Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PIRELLI – EXPERTISE 2010
Candidato: Incentivare Brasil Eventos e Turismo
Cliente: Pirelli Pneus Ltda.
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU ESPÍRITO SANTO
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Grupo Pirelli Expertise 2010

A Pirelli Pneus é a quinta maior empresa do mundo no mercado de reposição de pneus, com niveis de lucro entre os maiores do sector. Em 2008, a Pirelli Pneus gerou retornos de aproximadamente 4.1 Bilhões de Euros.

A Pirelli Pneus está envolvida no desenvolvimento, marketing e produção
de pneus destinados aos mais diversos tipos de veículos.

Dentro desse mercado, a Pirelli Pneus tem foco particularmente nos segmentos de produtos de última geração caracterizado pelo elevado nível tecnológico, e a alta performance. A Pirelli é atualmente vista como sinônimo de qualidade, emoção e excelente desempenho.

Baseada no seu "know how" tecnológico, o grupo consolidou parcerias com as montadoras líderes no setor de automóveis, motos, caminhões e ônibus, agricultura e fora de estrada; parcerias que se transformaram em homologações de pneus para vários modelos de todas as montadoras líderes do setor automotivo e profissional.

Com 136 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasi, além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo 10 mil na América Latina, das quais oito mil estão nas unidades brasileiras.

A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com mais de 600 pontos de venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.

Em março de 2009 foi lançada oficialmente pela Pirelli a campanha Pirelli Expertise 2010, que levou para o Cairo no Egito 90 participantes, entre diretores, ganhadores e convidados, com origem em 11 países distintos da América Latina, com exceção do Brasil, e aconteceu entre 07 e 17 de Maio de 2010. Visitando a cidade do Cairo, maior cidade da África e a oitava do mundo, com suas relíquias da cultura dos faraós e variedade geográfica que oferecem muitas opções ao viajante, desde o burburinho do Cairo até a arrojada aventura pelo deserto Ocidental, dos corais do mar vermelho à riqueza cultural dos templos do vale do Nilo, da verdejante região do Delta, com a cosmopolita e a culta cidade de Alexandria, às fascinantes pirâmides situadas no Egito.

A Pirelli realiza a cada dois anos uma viagem de Incentivo, baseada em metas de vendas para os revendedores Pirelli da América Latina, com o intuito de estreitar o relacionamento entre eles e a Pirelli. Os destinos são nobres, tendo em vista que os convidados são os clientes da América Latina mais importantes para a Pirelli.

Um ponto explorado na viagem foi a diferenciação pelos momentos memoráveis que surpreenderam os participantes. O conceito foi de uma viagem impagável, que viajantes comuns, ou que eles próprios, fora desse grupo, nunca teriam acesso.

A viagem para o Egito, desde a sua concepção, teve a intenção de incrementar as vendas e principalmente estreitar o relacionamento com os clientes do mercado da América Latina.
O Critério de classificação e premiação foi baseado no maior volume de vendas.
Para alcançar o ideal da viagem foram definidas importantes ações técnicas:

Para alcançar o ideal da viagem foram definidas importantes ações técnicas:
Para melhorar a visibilidade e criar um elemento de identificação visual, foi criado um logotipo especial, que associado ao tema da viagem, foi aplicado em todos os materiais da campanha.

A inspiração para a marca da campanha foram a relíquias da cultura dos faraós do Egito.
Durante a campanha, foram enviados aos revendedores de todas as unidades Pirelli da América Latina, um e-mail marketing “teaser” em espanhol, a fim de estimular a superação das metas, para assim conquistar a presença na viagem de incentivo.

Em março de 2010 foram enviados para cada ganhador do Expertise 2010, um
e-mail marketing “save the date” em espanhol, neste momento eles ainda não sabiam quais revendas seriam contempladas. Duas semanas depois foi enviado outro teaser parabenizando pelo prêmio em reconhecimento a superação da vendas e informando o destino e a data da viagem, bem como o endereço do “Hot Site” para a inscrição.

Através do “Hot Site” os participantes puderam obter informações gerais sobre o evento, incluindo:
- um descritivo do destino;
- dicas importantes para o viajante sobre a cultura local, clima, hábitos e segurança;
- horário do vôos;
- agenda da viajem;
- ficha de inscrição;
- contato do coordenador para dúvidas.

Materiais de campanha:
- Placa receptivo;
- Placa CHECK IN;
- Bandeira para tour;
- Guia informativo da viagem;
- Crachá dos coordenadores;
- Tag de bagagem;
- Prisma de mesa;
- Véu para ser usado nas mesquitas pelas mulheres;
- Menus recordação no formato cartão postal;
- Menu recordação em papiro;
- CD recordação com as fotos da viagem (enviado 15 dias após o final do evento, juntamente com uma carta de agradecimento).

Presente recebido pelos participantes da viagem:
- Um conjunto com 03 piramides de cristal.

PROGRAMAÇÃO
07 DE MAIO
Os convidados se apresentaram no aeroporto Internacional de sua cidade de origem onde foram recepcionados por um coordenador da Incentivare que os acompanhou até o destino.

08 DE MAIO
Chegando em solo egípcio, na cidade do Cairo, o grupo foi recepcionado pelos coordenadores locais, devidamente identificados com a placa de sinalização com a comunicação do evento e contaram também com um serviço de Imigração especial, que agilizou a entrada de todos no país. Após a recepção no aeroporto todos foram conduzidos em ônibus exclusivos, que já haviam sido carregados pelos maleteiros exclusivos contratados para a viagem. Dentro do ônibus encontraram toalhas umedecidas e água fresca.
Chegando no hotel tiveram um check in privativo e foram recebidos com taças de champagne, enquanto brindavam, as malas foram entregues nos apartamentos, que já estavam prontos para recebê-los. No apartamento, os participantes foram surpreendidos com uma carta e um presente de boas vindas. Como cada participante saiu de seu pais de origem, a chegada foi escalonada e o primeiro jantar foi realizado no hotel, restaurante Napa Grill, para os que chegaram até as 21h00 e para os demais foi providenciado que encontrassem frutas frescas, sucos, queijos e sanduíches leves em seus quartos.

09 DE MAIO
Após o café da manhã servido no hotel, restaurante Saigon Bleu, o grupo partiu para um passeio pela Cidadela & Mesquita Mohamed Aly, onde fizeram uma visita guiada em seu interior e puderam apreciar sua beleza. O almoço foi servido no restaurante Naguib Mahfouz. O passeio seguiu com um Tour de compras no Khan El Kalill. O grupo regressou ao hotel, para um jantar privativo no Sky Pool, na área da piscina, estrategicamente situado para os hóspedes desfrutarem de belas vistas sobre o horizonte do Cairo.

10 DE MAIO
Após o café da manhã servido no hotel, os homens partiram para a visita à fábrica da Pirelli em Alexandria, acompanhados por um fotógrafo, onde puderam conhecer e ver de perto todo o processo de fabricação dos pneus, enquanto as mulheres visitaram uma fábrica de tapetes e loja de papiro, seguida de tour de compras no shopping City Stars. O almoço foi servido no restaurante Abou El Sid, que oferece excelente cozinha autêntica egípcia, num ambiente muito agradável com decoração tradicional Arabesca. A noite o grupo fez uma visita privativa ao museu egípcio um dos mais fantásticos museus no mundo inteiro, onde todos os participantes, sem exceção, ficaram impressionados com esta visita exclusiva ao museu. O jantar do grupo foi no El Kebabgy, servido em um cenário espaçoso ao ar livre, com excepcional vista para o rio Nilo, este foi mais um jantar onde a exclusividade do local e qualidade da alimentação impressionaram a todos os participantes.

11 DE MAIO
Após o café da manhã servido no hotel, o grupo visitou a antiga cidade de Memphis e a Pirâmide Escalonada de Sakkara. O almoço foi servido no Season’s Country Club Garden, com uma vista magnífica das pirâmides e as paisagens do clube com o grupo deesfrutando do Sol do Cairo. O grupo prosseguiu com um passeio de camelo pelas Pirâmides Guizé, que ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo, e pela Estatua “Esfinge”. Para o jantar foi organizada uma Noite Beduína, com vista para Pirâmides que estavam iluminadas especialmente para o jantar, em uma tenda montada exclusivamente para este fim, o grupo foi disposto em mesmas de 08 lugares em um espaço todo decorado com tochas, um conjunto musical contratado animou os casais ao som dos mais variados tipos musicais, iniciando a perfomance com uma música ambiente para que todos pudessem desfrutar do magnífico cardápio durante o jantar.Enquanto a sobremesa era servida, começaram a tocar musicas mais animadas, fazendo com que grande maioria dos participantes fosse para pista, onde dançaram até o final da noite. Toda estrutura operacional para dar conforto aos convidados foi montada e contava com banheiros químicos com aparência de banheiro de hotel cinco estrelas, que eram limpos a cada 30 minutos por serviço de limpeza do hotel Four Seasons, seguranças. Um fotógrafo acompanhou o grupo durante todo o dia, inclusive no jantar.

12 DE MAIO
Após o café da manhã servido no hotel, o grupo partiu, em voo fretado, para Aswan, um dos lugares mais bonitos do país com a cidade situada na margem leste e o deserto vindo diretamente do Rio Nilo, na margem oeste. O grupo embarcou no Navio “Moevenpick Royal Lily”, passando pelos principais pontos de Aswan – High Dam, O templo de Philae e Granite Quarriese & Obelisco Inacabado. O almoço foi servido a bordo do navio. O passeio continuou com visita ao templo Kom Ombo, em seguida o grupo retornou ao navio onde foi servido o jantar a bordo com pernoite no barco na cidade de Kom Ombo.

13 DE MAIO
Após o café da manhã servido a bordo, o grupo saiu em visita ao templo Edfu. O almoço foi servido a bordo, seguida de uma tarde livre com chá a bordo. O jantar foi servido a bordo e a noite o grupo se reuniu para show oriental "Festa Galabeya", com pernoite no barco na cidade de Luxor.

14 DE MAIO
Saída do grupo para café da manhã servido nas fellucas, barcos tradicionais feitos de madeira e utilizados em águas abrigadas ao longo do Rio Nilo, o grupo saiu em visita a West Bank: Colossi os Memmon, Vale dos Reis e Templo da Rainha Hatsheput. Retornaram ao navio para almoço a bordo, para seguir com visita a East Bank, onde encontramos os Templos de Karnak, Luxor, Museu de Luxor e o Museu da Mumificação. De volta ao navio os participantes tiveram a tarde livre com chá da tarde a bordo, para depois jantar a bordo e assistir a uma apresentação de Dança do Ventre. O grupo pernoitou no barco na cidade de Luxor.

15 DE MAIO
Após o café da manhã servido a bordo, o grupo fez check out para trasfer ao hotel SOFITEL WINTER PALACE LUXOR. O almoço foi no restaurante do hotel e o Jantar de despedida ocorreu no Templo Habu.
O jantar de despedida deste grupo foi realmente surpreendente. Ao anoitecer o grupo deixou o hotel e se deslocou de ônibus para o templo Habu, em um trajeto de 15 minutos, no meio do deserto, iluminado apenas pelo farol do veículo; os participantes desceram do ônibus e continuaram a pé, orientados por um guia, sem saber ao certo para onde estavam indo; após alguns minutos de caminhada sem enxergar absolutamente nada, aos poucos o local foi se iluminando e os convidados puderam perceber um corredor de guardas egípicios, perfilados de ambos os lados e vestidos com trajes típicos da época do faraó Ramsés III, que os recepcionavam, segurando tochas para iluminarem sua passagem ao som da ópera AÍDA tocando ao fundo; entrando na primeira área do templo foram recebidos com um coquetel, e somente após a chegada de todos os participantes no local e passados alguns momentos de degustação do cocktail, o grupo foi direcionado a outro setor do templo que estava todo montado e decorado para o jantar, com o piso todo forrado com tapetes persas em toda a área do jantar, com um serviço de catering oferecido pelo hotel Four Seasons. Os garçons também estavam devidamente trajados com as vestimentas da época do faraó Ramsés III. Durante o jantar houve apresentação da 1ª Soprano e 1ª Arpista da Opera do Cairo. Este jantar marcou a despedida do grupo da Cidade do Cairo e foi elaborado de forma a se tornar inesquecível para memoria dos participantes.

16 DE MAIO
Dia de regresso. Após o café da manhã servido no hotel, o grupo teve o dia livre até o almoço que também foi servido no hotel, logo após o grupo fez check out e partiu, em ônibus, para o aeroporto da cidade de Luxor com destino ao Cairo, onde fizeram conexão e retornaram ao países de origem sempre acompanhados do mesmo coordenador da Incentivare que os escoltou de volta aos seus paises.

17 DE MAIO
Na chegada ao países de origem, os participantes foram recepcionados por uma equipe uniformizada que pôde auxiliar a todos que necessitaram de re-embarque.

Galeria de imagens
Coquetel de Recepção do Grupo
Passeio com guia pela Cidadela & Mesquita Mohamed Aly
Mesquita Mohamed Aly, onde fizeram uma visita guiada em seu interior e puderam apreciar sua beleza
Tour de compras no Khan El Kalill
Visita à fábrica da Pirelli em Alexandria
Tour de compras no shopping City Stars
Almoço servido no restaurante Abou El Sid, que oferece excelente cozinha autêntica egípcia
Passeio pelas Pirâmides Guizé e pela Estatua “Esfinge
Passeio de camelo - Camel Ride
Noite Beduína com vista para Pirâmides
Estrutura operacional para dar conforto aos participantes
Pirâmides iluminadas especialmente para o jantar
Voo fretado para Aswan
O grupo embarcou no Navio “Moevenpick Royal Lily”, passando pelos principais pontos de Aswan
Visita guiada ao Templo Edfu
Show oriental Festa Galabeya
Participantes vestindo a "galabeya" longas tunicas tradicionais da cultura egípcia
Café da manhã servido nas fellucas em águas abrigadas ao longo do Rio Nilo
Visita aos Templos de Karnak, Luxor, Museu de Luxor e o Museu da Mumificação
Visita aos Templos de Karnak, Luxor, Museu de Luxor e o Museu da Mumificação
Visita aos Templos de Karnak, Luxor, Museu de Luxor e o Museu da Mumificação
Trasfer ao hotel SOFITEL WINTER PALACE LUXOR
Jantar Despedida - Guardas egípicios, perfilados, com trajes típicos da época do faraó Ramsés III
Jantar Despedida - Coquetel na primeira área do templo
Jantar Despedida - Coquetel na primeira área do templo
Jantar Despedida - Setor do templo montado e decorado para o jantar
Jantar Despedida - Garçons devidamente trajados com a vestimenta da época do faraó Ramsés III
Jantar Despedida - Apresentação da 1ª Soprano e 1ª Arpista da Opera do Cairo
Jantar Despedida - Apresentação da 1ª Soprano e 1ª Arpista da Opera do Cairo
 

 

LOGÍSTICA
Uma site inspection com o diretor da Incentivare e diretor de vendas da Pirelli foi realizada previamente para garantir a qualidade dos hotéis e restaurantes, checar as melhores opções de passeios e validar o roteiro previamente definido. Com a inspeção também foi possível negociar maiores benefícios para o cliente e seus participantes.

O diretor da Incentivare que acompanhou o grupo durante a viagem, chegou ao destino um dia antes do grupo para re-checar os serviços reservados, repassar os detalhes com os parceiros locais e recepcionar o grupo na chegada no Cairo no Egito.

DIFERENCIAIS DO PROJETO
Em virtude dos participantes do evento partirem de países de origem distintos da América Latina, foram enviados coordenadores aos diferentes países, que acompanharam cada grupo, desde a saída até o local de destino da viagem e também os acompanhou de volta para seus países após a viagem.

Todo o material de campanha e identidade visual, incluindo o “hot site” do evento, foi desenvolvido em espanhol para atender a todos os participantes.

Foi oferecido um serviço de RSVP exclusivo ao participantes do evento de origem de língua espanhola.

Na chegada do grupo ao aeroporto os participantes foram recepcionados pela equipe de coordenação de aeroporto, bem como pelos coordenadores que acompanharam o grupo durante toda a viagem. Todos os coordenadores estavam identificados com crachá e placa de sinalização com a comunicação visual da campanha para facilitar a identificação dos mesmos pelo grupo.

Os coordenadores responsáveis pelo grupo etiquetaram todas as bagagens dos participantes com etiquetas contendo a comunicação visual da viagem para facilitar a identificação das mesmas na esteira de bagagem.

Kit de identificação para todos os coordenadores e equipe local com camiseta da Incentivare, crachá e placa de sinalização personalizados com o logo da campanha.

Galeria de imagens
Teaser em espanhol
Save the date em Espanhol
Hot Site
Hot Site - aéreo
Placa Receptivo e Check In
Bandeira Guia
Crachá Coordenador e Tag de Bagagem participante
Prisma de mesa
Guia Informativo
Menu Cartão Postal
Menu em Papiro
Véu para visita à Mesquita
CD Fotos da Viagem
Presente para cada participante - Conjunto Pirâmides de Cristal
 

 

A campanha foi elaborada com o objetivo de alavancar as vendas dos produtos Pirelli durante o ano de 2009/2010, no mercado da América Latina

Com a divulgação do prêmio, as vendas cresceram face o empenho dos revendedores em superar as metas e participar da almejada viagem.

Responsabilidade social
Para a Pirelli, o bom relacionamento com a comunidade é tão importante quanto apresentar ao mercado produtos de qualidade. Por isso, o Grupo mantém uma atuação socialmente responsável, que se reflete nos projetos sociais, esportivos e culturais apoiados e patrocinados. O desenvolvimento sustentável da sociedade é prioridade para a Empresa, que busca equilíbrio por meio de um desempenho corporativo ético e forte compromisso social.
Comunidade
A Pirelli investe em projeto sociais e culturais voltados para a comunidade a qual está inserida, sempre pensando no bem comum, ajudando aqueles que precisam e incentivando a educação e a cultura.

Projetos Culturais
Para a Pirelli, investir em cultura é importante tanto para o desenvolvimento do País em que está instalada quanto para a própria empresa. Música, Filmes, Apresentações Teatrais, Artes Plásticas e Fotografia são algumas das manifestações que recebem o nosso apoio.

Museu de Arte Moderna de São Paulo
O MAM de São Paulo destaca-se por ser um dos um dos mais importantes centros de difusão de arte contemporânea na América Latina. Fundado em 1948 pelo empresário Francisco Matarazzo, possui cerca de 5.000 obras de arte moderna e contemporânea brasileira, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e vídeos, entre outros. As mais importantes empresas do país são parceiras do museu, incluindo a Pirelli.
A parceria entre a Empresa e o MAM não contribui apenas para a continuidade das atividades desenvolvidas pelo museu, que também promove eventos, seminários e cursos. A iniciativa permite o acesso dos funcionários da Empresa ao enorme acervo do Museu, por meio da entrada franca às exposições, benefício extensivo a amigos e a familiares.
Mostra de Cinema Italiano 2009
A Semana Pirelli de Cinema Italiano, principal evento da sétima arte italiana no Brasil, consagrado festival realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura com o patrocínio da Pirelli traz as melhores obras cinematográficas realizadas nos últimos dois anos na Itália. A mostra traz também grandes cineastas e cartunistas, workshops e seminários, proporcionando não apenas um festival de cinema, mas uma verdadeira celebração de arte e cultura italiana.
O evento tem a finalidade de promover o intercâmbio cultural e de co-produções entre os dois países e mostrar a importância da exibição de diversas produções cinematográficas italianas.
Teatro – Um dia (quase) igual aos outros
A Pirelli patrocina e apresenta a comédia dos italianos Dario Fo e Franca Rame, que conta com a tradução e direção de Neyde Veneziano e conta com Débora Duboc como principal atriz.

Mozarteum
A Pirelli mantém parceria com o Mozarteum Brasileiro, que é uma das mais importantes associações culturais do país. Voltado para o desenvolvimento da cultura musical, promove espetáculos de alto nível, trazendo o que há de melhor no mundo da música e da dança, tanto clássica quanto contemporânea.
Além de apresentar grandes atrações artísticas e culturais, o Mozarteum Brasileiro tem o objetivo mais amplo de difundir e incentivar a música clássica, com ações diversificadas, tanto na área educacional como de produção musical. São concertos ao ar livre; bolsas de estudos para jovens; programas de integração entre músicos brasileiros e estrangeiros; cursos de história e interpretação, entre outras.

Coleção Pirelli/MASP de Fotografia
O objetivo principal da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia é formar um panorama da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 40-50, portanto, cada edição é pensada de forma a contemplar os trabalhos mais significativos nesse grande mosaico que é a linguagem fotográfica e a sua evolução nos mais diferentes campos. O acervo da Coleção conta com mais de mil obras de cerca de 300 fotógrafos representantes de todas as regiões do país. O conjunto tem a virtude de reunir nomes consagrados, investir em talentos emergentes e também dar destaque a grandes fotógrafos dos quais se perdeu a memória, mas que foram importantes  para a história da fotografia no Brasil. O resultado é uma coleção que contempla tanto o fotojornalismo, quanto foto de estúdio e a fotografia de expressão pessoal.

Projetos Sociais
Investir no Brasil é uma de nossas premissas, que, inclusive, está registrada na nossa carta de valores. O relacionamento com a comunidade onde está inserida é uma característica marcante da Pirelli, evidenciada principalmente por meio dos projetos sociais que desenvolve e patrocina.

FAMFS – Feira de Santana/BA
O Projeto Fazenda Amparo ao Menor de Feira de Santana (FAMFS) tem como objetivo a recuperação e a inclusão social de crianças e adolescentes. A borracha não utilizada na fabricação de pneus Pirelli é doada para a FAMFS, que as utiliza na fabricação de placas de borracha. Estas são destinadas ao revestimento de pistas de atletismo, nas quais, atualmente, 300 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, recebem aulas de atletismo e noções de cidadania. O projeto é vinculado ao "Programa Segundo Tempo", do Ministério dos Esportes do Governo e já atendeu a cerca de 3 mil jovens, que deixaram as ruas e passaram a ter uma nova perspectiva de vida. A Pirelli é parceira deste projeto desde 2004.

Projeto Guri – Estado de SP
A Associação Amigos do Projeto Guri é uma Organização Social de Cultura sem fins lucrativos, que tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. O Projeto conta com o apoio da Pirelli desde 2004.
Após 14 anos de trabalho, o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos e oferece gratuitamente cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.
Em 2009, a Pirelli iniciou uma parceria com um outro projeto do Guri: Aulas-Espetáculo. Trata-se de um circuito de apresentações interativas de grupos musicais brasileiros, com propostas inovadoras na música popular, erudita e instrumental, que visa fortalecer e ampliar a formação cultural dos alunos do Projeto Guri, seus familiares e comunidades das cidades em que ocorrem as apresentações. A idéia é levar música de qualidade para todo o Estado de São Paulo!

Xapuri - Iniciativa permite desenvolvimento sustentável
Firmado em 1998 com as cooperativas de seringueiros da região, o Xapuri é outro importante projeto patrocinado pela Pirelli no Acre.
A iniciativa prevê o treinamento permanente da mão-de-obra local e a instalação de equipamentos modernos, visando a melhoria dos processos de extração, produção e beneficiamento das placas brutas de borracha.
A Pirelli também adquire parte da produção, utilizada na fabricação de diferentes tipos de pneus, em especial do Xapuri, feito com 100% de borracha brasileira. Desta forma, os seringueiros são estimulados a permanecerem em seu local de origem ao invés de migrarem para outras cidades, aonde poderiam viver em condições precárias. Ao permanecerem na floresta, também contribuem para a preservação do meio ambiente.

Galeria de imagens
Projetos Culturais
Mozarteum Brasileiro
Projetos Sociais
Fazenda Amparo ao Menor de Feira de Santana
Revestimento de pistas de atletismo borracha não utilizada na fabricação de pneus Pirelli
Associação Amigos do Projeto Guri
Xapuri - Iniciativa permite desenvolvimento sustentável
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube