Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: MESA INTERATIVA CI SAMSUNG
Candidato: Promosapiens
Cliente: Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Mesa CI

Mesa CI – Central de Informações


A Mesa CI é um multimídia criado para auxiliar o consumidor a escolher o melhor produto para sua casa e estilo de vida de forma interativa e lúdica. O objetivo principal dar autonomia ao consumidor na hora de escolher um produto, sem precisar de um vendedor ou promotor, oferecendo uma experiência diferente e divertida.

A mesa é composta de um multimídia, uma CPU e uma tela touch screen de 40” , embutidos dentro de um móvel com acabamento em acrílico branco e preto um corte perfeito e dentro do Guide Samsung.

O consumidor pode escolher os produtos de dez categorias: TVs, Blue Ray, DVD, Home Theater, Impressoras e Multifuncionais, Monitores e Displays, Notebook e Netbook, Mini System, Câmera Digital e Filmadora.

Em especial, para a categoria TVs, o consumidor pode montar o desenho da sua sala ou quarto, conforme distâncias do sofá ou cama para a TV, finalidade de uso do aparelho, luz e tempo de uso diário. Depois de colocado estes dados, o sistema mostrava os aparelhos ideais para a situação.

Desde Maio 2010, a Mesa CI está a disposição do público na loja conceito da Samsung, a “Samsung Experience” . O sucesso da mesa foi tão grande que este projeto está sendo levado para as lojas Fast Shop.

A Mesa CI se tornou um centro de atração na loja e recebe, em média, 800 pessoas por dia.

Galeria de imagens
     

 

A Mesa CI é um equipamento composto por um menu de fichas de acrílico coloridas e um sensor. Cada cor representa uma linha de produto da Samsung. Neste projeto, as mesas foram feitas com dez categorias de produtos - TVs, Blue Ray, DVD, Home Theater, Impressoras e Multifuncionais, Monitores e Displays, Notebook e Netbook, Mini System, Câmera Digital e Filmadora.

O consumidor retira uma ficha com a identificação do produto que deseja consultar e coloca sobre o sensor que automaticamente lê a ficha. Para cada ficha, roda um multimídia diferente. Ele pode optar em usar fone de ouvido ou não. Se usar o fone de ouvido, um locutor segue falando o que está escrito na tela.

Os multimídias são feitos em PHP e Visual Basic, com interface em Flash. Para cada linha de produto escolhida, o consumidor pode escolher uma categoria via touch screen. Ao escolher a categoria, poderá optar por um produto. Ao optar por um produto, o sistema mostra as características do produto escolhido.

Em especial, no menu para visualizar os televisores, o consumidor pode montar sua sala ou quarto para saber qual a melhor opção de TV.

Se o consumidor optar por um aparelho na sala, o sistema segue com as seguintes perguntas:
Qual a distância entre o seu sofá e a sua TV?
Como é a iluminação da sua sala?
Quantas horas a TV ficará ligada por dia?
Qual o principal tipo de uso? Game, Filmes/TV, Internet, Dlna, 3D.

Depois de responder as perguntas, o consumidor pode visualizar as TVs Samsung ideiais para ele.

Ao finalizar a consulta, o consumir tem a opção de imprimir ou enviar por e-mail os resultados apresentados e pode fazer um cadastro.


Galeria de imagens
         

 

Para montar a Mesa CI, foi utilizada uma tela touch screen da Samsung com sensores infravermelho e criado um sistema para reconhecimento das fichas.















Galeria de imagens
     

 

A mesa foi uma inovação na loja e, na região, as pessoas iam até a “Samsung Experience” apenas para saber qual é o aparelho de Home, TV ou Blu-ray mais adequado com tamanho da sala. Saindo de lá, muitos seguiam para as lojas para fazer a compra.

A Mesa CI dá autonomia ao consumidor na hora de escolher um produto, sem precisar de um vendedor ou promotor.

Com a instalação da Mesa CI no ponto de venda, a Samsung e o Fast Shop esperam diminuir a dependência de promotores para vendas e, assim, aumentar a comercialização de produtos Samsung.

No futuro, o projeto é levar o sistema para o e-commerce.



Galeria de imagens
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube