Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CONVENÇÃO HIPERCARD
Candidato: BATUQUE PROMO
Cliente: Hipercard banco Multiplo S/A
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Convenção Hipercard - Rumo a Uma Nova Era

A Empresa
O cartão Hipercard nasceu há quarenta anos como cartão fidelidade da rede Bompreço, sendo o seu mercado focado no Nordeste.

Em 2004, já como um cartão respeitado e conhecido por muitos brasileiros, foi adquirido pelo Unibanco, que desde então traçou novas estratégias mercadológicas à marca.

Com o desafio de tornar-se um cartão de crédito com posicionamento nacional, Hipercard se reinventou e passou a incomodar as grandes bandeiras estrangeiras.

Para cumprir este desafio, a partir de 2010 começou a ser aceito nas maquinetas Redecard, alcançando o posicionamento de 3° maior cartão de crédito do Brasil.

O Evento
E foi diante desse crescimento que a Hipercard, pela primeira vez sob tutela da instituição Itaú, desenvolveu uma convenção de vendas diferenciada em comparação às tradicionais reuniões de plenária.

Esse evento deveria comemorar e assegurar aos colaboradores que o Hipercard, que nesse momento passava a ter um posicionamento nacional, focando suas ações também no mercado Sul e Sudeste, traçava um novo caminho, que traria louro e conquistas positivas à corporação, afastando as dúvidas quanto ao business.


Ficha Técnica do Evento
- Título: Convenção Hipercard 2010
- Tema: Rumo a uma Nova Era
- Participantes: 530, entre promotores do NAC, equipe comercial, gerência e alta diretoria
- Local: Hotel Iberostar, Praia do Forte – Bahia
- Data: 14 a 17 de março de 2010
- Staff da Batuque Promo: 1 Diretor Artístico, 16 Produtores, 11 Técnicos e 2 Diretores Técnicos
- Peças de comunicação: ticket de entrada, camisetas, convite on line, garrafas para os participantes colocarem seus desejos, guia de viagem, totens de sinalização.

Galeria de imagens
Ticket de Entrada
camisetas
Convite On Line
Garrafa para Participantes colocarem seus desejos
Guia de Viagem
Totem de Sinalização
Presidente do Hipercard, Ivo Vieitas, ao receber convidada
Equipe de marketing recebe os convidados 1
Equipe de Marketing Recebe os Convidados 2
Equipe de Marketing Recebe os Convidados 3
Equipe de Marketing Recebe os Convidados 4
Momento1 pórtico de entrada baseado na cenografia em caravela
Momento 1 cenografia em caravela
Momento 1 Cenografia em Caravela 2
Momento 1 Cenografia em Caravela 3
Momento 1 Cenografia em Caravela_Dimensão das Telas de Projeção
Momento 2 Cenografia Barco Moderno, com Detalhes em Metal
Momento 2 cenografia barco moderno, com detalhes em aluminio nas colunas da sala
MC Otaviano Costa 1
MC Otaviano Costa 2
MC Otaviano Costa 3
Palestrante Marcos Pontes 1
Palestrante Marcos Pontes 2
Palestrante Marcos Pontes 3
Palestrante Marcos Pontes 4
Cenografia Antes do Almoço-Caravela
Cenografia após o almoço-barco moderno, em apenas 2 horas a transformação
Tormenta Plenária 1
Tormenta Plenária 2
Tormenta Plenária 3
Momento Premiação 1
Momento de Premiação 2
Momento de Premiação 3
Momento da Premiação 4
Momento da premiação 5
Momento da Premiação 6
Momento da Premiação 7
Cenografia Festa 1
Cenografia Festa 2
Cenografia Festa 3
Cenografia Festa 4
Festa de Encerramento 1
Festa de Encerramento 2
Festa de Encerramento 3
Festa de Encerramento 4
         

 

Desafios e Soluções
A Hipercard tinha planos ainda maiores, e queria fortalecer junto aos colaboradores e equipe de vendas o novo posicionamento da marca e estratégia comercial, mostrando a todos que a nova “roupagem” da companhia traçaria uma história de sucesso, afastando qualquer dúvida em relação ao futuro caminho dos negócios.

E para passar a mensagem para a equipe interna, a Hipercard queria um conceito diferenciado de convenção, uma ideia nova e ousada que remetesse à mensagem que o Presidente da companhia queria transmitir.

Comunicação: baseado nestes desafios definiu-se o conceito: “Rumo a uma Nova Era”. O conceito traduziu exatamente o momento da Hipercard, que mudava seu posicionamento perante o mercado e passava a conquistar novas regiões estratégicas. A aquisição da marca pelo Itaú também era refletida nessa comunicação.

Para transmitir este conceito também nas salas de plenária, transformamos a sala num verdadeiro barco, que iniciava mais antigo e no meio do evento se transformava num barco veloz, indicando de forma alusiva o momento que a Hipercard vivia (expansão de mercado), após passar por toda a “tempestade” de uma fusão e tantos momentos de incertezas. O barco veloz refletia o momento de conquista de novos territórios e expansão da marca Hipercard, que agora ocupava o 3° lugar no ranking dos cartões de crédito.

Roteiro Vivencial

Chegada: a alta diretoria e gerência trocaram de lugar com os promotores do NAC (Núcleo de Atendimento ao Consumidor localizados nas lojas da rede Wal-Mart) e fizeram o receptivo dos participantes, mostrando de forma lúdica que eles conhecem o cotidiano da ponta e querem estar bem próximos desse público.

Plenária: cenário baseado no ambiente marítimo, com videocenografia por toda a sala, formando uma projeção em formato “U”.

Primeiro Momento: ao entrarem na sala, pela manhã, os convidados viam uma caravela antiga e vídeos por todo o ambiente, com imagens de mar e de aventuras marítimas, representando de forma lúdica o cenário da Hipercard até aquele momento, e que sofreria alterações no decorrer da convenção.

Segundo Momento: durante o horário do almoço toda a cenografia foi alterada para um barco veloz e moderno, representando como a Hipercard estava agora, maior e mais moderna.

Mestre de Cerimônias: Otaviano Costa, que representou diversos papéis no decorrer da convenção. Sua primeira esquete foi como Jack Sparrow (personagem de Johnny Depp na franquia “Piratas do Caribe”), em busca de seu navio Pérola Negra. Os demais personagens criados pela Batuque Promo para o MC foram baseados no contexto das palestras internas.

Palestrante: Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro ligado à Agência Espacial Brasileira (AEB), que era resgatado no mar pelo barco Hipercard ao voltar de uma viagem espacial. Representava os desafios diários que a equipe sofre e motivou os participantes a sempre ultrapassar as barreiras e se superar.

Logo após o almoço, teve início o segundo momento da cenografia. Para viabilizar tal ação, a equipe da Batuque Promo contou com treinamento para reposicionamento dos materiais, além da grande agilidade necessária, para transformar a cenografia de caravela em um barco moderno e veloz.

Surpresa: ao retornarem à sala, os convidados foram surpreendidos por uma grande tempestade, e na entrada da sala as recepcionistas entregavam capas de chuva para ninguém se molhar.

A Batuque Promo conseguiu causar tecnicamente, e com a utilização de efeitos especiais, a sensação de uma verdadeira chuva torrencial à plenária, passando a mensagem de que a Hipercard passou por várias tempestades, mas o barco é muito forte e não vira, porque seus tripulantes são fortes e unidos para comandar o barco.

Premiações: para fazer um clima bem-humorado nesse momento, o MC vestiu-se de jogador da seleção e anunciou o grande prêmio: duas viagens para assistir à Copa do Mundo na África do Sul.

Interação: para aproximar ainda mais a diretoria da Hipercard dos participantes, e firmar a mensagem “Rumo a uma Nova Era”, foi desenvolvido um bloco chamado “Pinga Fogo”, no qual os participantes puderam fazer perguntas sobre diversas dúvidas ao presidente da empresa.

Encerramento: festa comandada pelo DJ Zé Pedro.

Plenária: cenário baseado no ambiente marítimo, com videocenografia por toda a sala, formando uma projeção em formato “U”.

Primeiro Momento: ao entrarem na sala, pela manhã, os convidados viam uma caravela antiga e vídeos por todo o ambiente, com imagens de mar e de aventuras marítimas, representando de forma lúdica o cenário da Hipercard até aquele momento, e que sofreria alterações no decorrer da convenção.

Segundo Momento: durante o horário do almoço toda a cenografia foi alterada para um barco veloz e moderno, representando como a Hipercard estava agora, maior e mais moderna.

Mestre de Cerimônias: Otaviano Costa, que representou diversos papéis no decorrer da convenção. Sua primeira esquete foi como Jack Sparrow (personagem de Johnny Depp na franquia “Piratas do Caribe”), em busca de seu navio Pérola Negra. Os demais personagens criados pela Batuque Promo para o MC foram baseados no contexto das palestras internas.

Palestrante: Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro ligado à Agência Espacial Brasileira (AEB), que era resgatado no mar pelo barco Hipercard ao voltar de uma viagem espacial. Representava os desafios diários que a equipe sofre e motivou os participantes a sempre ultrapassar as barreiras e se superar.

Logo após o almoço, teve início o segundo momento da cenografia. Para viabilizar tal ação, a equipe da Batuque Promo contou com treinamento para reposicionamento dos materiais, além da grande agilidade necessária, para transformar a cenografia de caravela em um barco moderno e veloz.

Surpresa: ao retornarem à sala, os convidados foram surpreendidos por uma grande tempestade, e na entrada da sala as recepcionistas entregavam capas de chuva para ninguém se molhar.

A Batuque Promo conseguiu causar tecnicamente, e com a utilização de efeitos especiais, a sensação de uma verdadeira chuva torrencial à plenária, passando a mensagem de que a Hipercard passou por várias tempestades, mas o barco é muito forte e não vira, porque seus tripulantes são fortes e unidos para comandar o barco.

Premiações: para fazer um clima bem-humorado nesse momento, o MC vestiu-se de jogador da seleção e anunciou o grande prêmio: duas viagens para assistir à Copa do Mundo na África do Sul.

Interação: para aproximar ainda mais a diretoria da Hipercard dos participantes, e firmar a mensagem “Rumo a uma Nova Era”, foi desenvolvido um bloco chamado “Pinga Fogo”, no qual os participantes puderam fazer perguntas sobre diversas dúvidas ao presidente da empresa.

Encerramento: festa comandada pelo DJ Zé Pedro.

Depoimentos
“Este foi o melhor evento dentre todos que foram realizados nos outros países. Parabéns, Batuque Promo, pela organização e produção impecável.” (Samsung Brasil)

“Podemos comparar este evento a um grande trade show, porém, quem está nos trazendo as novidades é o líder de mercado.” (Brasil Resseler)

“Perfeito o equilíbrio entre o tempo de apresentação e o entretenimento.” (Brasil Resseler)

“Tive apenas ótimos comentários dos clientes neste evento, que só tenho que devolver a vocês da Batuque Promo.” (SEASA)


Resultados Obtidos
- Geração de amplo buzz marketing, com cobertura da imprensa nacional e latino-americana, com grande número de notas e publicações.
- Na semana seguinte ao evento, foi possível encontrar diversas matérias sobre o evento e o grande lançamento TV 3D em mídias e blog especializados, tais como: portalexame.com.br, Revistas Abril entre outros.
- O evento foi premiado pela Matriz Samsung (Coréia do Sul) como o melhor evento da série de 2010, coroando a Batuque Promo por excelência em eventos Premium.

 

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