:

Substituir toda a iluminação dos estandes por lâmpadas de LED.

Desenvolver um sistema de desague, que permita utilização de ar condicionado adequado, sem a construção do piso elevado.

Levamos um tempo para entender como funcionava o mercado destes produtos, e entender porque os profissionais não ajustavam estas adequações, e a conclusão que chegamos, é que apenas uma produção cuidadosa e comprometida, resolveria esta questão, então optamos por nos dedicar 100%, ou seja, desde o atendimento, construção e manutenção, em tempo integral ao espaço e expositores.

RESULTADO: Satisfação total, confirmada por pesquisa pós feira.


Espaço Moda Franca - Francal 2011

Quantidade de contatos foram feitos aproximadamente:
Total: 1510
Média por empresa: 45 contatos


Quantidade de pedidos efetuados:
Total: 645
Média por empresa: 19 pedidos


Quantidade de pares vendidos:
Total: 139.050
Média por empresa: 4.213


Faturamento estimado:
Total: R$ 5.795.500,00
Média por empresa: R$ 175.606,00

Galeria de imagens
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