Prêmio Caio Sustentabilidade
Sobre a 2a Edição
Prêmio
Sobre o Prêmio
Patrocinadores
Conselho Diretor
Apoiadores
Mídia Partner
Realização
Fale Conosco
Inscrições
Tutorial de Inscrição
Categorias
Para se Inscrever
Notícias
Acontecendo
Clipping
Jacaré News
Cadastre-se
Edições Anteriores
11ª Edição
Prêmio Caio Sustentabilidade
Prêmio Caio da Década
10ª Edição
9ª Edição
8ª Edição
7ª Edição
6ª Edição
5ª Edição
4ª Edição
3ª Edição
2ª Edição
1ª Edição

Prêmio Caio 11ª Edição

Case: ESTANDE GM SALÃO DO AUTOMOVEL 2010
Candidato: CRIA Solução em Comunicação Ltda/CRIA Solução
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Estande Chevrolet no Salão do Automóvel 2010

Cria. Solução em Comunicação
A agência atende as múltiplas necessidades da comunicação integrada, executando desde o planejamento estratégico, criação e produção de eventos, ações promocionais, endomarketing, conteúdo multimídia, estandes, ações de entretenimento e arte, projetos proprietários e projetos digitais.
Seu grande diferencial é conceito MEC - Marketing de Entretenimento Corporativo, base da Cria.Lab, o canal entretenimento da agência.
Todos os públicos se encantam na presença de seus ídolos e performances excepcionais.
A Cria sempre apresenta aos seus clientes personagens que inspirem e ajudem a elevar a marca ou produto ao patamar ideal de intersecção comercial, o que exige artistas de conteúdo cultural e, ao mesmo tempo, de fácil adequação às marcas, seja na música, dança, artes plásticas ou digitais. Isso define quase sempre o sucesso do evento e uma personalidade ímpar para a Cria.
Este laboratório, que faz a união de talentos, permite a interação com profissionais de áreas complementares e parceiros que trazem soluções e tecnologias exclusivas, enriquecendo e diferenciando o trabalho da Cria.
O portfólio tem inúmeros cases e podem ser conhecidos no site www.criasolucao.com

Ficha Técnica do Evento

Titulo - Estande Chevrolet 2010
Tema: Tecnologia e Humanização
Numero de Participantes: 484 profissionais envolvidos nos trabalhos do estande.
Local: 26º Salão Internacional do Automóvel 2010 – Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP
Data: 27 de outubro a 7 de novembro de 2010
Periodicidade: anual
Abrangência: nacional
Atividades Paralelas: Muitas atrações e atividades aconteciam o tempo todo no estande, sendo 8 principais e 15 interativas.
Conceito do Evento: O estande segue o tema da nova comunicação “Chevrolet & Você”, que reforça os conceitos de união, parceria e comprometimento entre a Chevrolet e seus consumidores.
Projeto: o projeto ocupou área de 3.000 metros quadrados, privilegiando a exposição dos carros e boa circulação dos visitantes. Áreas VIP, MIP, dois restaurantes e um café, palco para shows e diversos ambientes construídos para múltiplas atrações.
Descritivo: Descreveremos detalhadamente no Conteúdo.
Origem e evolução: A evolução e utilização de tecnologias de ponta foi um dos diferenciais do Estande. Detalhes no Conteúdo.
Direção de Criação: Rodrigo Pitta
Direção Artística: Rodrigo Pitta e Leonardo Netto
Montagem: JMC
Projeção: Play Projeções
Sonorização: Transa Som
Iluminação: RP Light

Galeria de imagens
Estande Chevrolet
       

 

