Com um posicionamento de marca muito claro e diferenciado no mercado de bebidas, a Red Bull sempre inovou em relação às suas ações de marketing promocional, procurando com isso sustentar sua liderança mundial no mercado de bebidas energéticas. Aplicando mais de 30% de seu faturamento em marketing, sendo que metade desse montante é destinado a eventos, hoje, a Red Bull tem três linhas de ação muito claras: entretenimento, cultura e esportes radicais. Nesse contexto, a Red Bull procura realizar eventos de qualquer porte: mega, ou mini desde que sejam inovadores, ousados, desafiadores, entre outros tantos atributos que consigam transmitir a essência da marca ao seu público. Adicionalmente, esses eventos têm que ter alcance mundial, ou seja, podem ser desenvolvidos em outros países aonde a Red Bull possua operações. No Brasil, a marca tem investido em mega-eventos como o Air Race (a única corrida aérea do mundo), e em outros eventos de médio (House of Art, Music Armada, Street Style etc.) e de pequeno porte (Soap Box, Thre3style, Tum tum Pá etc.).
O Red Bull Sounderground atendeu a todos os objetivos citados. Inovador, ousado, criativo, cultural, musical e global. Rompeu barreiras, inclusive dentro do próprio Metrô de São Paulo e levou ao público, de maneira inesperada, música de altíssima qualidade de todas as partes do mundo. Seu caráter internacional é evidente ao trazer músicos de metrô de grandes cidades de 8 países distintos (EUA/Nova Iorque, Inglaterra/Londres, França/Paris, Alemanha/Berlim, Espanha/Barcelona, Rússia/Moscou, México/Cidade do México, Canadá/Montreal), além é claro de Brasil/São Paulo. Nessas mesmas cidades, as operações locais da Red Bull, envolveram-se tanto na organização, quanto na divulgação e seleção dos músicos, para trazê-los ao Brasil. Ou seja, ao mesmo tempo que tínhamos um evento local, sua abrangência e repercussão atingiu outros países.
A plataforma musical totalmente diversificada e inusitada, indo desde música erudita até rock'n roll, passando por chorinho e world music, surpreendeu e agradou enormemente o público que, imediatamente se identificou com a proposta do projeto e com a marca que o representava. O ambiente físico em que os músicos se apresentaram também colaborou para o fortalecimento da imagem da marca perante aos usuários do metrô. Foram 11 estações, 10 delas usadas de segunda à quinta-feira (Barra Funda, República, Anhagabaú, Sé, Brás, Tatuapé, Itaquera, Luz, Ana Rosa e Vila Madalena) para apresentações individuais e, no último dia, uma jam session, na estação Paraíso.
Em todos esses locais a Red Bull apareceu nos backdrops demarcando os locais de apresentação e em todos os acessórios utilizados pelos músicos. Claramente associada ao evento, a marca posicionou-se em São Paulo como uma das grandes incentivadoras da cultura.