SOBRE A 11a EDIÇÃO DO PRÊMIO CAIO®

Em 2010, no Prêmio Caio os jurados do Prêmio Caio avaliaram e julgaram mais de 500 trabalhos, e selecionaram os melhores cases de Eventos & Serviços. Também ajudaram a eleger os melhores Destinos e Empreendimentos para Eventos do país. Nesta edição, o Conselho Diretor do Prêmio Caio inovou, criando duas novas premiações: Prêmio Caio Sustentabilidade e Personalidade do Ano.

JURADOS

Nesta edição, cerca de 200 profissionais participaram de todas as etapas de votação do Prêmio Caio 2010. Os jurados do Prêmio Caio foram indicados pelas entidades apoiadoras do Prêmio Caio, e referendados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio. Os integrantes do Corpo de Jurados são profissionais com perfil e qualificação para estudar, analisar e ajudar a eleger os melhores de 2010: gerentes de eventos, RH e marketing das principais empresas brasileiras; organizadores de eventos; dirigentes de entidades; professores universitários, jornalistas, entre outros.


Para presidir o Corpo de Jurados da 11a Edição do Prêmio Caio, o Conselho Diretor indicou o nome de Raimundo Peres, membro da Academia Brasileira de Eventos.
 

O processo de votação foi dividido em diversas etapas. Na primeira, elegeu os melhores Empreendimentos para Eventos do Brasil. Os Empreendimentos que concorreram nesta edição foram indicados pelas entidades representativas de cada segmento (p. ex.: ABIH forneceu a relação dos hotéis com espaços para eventos), e referendados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio. Classificados em suas categorias de acordo com o porte de cada um, a organização do Prêmio Caio disponibilizou para cada jurado, em cada categoria, a relação completa de Empreendimentos para serem votados on-line, através do Portal Prêmio Caio. Cada jurado votou no primeiro, segundo e o terceiro melhor empreendimento de cada categoria. Os votos tiveram pesos diferentes para cada colocação. Na segunda etapa da votação, todos os jurados ajudaram a eleger os Melhores Empreendimentos para Eventos das Regiões Centro-Oeste/ Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
 

No julgamento dos cases de Eventos & Serviços, cerca 200 jurados da 11a Edição do Prêmio Caio foram divididos em 18 grupos. Cada grupo ficou responsável por analisar e julgar até 3 categorias, em média 12 cases por jurado. Os jurados foram indicados para cada grupo pelo presidente do Corpo de Jurados, de acordo com suas áreas de expertise. Como em várias outras premiações, no Prêmio Caio todo vencedor em edições anteriores da premiação é automaticamente indicado como Jurado. Para evitar conflitos de interesse, estes jurados são alocados para grupos de votação que não tenham relação direta com suas atividades profissionais (p. ex.: um profissional de uma empresa montadora de estandes não vota na categoria Mega Estandes, sendo alocado, p. ex., para o grupo que irá analisar os cases da categoria Congresso Nacional).

 

PERSONALIDADE DO ANO E GRAND PRIX 2010

Uma das inovações do Prêmio Caio em 2010 foi a instituição do prêmio Personalidade do Ano e do Grand Prix 2010, que elegeu os melhores profissionais do setor de eventos em cinco segmentos: Centros de Convenções, Eventos, Hotelaria, Marketing de Destino e Serviços para Eventos. Esta votação foi dividida em 3 etapas.
 

Na primeira etapa foi realizada uma eleição técnica, onde cerca de 200 jurados indicaram, de forma totalmente espontânea, três nomes em cada segmento.
 

A segunda etapa foi uma eleição política. Os cinco nomes com mais indicações em cada segmento foram submetidos ao Conselho Diretor do Prêmio Caio, que dentre estes, selecionou os três nomes que seguiram para a etapa seguinte. Independente do resultado da terceira etapa da votação, os 15 profissionais referendados pelo Conselho Diretor nesta etapa da votação já foram eleitos como Personalidade do Ano de 2010 em seus respectivos segmentos.
 

A terceira e última etapa da votação foi a eleição popular. Os três nomes em cada segmento, indicados pelo Corpo de Jurados e referendados pelo Conselho Diretor, foram submetidos à votação popular, realizada direto no Portal Prêmio Caio. Ao final desta etapa, o mais votado em cada segmento foi eleito o Grand Prix 2010.

 

PRÊMIO CAIO SUSTENTABILIDADE

Outra inovação deste ano da premiação foi a criação do Prêmio Caio Sustentabilidade. Para viabilizar esta primeira edição do Prêmio Caio Sustentabilidade, o Conselho Diretor do Prêmio Caio contratou os serviços de uma das consultorias pioneiras na questão da Sustentabilidade Corporativa no Brasil: G´Lm Assessoria Empresarial. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor da consultoria, Lívio Giosa, que elaborou o Regulamento da premiação, bem como os Critérios de Avaliação, que orientou os candidatos na elaboração dos cases, e os jurados no julgamento dos casos inscritos.
 

Nesta primeira edição do Prêmio Caio, foram abertas inscrições em cinco categorias: Centros de Convenções, Espaços para Eventos, Eventos, Hotéis e Serviços para Eventos.
 

Oito jurados, com conhecimentos técnicos e especialistas em Sustentabilidade foram indicados pela G´Lm Assessoria Empresarial, e referendados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.
 

Os jurados analisaram e deram notas para todos os trabalhos. Ao final do processo de votação, foram eleitos os 3 melhores cases de cada categoria. Os cases que não se classificaram entre os três finalistas, mas que obtiveram nota final superior a 8, receberam o Certificado de Sustentabilidade, mostrando que, apesar de não estarem entre os vencedores, foram aprovados pelo Corpo de Jurados.

 

O EVENTO

A Cerimônia de Premiação dos vencedores da 11a Edição do Prêmio Caio, do Prêmio Caio Sustentabilidade e do Personalidade do Ano foi realizada no dia 18 de fevereiro de 2011, no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 500 convidados, entre vencedores, autoridades, dirigentes de entidades e jornalistas.