Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TODAS AS CORES DA ÁFRICA
Candidato: Marina Park Hotel
Cliente: MARINA PERK HOTEL
Segmento: Eventos
Estado: CE
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
IMAGEM PANORÂMICA DO ESPAÇO DO REVEILLON

O Marina Park Hotel Fortaleza, categoria 5 estrelas, consolidado como o hotel dos grandes eventos, é bastante conhecido por sediar shows, concertos, festivais e outros eventos similares de grande porte, cobertos pela mídia nacional. Um grande Hotel, com infraestrutura moderna, localizado em Fortaleza, na Praia de Iracema, um verdadeiro paraíso com estilo arquitetônico de um transatlântico. Um capricho da hotelaria cearense.
Aqui, o verde ganha espaço num bosque ao lado da piscina. São 2.000 m² de coqueiral, o maior da orla de Fortaleza, onde é realizado eventos artísticos e sociais, jantares e shows, com capacidade de até 8.000 pessoas em formato banquete, ao ar livre. Dispõe de salão de massagens, sala de ginástica e saunas seco e a vapor, salão de jogos, playground infantil e equipe de recreação. Nada se compara a ele em Fortaleza.
Literalmente banhado pelo mar, o Marina Park Hotel é dotado de uma moderna Marina com capacidade para 150 embarcações, com segurança e toda infra-estrutura necessária aos tripulantes: água, telefone, energia, serviços de reparos navais, abastecimento e suprimentos.
Por tudo isso é consolidado o hotel dos grandes eventos, oferecendo estrutura de espaço com vantagem competitiva através dos salões: Iracema, capacidade para 500 pessoas em auditório; Marina, 180; Escuna, 150; Catamarã, 120; Iate, 40 e o Atlântico Hall, 1.200.
Um espaço em sintonia com a natureza, instalado ao lado do bosque e com vista para o mar, o auditório Atlântico Hall, recém inaugurado, ampliou em 100% a capacidade do hotel em sediar eventos.
Entre todos esses benefícios, somados as características de uma cidade como Fortaleza, onde o sol brilha quase o ano inteiro sobre um mar de águas verdes e mornas e receptiva, com gente acolhedora e festiva, apresentamos o réveillon do Marina Park Hotel, o MAIOR REVEILLON DE HOTEL DO BRASIL.
O hotel saiu na frente e foi o primeiro a lançar o Réveillon 2010 com o que há de melhor em atrações. De carona na Copa do Mundo de 2010, que aconteceu em junho na África do Sul, Todas as Cores da África foi o tema escolhido, que chamou a atenção para a sua riqueza cultural e mostrou os encantos de segundo continente mais populoso da Terra.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: REVEILLON 2010
TEMA: TODAS AS CORES DA ÁFRICA
NÚMERO DE PARTICIPANTES: oito mil pessoas
LOCAL: MARINA PARK HOTEL (promotora)
Av. Presidente Castelo Branco, 400, Praia de Iracema - Fortaleza - CE
DATA: 31/12/2009
PERIODICIDADE: ANUAL
ABRAGÊNCIA: INTERNACIONAL

Galeria de imagens
FOTO AÉREA DA PISCINA DO HOTEL, PARTE DO ESPAÇO DE REALIZAÇÃO DO REVEILLON
IMAGEM DO HOTEL, FEITA DA PISCINA
IMAGEM NOTURNA DO HOTEL
   

 

O CONCEITO:

O conceito do Réveillon do Marina é celebrar. Celebrar o futuro de grandes oportunidades e realizações para 2010.

E para quem planejou e festejou o ano novo em Fortaleza em grande estilo, curtiu e pode ver que o Marina Park Hotel realizou o melhor e mais animado Réveillon 2010 com um tema diferenciado: “TODAS AS CORES DA ÁFRICA”. (IMAGEM 01)

Uma festa de surpresas para um início de ano de muitas fantasias e realizações. Cada participante “viajou” por lugares fascinantes, curtindo sonhos e desejos. Foram recepcionados em um grande corredor, ambientado com representação de animais, tapetes, máscaras e escudos – todos inspirados no continente africano. Para completar, 860 arranjos de mesa e mais de 100 colunas revestidas com folhagens. Na piscina, todos puderam conferir shows de danças tribais, encenados por bailarinos. Integrantes do Maracatu Vozes da África, grupo que participa do Carnaval de Fortaleza, também alegraram a noite com números artísticos. (IMAGEM 02, 03 e 04)

A animação contou com Luciano Bruno, cantor italiano, conhecido no mundo inteiro pelo romantismo de suas músicas, que abriu a programação às 22 horas.
Luciano Bruno já vendeu mais de um milhão de discos ao redor do planeta. Clássicos como "Ti voglio tanto bene", "In ginocchio da te", "Dio come ti amo", além de boleros e outras canções internacionais, que fizeram parte do espetáculo. (IMAGEM 05)

O cantor se apresentou pela primeira vez no Brasil em 1994. Luciano também já foi atração da Festa de San Gennaro, festival que homenageia a cultura italiana na capital paraense.

À meia noite em ponto, como reza a tradição, começou o show pirotécnico (IMAGENS 06 e 07). Foram doze minutos de queima ininterrupta de fogos de artifício e estouros de muitas garrafas de champagnes. Seguido da animação e do agito da renomada banda Chiclete com Banana, a preferida do público, que entrou depois da meia-noite e tocou até as 3h30min. (IMAGENS 08 e 09)

Com uma discografia de 25 discos, prêmios pelo Brasil e exterior, média de 130 shows por ano, 15 discos de ouro, 10 discos de platina e 1 DVD de platina, suas músicas se transformam em grandes sucessos nas rádios de todo Brasil e se imortalizam na voz de uma legião de fiéis seguidores que se denominam CHICLETEIROS, verdadeiros guerreiros da alegria.

A festa continuou com a Banda 5%, até 5 horas. Composta por 5 amigos que já tocaram em outras bandas, com vontade de fazer boa música e de tocarem juntos com um objetivo em comum que é o de levar muita alegria para o público, fazem o sucesso desse grupo.

A experiência dos integrantes vem da rotina de tocar em bares, o que proporcionou muita bagagem e ecletismo musical, característica visível da banda. Ao todo, são quase três anos de carreira somados a mais de 250 shows espalhados em todo o Brasil, como micaretas, feiras e exposições, festivais de verão, e réveillon, além de já terem dividido o palco com grandes nomes da música como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Eva, Cláudia Leite, Daniel e Victor e Léo, entre outros.

O raiar do primeiro dia de 2010 contou com o embalo do Dj Felipe Venâncio, considerado o mais importante e respeitado nome da house music no País. Felipe Venâncio é um grande artista que tem agenda cheia em São Paulo, nos
points mais descolados como o reduto JET SETTER PINK ELEPHANT e passagem por badaladas festas públicas e privadas em outros países.
O cenário foi o grande complemento da festa que levou o público a se sentir uma celebridade com tanto brilho e alegria, no maior Réveillon de hotel do Brasil e o mais tradicional de Fortaleza.

Entre 8 mil participantes do réveillon, 20% deles eram cearenses e 80% de turistas nacionais e internacionais, onde destacamos 40% da Região Sudeste, 30% da Região Nordeste, 15% da Região Centro Oeste, 9% da Região Norte, 4% da Região Sul e 2% de turistas internacionais, mais precisamente dos países Dubai, Itália, Inglaterra e Espanha.

Com “TODAS AS CORES DA ÁFRICA”, o Reveillon de 2010, assim como em edições anteriores, teve o tema escolhido pelo participante, através de pesquisa, onde ele (o hóspede/participante) tem a oportunidade de contribuir, sugerindo temas.

E quando falamos em edições anteriores, não podemos deixar de ressaltar, e com orgulho, que já são 17 anos de realização, tendo à frente de todo o seu sucesso, na administração de uma família tradicional e com espírito festivo, que sempre celebrou a virada do ano com glamour, pois esse costume já era tradição, antes mesmo da inauguração do hotel.

METAS E DESAFIOS

Cientes da concorrência de outros réveillons como o Enchanté, de Salvador e alguns Cruzeiros Marítimos, situação normal de um mercado competitivo, em que os diferentes produtores de um determinado bem ou serviço atuam de forma independente face aos consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu bem estar, utilizamos os nossos diferentes instrumentos e ousamos para oferecer aos hóspedes e participantes, a qualidade dos nossos produtos e os melhores serviços, como segurança, jantar completo, atrações de alto padrão, fazendo o Reveillon do Marina Park Hotel, um dos mais exitosos, com um público recorde de 8.000 (oito mil) participantes (IMAGENS 10 e 11).

Assim, as nossas metas têm sido atingidas ano a ano, que é fazer o maior, melhor e mais animado réveillon de hotel do Brasil.

O nosso desafio em 2010 era homenagear, em grande estilo, o país que sediaria a COPA DO MUNDO de 2010, a África do Sul. Com elementos, situações e decoração que chamariam atenção do público a desvendar os segredos do continente africano de forma deslumbrante.

E a solução foi essa: planejar e montar um cenário como grande complemento da noite que fez o participante se sentir em uma viagem inesquecível por lugares fascinantes. Através dos espaços e das mesas definidas nas ilhas: Namíbia, África do Sul, Angola, Senegal, Nigéria, Quênia, Egito e Marrocos, cada país mostrou o seu diferencial na decoração, que exibiu savanas, pirâmides, tribais e fez uso de falsas peles de animais como advertência para a necessidade de preservação do meio ambiente (IMAGENS 12, 13 e 14).

O Marina Park Hotel incorporou a África do Sul e mostrou os seus encantos de segundo continente mais populoso da Terra, com 900 milhões de habitantes em 53 países, com uma riqueza cultural singular (IMAGEM 15).

Houve apresentação de danças típicas, com destaque para o Maracatu, representando a influência da origem africana no Brasil (IMAGENS 16 e 17).

A gastronomia se manifestou através dos temperos que acompanharam os fartos buffets temáticos e as opções de peixes, lagostas, camarões e carnes. Somente um grande hotel, ou melhor, o hotel dos grandes eventos, pode fazer um réveillon com jantar e bebida para 8 mil pessoas em uma única noite.

Nos 22 buffet’s temáticos foram servidos: frutas e gastronomia africanas, doces de diversos sabores, 8.000 docinhos, 300 kg de chocolates, 760kg de frutos do mar, 420kg de abóboras trabalhadas, cocos e quengas, 80 kg de bombons, 1.200kg de uvas, 450kg de frios diversos, 800kg de lagosta à moda africana, 1.200kg de camarão dos deuses, 1.100kg de filet ao funghi, 400 kg de arroz branco, 8.000 chocolates variados, entre outros.

As bebidas servidas foram champanhe Chandon, whisky Johnnie Walker Red Label, vinho argentino Latitude 33º., vodka Smirnoff, água, cerveja Sol, e refrigerantes variados.

O nosso diferencial, além do bom atendimento, qualidade, animação e tranqüilidade que predominou durante toda a festa, é que o evento já conquistou a confiança do público. Tanto é que, as vendas de mesas se esgotaram com 30 dias de antecedência à festa da virada.

A Programação do evento foi composta por:

HORÁRIO ATRAÇÃO
22 horas Luciano Bruno – cantor italiano
00h30min Banda Chiclete com Banana
03h30min Banda 5%
05 horas DJ Felipe Venâncio

Galeria de imagens
FOTO PARCIAL DO PÚBLICO REVEILLON
AMBIENTAÇÃO E DECORAÇÃO
DECORAÇÃO
DECORAÇÃO
SHOW LUCIANO BRUNO
SHOW PIROTÉCNICO
SHOW DA BANDA CHICLETE COM BANANA
SHOW BANDA CHICLETE COM BANANA
ANIMAÇÃO DO PÚBLICO
ANIMAÇÃO DO PÚBLICO
ANIMAÇÃO DO PÚBLICO
DECORAÇÃO COM MOTIVOS DA ÁFRICA
DECORAÇÃO COM MOTIVOS DA ÁFRICA
DECORAÇÃO COM MOTIVOS DA ÁFRICA
DECORAÇÃO COM MOTIVOS DA COPA DA ÁFRICA
ATRAÇÕES DANÇAS TÍPICAS
ATRAÇÕES DANÇAS TÍPICAS
PLANTA GERAL DA DISTRIBUIÇÃO DE MESAS (ILHAS)
DECORAÇÃO
 

 

Em uma área de 40.000 m², o Marina Park Hotel tem 26.000m² de área construída e utiliza 20.000m² para preparar o maior réveillon de hotel do Brasil. Com 02 palcos, um com 18m de frente, 12m de fundo, 2 m de altura do piso e pé direito de 10m de altura e outro com 14m de frente e 12m de fundo, 2 m de altura do piso e 8m de pé direito.

Para a apresentação da Banda Chiclete com Banana foram instalados 02 camarins de 4m² com 02 banheiros em cada e um camarote de 30m x 5m.
E para que as apresentações fossem vistas de todos os ângulos, além de uma grande estrutura de som e iluminação, foram instalados 04 super telões de 4m x 3m nas laterais dos palcos, com projetor de 5.000 lumens, além das testeira de Led P31, medindo 5m x 1m entre os 02 palcos, com hora do Brasil, onde passava frases com mensagens do ano novo. Tudo isso com a segurança de 03 geradores de energia de 250 KVA e a alegria da revoada de 6 mil balões.

Com toda uma grande infraestrutura física já existente no hotel, foram alugados 26 banheiros químicos, 8.000 cadeiras, 200 mesas, 320 bandejas, 684 dúzias de colheres para sobremesa, 750 dúzias de copos de água, 667 dúzias de copos de whisky, 750 dúzias de faca base, 750 dúzias de garfo base, 750 dúzias de prato base, 250 dúzias de prato para sobremesa, 667 dúzias de taças para champagne, 667 dúzias de taças para vinho tinto, entre outros itens de menor quantidade.

Referente a transporte, em qualquer época do ano, o Marina Park oferece esse serviço gratuito, diariamente, para a Avenida Beira-Mar e Praia do Futuro, que é uma vantagem inserida no lazer do hóspede. No réveillon, as atrações contratadas também têm esse serviço. E não é apenas o traslado aeroporto, hotel, aeroporto. As vans que fazem o mesmo traslado ficam a disposição dos artistas.

Em todo esse aparato, enaltecemos aqui a parceria feita com a UNICLINIC, onde foi disponibilizado 03 ambulâncias, sendo 02 UTI`s móveis totalmente equipadas e uma convencional, 06 auxiliares de enfermagem e 02
médicos e, e uma tenda fixa com materiais de primeiros socorros e medicamentos para atendimento e transporte de pacientes participantes do evento.

A grande divulgação do evento foi feita através de:
- 200 mil panfletos distribuídos por agentes de viagens em 10 capitais brasileiras;
- Anúncios em revistas semanais, especializadas no setor de turismo;
- Revista contigo: 3 duplas meia página, 5 rodapés ou 4 páginas simples / e-mail marketing para 200 mil pessoas / Concurso Cultural Clube do Assinante Abril / Presença de celebridades convidadas pela Contigo / 1 milhão de visualizações para Banner Squer / 1 milhão de visualizações para Banner Portal;
- Site interativo do evento;
- Cobertura pelo Programa do Amaury Júnior
- Anúncio na revista Brasil Travel News;
- Outdoors pela cidade de Fortaleza;
- Cobertura pelo Programa Must;
- Anúncios em jornais locais e jornais nacionais especializados em turismo, entre eles o Jornal Folha do Turismo;
- Comerciais de 30” nas emissoras Globo e Record – transmissão local;
- Inserção de 30” em rádios locais.

Todas as Cores da África, o tema do Réveillon 2010 do Marina Park Hotel, chamou a atenção para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e desvendou os segredos do continente africano de forma deslumbrante, mostrando assim a sua inovação.

No intuito de não deixar ninguém parado, preparou uma programação paralela diversificada com a tenda eletrônica, e ambientes diferenciados com massagens, através de 20 massoterapeutas e outros profissionais
especializados, enriquecendo o evento com momentos de bem estar e qualidade de vida. E para garantir a animação e o conforto dos participantes diante de toda diversificada programação, foram distribuídos 3.000 (três mil) pares de sandálias com os mais agitados do dancing, causando aquele frisson que encantou a todos.

