Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: DESTINOS SÃO PAULO
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
DESTINOS SÃO PAULO

O Projeto Destinos São Paulo é uma iniciativa do São Paulo Convention & Visitors Bureau e seus associados com a finalidade de destacar o que há de melhor nas regiões mais movimentadas da capital, representando a necessidade de segmentar a cidade em seis Destinos diferentes: Destino Berrini, Destino Paulista & Jardins, Destino Centro, Anhembi & Center Norte, Destino Ibirapeura & Moema, Destino Faria Lima & Itaim e também Destinos Parceiros.

O São Paulo Convention & Visitors Bureau, em sua missão de ampliar o número de visitantes e aumentar o seu tempo de estadia em São Paulo, vê neste projeto uma forma de dinamizar e organizar o volume de negócios, promovendo, captando e gerando eventos. Com esta visão é possível propor um novo conceito geográfico, voltado para para negócios que resulta em uma cidade bem repartida. O Destinos SP surge então como mais uma iniciativa do São Paulo Convention & Visitors Bureau, em conjunto com diversos empreendimentos hoteleiros, centros de exposições, espaços para eventos, shoppings e casas de espetáculos. Por isso, dividimos a cidade para que tanto o visitante, quanto o paulistano, possa desgustá-la e experimentar todas as sensações que a metrópole proporciona, antes ou depois de um evento.

Galeria de imagens
Mapa das Regiões Destinos São Paulo
Mapa das Regiões Destinos São Paulo
     

 

A grandiosidade de São Paulo no quesito eventos e negócios sempre foi notória. A metrópole recebe por ano 11 milhões de visitantes, número equivalente ao de sua população. A cada seis minutos, tem início um novo evento, feira, congresso ou convenção, incluindo encontros internacionais que posicionam a cidade entre as top 20 do mundo.

Com credenciais tão consolidadas, como criar algo novo para vender o Destino São Paulo? O caminho passa pela criatividade e pela segmentação. As duas palavras foram o ponto de partida para este projeto. A iniciativa segmenta a metrópole em "pedaços de uma pizza". Cinco destinos, cujos atrativos são potencializados, com uso de meios de comunicação com cinco hotsites exclusivos, um blog e interação com redes sociais (facebook, twitter e orkut), além de meios impressos que compõem cinco folders regionais e um mapa completo da cidade de São Paulo subdividido em suas respectivas regiões:
Berrini
Paulista & Jardins
Centro, Anhembi & Center Norte
Ibirapuera & Moema
Itaim & Faria Lima

A ideia é compor uma base de dados da região, estimulando os viajantes de negócios em sua permanência na cidade, com sinergia de operações e oportunbidades para os profissionais que precisam vender o destino - agentes de viagem, hoteleiros e organizadores de eventos. O resultado impressinou. Detectamos várias cidades dentro de São Paulo, com estrutura e personalidade próprias.

O projeto foi divulgado oficialmente através de cinco folders regionais para cada Destino, no formato 210 x 360 (vide anexos) contendo mapa detalhado da região, principais hotéis, centros de convenções e espaços culturais e de entretenimento. Os materias foram distribuídos em feiras, congressos e eventos, estabelecimentos associados e apoiadores do projeto.

Galeria de imagens
Folder Berrini_pg1
Folder Berrini_pg2
Folder Berrini_pg3
Folder Paulista&Jardins_pg1
Folder Paulista&Jardins_pg2
Folder Paulista&Jardins_pg3
Folder Centro_Anhembi_Center_Norte_pg1
Folder Centro_Anhembi_Center_Norte_pg2
Folder Ibirapuera_Moema_pg1
Folder Ibirapuera_Moema_pg2
Folder Faria_Lima_Itaim_pg1
Folder Faria_Lima_Itaim_pg2
     

 

A home www.destinosp.com.br é a porta de entrada para os cinco hotsites do projeto.
O conceito visual online parte de uma visualização interativa das regiões através do background do site, alternando fotos dos respectivos destinos a cada carregamento da página.

Começando pelo Destino Berrini, região que inspirou o projeto, temos 24 empreendimentos hoteleiros de excelência, além de 2 grandes centros de convenções. É o novo pólo dos escritórios de mutinacionais e grandes empresas, contando com área de eventos superior às de Natal, Manaus e Campinas juntas.

No hotsite Destino Paulista & Jardins temos 118 bares e restaurantes, 12 centros culturais, 9 ruas especializadas, 6 museus, 33 helipontos e uma rede hoteleira com 45 grandes hotéis.

O Destino Centro, Anhembi & Center Norte exibe mais espaços para eventos do que Brasília e mais de três vezes do que Buenos Aires. São 18 hotéis, 24 ruas especializadas, 15 shopping centers e mais de 200 bares e restaurantes, além de outros atrativos que abrangem o centro e zonas norte e leste de São Paulo. Em termos de equipamentos para eventos, este Destino possui um dos mais modernos espaços para feiras, congressos e exposições do país, com 76.354 m², com 5 pavilhões e 13 auditórios.

O Destino Ibirapuera & Moema tem mais do que o dobro de espaço para eventos (73.619 m2) de Santiago do Chile (31.300 m2). Ao todo são 26 hotéis juntamente com o Centro de Exposições Imigrantes dando suporte à toda região.

O Destino Faria Lima & Itaim também não fica atrás com 27 hotéis, 5 shopping centers de alto padrão e uma ampla oferta de 15 museus.

Além de todas as informações citadas sobre hospedagem e equipamentos para eventos, cada hotsite traz ainda informações ao visitante sobre a agenda completa dos eventos que estão acontecendo em cada destino, localização, mapas, potencial do destino, atrativos da região, compras e serviços, cultura e entretenimento, bares e restaurantes, dicas de segurança para o turista, telefones e sites úteis. Todos os hotsites oferecem tradução para as versões inglês e espanhol.

No início do projeto, já era esperado fazer grandes descobertas com a segmentação geográfica. A resposta, porém, foi ainda mais surpreendente. Passamos a vender várias metrópoles dentro de uma megalópole, com números e indicações, por região. Ao vir para São Paulo, homens e mulheres de negócios são apresentados a um cardápio de atrações no entorno de sua hospedagem, sem enfrentarem trânsito e problemas de mobilidade urbana.

Além disso, cidades ao redor de São Paulo complementam a oferta de espaços para hospedagem, eventos e entretenimento. Este mix, denominado "Destinos Parceiros" inclui ecoturismo, aventura, mar e montanha. Estímulos para ampliar o tempo de permanência dos visitantes e um ganho expressivo em hospitalidade e serviços para seus convidados.

Quando se conhecem estes indicadores, fica clara a importância da capital na recepção de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014. A disputa para receber a cerimônia de abertura também é plenamente justificável. Enquanto se discute qual ou quais estádios representrão São Paulo, profissionalização e estrutura já existem. As cidades paulistanas estão prontas para bem receber. E o Destinos São Paulo condiz com esta divisão geográfica inteligente que a cidade precisa para se organizar em tempos de grandes e futuros acontecimentos que há por vir.

Galeria de imagens
Home www.destinosp.com.br
Hotsite Destino Berrini
Hotsite Destino Paulista & Jardins
Hotsite Destino Centro, Anhmebi & Center Norte
Hotsite Ibirapuera & Moema
Hotsite Faria Lima & Itaim
       

 

Mensurar as oportunidades dos Destinos São Paulo é uma das premissas deste projeto. Tanto que o São Paulo Convention & Visiutors Bureau está contabilizando indicadores de cada fatia da capital como se ela fosse uma cidade. O intuito é formar um portifólio detalhado da metrópole, uma ferramenta útil para agregar valor aos dossiês de candidatura e fortalecer ainda mais a captação de eventos nacionais e internacionais.

Os equipamentos associados, principalmente hotéis, espaços para eventos e centros de convenções, tem utilizado de forma positiva todo material distribuído, de forma que esses dados tem sido usados como elementos para atrair novos clientes. Um executivo, por exemplo, pode escolher sua hospedagem em razão da proximidade a um estádio de futebol ou ao palco de um espetáculo da Broadway.

A iniciativa segue modelos de cidades como Las Vegas (EUA) e vai ao encontro de um dos C´s prioritários para a entidade, que é o C do "Controle".

O São Paulo Convention & Visiutors Bureau confirma sua visão de que o marketing positivo de uma cidade está necessariamente atrelado a estatísticas bem apuradas.

Galeria de imagens
Foto Evento
Foto Evento
Foto Evento
Foto Evento
 

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube