Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: XXVIITH IAU GENERAL ASSEMBLY
Candidato: JZ Brasil
Cliente: Sociedade Astronomica Brasileira,
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Campanha de Divulgação

A JZ CONGRESSOS atua, desde 1972, nas áreas de organização e execução de eventos internacionais e nacionais. Foi pioneira na organização de eventos, desbravando o mercado, sem deixar de se atualizar e acompanhar as tendências. É uma das empresas brasileiras mais tradicionais e conceituadas na área, resultado de um trabalho sério de comprometimento com nossos clientes.

O currículo da JZ Congressos é tradicionalmente composto de congressos da área médica, o alto nível de complexidade destes eventos torna os profissionais da JZ mais conscientes e preparados para lidar com as mais variadas situações, de eventos empresariais a mega-congressos.

Oferecemos um leque abrangente de serviços, que tem início na captação e promoção do evento e seguem com o planejamento, organização e coordenação, controle financeiro, recebimento de trabalhos científicos e de inscrições até a sua execução final.
Nossa equipe é composta por profissionais competentes e integrados com o objetivo da empresa. A sede da JZ Congressos fica no Rio de Janeiro, e, atualmente, possuímos filiais em Curitiba e São Paulo.
São mais de 500 congressos realizados, de pequenas reuniões até congressos com 14.000 participantes. Segue abaixo parte de nosso portfólio de eventos:
Congressos Internacionais
• 13th International Congress of Endocrinology – ICE 2008
• 20th Intercoiffure World Congress - 2008
• 13th International Congress of Immunology - ImmunoRio 2007
• WCN’07 | World Nephrology Congress – 9 Satellite Symposium - 2007
• World Polymer Congress – MACRO 2006
• IX Panamerican Congress on Vascular and Endovascular Surgery - 2006
• 3rd IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment - 2005
• 10th Annual International Corporate Governance Network Conference - 2004
• VIII Panamerican Congress on Vascular and Endovascular Surgery - 2004
• IOF World Congress on Osteoporosis - 2004
• Grupo CLAHT, XVIII Congreso Internacional de Hemostasis Y Trombosis - 2003
• 73º Congresso IASC – Esmagadores de Sementes - 2003
• 2º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço - 2002
• IX International Congress of Obesity - 2002
• 17º Congresso Mundial de Petróleo – WPC 2002
• 19th International Papillomavirus Conference - 2001
• XIII Congresso Mundial de Cardiologia – WCC –1998,
• 9º Congresso Mundial de Psiquiatria – WPA 1993
• XVII Congresso Internacional de Reumatologia – ILAR 1989
• Congresso Mundial de Ortopedia e Traumatologia – 1981

Galeria de imagens
Logotipo JZ Congressos
       

 

Título: XXVII IAU General Assembly (Congresso Mundial de Astronomia)
Local: Centro de Convenções SulAmérica | Rio de Janeiro
Data: 3 a 14 de agosto de 2009
Cidade: Rio de Janeiro - RJ
Periodicidade: Trienal
Abrangência: Mundial
Número de Participantes: 2308 total
Países representados: 70
Número de participantes estrangeiros: 1807

Entidades Promotoras:
A Assembléia Geral da IAU é promovida a cada três anos pela União Internacional de Astronomia - IAU www.iau.org seguindo uma rotatividade entre os países membros da IAU.

A IAU foi fundada em 1919. Sua missão é promover e proteger a Astronomia como ciência em todos os aspectos de promoção internacional. Seus membros individuais são astrônomos Ph.D. de todo o mundo que atuam na pesquisa profissional e na educação da astronomia. A IAU possui mais de 9 mil membros individuais de 87 países distintos, e 64 membros nacionais (entidades nacionais filiadas).

O responsável pela realização da Assembléia no Brasil é Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), que foi fundada em 1974 pela comunidade de astrônomos brasileiros e desde então tem promovido reuniões anuais para discussões de trabalhos científicos, além da promoção de simpósios, reuniões de trabalho e servir de contato com os órgãos vinculados à pesquisa no país. Atualmente, a SAB conta com aproximadamente 400 sócios. Destes, aproximadamente, 200 sócios são portadores do título de Doutor em Ciências, ou estão em vias de obter a titulação.

