Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: Tetra Pak - Cuidando do Futuro

TETRA PAK

Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: Tetra Pak
Segmento: 11ª Edição
Estado: SP

O CLIENTE
TETRA PAK. PROTEGE O QUE É BOM.
Uma das três empresas do Grupo Tetra Laval, com origem na Suécia, a Tetra Pak é a maior empresa do mundo em soluções de processamento e envase de alimentos, com mais de 24.000 colaboradores em todo o mundo.

Ela desenvolve uma grande variedade de embalagens para proteger o valor nutricional e o sabor de seu conteúdo.

Com o desenvolvimento das tecnologias e das inovações da Tetra Pak, projetadas para usar os recursos da forma mais segura e econômica possível, a distribuição de produtos líquidos e alimentícios foi amplamente facilitada para centenas de milhões de pessoas, em mais de 160 países.

Muito mais que isso, a Tetra Pak também fornece aos clientes uma gama de tecnologias de processamento para diversos produtos, como sorvete, queijo, fruta, vegetal e ração animal.

E não para de evoluir, com investimentos contínuos em Pesquisa e Desenvolvimento, para oferecer o que os clientes, os consumidores e o mercado exigem.

Além disso, os sistemas desenvolvidos pela Tetra Pak são completos pois, além de tratar os produtos com toda a segurança necessária, também minimizam o consumo de matérias-primas e energia no processo de fabricação e distribuição.

A redução do impacto ambiental é um compromisso da Tetra Pak em todas as operações e soluções oferecidas, incluindo o desenvolvimento de embalagens ambientalmente eficientes, que protegem o alimento e evitam o desperdício.

Os principais valores que norteiam toda a conduta e a atuação da Tetra Pak são: foco no cliente, visão a longo prazo, qualidade, inovação, liberdade, responsabilidade, parceria e diversão.

A AGÊNCIA
MC2 Live Marketing
Há mais de 25 anos no mercado e com clientes que acompanham lado a lado quase toda essa trajetória, a MC2 pensa o evento de uma forma particular.

Cada detalhe faz parte da estratégia completa: o engajamento e a satisfação do público, o conforto para recebê-los, a logística para posicionar o evento no melhor local, considerando deslocamentos, custos e resultado final, além de toda a compreensão do negócio e das necessidades de cada cliente para oferecer mais do que ele está pedindo, propor soluções além do que está esperando.

O resultado é a criação e a execução de uma experiência que vai além da duração do evento, mas que permanece para sempre na mente do público e, também, do cliente.

Vídeo

Galeria de Fotos

Título: TETRA PAK - CUIDANDO DO FUTURO
Número de participantes: até 50 cooperados por Encontro
Local: Projeto itinerante, abrangência nacional
Data: Entre 01/07/2017 e 30/06/2018
Público-alvo: Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis no Brasil

A Tetra Pak tem como um dos seus principais pilares de atuação a diminuição do impacto ambiental em toda a cadeia de valor, da obtenção à produção, até o uso e o descarte de materiais.

As Cooperativas de Reciclagem têm papel muito importante para isso, como agente no processo de triagem e destinação de recicláveis.

Assim, a MC2 desenvolveu o Cuidando do Futuro, projeto que visa o desenvolvimento sustentável das cooperativas como um negócio perene, atuando cada vez com maior potencial para ajudar o meio ambiente e também as pessoas que trabalham nelas.

O projeto, sem custos aos participantes, instrumentaliza as cooperativas com uma hidrapulper, máquina que faz a separação das camadas de papel daquelas formadas por plástico e alumínio em embalagens Tetra Pak, e os equipamentos necessários para o funcionamento adequado.

Além disso, abrange sete encontros, um por mês, em cada cooperativa e aborda temas como: o papel do líder, a importância de competências técnicas, organizacionais e sociais, o processo de tomada de decisão, o processo de sucessão, situações de conflito e como superar.

É um verdadeiro programa de treinamento profissional, com 60 horas de carga horária, em que os participantes recebem certificado e também participam de uma formatura com a presença dos familiares.

Esse fechamento é essencial porque é um momento de muito orgulho para os participantes e sinaliza uma conquista para eles e para a cooperativa como um todo

https://youtu.be/UVCWDhLTuwM

Um dos principais desafios é lidar com a cultura das pessoas que gerenciam as cooperativas. Normalmente, são pessoas que foram excluídas socialmente e com baixo grau de escolaridade.

Há muito conflito por assumir a liderança de uma cooperativa como se fosse algo próprio, não como algo em comum entre os que estão ali.

Tudo isso acaba minando o trabalho de triagem de resíduos sólidos, diminuindo seu potencial e resultando em menos reciclagem.

Por isso, o Cuidando do Futuro precisou quebrar barreiras e oferecer as ferramentas, físicas e intelectuais, para uma verdadeira transformação individual e coletiva.

Aprendendo sobre o papel do gestor e de cada um dentro da cooperativa, mostrando o benefício que todos têm, incluindo toda a sociedade e o meio ambiente, os objetivos foram sendo alcançados.

A programação é intensa, envolve reflexões, treinamentos comportamentais e também o compartilhamento de experiências até mesmo de outras cooperativas.

Mas tudo é apresentado de forma didática e dinâmica, inserindo novas metas da Tetra Pak no cotidiano para que todos consigam compreender e transmitir o conhecimento para outros membros da cooperativa.

Entre os resultados obtidos com o Cuidando do Futuro, a Tetra Pak destaca o aumento do volume de reciclagem de suas embalagens e de outros materiais recicláveis coletados.

Atualmente, são reciclados cerca de 23,6% das embalagens Tetra Pak em todo o Brasil, que representam 61 mil toneladas de caixinhas ou algo em torno de 300 milhões de embalagens.

O investimento no processo de logística reversa também acaba fomentando negócios entre cooperativas e os recicladores, empresas que produzem objetos a partir de embalagens recicladas pós-consumo (ex.: cadernos, canetas, réguas, caixas de papelão etc.).

Além disso, também há retorno para a imagem institucional da Tetra Pak.

Diante das cooperativas, que recebem as capacitações e o apoio necessário para se desenvolverem.

E também diante dos consumidores, do mercado e da sociedade em geral, com a promoção do trabalho de inclusão de sustentabilidade na estratégia de negócio.

Essa percepção também é refletida em seu público interno, que coloca a Tetra Pak, pelo quinto ano consecutivo, entre as melhores empresas para trabalhar, segundo a Certificação Great Place to Work®.