Criatividade e Excelência
A criatividade, vocação artística, utilização de tecnologias de ponta e a excelência na realização da montagem e atrações do Estande são qualidades básicas da agência Cria., que superou todas as expectativas do público e do cliente Chevrolet na produção deste Mega Estande.
O evento teve um ano de antecedência em sua preparação, começando com uma pesquisa em Detroit para checar as últimas novidades dos salões internacionais.
Veja o vídeo que mostra o making off da montagem do estande, clicando no link:
Link para ver o video de making off:

www.criasolucao.com\premiocaio\salaodoautomovel\makingofsalão.wmv

Academia Chevrolet
Como ação de preparação do evento, foi criada esta Academia de serviços e treinamento para os 140 profissionais, entre atores e recepcionistas. Nos moldes do Disney Institute, toda a apresentação de produto se transformou em um verdadeiro show, com 12 dias de capacitação em 84 horas/aula, ministradas por 34 palestrantes, facilitadores, consultores e profissionais GM, das mais diversas áreas como: planejamento, marketing, psicólogo, coreógrafo, preparador de elenco, diretor de cena, preparando a equipe numa profunda imersão no universo da marca GM e cada um dos produtos que seriam apresentados no estande.
Para dar este show, o casting estudou a história da marca, o perfil do consumidor, o DNA da marca, as campanhas de marketing, os serviços de pós - venda, serviços dos concessionários, features de cada produto, com ensaios de qual seria a melhor linguagem corporal, gestual, texto, aparência física, tudo minuciosamente elaborado representar a marca e apresentar os produtos de forma completamente diferente das convencionais recepcionistas lindas e sensuais, que são tradicionalmente uma marca do Salão do Automóvel.
Este foi um grande diferencial, que transformou a apresentação do produto, geralmente estática, em um show de informação e interatividade com o visitante.
Veja o vídeo que mostra o show car, clicando no link:
Link para ver o video de show car:

www.criasolucao.com\premiocaio\salaodoautomovel\showcarcamaro.wmv

O design do estande
Com 2.750 m² de área, o espaço tem formato de diamante - detalhe que só pode ser observado em imagem panorâmica – reproduzindo a idéia de apresentar os carros como verdadeiras “jóias” em plataformas giratórias, como: o muscle car Camaro, o sedan Malibu, a nova picape Montana, o Omega Fittipaldi Edition, o conceito Aveo RS, o Agile Crossport, o Celta White, o Vectra da Stock Car e o Celta do Chevrolet Rally Team.
O design futurista e tecnologias de ponta, presentes em todas as ações e montagens, convivem com o lado humano, representado pelo grande elenco de atores e profissionais. Tecnologia e humanização orquestrados para interagir com os visitantes em perfeita harmonia.

Chevrolet & Você. O tema esteve presente em todas as ações, criadas para a humanização e proximidade com o cliente. O grande protagonista e a razão deste momento da Chevrolet foram os visitantes do estande, tratados com acolhimento e interação. A música tema “Por você” do Barão Vermelho fez tanto sucesso que passou a ser utilizada até pela Chevrolet americana.

Público
Somente em contatos de primeiro grau, ou seja, nas áreas controladas, o estande recebeu a visita de 53 mil visitantes no total, sendo 47.700 na área VIP, que no estande GM dava acesso livre à todos os proprietários de carros GM e 5.300 na área MIP (most important people), exclusivo para convidados GM e celebridades, o que corresponde a 7% do público geral do Salão do Automóvel, estimado em 750 mil visitantes. Sem contar o público que estabeleceu contatos de segundo grau, com participação ativa, interação, exposição aos shows car e atrações.

Peopleware
Foram 484 profissionais envolvidos diretamente nos dias do evento, sendo:
- 164 artístico: 88 atores; 10 músicos; 52 recepcionistas; 2 figurinistas; 2 camareiras; 10 maquiadores.
- 25 profissionais da agência Cria.
- 91 da montadora do estande.
- 29 para os dois Restaurantes e Café.
- 71 da Técnica para o som, iluminação, vídeo, LEDs, projetores e transmissão ao vivo.
- 22 para nas atrações e parcerias
- 81 nos serviços como carregadores, seguranças, limpeza, lavadores dos carros e motoristas.

Atrações
Criatividade, tecnologia de ponta, talento humano e artístico, entretenimento para todas as idades, interatividade, inclusão, alegria...são alguns ingredientes da receita de sucesso da Cria. na criação e produção que das inúmeras atrações e atividades, que encantaram e interagiram com o visitante.