A administração do Marina Park Hotel preocupa-se em equipá-lo com as mais eficientes novidades do mercado visando à maior tranqüilidade de seus hóspedes:

- Cozinhas modernas e bem planejadas apóiam as áreas de alimentos e bebidas e eventos;
- Um excelente sistema de gerador com acionamento automático na falta de energia;
- Apartamentos especiais para deficientes físicos;
- Central de ar condicionado moderna sem uso do gás freon com FCF, nocivos ao ambiente;
- Central telefônica moderna e programada especialmente para o hotel;
- Eficiente sistema informatizado abrangendo todas as áreas do hotel;
- Sistema central de antena coletiva, vídeo e som;
- Sistema central de água quente;
- Wireless: Internet sem fio em grande área do hotel, inclusive, lobby e piscina;
- Equipe de segurança com circuito interno de TV.

Outra vantagem inserida é o transporte gratuito diário para a Avenida Beira-Mar e Praia do Futuro, melhorando e aumentando as opções de lazer do hóspede.
Ao chegar em Fortaleza, o turista não tem dúvida: segue direto para o hotel, que tem como diferencial todos os serviços apresentados aqui e oferecidos ao hóspede.

A gastronomia é outro ponto alto do Marina, que conta com dois restaurantes especiais: o Coffee Shop e o La Marine, instalados no térreo e com vista para o mar.

O Hotel, além de toda uma infraestrutura para grandes eventos, possui um heliponto homologado pela ANAC e estacionamento com capacidade para 700 veículos, sendo 200 deles em garagem coberta, e ainda, estacionamento interno para ônibus de turismo.

Mesmo com as melhores atrações da cidade ao seu alcance, o hóspede pode não querer sair do hotel, quando tem a sua disposição um leque de serviços e oportunidades de lazer oferecidos pelo Marina Park Hotel.

O hotel fica próximo ao Centro de Turismo, ao Mercado Central e ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Além destes atrativos, o Marina fica a 300 metros do Mucuripe Club, o maior complexo de animação noturna de Fortaleza.

Em alguns momentos é considerado, não apenas um hotel, pois suas instalações o colocam mais próximo de um Resort Urbano, ocupando uma área de 40 mil metros quadrados, sendo 26 mil de área construída. São 315 apartamentos e suítes com decoração moderna e piso frio em diversas categorias, apartamentos para portadores de necessidades especiais, além de piscinas, bares, restaurantes, fitness, salão de beleza e escritório virtual.

O hotel dedica espaços às atividades esportivas e conta com 4 quadras de tênis e pista de cooper privativa com 2.500 metros.

Com um público recorde de 8.000 pessoas e uma receita estimada em R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), planejamos e montamos toda uma infraestrutura para receber e atender bem a todos.

E isso gera um grande impacto positivo a cada ano. Um exemplo são os visíveis benefícios que uma mega festa de porte como o réveillon do Marina Park Hotel deixa para a cidade de Fortaleza.

Com tanta animação, não podemos deixar de lado pontos importantes que fizeram o diferencial e mostraram a importância e o impacto de um grande evento como esse, tanto a nível econômico como social. Vejamos alguns deles:

- 1.225 empregos diretos;
- 3.062 empregos indiretos;
- Treinamento/capacitação de 400 pessoas;
- Impacto no PIB local de aproximadamente R$ 17.000.000,00 (dezessete milhões de reais);
- Impostos gerados em todas as esferas administrativas ;
- Taxa ECAD;
- Os alimentos restantes doados à comunidade carente, uma preocupação que a administração tem com a responsabilidade social;
- Segurança interna e a contratação de 190 profissionais, totalizando 250 seguranças;
- Além de contribuir com a proteção do meio ambiente, através da coleta seletiva de lixo, no dia seguinte e enviando para uma empresa especializada em reciclagem;
- Envolvimento e apoio de órgãos públicos como: Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito - AMC e Juizados de Menores, melhorando a segurança interna e externa do Marina Park Hotel para atender bem hóspedes e demais participantes do réveillon;

OS PRINCIPAIS FORNECEDORES CONTRATADOS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO:

- INVENTUS – empresa organizadora
- Hospital UNICINIC – União de Clínicas do Ceará Ltda.- empresa responsável pelas ambulâncias e equipe de médicos e técnicos de enfermagem;
- Sr. Luis Carlos Afif Silveira Mello, responsável pela filmagem para o programa Amaury Júnior;
- Aldeia Zen, responsável pelo espaço de massagens e relaxamento dos participantes;
- Bicho Criativo, empresa responsável pela criação e manutenção do site;
- Brasil Travel News, revista onde foi veiculado um anúncio de01 página para divulgação do réveillon;
- Editora Folha Dirigida, jornal onde foi veiculado anúncio de ½ página;
- Grupo Folha Dirigida,onde foi veiculado um anúncio no jornal Folha do Turismo;
- Moet Hennessy do Brasil, fornecedor responsável pelo fornecimento da maior compra de vinhos e champagnes do Estado;
- Norsa Refrigerantes, empresa responsável pelo fornecimento água, refrigerantes, aq fresh, entre outros do gênero;
- RF2 Promoções e Eventos – empresa prestadora de serviços artísticos, responsável pela contratação da Banda 5%;
- Mazana Empreendimentos Artísticos e Publicidades Ltda., – empresa prestadora de serviços artísticos, responsável pela contratação da Banda Chiclete com Banana;
- GIRAFATUR Atividades Turísticas Ltda., empresa prestadora de serviços de aluguel de veículos para transporte de bandas;
- Domestic Produções e Eventos – empresa prestadora de serviços artísticos, responsável pela contratação do DJ Felipe Venâncio;
- Sra. Ana Lúcia Oliveira Rizzato, empresária responsável pela contratação do cantor internacional Luciano Bruno;
- TOP GENIUS Eletrônica e Informática, empresa responsável pela sonorização do evento;
- A GERADORA aluguel de máquinas, empresa responsável pelo aluguel de geradores de energia;
- C & V Assessoria, Consultoria e Marketing Desportivo Ltda., empresa responsável pela locação de equipamentos de estruturas e iluminação do réveillon;
- Continental Serviços Empresariais e Condominiais Ltda, empresa responsável pela locação de mão de obra especializada em eventos;
- AF Cartões e Sistemas de Identificação, empresa responsável pela confecção de cartões de identificação, distribuídos com os participantes do evento;
- Z Soluções e Promoções de eventos, empresa prestadora de serviços na locação de telões, filmagens simultâneas, painel de led, efeitos de iluminação de palco e público, com a assistência especializada de 3 técnicos durante o evento;
- DUETTO Assessoria e Eventos, empresa responsável pela decoração, ambientação e abastecimentos dos camarins;
- COLOMBO Serviços de Vigilância Ltda, empresa responsável pela locação de mão de obra especializada em vigilância;
- Fogos Caruaru, empresa responsável pelo show pirotécnico de 12 minutos na virada do ano;
- ACV Produções de Eventos Ltda, empresa responsável pela locação de estruturas para montagem, manutenção e desmontagem de palcos, camarins, cercas, fechamentos, passarela e portão;
- Costa Brasil, fornecedor responsável pela revoada de 6 mil balões na virada do ano;
- Gravsound Stúdio, fornecedor responsável pela sonorização, gravação e iluminação na piscina;
- LOCABAN – Banheiros Químicos, responsável pelo locação de banheiros químicos;
- HELISOM – sonorização e Iluminação, responsável pela iluminação e sonorização dos palcos / atrações;
- MOLISE MIX Móveis Projetados, responsável pela locação de móveis de decoração para ambientação;
- SVS – Shao – Lin Vigilância e Segurança Ltda., empresa responsável pela locação de mão de obra especializada em segurança;
- MACROTEX REPRESENTAÇÕES LTDA., empresa responsável pelo serviço especializado de informática;
- DJ ITAQUÊ, profissionais contratados que atuaram na tenda eletrônica;
- EDUARDO GOMES FOTOGRAFIA, profissionais contratados para a cobertura fotográfica do evento;
- MUST, profissionais responsáveis pela locução e edição de VT do réveillon para o programa MUST;
- HD Vídeo Produções Ltda.; empresa de produção de “Making Of” em Full HD do réveillon;

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube