Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CAUSOS DO ECA
Candidato: Sob Medida
Cliente: FUNDAÇÃO TELEFÔNICA
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Sob Medida criou, planejou, desenvolveu e realizou todas as etapas necessárias para viabilizar o Concurso Causos do Eca.

Com 11 anos de atuação na prestação de serviço no mercado corporativo e no terceiro setor, a Sob Medida atua intensamente junto a seus clientes em ações ligadas a Comunicação. Logística e Sustentabilidade.


Áreas de atuação da Sob Medida em Comunicação e Logística:
Endomarketing
Marketing de relacionamento
Eventos corporativos promocionais e institucionais
Design
Promoweb
Promoção
Concursos


Áreas de atuação da Sob Medida em Sustentabilidade:
Apoio à criação de institutos e fundações de grande porte, com proposição de estrutura e diretrizes para governança.
Apoio ao planejamento estratégico e avaliação de investimentos sociais privados.
Desenvolvimento e operação de programas sociais e de voluntariado corporativo.
Implantação do conceito sustentável em projetos pontuais.


Este projeto é incentivado pelo Ministério da Cultura, sendo uma iniciativa da Fundação Telefônica, que está presente no Brasil desde 1996.

A Fundação Telefônica tem foco de investimentos voltado para a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública.

E através do Programa Pró-Menino, para o qual foi criado o Projeto Causos do Eca, a Fundação Telefônica busca contribuir especificamente com o desenvolvimento social e a proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Título: 5º Concurso Causos do Eca
Tema: Sua história é a nossa história!
Público Alvo: 1.200 pessoas confirmadas
Período de Realização: 24 de novembro de 2009
Periodocidade: Anual – desde 2005
Abrangência: Nacional
Conceito: O Popular e o Erudito. Para promover a formação de redes em torno da causa e para atender a um público tão heterogêneo, que engloba deste executivos e intelectuais a membros de ongs e pessoas da sociedade civil organizada, criamos um conceito que pudesse harmonizar o popular e o erudito e assim aconchegar e estabelecer identificação com a causa e com todos os perfis de convidados presente no evento.


Atividades Paralelas:
Divulgação do Concurso para captação de inscrições
Encontro para julgamento dos trabalhos inscritos
Logística e assistência total para trazer os finalistas de todo o Brasil para o evento, com atendimento personalizado até o retorno.
Workshop para os finalistas
Programação turística especial para os finalistas
Produção pré evento: Atividade especial voltada

OBJETIVO:
O Concurso Causos do Eca foi desenvolvido com o objetivo de dar maior visibilidade e disseminar as práticas e direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), fomentar a formação de redes de atenção e com isso garantir que as crianças e adolescentes sejam atendidos de forma mais efetiva e com seus direitos garantidos.


O CONCURSO:
Este projeto cultural se realiza há 5 anos e inscreve, julga, premia e divulga histórias verídicas de experiências de todo o Brasil, onde a aplicação do Estatuto trouxe um resultado positivo.

A comissão julgadora foi composta pelo diretor presidente da Modus Faciendi, escritora e co-autora da obra "Mano", que inspirou o filme "As Melhores Coisas do Mundo“, uma psicanalista e professora da PUC/SP, um procurador de Justiça do Estado de São Paulo e o Secretário Executivo da ANDI, Agência de Notícias dos Direitos da Infância, nossa parceira do concurso.

Em 2009 o Concurso teve foram 783 “causos” inscritos, divididos em 03 categorias:
CATEGORIA ECA NA ESCOLA – premiação nas sub-categorias Texto e Audiovisual
CATEGORIA ECA COMO INSTRUMENtO DE TRANFORMAÇÃO – premiação nas sub-categorias Texto e Audiovisual
CATEGORIA FUNCIONÁRIOS TELEFÔNICA


Os finalistas vieram de todo o Brasil e homenageados no palco.
As menções honrosas recebem destaque e um presente simbólico.
Os vencedores de cada categoria, em 2009, foram premiados com dinheiro:
1º lugar: R$ 10.000,00
2º lugar: R$ 5.000,00
3º lugar: Menção Honrosa


O LIVRO:
Todos os causos finalistas, além de uma seleção de outros causos recebidos, compõem um livro distribuído para todo o Brasil e entregue em primeira-mão aos convidados presentes no evento de premiação.

A versão digital fica disponível para download no Portal do Programa Pró-Menino.


DESAFIO:
Responsavel pela organização do evento desde 2007, o desafio contínuo é atrair o maior número de pessoas possível para o Concurso e para o evento, de forma crescente com o passar dos anos.


ESTRATÉGIA:
Para aumentar sensivelmente o número de pessoas impactadas, a Sob Medida reformulou o Projeto para torná-lo mais atrativo:

O evento, que normalmente acontecia de forma reservada e no período diurno, ganhou ares de grande acontecimento. Passando para o período noturno, pôde trazer o público que não consegue sair em horário comercial.

Substituir os espaços intimistas por locais com forte apelo de atração, como patrimônios históricos ou espaços inéditos, para reforçar o conceito de grande acontecimento.

Agregar artista famoso para uma atração de entretenimento cultural, sempre considerando pertinência com a causa e conceito.

Realizar coquetel de chegada ou saída para garantir uma noite agradável e atenciosa aos convidados presentes.

Transmitir o evento ao vivo, on line, através do Portal Pró-Menino.

Ampliar o mailing e a confirmar presença dos convidados, sempre considerando realizar confirmações excedendo cerca de 30% da meta estabelecida.

Incentivar os parceiros da Fundação Telefônica para divulgar espontâneamente o concurso, com base nas redes sociais como orkut, facebook, twitter, blogs e sites, entre outros.


CONCEITO:
O Popular e o Erudito
Para promover a formação de redes em torno da causa e para atender a um público tão heterogêneo, que engloba deste executivos e intelectuais a membros de ongs e pessoas da sociedade civil organizada, criamos um conceito que pudesse harmonizar o popular e o erudito e assim aconchegar e estabelecer identificação com a causa e com todos os perfis de convidados presente no evento.

Desdobramos este conceito no ambiente, escolhendo como local a Sala São Paulo, a expressão do erudito na cidade de São Paulo e harmonizamos o espaço com cenografia baseada em ícones da cultura popular: esculturas de barro e madeira, fibras, frutas, flores do campo, mobiliário em madeira e fibras, tecidos florais, árvores de ficus gigantes e aroma de capim limão.

Na atração artística da noite, promovemos o encontro da música erudita com a música popular. A orquestra Allêgro, regida pelo maestro Renato Misiuk, realizou toda trilha sonora da premiação e acompanhou o cantor Toni Garrido para o encerramento da grande noite.
O buffet seguiu o mesmo conceito, trazendo ingredientes populares para formas elaborada,s acompanhados de Prosecco e sucos naturais, mas sempre com a preocupação de servir de forma simples para não gerar nenhum constragimento ou dúvida no consumo.

PROGRAMA DO EVENTO:
19h00 – Recepção dos convidados e início do coquetel
19h45 – Abertura da sala de concertos
20h00 – Início palco com MC e speeches
20h30 – Início premiação - Categoria Texto ( Premiação das duas categorias: Eca na Escola e Eca como instrumento de transformação – Menção Honrosa/ 2º lugar/ 1º lugar)
20h45 – Leitura Dramática de um causo
20h55 – Premiação categoria audiovisual (Premiação das duas categorias: Eca na Escola e Eca como instrumento de transformação – Menção Honrosa/ 2º lugar/ 1º lugar)
21h10 – Premiação categoria Funcionários Telefônica ( Premiação apenas de uma categoria geral com Menção Honrosa / 2º lugar / 1º lugar)
21h25 – Lançamento do livro Causos do ECA: Sua história é a nossa história
21h25 – Apresentação Pocket show musical
21h55 – Encerramento, mesa de saída, entrega das publicações
23h00 – Previsão de encerramento do evento


Galeria de imagens

 

ATIVIDADES PARALELAS:


Divulgação do Concurso para captação de inscrições:

Cumprindo com o objetivo de disseminação do ECA, em todas as edições do concurso foi realizada uma ampla divulgação nacional em diversos meios e veículos de comunicação de diferentes segmentos.
Toda a comunicação do concurso foi criada e desenvolvida de forma lúdica e com uma linguagem simples, para assim facilitar o entendimento de todos.


Encontro para julgamento dos trabalhos inscritos:

O julgamento acontece no prédio do CEATS com a presença completa do JURI, a diretoria do CEATS e a diretoria da Fundação Telefonica.
Acontece com dois meses de antecedencia ao evento para preparação de todos os detalhes.


Logística dos finalistas :

Assistência total para trazer os finalistas de todo o Brasil para o evento e atendimento personalizado até o retorno até a residencia.
Para garantir o atendimento perfeito aos finalistas disponibilizamos um produtor que acompanha a equipe em tempo integral.
Workshop para os finalistas acontece no dia do evento pela manhã, eles trocam experiencias.
Produção pré evento: Atividade especial voltada as mulheres finalistas.

RESULTADOS:

Mais de 2.000 histórias recebidas em todas as edições do concurso.

Publicação de mais de 20.000 livros em todas as edições.

Participação de mais de 2.200 convidados nas últimas três edições.

Acesso online atravez do portal nos dias da premiação por mais de 2500 pessoas.

Aumento de visibilidade da Fundação Telefônica e seus projetos através de uma ação de baixo investimento.

Aumento em 750% do número de acesso ao Portal Pró-menino.

 

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