Ações de Promoção
Por se tratar de um congresso internacional foram realizadas diversas ações de promoção internacional com objetivo de Divulgar o evento no Brasil buscando aumentar o número de participantes estrangeiros, bem como prolongar a permanência dos mesmos por meio de divulgação de outros destinos brasileiros como opção de pré e pós tours.
Para viabilizar as ações promocionais foram realizados 3 convênios com a EMBRATUR em parceria com o Rio Convention Bureau. Com recursos do convênio foi pago passagens éreas, produção de material do evento, locação de stand, coquetel, entre outros.

1. Promoção durante a XVI General Assembly of IAU, que aconteceu em Praga de 14 a 25 de agosto de 2006.
A Assembléia de Praga reuniu mais de 2000 pessoas, por ser a última edição antes da Assembléia no Brasil foi o momento ideal para lançar a promoção do evento do Brasil. Foi realizado atendimento no stand de promoção do evento, montado na área de exposição.
Atendimento aos participantes no stand informando sobre a XVII General Assembly 2009 e oferecendo opções de passeio no Brasil para pré e pós tours. Foi intensa a distribuição de folders e cartazes do evento, os participantes se disponibilizaram para colocá-los em seus observatórios e universidades para auxiliar na divulgação.
Foi organizado sorteio de uma inscrição para o evento no Brasil e no material promocional havia um pequeno formulário para as pessoas preencherem e participarem do sorteio. Esta ação foi um sucesso e atraiu muitas pessoas para o stand. O mailing gerado pelas inscrições do sorteio foi usado para distribuição de e-mails informativos do congresso no Brasil.
No dia 16 de agosto foi realizado o coquetel brasileiro para os membros do comitê executivo da IAU. Contou com a presença do Embaixador brasileiro Sr. Affonso Emílio de Alencastro Massot fez o discurso convidando, em nome do Governo Brasileiro, os presentes a participarem do evento no Brasil e se tornarem parceiros do Comitê Brasileiro de Astronomia na divulgação da Assembléia.

2. Promoção durante o First Middle East - Africa IAU Regional Meeting, que aconteceu no Cairo, Egito de 5 a 10 Abril 2008
A reunião em Cairo reuniu cerca de 210 participantes, sendo 150 estrangeiros provenientes de 38 países, vindo de diferentes continentes - África, Europa, América do Norte.
A principal ação foi à montagem de um estande de divulgação do evento brasileiro ao lado da área de inscrição. A localização privilegiada era passagem obrigatória de todos os congressistas.
O estande foi decorado com um banner de divulgação da XXVII Assembléia Geral da IAU, e foram distribuídos folders e marcadores de livro com informações sobre a assembléia, e material com informações turísticas do Brasil. Houve a divulgação durante a cerimônia de abertura e a exibição de um DVD com imagens do Brasil.

3. Promoção durante o 12th Meeting of the American Astronomical Society, que aconteceu em Saint Louis, Missouri, EUA de 1 a 5 Junho 2008
A reunião em Saint Louis reuniu cerca de 750 participantes, sendo 350 estrangeiros. Conseguiu-se atingir um considerável número de participantes. Foi montado um stand, na área de exposições do congresso, com banner de divulgação da XXVII Assembléia Geral da IAU, e foram distribuídos folders e marcadores de livro com informações sobre a assembléia, e material com informações turísticas do Brasil.

4. Promoção durante o 10th Asian-Pacific Regional IAU Meeting, que aconteceu em Kunming, Yunnan, China de 3 a 6 Agosto 2008
A reunião em Kunming reuniu cerca de 350 participantes, sendo 160 estrangeiros provenientes de 20 países, vindo de diferentes continentes - África, Europa, América do Norte e América do Sul. Conseguiu-se atingir um considerável número de participantes, atingindo os objetivos propostos para essa etapa.
A principal ação foi à montagem de um desk de divulgação do evento brasileiro na área de exposição e coffee break. A localização privilegiada era passagem obrigatória de todos os congressistas.

5. Promoção durante o 213th AAS Meeting em Long Beach, CA de 4 a 8 Janeiro 2009
Aproximadamente 2500 participantes estiveram no evento e entre 700 e 900 visitaram o stand de promoção da XXVII Assembléia Geral da IAU para buscar mais informações sobre o evento. Houve grande interesse em participar da Assembléia especialmente por acontecer em uma cidade tão agradável como o Rio de Janeiro.
Como resultado das ações de promoção, podemos citar a divulgação do evento entre seu principal público alvo, o país se mostrou organizado e pronto para receber o evento em 2009. Os participantes demonstraram grande interesse pelas opções de turismo no Brasil.

Visitas de Inspeção
A primeira visita de inspeção aconteceu em setembro de 2006, quando 3 diretores da IAU estiveram no Rio de Janeiro para realizar os primeiros acordos com o NOC (comitê local) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)
A segunda visita de inspeção aconteceu em agosto de 2007, dessa vez vieram ao Brasil 4 representantes da IAU para dar continuidade as preparações para a organização do evento.

Programação Científica
Esse evento, o maior da área de astronomia e astrofísica mundial, foi realizado com muito sucesso pela primeira vez no Brasil, e apenas pela segunda vez num país da America do Sul nos 90 anos de existência da União Astronômica Internacional. O evento teve ainda maior repercussão por se realizar durante o Ano Internacional da Astronomia decretado pela ONU em comemoração a 400 anos do uso do telescópio por parte de Galielo Galilei. A participação nacional e internacional foi muito boa e dentro das mais otimistas expectativas dos organizadores, o que garantiu o alto nível dos trabalhos apresentados.
Oportunizou estudantes e jovens pesquisadores de participar de um evento desse porte e poder interagir com pesquisadores dos mais renomados no mundo assim como com colegas dos mais diversos países. Nesse sentido, vale aqui mencionar o programa “voluntários da IAU2009”. Esse programa consistiu na seleção, a partir de chamada na comunidade, de 50 estudantes de graduação e inicio do mestrado, para apoio à organização. Os voluntários, separados em equipes, foram alocados ou para apoio nas salas dos eventos, podendo dessa forma aproveitar as apresentações e discussões científicas, ou nas sessões de pôsteres, permitindo a interação direta com os pesquisadores do mundo todo. .A experiência foi altamente proveitosa recebendo muitos elogios tantos dos próprios voluntários os quais se sentiram participes de um evento histórico na astronomia e astrofísica brasileira.
Cerimônia de Abertura aconteceu no dia 4 de agosto de 2009, no próprio SulAmerica Convention Center. Durante o evento foi entregue Prêmio Internacional The Peter and Patricia Gruber Foundation, que homenageia pessoas que apresentam trabalhos nos campos de Cosmologia, Genética, Neurociência, Justiça e Direitos da Mulher.
A programação social incluiu também um Recital do Quarteto Carioca de Violões e Danças Brasileiras, que aconteceu no dia 10 de agosto, que foi justamente no início da segunda semana do congresso.
Por fim aconteceu a Noite Carioca, com um jantar no Morro da Urca, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro – O Pão de Açúcar.
Como tradição do evento, os Jovens Astrônomos tiveram sessões especiais de discussão e também um almoço patrocinado pela International Astronomical Union – IAU.

A IAU-GA2009 em números
A IAU-GA2009 teve um total de 2308 inscritos, sendo 42 sêniors, 1604 pesquisadores, 555 estudantes, 71 acompanhantes e 36 expositores. Os participantes vieram de 70 países distintos.
Pais / Participantes
Angola 1
Argentina 52
Armenia 3
Australia 56
Austria 6
Azerbaijan 2
Belgium 12
Bolivia 1
Brazil 412
Bulgaria 1
Canada 45
Chile 103
China Nanjing 74
China Taipei 4
Colombia 8
Croatia 2
Czech Rep. 18
Denmark 6
Ecuador 1
Egypt 2
Estonia 3
Finland 13
France 117
Georgia 1
Germany 135
Greece 3
Honduras 2
Hong Kong 1
Hungary 2
India 16
Indonesia 2
Iran 4
Iraq 1
Ireland 4
Israel 11
Italia 64
Japan 64
Kenya 1
Korea 13
Latvia 2
Lithuania 3
Mexico 35
Mongolia 1
Netherlands 68
New Zealand 3
Norway 3
Peru 3
Poland 30
Portugal 12
Puerto Rico 5
Republica da Corea 2
Republic of Serbia 3
Romania 6
Russia 36
Slovakia 2
South Africa 15
Spain 58
Sweden 12
Switzerland 16
Tajikistan 1
Thailand 2
Tunisia 1
Turkey 5
Ukraine 6
United Kingdom 105
Uruguay 10
USA 443
Uzbekistan 1
Vatican City State 2
Venezuela 8

Todos os continentes estiveram aqui representados. A participação relativa da América do Sul foi bem significativa, atingindo cerca de 30% dos participantes, ficando atrás apenas da Europa.
A participação dos estudantes também foi bastante significativa, alcançando um total de 555 no geral. No caso especifico da participação brasileira, o número de estudantes presentes foi maior do que de pesquisadores: 211 contra 199. Vale ser notado que são aqui contabilizados estudantes de todos os níveis, desde iniciação cientifica até pós-graduação. No caso dos estudantes do exterior, todos foram de pós-graduação.

Programação cientifica

A IAU-GA2009 consistiu de 35 eventos científicos sendo: 4 conferencias plenárias (ID), 6 simpósios (S), 9 discussões conjuntas (JD) e 16 sessões especiais (SpS). Os principais eventos foram:

Conferências Plenárias
ID1 – The Legacies of Galileo - Franco Pacini (Italia)
ID2 – Water on Planets - James F. Bell III (USA)
ID3 – Evolution of Structure in the Universe - Simon D.M. White (Germany)
ID4 – Do Low-Luminosity Stars Matter? - Maria Teresa Ruiz (Chile)
Simpósios
S262 – Stellar Populations – Planning for the Next Decade
S623 – Icy Bodies of the Solar System
S264 - Solar and Stellar Variability – Impact on Earth and Planets
S265 – Chemical Abundances in the Universe – Connecting First Stars to Planets
S266 - Star Clusters – Basic Galactic Building Blocks throughout Time and Space
S267 – Co-evolution of Central Black Holes and Galaxies
Discussões Conjuntas
JD1 – Dark Matter in Early-type Galaxies
JD2 – Diffuse light in Galaxy Clusters
JD3 – Neutron Stars – Timing in Extreme Environments
JD4 – Progress in Understanding the Physics of Ap and Related Stars
JD5 – Modelling the Milky Way in the Era of Gaia
JD6 – Time and Astronomy
JD7 – Astrophysical Outflows and Associated Accretion Phenomena
JD8 – Hot Interstellar Matter in Elliptical Galaxies
JD9 - Are the Fundamental Constants Varying with Time?
JD10 – 3D Views on Cool Stellar Atmospheres – Theory Meets Observation
JD11 – New Advances in Helio- and Astero-Seismology
JD12 – The First Galaxies – Theoretical Predictions and Observational Clues
JD13 – Eta Carinae in the Context of the Most Massive Stars
JD14 – FIR2009: the ISM of Galaxies in the Far-Infrared and Sub-Millimetre
JD15 – Magnetic Fields in Diffuse Media
JD16 – IHY Global Campaign – Whole Heliosphere Interval
Sessões Especiais
SpS1 – IR and Sub-mm Spectroscopy - a New Tool for Studying Stellar Evolution
SpS2 – The International Year of Astronomy 2009
SpS3 – Astronomy in Antarctica
SpS4 – Astronomy Education between Past and Future
SpS5 – Accelerating the Rate of Astronomical Discovery
SpS6 – Planetary Systems as Potential Sites for Life
SpS7 – Young Stars, Brown Dwarf, and Protoplanetary Disks
SpS8 – The Galactic Plane – in Depth and Across the Spectrum
SpS9 – Marking the 400th Anniversary of Kepler’s “Astronomia Nova”

Nos eventos acima, foram apresentados 2760 trabalhos, sendo 457 convidados, 596 orais e 1703 painéis, além das 4 palestras plenárias convidadas. A tabela com o número de trabalhos por evento foi anexado na sessão de fotos.

Do total de trabalhos apresentados, cerca de um terço tiveram participação de pesquisadores e/ou alunos de instituições brasileiras.

Número de Patrocinadores / Expositores
A exposição paralela ao evento tinha 250m², foram mais de 22 empresas expositoras de diversas áreas da Astronomia, um número considerado bom para eventos de Astronomia.

EXHIBITORS & SPONSORS
ALMA EPO OFFICER
ASSOCIATED UNIVERSITIES, INC
ASTRON
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS
EDP SCIENCES
ELSEVIER - AMSTERDAM
ESO - EUROPEAN ORGANIZATION FOR ASTRONOMICAL RESEARCH IN THE SOUTHERN HEMISPHERE
INTERNATIONAL ASTRONOMICAL UNION - IAU
JOHN WILEY & SONS, INC / WILEY-BLACKWELL
NANJING INSTITUTE OF ASTRONOMICAL OPTICS & TECHNOLOGY, CHINESE ACADEMY OF SCIENCES
NATIONAL ASTRONOMICAL OBSERVATORY OF JAPAN
NATIONAL RADIO ASTRONOMY OBSERVATORY
OBSERVATÓRIO NACIONAL
RADIONET FP7
SKA - AUSTRALIA
SOFIA STRATOSPHERIC OBSERVATORY FOR INFRARED ASTRONOMY
SPRINGER
SQUARE KILOMETRE ARRAY
THALES ALENIA SPACE
THE L'ÓREAL CORPORATE FOUNDATION
THE NORWEGIAN ACADEMY OF SCIENCE AND LETTERS
THE PETER PATRICIA GRUBER FOUNDATION
THE SKA SOUTH AFRICA PROJECT
Descrição das atividades
(a) Atividades científicas
De forma geral, a IAU-GA2009 foi organizada em sessões de apresentações orais, além de diversas plenárias e para discussão de painéis. Em geral ocorreram duas sessões diárias de manha e duas na parte da tarde.

No dia 6 de agosto ocorreu o “almoço dos jovens astrônomos”, evento já tradicional que reúne pesquisadores jovens e mais experientes para discussão sobre o mercado de trabalho e o futuro na área. A esse almoço se seguiu um serviço de consultoria para jovens astrônomos mantido por pesquisadores seniores.

Na segunda, dia 10, foi realizado o “almoço das mulheres”, evento também já tradicional que reúne pesquisadoras e pesquisadores para discutir o papel da mulher na astronomia nos diversos países e os desafios para se atingir a igualdade. Participaram desse evento 270 pesquisadores previamente inscritos.

Um terceiro almoço de trabalho ocorreu no dia 11, esse voltado para a discussão do ensino da astronomia nos diversos países e seu papel no desenvolvimento dos países. Foi a primeira vez que um almoço para discussão desse tópico foi realizado numa GA e contou com o financiamento da Academia de Ciências e Letras da Noruega.

Outros dois eventos ocorreram também no horário das 12:45 às 13:45:
• 5 de agosto - palestra de Wendy L. Freedman, Robert C. Kennicutt e Jermy R. Mould, ganhadores do premio “2009 Cosmology Prize of the Peter and Patrícia Gruber Foundation”;
• 7 de agosto – apresentação e discussão: “IAU Decadal Strategic Plan”;
• 14 de agosto – apresentação e discussão: “New Space Observatories”.

Vale também mencionar as palestras plenárias de revisão de cada um dos simpósios as segundas, terças e quartas da primeira e segunda semana, Essas palestras tiveram o objetivo de apresentar uma visão geral dos simpósios para todos os participantes da GA e tiveram um enorme sucesso atestado pelo sempre alto numero de participantes.
Três sessões gerais para discussão de painéis foram organizadas em cada uma das semanas, cada uma de uma hora de duração. Vale ser mencionado também de que em todos os intervalos o café era servido apenas na área dos painéis favorecendo mais ainda a discussão dos trabalhos aí expostos.

Eventos de divulgação associados à IAU-GA-2009
Concomitantemente à realização de toda IAU-GA, sempre são realizados eventos para difusão e popularização da astronomia. Neste ano, em particular, por causa do Ano Internacional da Astronomia o número de eventos para o grande público foi particularmente expressivo no Rio de Janeiro.

A IAU-GA2009 consistiu, além da programação cientifica descrita acima, de reuniões de trabalho das diversas divisões, comissões e grupos de trabalho. Foi também realizada a assembléia geral dividida em duas sessões, a primeira no dia 4 e a segunda no dia 12 de agosto, para discussão e votação de itens essenciais para o andamento das atividades da União.

Galeria de imagens
Cerimônia de Abertura
Cerimônia de Abertura 1
Show Cerimônia de Abertura
Almoço Jovens Astronomos
Exposição
Sessão de Pôsteres
Evento Mulheres Astronomas
Evento Mulheres Astronomas 2
Sessão de Pôsteres 2
Press Briefing
Foto Eleições
Cerimônia de Encerramento
Show Cerimônia de Encerramento
Visita de Inspeção
Gráfico Distribuição de Participantes
Gráfico Distribuição de Participantes Brasileiros
Gráfico Participantes por Categoria
Tabela de Trabalhos Científicos
Promoção em Praga
Promoção em Sant Louise
Promoção na China
Promoção no Cairo
Promoção nos Estados Unidos
   

 

A divulgação e comunicação do evento aconteceu de forma on line. A criação do web site aconteceu no final de 2007, pois é uma característica do evento manter comunicação on line com bastante antecedência. No site havia todas as informações sobe o evento e formulários on line para inscrição e envio de trabalhos científicos. Incluiu também diversos fóruns on line foi um dos grandes sucessos tecnológicos do evento, por meio deles muitos debates se iniciaram, proporcionando auxilio na montagem da grade científica e também agregando valor ao evento.
Também foi enviado seis e-mail marketing, desde o início de 2009. Produção de folders informativos:
A primeira circular, produzida no início de 2008, teve 5.000 un. impressas, que foram distribuídas nos eventos promocionais já citados.
A segunda circular foi produzida em junho de 2008 e distribuída ao mailing de Universidades e Observatórios de diversos países.
Foram feitos 1200 cartazes, seguindo a mesma linha de comunicação visual, foram distribuídos em Universidades e Observatórios de diversos países.
É tradição das Assembléias Gerais da União Astronômica Internacional a publicação de um jornal diário. Este jornal, distribuído para todos os participantes contem informações sobre os diversos eventos, relatos do que aconteceu de mais relevantes, curiosidades, e outras tantas informações.
Outra inovação tecnológica foi o acesso a internet, toda a área do evento tinha wifi liberado para todos os participantes, e que a grande maioria era informatizada e trouxe seu próprio laptop. Além disso, a imprensa era super informatizada, mandava em tempo real as noticias para a sede que ficava no exterior.

Galeria de imagens
Cartaz
Convite Cerimônia de Abertura
Convite Noite das Estrelas
Convite Recital
Convite Jovens Astronomos
Modelos dos Crachás
Manual de Expositores
Folder de Divulgação
Marcador de Página
Anais
Programa Final
Website
E-mail Marketing 1
E-mail Marketing 2
E-mail Marketing 3
E-mail Marketing 4
E-mail Marketing 5
E-mail Marketing 6
Bloco
Certificado
         

 

De acordo com a “Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais” realizada pela EMBRATUR, o turista estrangeiro que visita o Brasil para participar de eventos, gasta em média por dia USD 285,10 que equivale a aproximadamente R$ 525,00/dia (cotação de ago/2009). Com esse dado podemos afirmar que o evento gerou para o país mais de R$ 11 milhões somente com os gastos dos estrangeiros.

R$ 525,00 gasto médio diário
1807 número de estrangeiros
12 dias do evento
R$ 11.000.000,00 total de receita gerada pelos estrangeiros

Além de gerar novos empregos, movimentando a economia local, principalmente as empresas de hospedagem, alimentação, montagem de equipamentos, transporte, recepcionistas, entre outros.
O congresso aumentou em 25% a ocupação hoteleira dos hotéis na região de Botafogo, Flamengo e Copacabana. A agência de viagens reservou apartamentos em 35 hotéis da cidadevtotalizando mais de 1500 apartamentos vendidos.
Estima-se que o congresso gerou pelo menos 120 empregos diretos e 480 indiretos, pois foi contratado o serviço de mais de 60

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube