Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 27TH INTERNATIONAL CONGRESS OF RADIOLOGY
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem - SPR
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
27th International Congress of Radiology 2012

HISTÓRICO:

Promovido pela Sociedade Internacional de Radiologia (International Society of Radiology – ISR), o Congresso Internacional de Radiologia (International Congress of Radiology) está inscrito no banco de dados da International Congress & Convention Association (ICCA) sob o número 1256601. Trata-se de um evento bianual, voltado à especialidade médica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que terá sua 27ª edição realizada no Transamerica Expo Center, São Paulo, Brasil, de 3 a 6 de maio de 2012. A expectativa da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), organizadora local do evento, é de que cerca de 5500 congressistas participem do encontro, que ainda deve receber mais de 8 mil profissionais, entre expositores, administradores e advogados atuantes em Clínicas, equipes de apoio e visitantes de diversas formações.
Em 2012, o evento volta ao Brasil 33 anos após sua realização neste país, na cidade do Rio de Janeiro, em 1977. O evento já foi realizado outras duas vezes na América Latina: em 2002 em Cancun, México, em 2000 em Buenos Aires, Argentina. Recentemente, diferentes cidades sediaram o Congresso: Cidade do Cabo, na África do Sul (2006), Marrakesh, no Marrocos (2008), e Xangai, na China (2010).

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

Título – 27th International Congress of Radiology (ICR)

Tema – Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Atividades paralelas – Ao todo, 16 cursos farão parte da programação, sendo que as aulas serão inteiramente traduzidas do português para o inglês, e vice-versa, durante três dias e meio.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ANEXADA

O 27th ICR será realizado paralelamente à 42ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), evento anual da SPR que é considerado o maior da área na América Latina e o quarto maior do mundo.
Local – conforme a tradição, a JPR/ICR 2012 ocorrerá no Transamerica Expo Center
Data – 3 a 6 de maio de 2012

Entidades co-promotoras e apoiadoras:
International Society of Radiology – entidade promotora do evento
Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – entidade regional organizadora do evento
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – entidade nacional apoiadora do evento
São Paulo Turismo – entidade apoiadora
São Paulo Convention & Visitors Bureau – entidade apoiadora

O evento também é conhecido por sua uma ampla Feira Técnica e Comercial (cerca de 25 mil m2 no total), e em 2010 contou com 70 expositores. VEJA FORMATO DA FEIRA DE 2010 ANEXADO.

Galeria de imagens
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
FORMATO DA FEIRA ANEXADA
     

 

O início do processo de captação do International Congress of Radiology (ICR) para São Paulo deu-se em meados de 2008, quando o Dr. Renato Adam Mendonça, membro do Comitê Executivo da International Society of Radiology e Diretor Científico da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagens (SPR), participou do ICR’2008 realizado em Marrakesh, Marrocos. Nessa ocasião ele tomou conhecimento do processo de escolha das cidades sedes do evento, tendo acesso aos dossiês enviados por países interessados em sediar tal Congresso (Dubai e Índia, por exemplo). Naquela ocasião, Dr. Renato já visualizou os benefícios de se ter tal evento acontecendo em São Paulo, mas essa ação até então era apenas uma mera possibilidade. Desse momento, até o início de 2009, a idéia de realizar o ICR no Brasil passou de sonho a possibilidade real, e um fato importante para isso foi o contato efetuado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) em 20 de maio de 2009.

Durante reunião realizada na sede da SPR com 4 diretores dessa entidade (VEJA IMAGEM DA REUNIÃO), o SPCVB em 20 de maio de 2009 reforçou para a SPR os passos importantes para se pleitear junto à ISR a realização do ICR em São Paulo e as possibilidades reais de se ter sucesso nisso, inclusive citando outros exemplos já bem-sucedidos. Também foram mostradas as ações que o São Paulo Convention & Visitors Bureau poderia executar em parceria com a SPR nesta captação. Nessa ocasião, recebemos exemplares dos três dossiês de candidatura apresentados para a captação do evento de 2012, o de Dubai (VEJA IMAGEM ANEXADA), vencedor da concorrência, e os dossiês de Índia e Egito.

Nessa reunião houve certa resistência por parte dos membros da entidade já muito absorvidos pela realização de um evento grande e muito bem sucedido como a JPR e pela insegurança no que diz respeito a um processo de candidatura internacional. Após essa reunião, onde o SPCVB esclareceu bem sua missão de orientar a entidade na condução do processo a Diretoria do CBR considerou a possibilidade de realizar o evento paralelamente à JPR. Traçou-se então uma estratégia para pleitear oficialmente a realização do ICR’2014 na cidade de São Paulo, visto que já se sabia haver um compromisso extra-oficial em se realizar o Congresso de 2012 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (vale comentar que este país investe fortemente no turismo de lazer e de eventos, inclusive oferecendo subsídios financeiros a entidades associativas internacionais para que realizem seus eventos no destino) (VEJA EVENTO CONFIRMADO PARA COM A INTERNATIONAL CONGRESS & CONVENTION ASSOCIATION - ICCA, O CONSIDERANDO COMO SEDE DE 2012).

O Dr. Renato Mendonça então manifestou ao então Presidente da ISR, Dr. Hans Ringertz, e ao Board da entidade, a intenção de sediar um ICR, focando no ano de 2014. Vale mencionar que Dr. Hans Ringertz já havia participado da 39ª Jornada Paulista de Radiologia, que ocorreu em 2009 e teve como evento paralelo o Congresso Franco-Latino-Americano de Radiologia. Isso significa que ele teve condições de visualizar o evento de 2014 nos mesmos moldes do de 2009.

O Dr. Renato Mendonça contatou o Dr. Hans Ringertz mencionando que um dos pré-requisitos da escolha do destino seria a participação ativa do público local, um ponto a favor, visto que a JPR tem participação de aproximadamente 12000 pessoas anualmente. Não se deixou de considerar a forte produção científica de brasileiros na área de Radiologia – outro fator fundamental para gerar interesse do publico ligado ao segmento. Mas, a questão da divisão dos custos poderia ser um impasse na seleção de São Paulo como destino, visto que a SPR, assim como o ICR, tem seus lucros relativos à quantidade de participantes inscritos, e possivelmente os lucros não poderiam ser compartilhados entre as duas entidades.

O Dr. Hans Ringertz se interessou pelos comentários do Dr. Renato Mendonça e pediu que fosse feita uma apresentação sobre a proposta com a viabilidade da realização do ICR 2014 em São Paulo durante o Radiological Society of North America Meeting (RSNA), que ocorreu de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2009, em Chicago. Assim, foi elaborado pela SPR um dossiê de candidatura em parceria com o SPCVB, que também disponibilizou para essa reunião kits institucionais com material voltado à promoção do destino, com o objetivo da realização do evento em São Paulo no ano 2014 (VEJA IMAGEM DO DOSSIÊ DE CANDIDATURA VIRTUAL ELABORADO).

No período entre a manifestação do interesse pelo Dr. Renato Mendonça e a RSNA, houve a crise financeira que afetou todo o mundo, incluindo os Emirados Árabes Unidos. Dubai, mesmo sendo um novo pólo turístico, e dispondo de muita verba para oferecer ao evento, acabou retirando sua candidatura para sediar o evento em 2012.

Sobre todo o processo de negociação com a ISR, o Presidente da SPR, Dr. Tufik Bauab Jr., relatou o seguinte, após o Congresso da RSNA: “O Dr. Renato utilizou sua influência junto ao ICR para mostrar que a JPR, São Paulo e o Brasil têm condições de receber este evento, que sem dúvida será muito importante para a especialidade brasileira”, demonstrando a força do Brasil perante a entidade internacional.

Com a saída de Dubai, e tendo em vista as recentes reuniões, apresentações, cartas-propostas e dossiês apresentados pela SPR e SPCVB para sediar o ICR em 2014, a ISR automaticamente elegeu São Paulo como potencial sede, já para o Congresso de 2012. Durante o Congresso Europeu de Radiologia, realizado de 4 a 8 de março de 2010, em Viena, na Áustria, representantes das entidades envolvidas evoluíram nessa discussão e definiram, extra-oficialmente, que o ICR’2012 deveria acontecer em São Paulo juntamente com a JPR 2012.

Após essa decisão, teve início uma série de negociações entre a ISR e a SPR sobre os detalhes do evento. A ratificação oficial da escolha do destino do evento de 2012 tornou-se possível no ICR’2010, realizado de 8 a 12 de abril de 2010, em Xangai. O comitê brasileiro estava confiante na confirmação: “Iremos novamente ao encontro da direção da ISR para finalizar essa negociação. Porém, pelo próprio interesse dos diretores daquela entidade em trazer o evento para o Brasil, estamos considerando que esta história terá um final bem-sucedido”.

Após a confirmação da escolha do destino do evento para São Paulo em 2012, o Dr. Tufik Bauab Jr. comentou: “Este será um grande marco para a Radiologia paulista. Contamos com a colaboração de radiologistas competentes para que este projeto seja bem-sucedido, a exemplo da dedicação e do esforço do Dr. Renato para as negociações feitas até agora com a ISR” (VEJA FICHA DA ICCA CONFIRMANDO SÃO PAULO COMO CIDADE SEDE DE 2012).

Galeria de imagens
Drs. Tramontin, Renato Mendonça, Moreira, Soares (CBR) e Elisabete Sorrentino (SPCVB)
Material usado por Dubai para a captação em 2012
Dossiê de candidatura virtual
Ficha ICCA antiga confirnando Dubai como destino escolhido para 2012
Ficha ICCA atualizada com SP como cidade sede de 2012
         

 

O dossiê de candidatura apresentado atendeu as exigências da ISR, apresentando a cidade de São Paulo como um destino apto a realização do evento, mostrando sua acessibilidade como o maior hub da América Latina e sua infra-estrutura para eventos, enfatizando a estrutura do Transamerica Expo Center. As entidades promotoras foram a SPR, e as entidades apoiadoras foram a SPTURIS e o SPCVB.

Foram enviados kits institucionais para os membros do Board da ISR. Esse material é focado na captação do evento e apresenta mapas da cidade, livretos “Stay Another Day” (Fique Mais Um Dia), press kit internacional, um guia do planejador de eventos chamado MICE, adesivos e brindes como tags de bagagens e chaveiros.

A princípio, São Paulo era candidata para o ICR de 2014, mas devido à retirada da candidatura de Dubai, São Paulo pode se firmar diante da comunidade internacional como um destino qualificado cientificamente, com infra-estrutura de qualidade, com um evento de grande prestígio ligado ao setor, e com uma campanha promocional forte.

A organização da entidade brasileira, a qualidade científica e o prestígio do Dr. Renato Mendonça no Board da ISR foram decisivos no processo de escolha do destino do evento.

Apesar dos altos custos de realização do evento em São Paulo, como ele será atrelado à JPR 2012, já há garantia de que haverá grande participação local, assegurando-lhe um lucro considerável.

ROI, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS

O retorno referente à captação do ICR’2012 para a SPR é claro no que diz respeito à promoção da entidade em âmbito internacional. Trazer toda a qualidade científica da ISR para o Brasil agrega grande valor institucional para a JPR e, consequentemente, para a Radiologia paulista.
Cursos internacionais serão promovidos pelos especialistas presentes, visando a ampliação do conhecimento científico internacional para os participantes do evento.

Financeiramente, é esperado um aumento significativo na quantidade de participantes para o já renomado evento, já que é o 4º maior evento da área de radiologia no mundo. Assim, os lucros do evento como um todo devem ser maiores, sendo positivos para todas as entidades envolvidas. Atrelado a esse aumento, espera-se um crescimento no número de expositores para mais de 80 (valor de 2010).

Quanto ao retorno esperado para a cidade de São Paulo, estima-se que para um evento de 15000 pessoas com 4 dias de duração (3 a 6 de maio de 2012), seja gerado 40% de pernoites em hotéis na cidade, o equivalente a 24000 pernoites (15000 X 4 dias X 40%).

Segundo a última pesquisa da EMBRATUR e da Faculdade Getúlio Vargas de 2009, o gasto médio diário de um turista estrangeiro de eventos no Brasil é de US$ 314,70, levando em conta hospedagem, alimentos e bebidas, compras e presentes, transporte, cultura e lazer.

Levando em conta que esses 24000 pernoites gerarão 5% de Imposto Sobre Serviços para a Prefeitura da cidade, estima-se um retorno significativo para a cidade de turistas de eventos nacionais e internacionais.
Para o SPCVB, caso seja arrecadado o room-tax dos 24000 pernoites, mediante o repasse mais baixo, no valor de R$ 2,20, espera-se uma arrecadação de R$ 52,800 para a entidade reinvestir na captação de novos eventos e geração de novos negócios.

Estatísticas oficiais comprovam que eventos realizados em São Paulo movimentam uma rede de serviços de toda a cidade, e colaboram para a geração de 120000 empregos temporários (de um total de 160000 em todo o país). Os eventos movimentam 52 setores da economia, como segurança, limpeza, alimentação, telemarketing, entre outros, antes, durante e depois dos eventos, e dentro e fora dos locais de realização.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA.

Quanto aos programas aplicados pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau podemos afirmar que em sua missão de aumentar o fluxo de visitantes à cidade através da Captação, Geração e Promoção de eventos, impulsiona diretamente a criação de mais empregos, a melhoria na qualidade de vida de seus habitantes e dentre seus valores principais enfatiza a Sustentabilidade ambiental e social.

Os eventos e feiras de negócios realizados em São Paulo movimentam toda a rede de serviços da cidade - hotelaria, transporte, restaurantes, lojas, estabelecimentos de entretenimento - e colaboram para a geração de 120 mil empregos temporários em São Paulo (são 160 mil no país), movimentando 52 setores da economia como segurança, limpeza, alimentação, telemarketing, etc., antes, durante e depois do evento, dentro e fora dos locais de realização.

Estar ciente de que o turista de negócio gasta em média duas a três vezes mais do que os turistas convencionais, torna ainda mais significativo o papel de otimizar e contribuir para que esse aumento seja sempre crescente.

A preocupação do São Paulo Convention & Visitors Bureau com a sustentabilidade reflete-se também na utilização de papel certificado em todo o seu material impresso, seja promocional ou de escritório, bem como com políticas de incentivo interno para redução de consumo de materiais não recicláveis.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube