Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: MAMMA MIA, QUANTA HISTÓRIA!
Candidato: Biblioteca de Idéias Eventos Empresariais
Cliente: Associação dos Logistas do Central Plaza Shopping
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
MAMMA MIA, QUANTA HISTÓRIA!

A EMPRESA:
A Biblioteca de Idéias é uma empresa especializada em eventos empresariais, tendo como atividade principal o desenvolvimento de projetos e a montagem dos mesmos. Estandes, cenografia para shoppings, teatro e tv, e displays para pontos de vendas são alguns de seus trabalhos. Oferece atendimento personalizado com foco em resultados.
Atua em todo o Brasil e exterior.
É finalista do 1º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade de 2009 e conquistou o troféu de ouro pelo melhor estande de pequeno porte no Prêmio Caio 2007, prêmio este eleito um dos melhores da década, com troféu de platina no Prêmio Caio da Década 2010.
É uma das empresas pioneiras no segmento de montagem de eventos empresariais com o conceito “ambientalmente correto”. Colabora com a conservação do meio ambiente e com uma maior divisão de verba destinada a eventos, direcionando suas ações para utilização de materiais ambientalmente corretos provenientes em sua maioria de comunidades, ONGS e cooperativas de produtos artesanalmente manufaturados. Utiliza também em alguns casos madeira certificada FSC.

O EVENTO:
EM 2009 a Biblioteca de Idéias foi convidada a participar da concorrência para elaboração e montagem de cenografia comemorativa do aniversário de 10 anos do Central Plaza Shopping. O tema proposto foi ITÁLIA.
Com o objetivo de encantar tanto seus clientes freqüentadores, quanto a grande comunidade italiana no entorno do Shopping, a proposta de oferecer um atrativo cultural para que o maior número de pessoas moradoras da região pudessem visitá-lo. Desta forma, quem conhecia a Itália poderia rever seus principais atrativos e quem não a conhecia, poderia absorver esta fantástica gama de informações culturais, que foi elaborada, tanto para despertar a curiosidade de crianças, jovens e adultos.
Ao final do evento o shopping premiou através de concurso cultural a melhor frase, com uma viagem com direito a acompanhante para a Itália.
Neste mês, segundo dados da administradora do shopping, 950.000 pessoas visitaram o shopping.

Esta proposta cultural, muda o conceito dos eventos realizados em shopping, permite que a oportunidade apresente conhecimentos gerais sobre este maravilhoso povo, do qual tantas famílias brasileiras têm origem.

O COMPROMISSO: Na cenografia, a melhor fidelidade possível para "levar as pessas" para ITÁLIA, com nossas referências e suas próprias lembranças. Foi um evento emocionante!

Galeria de imagens
Logo Biblioteca de Idéias
       

 

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: MAMA MIA, QUANTA HISTÓRIA!

TEMA: MOSTRA CULTURAL ITÁLIA

Local da exposição: Central Plaza Shopping, São Paulo, praça de eventos.

Data: Todo o mês de setembro de 2009.

MEMORIAL DESCRITIVO:

ESPAÇO/CONCEITO: Em uma área construída de 225m², oferecer o máximo de entretenimento cultural sobre a Itália, permitindo a interatividade entre os visitantes.

PROJETO:
Para a melhor circulação de pessoas e acesso a todas as atrações, optamos por um cenário circular de 15 metros de diâmetro, cenograficamente e distinto por ambientes, distribuídos nas seguintes áreas:

- Fontana de Trevi: acompanhada de uma piscina com fonte de água natural, para manter a superstição de atirar uma moeda e realizar um desejo de voltar.

- Torre de Pisa: Uma maquete de 3 metros de altura reproduz um dos maiores monumentos italianos. (esta maquete foi emprestada da empresa Cipolatti, fornecedora do Shopping Central Plaza, negociação direta entre os mesmos)

- Veneza: Na área foi instalada uma réplica de gôndola veneziana, construída com esquema de engenharia naval, criando uma realidade visual. Parede e pisos foram adesivadas com materiais específicos, criando a impressão de estar passeando nos canais de Veneza. Este ambiente foi fotografado por muitos dos visitantes que se encantavam com a proximidade de realidade que o cenário traduziu.

- Vaticano: Esse espaço da grande sede da Igreja Católica está representado por painéis informativos e muitas fotos, destacando os principais Papas.

- Moda: Os painéis expostos, vídeos de desfiles e estilistas italianos, destaque para cidade de Milão, contam um pouco do fascínio da mais rica das cidades italianas, enfatizando a importância desse segmento para o mundo e suas principais grifes. Foram 12 vídeos de principais estilistas italianos, os quais colocamos em lupping para os visitantes degustarem a diversidade da moda italiana.

- Roma: A melhor síntese da Itália: um dos maiores centros culturais do mundo. A união de uma metrópole cosmopolita (Roma atual – capital da Itália), como uma cidade antiga, fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos pela civilização.

- Futebol: Informações sobre a Azurra e os principais times do país representados em manequins vestidos com uniformes oficiais da seleção.

- Bella Itália: Apresentada ao público por meio de fotos e vídeos de suas regiões, retratando assim um pouco dessa magnífica terra e a sua localização no mapa. Utilizamos 01 vídeo elaborado e fornecido pelo ENIT, Entidade Nacional Italiana para o turismo, responsável por divulgar a Itália no Brasil. Nest vídeo um resumo de todas as regiões e seus principais atrativos turísticos.

- Cinema: Uma viagem ao passado, com os principais ícones do cinema italiano. Exposição de fotos e informações a respeito da arte cinematográfica italiana.

- Arte e Ciência: Seleção de artigos e fotos focando o legado cultural dos maiores expoentes italianos, sendo artistas, cientistas e filósofos.

- Gastronomia: Informações a respeito da culinária italiana presente no cardápio brasileiro e universal.

- Festa de San Gennaro: As festas em homenagem aos seus santos devotos, destacando a comemoração de San Gennaro, San Vito e outras festas incorporadas ao nosso calendário.

- Família e Trabalho: Registro histórico das primeiras famílias italianas no Brasil e sua contribuição para o crescimento do nosso país, através do seu trabalho. Neste cenário, apresentamos impressos alguns documentos das primeiras famílias e dos primeiros italianos que chegaram no Brasil, como por exemplo: passaporte, certidão de identidade, certidão de casamento, entre outros.

- Imigração: Exibição de documentos e fotos históricas da imigração italiana no Brasil, como tudo começou, as dificuldades, a trajetória das famílias, as principais ocupações, os documentos da época e o sucesso dos italianos em terras brasileiras.

- Árvore Genealógica: Display onde o visitante pôde montar a árvore genealógica com a linhagem de sua família.

- Antepassados: O visitante pôde consultar a data da chegada de seus antepassados italianos ao Brasil, através de pesquisas por sobrenomes.

- Atendimento: Para orientar a visita e ajudar a montar a árvore genealógica e a consulta de antepassados, promotores bilíngües português e italiano se revezaram no atendimento aos visitantes, entre eles, um italiano, que também fornecia informações complementares.

- Áudiovisuais: Durante todo o horário de visitação do shopping, o evento manteve diversos vídeos rodando nas TVs de plasma e música italiana variada distribuídas em caixas de som em todo cenário.

- Decoração: Bandeiras suspensas no teto, com 3 metros de comprimento cada, sendo 02 bandeiras do Brasil e 02 bandeiras da Itália, foram costuradas em tamanhos oficiais.

- Displays: 04 displays informativos com dados do evento e regras de participação do concurso cultural, foram distribuídos no cenário, para completar informações.

- Depósitos: 2 depósitos camuflados entre as áreas de exposição, sendo um depósito para uso e configuração de equipamentos áudio-visuais e folheteria e outro depósito para manutenção da piscina.

RECURSOS E INSUMOS:
- Fontana di Trevi: Construção de piscina Sibrape, com impressão simulando o piso de pedras original. Impressão da lona pelo sistema Sibrape by you.
Filtro de água com 2 ações para manter a água limpa.

- Piso: Piso em vinil de alto tráfego, com impressão simulando chão de pedras.

- Piso Veneza: Piso em vinil de alto tráfego, com impressão das águas de um dos canais de Veneza.

- Imagens: Imagens com tratamento de alta resolução para melhor visualização em ampliação das mesmas. Todas as imagens nas paredes em adesivo vinil laminado.

- Bandeiras: Confeccionadas sob medida na medida de 3,14m X 2,24m estruturadas com travessas de ferro, impressão dupla face, tecido. Tamanho com medidas nos padrões oficial.

- Displays: 4 displays construídos em madeira na medida de 1,10m X 1,60m, para comunicação visual complementar.

- Músicas com distribuição de caixas de som nos ambients: Futebol, Imigração, San Genaro, Cinema, Torre Pisa, Veneza, com mesa de som instalada no depósito. A área Moda e Bella Itália, não tiveram caixas de som, pois as mesmas receberam TVs de plasmas para seus vídeos específicos.

- Equipamentos:
- 01 TV Plasma – área Moda
- 01 TV plasma – área Bella Itália
- 01 computador tela LCD 22” – área imigração
- 01 impressora papel A4 – área imigração (papel 100 folhas dia e tinta)
- 01 computador tela touch screem – área Família/Documentos

- Futebol: 04 manequins vestidos com uniformes originais, sendo 1 deles em posição de jogador de futebol com bola.

- Veneza: 01 Gôndola modelo veneziano, estrutura naval.


ENTRETENIMENTO:
Para entretenimento e chamar a atenção do público, foram implantadas:

- Audiovisuais: TVs com vídeos diversos e caixas com som ambiente.

- Fontana di Trevi: Para manter a tradição original italiana, quem jogasse uma moeda na fonte, voltaria ao local no futuro. Desta forma, os visitantes que jogaram moedas e fizeram seus pedidos. Todas as moedas foram doadas a instituição de caridade eleita pela direção do Shopping Central Plaza.

- Foto-paisagens: Diversas paisagens em escala, para que o visitante pudesse por meios próprios serem fotografados no cenário, dando a impressão de estarem presentes no local.

- Árvore genealógica: Os visitantes puderam iniciar a montagem da árvore genealógica familiar, com vários modelos a escolher. A árvore genealógica ficou gravada em site na internet, e os visitantes poderiam imprimí-la no tamanhos maiores, com recursos próprios, ou em tamanho A4 (gratuito) no local, conforme sua scolha.

- Consulta a data de chegada de imigrantes: Os visitantes puderam pesquisar através de nomes e datas, os dados oficiais de seus antepassados italianos quando da chegada dos mesmos ao Brasil.

- Documentação de Imigração: Os visitantes puderam conhecer melhor a imigração italiana através de cópias de documentos originais e fotos expostas em toda a área do evento.

- Atendimento: Os promotores bilíngües recepcionavam os visitantes falando em italiano e estavam orientados a ensinar a utilizar os computadores e impressoras, assim como informar condições da campanha promocional.

Galeria de imagens
Veneza
Torre de Pisa / Culinária
Vaticano
Roma
Fontana di Trevi
Arte e Ciência
Futebol
Moda
Imigração e árvore genealógica
Cinema e Festa de San Gennaro
Família e Trabalho
Árvore Genealógica
Detalhe Família e Trabalho
Detalhe Fontana di Trevi
evento - Torre de Pisa
evento - Veneza
evento - Árvore Genealógica
evento - Fontana di Trevi
Evento - Fotos na Fontana di Trevi
evento - interesse do público
evento - interesse do público 2
evento - tradição de jogar moedas Fontana di Trevi
bandeiras
Display Árvore Genealógica
Displays
Bella Itália
Vista aérea
evento - Arte e Ciência
   

 

DESAFIOS:

1o) Desenvolver o projeto de forma integrada, com múltiplos temas e acessibilidade aos visitantes.

2o) Pesquisa cultural em diferentes orgãos, livros e sites.

3o) Encontrar imagens que retratassem o cenário, exatamente como idealizado.

4o) Muitos encontros e conversas com profissionais com conhecimentos nos itens abordados.

5o) Período de montagem: Toda cenografia foi instalada em 03 madrugadas no período das 23:00hs às 07:00hs.
Nestas 3 noites, seguimos o seguinte cronograma:
1ª noite: piso,
2ª noite estruturação de piscina e paredes,
3ª noite adesivos, equipamentos e decoração.

Aceitamos o desafio de sintetizar toda a rica cultura italiana em curto espaço de tempo, com limitações físico e financeiro. Sintetizamos infromações de um país que detém o título de maior cultura universal, em um só evento, sem fins lucrativos, aberto ao público.

Conferimos cada informação, com profissionais competentes em suas áreas, e revisamos exaustivamente todos os textos e suas traduções, de maneira a apresentá-los corretos.

Quando iniciamos o trabalho desconhecíamos que as fotos que idealizamos não tinham o tratamento necessário para ampliação, nem mesmo por bancos de dados profissionais( Brasil exterior).

Efetuadas diversas pesquisas com as melhores fotos da Itália, em banco de dados, Embaixada Italiana, acervo pessoal, livros e internet. Aa fotos foram tratadas e diagramadas de acordo com exigência do cenário.

Adquirimos aproximadamente 1000 fotografias de documentos originais, dentre as quais selecionamos as melhores, considerando os itens: mais antigas, mais envolventes, documentos mais significativos como certidão de casamento, bilhete de passagem, etc...

Recursos Humanos: Além de toda a equipe de criação, arquitetura, montagem, técnicos e comunicação visual, foram contratados os seguintes profissionais para que a execução do projeto seguisse todos os critérios de rigoroso controle de qualidade:
02 tradutores do idioma italiano,
02 jornalistas com especialização em cultura italiana,
01 historiador,
02 revisores de textos,
01 maquetista,
01 arte-finalista,
01 assessora de imprensa,
01 consultor de gastronomia,
01 consultora de moda,
04 promotores bilíngües,
05 órgãos governamentais
e 20 empresas privadas.

DIFERENCIAIS:
- Fontana di Trevi: Para a construção da parte interna (acabamento e motorização) da Fontana di Trevi contamos com a empresa Sibrape. Parte estrutural foi desenvolvida cenograficamente pela nossa equipe.

- Piso: Todos os pisos foram feitos sob medida, sendo a criação das imagens foi de Biblioteca de Idéias e a impressão por gráficas especializadas. Todos os pisos em vinil de alto tráfego, nos locais de impressão e em MDF branco nas demais áreas.

NECESSIDADE:
- Maquetes: Foram construídas 02 maquetes do projeto, para apresentação ao Shopping Central Plaza e para orientação aos demais colaboradores da montagem.


Todos os itens, foram concluídos de acordo com o planejado.

Galeria de imagens
planta baixa
Arte & Ciência
Cinema
Família & Trabalho
Fontana Di Trevi
Futebol
Imigração
Moda
Torre de Pisa
Roma
Festas & Tradições
Vaticano
Veneza
Arte & Ciência
Veneza
SAn Genaro
Vaticano
     

 

VISITAÇÃO AO CENTRAL PLAZA SHOPPING NO PERÍODO EM QUE O CENÁRIO ESTEVE MONTADO, OU SEJA 1 MÊS:

950.000 (novecentos e cinquenta mil pessoas) segundo dados oficiais da administração do shopping center.




OUTROS INDICADORES: SUSTENTABILIDADE & AMBIENTAL da BI.

A Biblioteca de Idéias, empresa com 12 anos de mercado, desde 2007, efetivou sua participação no mercado empresarial de eventos, com o compromisso de desenvolver e construir projetos com o conceito AMBIENTALMENTE CORRETO, razão pela qual adotou o slogam: Eventos e estandes ambientalmente corretos.

Para seus dirigentes, este compromisso faz parte de sua missão empresarial, pois além de colaborar na preservação do planeta, colabora também para uma melhor distribuição d renda, pois ao adquirir produtos em sua maioria de associações, ONGs e comunidades, destina parte das verbas a mercados carentes e com isso, proporciona a manutenção e melhoria dos mesmos.

Em reconhecimento, a Biblioteca de Idéias foi selecionada entre 75 empresas, sendo a única montadora de estandes finalista no 1º FECOMÉRCIO DE SUTENTABILIDADE realizado em São Paulo no ano de 2.009.

Finalista entre os 3 melhores na categoria pequena empresa.

Continuamos empenhados neste trabalho e pouco a pouco, percebemos que os empresários que constroem estandes e cenários vêm demonstranto interesse pelo tema ambiental.

Acreditamos também que podemos acelerar o aumento de interesse DOS EXPOSITORES, com a participação e apoio de toda classe formadora de opinìão que dirige a categoria, como organizadoras, associações e sindicatos.


PENSE EVENTOS!
CONVITE A UM EXERCÍCIO:

Com objetivo de compartilhar uma reflexão sobre os estandes ambientais, convido-os a fazer um exercício:

Exemplo:
Evento: Couromoda
No Expositores: 1.000
Visitantes: 70.000
Países: 71
M2 construídos: 80.000
Preço m2 (consideração média) R$ 300,00 (trezentos reais) - estimativa, apenas.

* SE DESTINADOS 5% da verba investida (apenas na construção dos estandes, não considerando: preço do chão, gráfica, transporte, hotel, alimentação, aduana e tantos outros).............

DESTINARÍAMOS: R$1.200.000,00 (para ONGs, institutos, associações,...) ou seja, uma melhor distribuiçào de renda para tantas comunidades carentes que precisam e desejam permanecer em seus locais de origem.

Dá para imaginar o que podemos fazer juntos?

PENSEM!


FORNECEMOS os dados de nossos FORNECEDORES DE PRODUTOS AMBIENTALMENTE CORRETOS a qualquer empresa do setor, mesmo para outras montadoras, as quais eu considero colegas de trabalho.
















Galeria de imagens
Certificado Fecomercio - Prêmio Sustentabilidade
Matéria Prêmio Fecomercio Sustentabilidade
Certificado de participação - Prêmio Fecomercio Sustentabilidade
Finalista prêmio Fecomercio Sustentabilidade
 

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube