Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: MINAS TREND
Candidato: B!Ferraz Comunicação
Cliente: FIEMG - Minas Trend
Segmento: Eventos
Estado: MG
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
exposição evento minas trend

O Minas Trend Preview estava em sua 5ª edição quando a FIEMG convidou a b!ferraz para realizar o evento. O objetivo era ampliar sua visibilidade e atrair os melhores profissionais do país. Ou seja, colocar Minas como pólo de moda do Brasil, atraindo os olhares nacionais e internacionais.
Sob a coordenação da FIEMG, a b!ferraz agregou conteúdo inédito e marcas novas ao evento, Foi também a responsável pela ativação, planejamento e captação das cotas de patrocínio, desenvolvimento da estratégia de mídia -envolvendo ações de ATL e BTL - e ações de RP.
As mudanças estruturais e conceituais envolveram nova cenografia,
produção de desfiles e fornecedores. O evento ganhou cara nova e mais estrutura. Duas grandes tendas foram colocadas no local, para abrigar os lounges da FIEMG, Revista Elle, Vogue, L´Officiel, site Chic e Espaço Marie Claire, além de espaço para compradores, restaurantes, sala de imprensa e duas salas de desfiles, com 500 lugares cada.
Para a produção artística, a b!ferraz escalou um set list de nomes badalados do circuito fashion nacional, como Carlos Pazetto, que fez a direção de moda e os experts Felipe Veloso (stilyst), Ricardo dos Anjos (beauty artist) e Maurício Paranhos (casting).
Os desfiles ganharam novos efeitos visuais e ampliação de conteúdo. As duas salas instaladas receberam um total de 30 performances (24 individuais e 6 de preview) e tops como Izabel Goulart, Marcelle Bittar, Renata Kuerten, Carol Francischini e Raica. Além de modelos que saíram do programa “Brazil Next Top Model”, como Camila Trindade, Malana e Maira Vieira.
Conferindo ainda mais ineditismo ao evento, renomados estilistas e marcas também foram às passarelas de BH pela primeira vez para ampliar o line up e prestigiar o evento: Cavalera, Iodice, o aplaudidíssimo Marcelu Ferraz e Ricardo Almeida, que finalizou as performances nas passarelas extremamente conectado ao tema “Água”.
A 6a edição do Minas Trend se consolidou como uma semana de negócios, burburinho e glamour, nos bastidores e na imprensa.
(Ficha Técnica)
Título: Minas Trend Preview
Tema: Água – A moda no seu melhor estado
Expositores/Estandes: 165
Compradores VIPs: 413
Visitantes: 15.000
Público de outros estados: 300 vips e 200 por conta própria
Jornalistas Credenciados: 134
Palestrantes: 9
Fornecedores: 80
Desfiles Individuais: 24
Desfiles de Preview: 6
Área: 12 mil m2
Local: Alphaville, Lagoa dos Ingleses, BH, Minas Gerais
Data: 28/04/2010 a 1º/05/2010
Site: 2446 visitas/dia

Galeria de imagens
entrada evento
vista lateral da entrada
entrada evento
sala imprensa vogue
sala do blog chic
sala imprensa l'officiel
       

 

O Minas Trend Preview já era um dos principais eventos de pré-lancamento de moda e comportamento do país. Sediado em Belho Horizonte e voltado a compradores de moda de todo o Brasil e também compradores internacionais o evento estava em sua 6ª edição em plena expansão.
Era preciso agregar conteúdos do universo fashion além de novas estruturas que o credenciacem junto a este público seletivo e exigente, agregando valor ao evento.
A edição de 2010 contou com 12 mil m2, divididos em 2 salas de desfiles, 165 estandes expositores, além de Salão de Negócios, Sala de Imprensa, Restaurante, Tenda de Patrocinadores e Áreas de Apoio.
O número de palestras relevantes, sobre o universo fashion e o negócio da moda, exclusiva para para os compradores convidados foi ampliado para 4, contando com 9 nomes-palestrantes:
Dia 1:
Palestra 1 : PERFIL MODA Inspirações e Tendências de Verão 2011 – Sra Alba Lima e Romulo Maciel
Palestra 2: GESTÃO DO DESIGN Modelos e Instrumentos – Sr Cabirio Cautela, Escola Politécnica de Milão
Dia 2:
Palestra 3: 14º SEMINÁRIO da INDÚSTRIA DE CALÇADOS – Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues, Rose Andrade, Dorotéia Pires e Dijon de Moraes
Dia 3:
Palestra 4: WORKSHOP PREVIEW de JÓIAS e BIJUTERIAS 2011 – Regina Machado
Outra inovação no conteúdo do Minas Trend 2010 foi a implantação de um espaço físico reservado para as principais editorias de moda, o que aproximou os jornalistas do evento, garantindo maior visibilidade e maior cobertura da mídia especializada, além da proximidade dos jornalistas com as marcas expositoras e os idealizadores do evento. No Lounge Fiemg, com 206,5 m2 as publicações Elle, Vogue, L´Officiel, site Chic e Espaço Marie Claire tiveram seus espaços reservados.
Outra grande inovação de conteúdo foram os grandes nomes do cenário fashion nacional que a b!ferraz escalou para assinar os desfiles e as concepções artísticas dos desfiles. Carlos Pazetto fez a direção de moda do evento, assinando a cenografia e conceito dos desfiles. Felipe Veloso ficou responsável pelo stylist. Ricardo dos Anjos foi o beauty artist (cabelo e maquiagem) oficial do Minas Trend e Maurício Paranhos foi o responsável pelo casting, selecionando grandes nomes para as passarelas, entre elas Izabel Goulart, Marcelle Bittar, Renata Kuerten, Carol Francischini e Raica.
Os desfiles, é claro, foram a grande atração do evento. Foram ao todo 30 deles, 24 individuais e 6 previews. Entre os individuais estavam as seguintes marcas: Cila, Mary Design, Ninfa de Gaia, Reserva Natural, Fruto do Mar, Cavalera, Rogério Lima, Graça Ottoni, Chicletes com Guaraná, Paula Bahia, Chou Chou, Squadro, Alessa, Marcelu Ferraz, Faven, Iódice Denin, Cláudia Marisguia, Apartamento 03, Vivaz, Patachou, Patricia Motta, Claudia Mourão, Vitor Dzenk, Ricardo Almeida.
Entre os desfiles preview, que mostram tendências da estação, estiveram os seguintes temas: Resort, Kaleidoscope, Urban, Vector, Moon Dark e Luxury.
O tema do evento, atualizado com o momento mundial e antenado com as preocupações ambientais, foi a ÁGUA. A cenografia, os materiais de campanha e de divulgação e até mesmo alguns desfiles usaram o elemento como inspiração. “Águas que seduzem, que transformam e que geram riquezas”, assim como a moda exibida e comercializada no Minas Trend.
De carona no tema o desfile de Marcelu Ferraz e Ricardo Almeida se transformou em uma grande performance na passarela do Minas Trand Preview, encerrando o evento com chave de ouro.
A presença de apoiadores / patrocinadores também garantiu conteúdos importantes para o evento e apoio nos materiais de divulgação, entre eles: CNI, SENAI, ABIT, SEBRAE MG, OI FM, GOL Linhas Aéreas.
O evento contou ainda com um forte apoio de mídia e materiais promocionais. A agência criou uma campanha integrada, sob o tema “a moda no seu melhor estado”, inspirada na água e sua preservação. E também na valorização do estado de Minas Gerais e sua força no cenário da moda brasileira. A campanha teve anúncios em veículos especializados, tanto do universo da moda quanto do mundo dos negócios, mídia exterior em Belo Horizonte e nos aeroportos de Minas e São Paulo (visando atingir os compradores de todo o Brasil), banners de internet, um hotsite para o evento além de todos os materiais de divulgação (convite para a coletiva, convites VIP para o evento, convites para a palestra, book de expositores, entre tantas outras peças).
O evento veiculou anúncios nas seguintes revistas:
Março: Elle, Contigo, UseFashion, Vogue
Abril: RG Vogue, Elle, Estilo, Marie Claire e Marie Claire Edição Especial Minas Trend, Caras (3 inserções), L’Officiel
Cobertura do Glamurama com a publicação de 8 notas + 5 galerias.
Nas mídias de aeroporto, os materiais do Minas Trend ficaram 15 dias expostos da seguinte maneira:
17 pontos de exposição no Aeroporto Santos Dumont
49 pontos de exposição no Aeroporto de Congonhas
Painel Dupla Face e Painel Front Light Dupla Face (acesso Aeroporto BH)
Além de Relógios de Rua em BH.
Na TV o evento teve cobertura da GNT, do Fashion TV e chamadas e vinhetas na GloboMinas.
Um forte trabalho junto à imprensa especializada também rendeu ótimos resultados. A agência foi responsável por uma coletiva de imprensa em São Paulo (concentração das maiores editorias de moda do país), para anunciar as novidades da edição. Foram divulgados 2 press releases e 10 notas oficiais durante o período de pré-evento. 200 veículos de todo o Brasil foram convidados pela organização para realizar a cobertura do Minas Trend. Deste total, 125 jornalistas aceitaram o convite. O evento contou ainda com a presença da imprensa internacional: Fashion Capital (Inglaterra), Moda y Estilo (Argentina), Elle (França), Passarelas Internacionais (Espanha), Ragtrader (Austrália), WGSN (Inglaterra).

Galeria de imagens
Pazzeto
camarim
estilistas
estilistas e imprensa
desfile
desfile
estilistas e imprensa
desfile
max fivelinha
Dudu Bertholini
desfile
garrafa convite
convite
convites para os desfiles
Ricardo Almeida
         

 

Por todo conteúdo aqui apresentado, a qualificação do evento foi a principal inovação.
O projeto Minas Trend Preview foi trabalhado por 3 meses pela agência, desde sua concepção artística, planejamento de mídia, criação de campanhas, desenvolvimento cenográfico, plantas, envolvimento de parceiros e fornecedores até sua implementação de fato.
Foram cerca de 20 profissionais da b!ferraz diretamente envolvidos durante estes 3 meses, 70 pessoas de equipes técnicas, 80 fornecedores e cerca de 5.000 empregos diretos ou indiretos gerados pelo evento.
Alguns números que comprovam a sua grandiosidade:
Segurança
12 Agentes Cerimonial / dia.
17 Agentes Patrimonial / dia.
35 Agentes Extras.
Limpeza
34 Agentes Limpeza / dia.
82 Agentes Limpeza / extras.

Carregadores
16 Carregadores / dia.

Camareiras
30 Camareiras / dia.
Som
1,5 tonelada de equipamentos.
30.000 Kwa de energia.
Luz
4 tonelada de equipamentos.
160.000 Kwa de energia.
Painel Led
2 tonelada de equipamentos.
Equipe técnica:
70 pessoas.

Algumas inovações pontuais implantadas mas que fizeram a diferença nos resultados:
• A presença de um diretor de moda de renome para cooptar marcas de peso para o evento e também para ajudar na idealização artística/cenográfica dos desfiles.
• Sistema de metodologia de reaproveitamento das modelos contratadas para diversos desfiles, com minimizando custos desnecessários.
• Teste de maquiagem antecipado para todas as marcas.
• Backstage espaçoso, elogiado por todas as marcas.
• Contratação de instrutor de passarela para garantir o nível das modelos com menos experiência.

Galeria de imagens
local da montagem do evento (vazio)
montagem da estrutura
montagem da estrutura
montagem da estrutura
montagem da estrutura
montagem da estrutura
estrutura montada
modelo pronta para o desfile
modelo pronta para o desfile
modelo pronta para o desfile
camarim
modelos aguardando o desfile
camarim modelos
camarim modelos
modelos prontas para o defile
modelo pronta para o desfile
desfile
imagens projeção desfile
desfile
desfile
desfile
desfile
desfile
detalhe lágrima de são pedro da sala vip
 

 

O evento cresceu em tamanho: de 11.000m2 em 2009 para 12.000m2 em 2010. Agregamos uma nova sala de desfiles, uma tenda pré-lounge e ampliamos as áreas de apoio. O número de compradores subiu de 328 para 413.
Além disso o Minas Trend ganhou força, agregando grandes nomes do universo fashion a ele: Pazetto, Felipe Veloso, Izabel Goulart, Marcelle Bittar.
Estilistas de renome nacional e internacional se apresentaram pela primeira vez no Minas Trend, o que alavancou sua reverberação na mídia e o interesse do público. Nomes como: Cavalera, Iódice, Graça Otoni e Ricardo Almeida estrearam nas passarelas.
O evento contou com a presença de um total de 15.000 pessoas nos 5 dias de funcionamento.
Foram 165 marcas expositoras, realizando negócios com compradores brasileiros e internacionais.

(Programa de Qualidade)
O Minas Trend é um grande incentivador da economia mineira. Uma grande vitrine da moda “made in Minas” para o mundo. Esta é a sua missão: mostrar ao Brasil e aos compradores internacionais a forca dos criadores locais. Com isso o evento alavanca e dá oportunidades a toda a cadeia produtiva regional: artesãos, produtores de peças para bijuterias, tecelãs e tantos outros fornecedores.
Mais que isso, o evento emprega, direta ou indiretamente, 5.000 pessoas. Uma grande realização local, oferecendo oportunidade de crescimento para quem é de Minas Gerais.
Exemplo disso está na contratação de modelos locais e na sua capacitação. Nesta edição do Minas Trend houve um equilíbrio entre a contratação de modelos de Belo Horizonte e modelos de São Paulo, polo da moda brasileira, onde residem as grandes modelos do país. Das 95 modelos femininas, 55 vieram de SP e 40 deram de BH. Entre os 32 masculinos, 15 eram de SP e 17 de BH. Mais que isso, houve a preocupação da contratação de um grande instrutor de passarela para capacitar estes profissionais, dando a eles condições competitivas e a chance de se apresentar diante de grandes olheiros do universo fashion.
Outra importante bandeira levantada pelo Minas Trend Preview 2010 foi a questão ambiental. A escolha da “água” e sua preservação como tema central do evento reforça este comprometimento. Todas as peças traziam mensagens sobre a importância da conscientização para a questão. As imagens eram representações líricas da força do elemento nas nossas vidas: água que nutre, água que inspira, água que limpa, água que veste.
O evento foi 100% montado considerando as condições de
conforto e acessibilidade para portadores de necessidades especiais;
A b!ferraz, responsável pelo projeto e realização do evento, também incentiva práticas sustentáveis no dia a dia da empresa e dos funcionários. Alguns exemplos:

• Coleta seletiva de lixo

• Preferência a parceiros e fornecedores certificados, que tenham
processos ecologicamente corretos

• Campanha interna permanente para economia de energia

• Campanha interna permanente para redução do número de impressões

• Incentivo a trabalho voluntário

Galeria de imagens
         

 

 

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