1.Show principal
Contagiando o público geral e todos os que trabalhavam no estande, este musical em estilo hollywoodiano, mostra uma produção com artistas de um nível incomum para os padrões do Salão do Automóvel. Com duração de 10 minutos, era apresentado 4 vezes ao dia, com elenco
de 120 atores, cantores e bailarinos em cena, banda ao vivo e orquestra de câmara, encenando a música tema do evento “Por Você” e outros momentos para cada carro, como praia e campo para o Montana, etc. O show virava uma grande festa no estande, com distribuição de objetos cênicos para o público e toda a equipe Chevrolet dançando e cantando juntos nas 44 apresentações do musical. Veja o vídeo que mostra o show principal, clicando no link:
Link para ver o video da performance musical:

www.criasolucao.com\premiocaio\salaodoautomovel\performancemusical2.wmv


2.Camaro Voador
No final do show principal, uma réplica idêntica do Camaro flutua e sobrevoa o estande. Um forte efeito visual e grande impacto do público ao perceberem o carro de apenas 5 kg literalmente voando sobre suas cabeças, nas 120 apresentações que fazia depois do show mais extras.
O carro foi feito sob encomenda na Alemanha e era uma réplica inflável do Camaro, feito de garrafa pet, com hélices em sua parte inferior, fazendo-o voar, levitando através de um controle remoto. Seus faróis acendiam, a trilha musical crescia e foi uma das atrações que roubou a cena no salão.
Veja o vídeo que mostra o show do Camaro Voador, clicando no link:
Link para ver o video do Camaro Voador:

www.criasolucao.com\premiocaio\salaodoautomovel\camarovoador.mov

3.Show Hip – Hop
Na área de serviços acontecia o show Hip Hop atores estilizados de mecânicos cantando e dançando em volta do carro, onde a musica vendia os serviços autorizados das concessionárias Chevrolet. “Não tem lero, lero de oficina, só vende peça genuína...” Foram 88 apresentações nos doze dias de Salão.
Veja o vídeo que mostra o show de Hip - Hop, clicando no link:
Link para video do show Hip – Hop:

www.criasolucao.com\premiocaio\salaodoautomovel\Showhiphopposvendas.wmv


4.Show Cars
Uma das ações mais diferenciadas do evento, foram estes shows de apresentação dos quatro lançamentos em plataformas giratórias, feitas por atores profissionais.
Foram 1120 apresentações non stop durante os dias de salão, sem contar todo o contato um a um que os atores faziam com texto roteirizado, mas interpretado de uma forma bem informal. Um tipo de apresentação de produto inédita no Brasil, que com certeza no próximo ano deve ser copiada pela concorrência. Esta ação quebrou o paradigma de que o público não quer saber de ter muita informação sobre o carro quando visita o Salão e comprovou-se o contrário. Todos os valores da marca e todos os produtos foram “vendidos” de forma artística, agradável e interessante, prendendo a atenção do visitante pela abordagem totalmente diferenciada.

5.Duelo Guitarra X Camaro
Dentro da área vip um show super diferente: um duelo de entre uma guitarra e o ronco do Camaro. André Matos, um dos melhores guitarristas do rock brasileiro, encarou o desafio de responder com improvisos à trilha composta especialmente para celebrar um dos elementos sensoriais mais fortes desse carro: seu “o ronco do motor”.
Foram 22 performances com duas horas de show.
Assista o vídeo do Duelo Guitarra clicando no link:

6.Bumblebee Transformers
A atração que mais chamava a atenção do visitante que avistava o estande da GM, mesmo de longe, era o robô Bumblebee, da série de desenhos animados Transformers, que se transforma no carro Camaro. O robô ficava exposto no estande, enquanto passava o vídeo Transformers na tela LED auxiliar. O robô foi cedido especialmente para o evento pelo Museu da Paramount Pictures em Los Angeles, uma permissão inédita e, para montá-lo veio uma equipe de técnicos americanos, transporte e segurança especializada, uma verdadeira super produção para trazer uma atração que trouxesse para o estande um review da febre que foi a série de filmes “Transformers”.
Era um ponto alto quando as pessoas se aproximavam do robô e ele respondia, com sotaque americano “gringo” e suas luzes piscando:
“Bem vindo à Chevrolet. Meu nome é Bumblebee. Conte Comigo!” . Uma forma bem diferente de atrair e entreter pessoas de todas as idades.

7.Camaro & Você
Uma transmissão simultânea dos visitantes que abordavam o Camaro era feita diretamente para os telões da sala VIP. Mais uma forma de estreitar relacionamento do público com a marca e um de seus principais produtos.

8. Tela LED
Para transmissão ininterrupta de conteúdo Chevrolet, takes das atrações e transmissão simultânea da área VIP.

Ações Interativas

1. Vídeo Interativo – Efeito Chevrolet
Três totens onde os visitantes podiam personalizar um vídeo com sua foto, feita ali na hora, colocando-o como personagem dentro de um vídeo pronto, que mostrava numa reportagem o visitante como se fosse uma celebridade, cheio de fãs ao seu redor, paparazis fotografando...O vídeo gravado mostrava o “estranho efeito Chevrolet” em um consumidor que acabara de comprar um carro e, ao sair da concessionária tinha se transformado em uma celebridade. Uma brincadeira que gerou 2.961 vídeos, 2.726 enviados por email e 1273 clics para checar o recebimento do email.
Mais uma ação super criativa, que humaniza e insere o visitante no universo da marca Chevrolet.

2. Comercial Chevrolet
Todo mundo quer ter seus 15 minutos de fama, segurar um microfone e experimentar a emoção de ter uma equipe de câmeras em sua frente. Uma promoter com uma plaquinha com os dizeres: “seja estrela de um comercial da Chevrolet” convidava os visitantes a gravar, atuando com um texto roteiro, fazendo o consumidor falar sobre as principais qualidades do produto. Mais de 60 pessoas por dia participaram desta ação Chevrolet & Você.
Acesse o link e veja alguns comerciais no vídeo:

www.criasolucao.com\premiocaio\salaodoautomovel\acaocomercialchevrolet&voce.wmv

3. Game Kinect Microsoft
Ação com a parceria da Microsoft, que disponibilizou o vídeo game Kinect, um pré-lançamento em jogos virtuais, que acontecia no espaço Fun. Obteve a participação de 11.900 visitantes.

4. Autorama
Com a parceria dos brinquedos Estrela, foi construída uma pista de autorama da Fórmula Indy, que a Chevrolet participa na realidade, com carrinhos customizados pela Estrela especialmente para o evento no estande. A criançada e adultos em grupos de seis podiam brincar de “piloto” à vontade. Marcaram presença 3.240 participantes.

5. Simulador Camaro
Em um Camaro montado com tecnologia de sensores e projeção de um filme de uma pista no para brisas interno do carro, simulava a sensação de estar dirigindo o carro, com todos os comandos de freios e acelerador, escutando o ronco do carro. Um simulador da real emoção que é dirigir um Camaro numa pista de corridas.
5.940 visitantes tiveram esta sensação de sonho na realidade.

6. Piloto Stock Car e Celta Rally
Pilotos renomados tiravam fotos e davam autógrafos aos visitantes.

7. Autógrafos Emrson Fittipaldi
Emerson Fittipaldi, que estava lançando o Ômega Fittipaldi,
distribuia autógrafos e conversava com os visitantes do Estande GM.

8. Sorteio Capacete
No final do salão, sorteio de dois capacetes do Emerson Fittipaldi autografados. Sorteio feito entre 1.237 cartões de visitantes da area MIP (most important people).

9. Close up Magic
Ação de mágica que interage conceitualmente com os visitantes e entrega brindes. Foram contemplados 6.000 participantes.

10. Visteon e Pioneer Experience
Experiência com rádios em 14 estações Touch Screen.

11. Ipad Demo e Ipad Quiz
Foi a primeira vez que uma marca fez a apresentação de seus produtos em Ipads, já que fazia um mês que a novidade da Apple tinha sido lançada nos EUA. Mais um diferencial de tecnologia no estande da GM que nenhuma outra marca concorrente tinha.
A Cria. Trouxe 50 Ipads dos EUA e fez Demos interativos dos veículos expostos e “Quiz” (jogo de perguntas e respostas), para aproximadamente 4.100 participantes.

12. Puzzle
Mais uma atração para a criançada, que montava um quebra cabeças em tela digital, da camapanha do Captiva. Enquanto os pais passeavam pelo estande, ficavam tranqüilos com os filhos que brincavam numa área criada especialmente para eles, com monitores e entretenimento.

13. Touch Screen GMAC
Totem com tela touch apresentando conteúdo do Banco feito para o Estande.

Brindes e Parcerias
Muitos brindes foram distribuídos, como:
9.000 chaveiros Camaro; 15.000 bancos de papelão GM; 6.000 kits do mágico; 18.000 águas com o rótulo Chevrolet; 400 blocos de notas; 400 canetas; 400 pen drive; 400 dog tag; 15.600 postais do Camaro; 480 mini carros; 500 miniaturas do Camaro; 120 kits L’occitane.
Algumas parcerias com marcas que se sentiram pretigiadas em presentear os visitantes do estande GM:
Hugo Boss com 70 perfumes e 10 bolsas; Jhonnie Walker Black Label com 8 caixas de uísque; SPA Hara com 20 vouchers; Brinquedos Estrela com 400 mini carros; Café Bravo com cafezinh

Galeria de imagens
Autorama Estrela Formula Indy
Telas touch em todo o estande
Camaro no estande áreas VIP e MIP
Geral do estande
show principal Car Reveal
Planta do estande
Plataformas giratórias exposição dos carros
Montana no show principal
Academia Chevrolet - treinamento
Video "efeito Chevrolet"
Brindes e Parcerias
Car show
IPADs apresentando produtos GM
Mágico
Sorteio capacete Emerson Fittipaldi
Camaro Voador
Camaro Voador 1
Camaro Voador 2
Robo Bumblebee
Car show
Duelo Guitarra X Camaro
Estande geral
Emerson Fittipaldi
Estande sempre lotado
Faça um comercial Chevrolet
         

 

O principal desafio na realização do Estande GM foi fazer que o público percebesse com clareza o posicionamento da marca, Chevrolet & Você, ocasionando a proximidade e intimidade da marca e dos produtos com os visitantes do Salão do Automóvel. Para solucionar este objetivo, todas as ações pré e durante o evento seguiram esta estratégia de inclusão de todos os públicos, até mesmo os profissionais da própria GM. De fora para dentro e, de dentro para fora aconteceu esta conexão, através das atrações, como o show onde todos cantavam e dançavam juntos, até
área VIP, única do salão onde qualquer cliente tinha acesso.

Outro desafio foi criar um espaço único, sem comparação com as outras marcas. Uma tarefa difícil quando se trata de um evento tão tradicional e gigantesco quanto o Salão do Automóvel. Mas a diferenciação foi imbatível. Nenhuma das atrações, atividades ou construção do estande em si sofreu qualquer tipo de comparação, tanto que ganhou o prêmio de melhor estande do Salão do Automóvel 2010.

As inovações tecnológicas estavam presentes em quase todas as ações, direta ou indiretamente e muitas delas foram desenvolvidas especialmente para o estande.

Desenvolvimento de Tecnologia própria para diversos equipamentos utilizados como:
Software Watchout para as telas LED
Diversos softwares desenvolvidos especialmente para as atividades nas 20 telas touch das atrações
50 Ipads com Apple Applications
Game simulador Camaro
Kinect da Microsoft com tela LCD e Xbox
Camaro Voador, o inflável motorizado com controle remoto
Transmissões com câmeras ao vivo e PGM operada com switcher
Estúdios dos DJs operados com pick ups e software de mixagem
Autorama Estrela feito tailor made para o estande
Exposição do robô Bumblebee, cedido, transportado e montado por especialistas do Museu da Paramount, em LA, EUA.

Treinamento diferenciado para toda a equipe de trabalho, através da criação da Academia Chevrolet, que imprimiu uma nova forma de apresentar a marca e os produtos em lançamento nos Shows Cars, já descritos no item Conteúdo.

Comunicação
Das ações de comunicação, além das convencionais como convites, anúncios e outras publicações, destacamos as que diferenciaram como a Avant Premiere para a Imprensa geral e especializada e, uma inovadora ação feita com blogueiros entrevistando Emerson Fittipaldi.
No primeiro domingo do Salão do Automóvel, a sala vip do stand da Chevrolet foi reservada para uma entrevista exclusiva com Emerson Fittipaldi e blogueiros indicados pela GM. Junto com um kit especial da Chevrolet, quatro convites para o Salão foram enviados, e ainda o convite especial para o bate papo com o bi-campeão de Fórmula 1. Os kits foram enviados para 30 selecionados, sendo eles de São Paulo, interior e das principais capitais.
§Dos 30 convidados, 23 compareceram. Alguns acompanhados de fotógrafos profissionais.
Quinze dos presentes, twittaram em tempo real durante a entrevista.
Dos treze que não marcaram presença, três indicaram nomes para a substituição.
Foram publicados 10 posts expressivos em blogs:

Galeria de imagens
Emerson Fittipaldi ação blogueiros
Autografos
     

 

O estande da Chevrolet foi premiado como o melhor do 26º Salão Internacional do Automóvel, eleito por um júri de jornalistas especializados da ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva.

Ganhou também o Prêmio Estandesign 2011

"O estande tem design moderno e sofisticado, com boa distribuição dos produtos, facilidade de circulação em amplo espaço, além de um bom atendimento pela equipe Chevrolet. Além disso, o público poderá conferir boas atrações e shows até o dia 7 de novembro. Na opinião de nossos associados, o estande da Chevrolet representa bem toda a grandiosidade do 26º Salão Internacional do Automóvel", comentou a jornalista Célia Murgel, presidente da ABIAUTO.

"Ficamos muito felizes com mais esta premiação para a Chevrolet. Nosso estande foi feito para que o visitante sinta acolhimento e emoção, e que se trata de uma marca que cuida de seus clientes", observou Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Vendas e Marketing da General Motors do Brasil.

De forma geral o estande 2010 superou as edições anteriores.

Entre as recepcionistas de todos os estandes do Salão, apenas as atendentes da Chevrolet apresentavam domínio sobre os conteúdos a serem transmitidos – carros, serviços, marca e corporação GM

A quantidade e variedade dos conteúdos interativos envolveram um público que se envolveu com a marca de forma qualitativa levando consigo memórias embaladas nos conceitos de Proximidade e Intimidade entre cliente e a marca Chevrolet.

PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA.
A General Motors, como empresa responsável, preocupa-se com a proteção da saúde humana, dos recursos naturais e do meio ambiente. Essa preocupação vai além dos limites mínimos estabelecidos pela lei a fim de envolver eficientes práticas ambientais em suas decisões de negócio.
Os princípios ambientais a seguir são as linhas mestras de conduta para todos aqueles que integram a General Motors no mundo inteiro, na execução de suas atividades profissionais diárias.
1. Compromete-se com ações que visem restaurar e preservar o meio ambiente.
2. Compromete-se com a redução do desperdício e de poluentes, conservando recursos e reciclando materiais em todos os estágios do ciclo de vida do produto.
3. Continuar a participar ativamente na educação da população em tudo aquilo que se refere à conservação do meio ambiente.
4. Continuar a perseguir com vigor o desenvolvimento e implementação de tecnologias que minimizem a emissão de poluentes.
5. Continuar a trabalhar com todas as entidades governametais para o desenvolvimento de leis e regulamentos ambientalistas tecnicamente confiáveis e financeiramente viáveis.
6. Continuar a avaliar o impacto de suas fábricas e produtos no meio ambiente e nas comunidades, nas quais vivem e trabalham os seus empregados, com o objetivo de contínuo aperfeiçoamento.


Galeria de imagens
agua personalizada
       

 

 
  • Telefones para contato: (11) 2936-9030 - (11) 7569-9892