Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: RIOCENTRO – INFRAESTRUTURA PARA AÇÕES DE NON-EVENTS EM UM CENTRO DE CONVENÇÕES DE PRIMEIRO MUNDO.
Candidato: Riocentro
Cliente: GL events Brasil
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Merchandising nas Torres do Pavilhão 1

O Riocentro é o principal espaço para eventos administrado pela GL events Brasil. Inaugurado em 1977 para preencher a lacuna existente por um centro de convenções de grande porte, é administrado há 4 anos com uma gestão profissional que fez jus a essa estatura. São 570 mil m2, dos quais 100 mil de área construída e um estacionamento de 7 mil vagas. A estrutura conta com 5 pavilhões – 4 totalmente climatizados e um com estrutura modular adaptável para eventos de diferentes portes.


Sobre a GL events Brasil

O Grupo GL events Brasil é o braço operacional brasileiro da segunda maior empresa do mundo no setor de eventos, a francesa GL events. Com sua sede mundial em Lyon, o grupo interliga uma rede de 91 escritórios e 34 centros de convenções em 17 países do mundo, para atuar em destinos mundiais de eventos.

O grupo é o controlador de três subsidiárias – a Fagga Eventos, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; e a Aedita, editora responsável por publicações no segmento de beleza que ancora alguns dos maiores eventos do setor no país. Além disso, a GL events Brasil também faz a gestão de três espaços para eventos – o Riocentro e a HSBC Arena (RJ), e o Estação Convention Center (PR).

Por característica da própria multinacional da qual faz parte, a GL events Brasil conta com grande flexibilidade de atendimento, graças à reunião de empresas com especialidades diferentes e complementares, mais a gestão de espaços para eventos que atendem diferentes perfis de clientes.

Galeria de imagens
Vista aérea Riocentro
       

 

Muito além da locação do espaço

Inovando mais uma vez, a GL events Brasil preparou toda estrutura do Riocentro para gerar receita através de non-events. Este termo faz referência a tudo que acontece no espaço de um evento e que não se refere à locação do metro quadrado – estamos falando de publicidade, ações de merchandising, fornecimento exclusivo de algum serviço, ativações etc.

Hoje são 34 opções de espaços e projetos especiais que podem ser explorados de diversas formas, de painéis a mobile marketing. A expectativa é movimentar cerca de R$ 2,5 milhões ainda em 2010, e duplicar esta receita no próximo ano.
Sobre o Riocentro.

É preciso lembrar que, antes da GL events Brasil receber a concessão de exploração do Riocentro, o espaço era deficitário, mesmo com a estrutura de grande porte e posicionamento estratégico que garantiram sua importância cultural e econômica na história do país. Hoje o espaço recebe uma média de 45 eventos anuais.


















Galeria de imagens
MUP
Blimpie
Painel
Paineis
Bandeirolas
Torres
       

 

O desafio: aumentar a receita fazendo o Riocentro ser visto como uma mídia viável para todos os tipos de anunciantes, e não apenas como um centro de convenções de Primeiro Mundo.

A solução: com a visão estratégica do departamento de non-events da GL events Brasil, o Riocentro foi mapeado e novas opções de mídia foram identificadas. Agora, são 34 opções de publicidade, além de projetos especiais que são definidos caso a caso.

Alguns exemplos da utilização inteligente do espaço para geração de receita:
- Painéis sequenciais nas ruas próximas ao Riocentro e nos pórticos de entrada;
- Contratos de exclusividade para fornecimento de produtos nas dependências do Riocentro;
- Espaço para promotores;
- Mobile marketing com interação via SMS e alertas via Bluetooth no local do evento;
- Banners de sinalização nas áreas externas e internas dos pavilhões;
- Grandes infláveis personalizados nos estacionamentos e em áreas internas selecionadas;
- MUPIs em todos os pavilhões;
- Segway advertising, com adesivagem dos veículos elétricos de duas rodas que cativaram o público;
- Espaço para ações de merchandising.

Com a exploração destes novos espaços, a receita aumentou 40% em relação a 2009. Anunciantes de porte, com foco nos negócios das feiras, acreditaram nesta proposta e expuseram suas marcas de forma diferenciada.

E não foi apenas a receita do Riocentro que aumentou com estas ações. Um bom exemplo da efetividade da divulgação neste espaço foi o evento “Challenge Bibendum”, da Michelin, um dos maiores encontros sobre mobilidade sustentável do mundo. Nesta oportunidade, a marca se aproximou dos consumidores em várias situações de ativação. As Olimpíadas do Conhecimento do Senai usaram decoração nos estacionamentos e nas entradas dos pavilhões para publicidade. Na Rio Oil & Gas foram realizadas diversas ações de sampling. Já nas feiras RioFranchising, AVAB, Hair Beauty a oportunidade foi a veiculação de peças de merchandising como blimp, painel seqüencial, módulos de parede, pórticos e bandeirolas.

Desta forma, a GL events Brasil aumentou a rentabilidade do espaço e ofereceu a anunciantes de todo o país a chance de expor seus produtos e serviços para uma audiência selecionada.

 

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