Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: RED BULL SOUNDERGROUND
Candidato: GAIA PRODUÇÕES DE EVENTOS E SHOWS LTDA/Barong/ Ginga,brasilis
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Red Bull Sounderground - 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô

Red Bull Sounderground 2010 foi o primeiro Festival Internacional de Músicos de Metrô da história. Um evento de cunho cultural, desenvolvido via leis de incentivo (Lei Rouanet de Incentivo a Cultura), que conseguiu prestar um grande serviço ao público usuário do Metrô de São Paulo, trazendo música de qualidade de 9 países diferentes - Inglaterra, México, Rússia, Canadá, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Brasil - e disponibilizando-a a milhares de passageiros durante uma semana. Devido ao formato inédito, o Red Bull Souderground chamou a atenção não só do público, como também da mídia, gerando um retorno institucional grandioso para a marca (mídia espontânea apenas em TV e jornais equivalente a 6 vezes o valor investido no projeto).Esse evento foi um dos mais importantes para a marca em 2010, fortalecendo o contato com seu público-alvo em um ambiente em que ela nunca esteve presente, além de um residual extremamente positivo, basta ver a grande viralização ocorrida em meios como Youtube e Twitter

Galeria de imagens

Com um posicionamento de marca muito claro e diferenciado no mercado de bebidas, a Red Bull sempre inovou em relação às suas ações de marketing promocional, procurando com isso sustentar sua liderança mundial no mercado de bebidas energéticas. Aplicando mais de 30% de seu faturamento em marketing, sendo que metade desse montante é destinado a eventos, hoje, a Red Bull tem três linhas de ação muito claras: entretenimento, cultura e esportes radicais. Nesse contexto, a Red Bull procura realizar eventos de qualquer porte: mega, ou mini desde que sejam inovadores, ousados, desafiadores, entre outros tantos atributos que consigam transmitir a essência da marca ao seu público. Adicionalmente, esses eventos têm que ter alcance mundial, ou seja, podem ser desenvolvidos em outros países aonde a Red Bull possua operações. No Brasil, a marca tem investido em mega-eventos como o Air Race (a única corrida aérea do mundo), e em outros eventos de médio (House of Art, Music Armada, Street Style etc.) e de pequeno porte (Soap Box, Thre3style, Tum tum Pá etc.).

O Red Bull Sounderground atendeu a todos os objetivos citados. Inovador, ousado, criativo, cultural, musical e global. Rompeu barreiras, inclusive dentro do próprio Metrô de São Paulo e levou ao público, de maneira inesperada, música de altíssima qualidade de todas as partes do mundo. Seu caráter internacional é evidente ao trazer músicos de metrô de grandes cidades de 8 países distintos (EUA/Nova Iorque, Inglaterra/Londres, França/Paris, Alemanha/Berlim, Espanha/Barcelona, Rússia/Moscou, México/Cidade do México, Canadá/Montreal), além é claro de Brasil/São Paulo. Nessas mesmas cidades, as operações locais da Red Bull, envolveram-se tanto na organização, quanto na divulgação e seleção dos músicos, para trazê-los ao Brasil. Ou seja, ao mesmo tempo que tínhamos um evento local, sua abrangência e repercussão atingiu outros países.

A plataforma musical totalmente diversificada e inusitada, indo desde música erudita até rock'n roll, passando por chorinho e world music, surpreendeu e agradou enormemente o público que, imediatamente se identificou com a proposta do projeto e com a marca que o representava. O ambiente físico em que os músicos se apresentaram também colaborou para o fortalecimento da imagem da marca perante aos usuários do metrô. Foram 11 estações, 10 delas usadas de segunda à quinta-feira (Barra Funda, República, Anhagabaú, Sé, Brás, Tatuapé, Itaquera, Luz, Ana Rosa e Vila Madalena) para apresentações individuais e, no último dia, uma jam session, na estação Paraíso.

Em todos esses locais a Red Bull apareceu nos backdrops demarcando os locais de apresentação e em todos os acessórios utilizados pelos músicos. Claramente associada ao evento, a marca posicionou-se em São Paulo como uma das grandes incentivadoras da cultura.

Galeria de imagens

 

Estratégia:
Associar a marca Red Bull a eventos inovadores utilizando áreas públicas como pano de fundo para esses acontecimentos e com grande penetração em público de massa. Dessa maneira adotou-se como principal elo de ligação entre marca e público, a diversidade musical, globalizada, diferente, inusitada, apresentada em uma forma totalmente nova para o público brasileiro. Os músicos tornaram-se grandes embaixadores da marca, criando uma aura de simpatia e identificação do público para com a Red Bull. Esse público entendeu perfeitamente a relação entre todos os envolvidos e valorizou a marca pela sua realização. A presença do Busker (músico de metro, comum no mundo inteiro) espalhados pelas estações de São Paulo, completou o caráter de ineditismo da ação. Com ela alcançamos a estratégia de inovação e contestação através da cultura que a Red Bull tanto desejava.


Conceito Promocional:
O conceito adotado, "O metrô movido pela música", ficou evidente com o desenrolar do festival: Ao invés do público ir até os músicos, os músicos vieram até o público. Para se apresentarem, os músicos só poderiam levar uma pequena caixa de som, movida a baterias, e seus próprios instrumentos. Para chegarem aos locais de suas apresentações, deveriam, obrigatoriamente, usar o metrô. Dessa maneira, o conceito do Festival, de ser o mais próximo possível da realidade dos metrôs das outras cidades do mundo, foi mantido. Todos esses elementos, somados à diversidade de estilos apresentada, fez com que os passageiros, parassem sua rotina diária para apreciar um evento que tirou a todos da monotonia do dia de trabalho. Muitos espectadores/passageiros se deslocaram de casa apenas para ver as apresentações, demonstrando a força desse conceito e o apelo da ação para o público.


Meios de Comunicação:
FASE 1 - Inscrições (dentro e fora do Brasil).Um website em 5 idiomas foi desenvolvido com a finalidade de divulgar aos músicos das cidades participantes o período de inscrições para o evento. A divulgação foi amparada por cartazes colocados em locais parceiros nessas cidades aonde havia presença de músicos (lojas de instrumentos musicais, conservatórios musicais, escolas e faculdades de Música). Utilizaram-se também mídias sociais (Facebook, Orkut e Twitter) como meio de propagação das informações. Os músicos cadastrados passaram pela curadoria do evento, formada por: Alê Youssef, Livio Tragtenberg e Penna Schmidt.

FASE 2 - Divulgação. A mesma estratégia da Fase 1, e contando agora com o uso do website brasileiro da Red Bull como principal hub para disseminação das informações. Anúncios em jornais e revistas, parceria com a rádio e divulgação especializada para músicos (estúdios, R. Teodoro Sampaio) completaram a estratégia. Para disseminação no meio musical paulistano, foram convidados artistas, jornalistas e blogueiros para reuniões periódicas de esclarecimento do projeto.

Galeria de imagens
       

 

Resultado da Campanha:
Essa ação superou todas as expectativas em termos de divulgação da marca para seu público. Além de impactar diretamente milhares de usuários do metrô durante cinco dias, o valor de mídia espontânea gerada chegou a quase 6 vezes o valor investido nessa ação. Tivemos highlights em emissoras de grande importância e audiência, como Globo, Band e MTV, além de mídias impressas como a revista Época e os jornais Folha de São Paulo e Estadão.

A experiência dos usuários foi certamente inesquecível, muitos deles relatando sua satisfação no site da Red Bull, em blogs, nas mídias sociais ou mesmo postando vídeos no youtube. O Red Bull Sounderground inovou, fortaleceu os atributos da marca de acordo com sua estratégia e aproximou o público dos conceitos que a marca pretendia atingindo um público muito maior que a própria marca esperava.

O evento também proporcionou a cidade uma mudança no conceito de músicos de metro e, hoje em dia, podemos ver com frequência músicos tocando nas diversas estações da cidade, o que não ocorria antes do evento.

Galeria de imagens

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892