Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: MULTIFUNCIONALIDADES: DE CASA DE ESPETÁCULO A QUADRA DE BASQUETE EM MENOS DE 6 HORAS
Candidato: HSBC Arena
Cliente: HSBC Arena
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A HSBC Arena, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), é o primeiro e único espaço multiuso de padrão internacional existente no país. Sua estrutura, comparada a de grandes arenas esportivas como as usadas na NBA, o campeonato norteamericano de basquete profissional, acomoda com grande conforto um público de até 18 mil pessoas. Tem acesso por elevadores, heliponto, estacionamento para mais de mil veículos, serviço de bares em todos os diferentes pisos de acesso às arquibancadas, e é totalmente climatizada.


Sobre a GL events Brasil

O Grupo GL events Brasil é o braço operacional brasileiro da segunda maior empresa do mundo no setor de eventos, a francesa GL events. Com sua sede mundial em Lyon, o grupo interliga uma rede de 91 escritórios e 34 centros de convenções em 17 países do mundo, para atuar em destinos mundiais de eventos.
O grupo é o controlador de três subsidiárias – a Fagga Eventos, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; e a Aedita, editora responsável por publicações no segmento de beleza que ancora alguns dos maiores eventos do setor no país. Além disso, a GL events Brasil também faz a gestão de três espaços para eventos – o Riocentro e a HSBC Arena (RJ), e o Estação Convention Center (PR).

Por característica da própria multinacional da qual faz parte, a GL events Brasil conta com grande flexibilidade de atendimento, graças à reunião de empresas com especialidades diferentes e complementares, mais a gestão de espaços para eventos que atendem diferentes perfis de clientes.

Multifuncionalidade é com a HSBC Arena

Multifunções: todo mundo diz que tem, mas poucos conseguem realmente operacionalizar. No mundo dos eventos brasileiros apenas um espaço pode se orgulhar de hospedar um show para milhares de pessoas, um jogo de basquete e um evento corporativo no espaço de poucas horas: a HSBC Arena, administrada pela GL events Brasil. É o primeiro espaço multifuncional de eventos do país, com estrutura modular que pode ser adaptada em poucas horas para atender de 50 a 18 mil pessoas. Não é à toa que a HSBC Arena foi escolhida como palco para grandes turnês musicais nacionais e internacionais, eventos esportivos de alto nível e convenções corporativas para grandes empresas. Tudo isso no mesmo espaço, atendendo ao público com conforto e eficiência.

Quem chega a um evento promovido na HSBC Arena tem a impressão de que o espaço foi planejado especialmente para sua empresa. E é verdade: com o suporte de uma equipe altamente especializada, a estrutura modular pode ser rearranjada de diversas formas em tempo recorde. Pode acomodar um ou mais palcos, mesas ou cadeiras, arquibancadas retráteis, quadras esportivas e até espaço para estandes, se necessário.

O desafio: o mercado brasileiro carecia de um espaço flexível, que pudesse acomodar eventos de diferentes tipos e portes. Não poderia ter uma estrutura “engessada”, fixa, que restringisse a utilização do espaço caso o evento fosse maior ou menor do que o previsto.

A solução: a estrutura da HSBC Arena é totalmente flexível e conta com diversos módulos, que podem ser modificados e rearranjados de acordo com a necessidade. São dezenas de configurações que podem ser feitas em poucas horas pela equipe especializada de montagem do local. O espaço pode acomodar um show à noite e um jogo de basquete logo pela manhã, como foi o caso do show da dupla Bruno e Marrone, que terminou depois da uma da manhã, e deu lugar a uma quadra completa de basquete para um jogo que aconteceu às 9h da manhã do dia seguinte. O processo de desmontar o palco e montar a quadra foi feito em tempo recorde, menos de 6 horas corridas, e a estrutura esteve impecável para ambos os eventos.

A estrutura básica da HSBC Arena possui três níveis, além do térreo, onde fica a quadra. No Nível 1 o público tem acesso a arquibancadas com capacidade para cerca de 4600 pessoas. Já no Nível 2 ficam os 53 camarotes, com capacidade para até 1180 pessoas, e as duas áreas VIPs de 450 m2, com banheiros privativos. O Nível 3 dá acesso a outras arquibancadas, estas com capacidade para cerca de 9 mil pessoas. Tudo isso pode ser modificado e personalizado de acordo com a necessidade do cliente, em dezenas de configurações.

No quesito acessibilidade, a HSBC Arena dispõe de 32 lugares para cadeirantes, com 32 assentos para acompanhantes; 24 assentos para obesos e 24 assentos para pessoas com dificuldades de locomoção. O espaço possui 10 elevadores; 6 escadas de incêndio; 4 rampas de acesso de público; vestiários; camarins; postos de atendimento médico; 18 bares distribuídos em 3 andares; 50 banheiros distribuídos em 4 andares; sala para entrevista coletiva; e mais de 50 salas para produção, camarins e staff.

Dentro da HSBC Arena há estacionamento para 1110 veículos e, nos próximos meses, serão abertas mais 400 vagas. A CET-Rio disponibiliza ainda 2500 vagas de cartão nas proximidades.

Galeria de imagens
Montagem Bruno e Marrone
Montagem Bruno e Marrone
Show Bruno e Marrone
Jogo de basquete
Jogo de Basquete
Jogo de basquete
       

 

A multifuncionalidade da HSBC Arena já está sendo reconhecida pelo mercado.

Não é à toa que o local foi escolhido para diversos eventos e shows:
- Turnês de grandes artistas nacionais e internacionais. Pela HSBC Arena já passaram artistas como Queen, REM, Beyoncé, Demi Lovato e Andrea Bocelli;
- Eventos televisionados para todo território nacional como o Criança Esperança;
- Eventos esportivos como a final do Campeonato Brasileiro de Basquete;
- Convenções corporativas de todos os portes: de um encontro mais exclusivo para a RJZ Cyrela até uma convenção para milhares de associados da Herbalife.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube