Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: HP BIG BANG 2009 – COMEMORAR É PRECISO
Candidato: Ability
Cliente: Hewlett-Packard
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
JANTAR

A HP é líder mundial em tecnologia, atuando em mais de 100 países ao redor do mundo. No Brasil, a empresa é líder no lançamento de novas tecnologias, os produtos lançados pela empresa têm o poder de influenciar os demais players brasileiros que produzem computação pessoal com sistema operacional Windows, direcionando o desenvolvimento do mercado nos próximos meses ou anos. É também líder absoluto no mercado de impressoras e multifuncionais.

O mercado de Impressão vinha a muito tempo sem novidades, os equipamentos vinham quase sendo encarados como comodities pelos consumidores, sem grande diferenciação entre fabricantes e até mesmo desmotivando a atualização de tecnologia, pela substituição de equipamentos antigos.

O Mercado vivia na época uma crescente retomada da atividade econômica depois da Crise Mundial causada pela falência de alguns bancos norte-americanos que contaminou o mundo inteiro.

O evento Big Bang 2009 foi uma das primeiras manifestações de uma grande industria multinacional instalada no Brasil a dar boas noticias ao mercado, convidando a todos a comemorar os excelentes resultados alcançados no período anterior, anunciando que o Brasil havia sido o ultimo país a entrar na crise e o primeiro a sair dela.

Somando-se a esse fato, a HP Brasil faria nesse evento o lançamento da impressão via wireless, com gerenciamento próprio, uma novidade tecnológica capaz de dar outro impulso às vendas de impressoras no País, que seria mais uma boa notícia para os executivos reunidos no evento.

Em paralelo, a mídia especializada em tecnologia seria convidada para uma coletiva de imprensa para acontecer no mesmo dia durante a manhã, no mesmo espaço pensado para acomodar um número menor de pessoas, seguindo o mesmo estilo e conceito do evento principal.

Galeria de imagens
COLETIVA DE IMPRENSA
EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS E COQUETEL
     

 

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

Título/Tema:Comemorar é Preciso!

Número de participantes:300 pessoas

Local:Espaço de Eventos do Shopping Center Iguatemi

Data:Setembro de 2009

Abrangência:Cidade de São Paulo e arredores

Conceito do evento:Realizar um evento tradicional, que tem periodicidade anual, para lançar novas tecnologias de impressão a dirigentes dos canais de Varejo e Distribuição, garantindo o máximo de presença dos convidados, com o máximo de alto astral para derrubar de vez o baixo astral causado pela recente crise mundial.

Atividade Paralela:Coletiva de Imprensa realizada no mesmo espaço, durante o período da manhã, utilizando a mesma infra estutura, com o mesmo conceito, apresentando as novidades tecnológicas para a imprensa especializada do setor.

Descritivo do produtos lançados:Impressoras e Multifuncionais HP com tecnologia wireless e gerenciamento de impressão próprio.

Num momento em que o Brasil despontava como um dos astros da retomada econômica, a HP Brasil contribuiu para criar o clima de otimismo geral com a realização deste evento, para o qual adotamos o Brasil como foco central para o evento.

O país era o homenageado da ocasião, seu povo, sua energia, suas cores, sua cultura, seus DNA que – como há muito tempo não acontecia – estava sendo reconhecido, valorizado e recompensado de forma sensível para todos: as empresas, os mercados, os profissionais e o povo como um todo.

O evento deveria refletir essa visão da empresa sobre o Brasil e o mercado brasileiro, realizando um encontro em grande estilo, em local elegante, convidativo e atraente, com perfil de uma grande celebração ao mercado de Imagem&Impressão, numa confraternização para fortalecer os laços dos seus integrantes.

A realização deste evento é tida até hoje como um marco positivo do relacionamento da marca HP com seus principais parceiros no mercado de que atende ao consumidor doméstico. As palavras dos principais executivos HP garantindo as conquistas e reiterando investimentos no Pais, agregadas a outros aspectos da conjuntura econômica que se configuraram durante aquelas semanas, deu novo ânimo aos dirigentes de Canais e contribuiu para o clima de boom econômico que sentimos reflexos até os dias de hoje.

O grande desafio era realizar um evento que refletisse essa retomada econômica, com charme e elegância, mas com uma forte presença da Força Brasileira, de maneira a dar combustível para que os negócios avançassem mais ainda a partir dele.

A estratégia foi realizar o evento em um endereço solidamente conceituado no âmbito da elegância, bom gosto e sucesso, colocando o Brasil como centro da festa, de forma que todos os presentes se sentissem homenageados e impulsionados a agirem com confiança e empenho por resultados ainda melhores para o mercado de impressão no Brasil.

Programação do Evento:

19h30 – Coquetel/Demonstração de produtos em lançamento/apresentação de quarteto de Jazz
20h30 – Mensagem dos Executivos/ Vídeo Cenário gigantesco com mensagens otimistas
20h45 – Exibição de Vídeo de Lançamento com interação com produtos
20h50 – Brinde ao sucesso do mercado de impressão e do Brasil
20h55 – Apresentação releitura da música Aquarela do Brasil com grupo musical e DJ
21h00 – Jantar / Vídeo Cenário panorâmico com imagens do Brasil/ Show de música brasileira
22h00 – Distribuição de Brinde
23h00 – Enceramento do evento

Avaliação do evento:

O retorno do evento foi mensurado por muito mais do que números. Além de alavancar negócios para a marca, devido a novidade das tecnologias apresentadas e da retomada da atividade econômica, os dividendos colhidos pela marca HP junto a seus principais parceiros comerciais dos mais importantes dirigentes de Canais em termos de confiança, investimentos mútuos e consolidação de liderança de categoria para a marca HP.

Materiais utilizados:

- save the date
- convite
- features displays
- video cenário com mensagens positivas
- vídeo de lançamento
- vídeo cenário em homenagem ao Brasil para ambientar o jantar
- brinde final

Infra estrutura para realização do evento:

- Local
- Recepcionistas uniformizadas
- Totens de exposição
- Quarteto de Jazz
- Conjunto de música brasileira
- Coral
- DJ
- Buffet com pratos brasileiros típicos elaborados de maneira mais refinada


Galeria de imagens
MESTRE DE CERIMÔNIAS ,PALCO E CENOGRAFIA
SHOWS,VÍDEO CENÁRIO E RECEPCIONISTAS
JANTAR
ENTREGA DE CHEQUE PARA INSTITUIÇÃO
 

 

A realização de um evento para lançamento de produto, relacionamento e celebração da HP Brasil para o mercado de Imagem&Impressão num momento delicado como o inicio de uma retomada econômica depois de uma crise das proporções do abalo ocorrido em 2008 exigia método e inspiração.

Era necessário equilibrar o racional e o emocional para impulsionar profissionais habituados a decidir considerando números, acessarem também a emoção de serem brasileiros, num momento histórico tão diferenciado e fundamental, influenciando-os a passarem a atuar no sentido de dar mais velocidade as mudanças positivas que se anunciavam.

O primeiro passo foi a escolha de local elegante , visual inusitado e comodidade total: o salão de eventos do Shopping Center Iguatemi, o mais badalado da cidade. Com o espaço dividido em dois ambientes: coquetel e salão de jantar.
O ambiente reservado ao coquetel abrigou a demonstração de produtos e favoreceu o relacionamento. Aqui também ocorreu a Coletiva de Imprensa na parte da manhã. À noite, a demonstração de produtos durante o coquetel contou com a apresentação de um quarteto de Jazz.

Após passarem para o salão de jantar, os convidados deparavam com uma parede com projeção total composta de lettterings tratados plasticamente exaltando mercado brasileiro de Imagem&Impressão, a parceria da HP Brasil e seus canais e as novas tecnologias em lançamento.

A Mestre de Cerimônias anunciou os executivos HP responsáveis pelos lançamentos, que apoiados por vídeos para cada tecnologia, apresentaram ao público as novidades. Na sequência, o Presidente da HP Brasil falou sobre o momento conjuntural econômico pelo qual o mundo passava, reiterou o apoio da empresa aos Canais do mercado de Imagem&Impressão e garantiu os investimentos e o abastecimento do mercado.

Por fim, propôs um brinde ao futuro, ao Brasil e a parceria da HP e os Canais. As luzes se apagaram e um show especialmente elaborado para o momento apresentou o “outro hino nacional brasileiro”: a Aquarela do Brasil” com um arranjo totalmente inusitado e moderno, com banda, coral e DJ, tendo como fundo um vídeo cenário panorâmico homenageando o Brasil, com imagens de cartão postal de paisagens, povo , cultura e economia nacionais, ocupando toda a parede atrás do palco. Após o show, esse vídeo continuou em exibição emoldurando todo o jantar, enquanto um conjunto de música executava sucessos da Bossa Nova e MPB.

Ao retirarem-se , os convidados receberam um kit “Brinde ao nosso sucesso”, composto de duas taças de cristal e uma mini champanhe.

Galeria de imagens
EVENTO CANAIS - CONVITE E GIFT + TAG
       

 

Os dirigentes de Canais que estavam muito preocupados com os reflexos da crise americana no mercado interno, saíram do evento bastante animados com a posição da HP Brasil frente à conjuntura.

A importância da parceria entre os Canais de Varejo e de Distribuição foi bastante valorizada pela direção da HP Brasil durante o evento, comprometendo-se na manutenção de investimentos e garantia de entrega, deu novo ânimo ao mercado, principalmente devido à importância da HP para o mercado de Imagem & Impressão e a atividade econômica em geral.

As novas tecnologias apresentadas deram realmente num novo fôlego ao mercado de impressoras, materializando-se em encomendas significativas dos novos modelos pelos Canais. O que mais tarde traduziu-se em significativos aumentos de venda para os consumidores, criando uma nova perspectiva para este mercado.

A coletiva de Imprensa realizada durante a manhã repercutiu em toda a imprensa, alcançando destaque em diversos meios de comunicação. A grande maioria dos jornalistas permaneceram durante todo o tempo no evento, experimentando os equipamentos, recebendo instruções de manuseio por parte dos promotores e realizando entrevistas com excutivos HP da área de Imagem& Impressão. Alguns dos equipamentos lançados com tecnologia wirelless foram submetidos a avaliação por parte da imprensa especializada com resultados bastante positivos publicados nos dias subseqüentes.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube