Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: BAR DE GELO SUBZERO
Candidato: B!Ferraz Comunicação
Cliente: Cia de bebidas das américas
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU ESPÍRITO SANTO
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
interior do bar antarctica subzero

A marca de cerveja Antarctica, lançou, no 2º semestre de 2009, a cerveja Antarctica Sub Zero. Seu diferencial é a sensação ultra refrescante que provoca ao ser ingerida, resultado de um processo diferente de fabricação: a bebida é duplamente filtrada a uma temperatura de -2ºC.
O objetivo da ação promocional era divulgar a novidade, gerando o interesse do consumidor e proporcionando uma experiência de marca diferenciada.
Foi criada a "Estação Sub Zero", um bar itinerante na forma de um iglu, que percorreu as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Uberlândia.
A área mais disputada era a "Experiência Sub Zero": uma sala em que todos os móveis e utensílios, do sofá aos copos, eram feitos de gelo e as temperaturas chegavam a -14ºC.
Para entrar na sala e participar da experiência, o público recebia roupas especiais. Cada pessoa permanecia 20 minutos no ambiente, totalmente imerso no universo do novo produto.
O bar, em forma de iglu gigante, posicionado em locais estratégicos, tornou-se uma importante peça de visibilidade, além de evidenciar o diferencial do novo produto.
O formato itinerante agitou as cidades por onde passou, atraindo centenas de pessoas por dia.
E o brand experience possibilitou uma imersão absoluta no universo do produto.
Foram 2 fins de semana por cidade. A "Estação Sub Zero" recebeu a visita de mais de 10.000 pessoas. Inaugurada no dia mais quente de 2009, quando os termômetros em São Paulo marcavam 31ºC a noite, o "bar de gelo" virou sensação.
Formato diferenciado, conteúdo relevante, alto impacto e as altas temperaturas renderam ao "Estação Sub Zero" grande mídia espontânea, nacional e até mesmo internacional, de programas de TV a guias de programação que o indicavam como "o" programa ideal para o fim de semana. Merecendo até mesmo uma matéria nos descolados sites de tendências Cool Hunting e PSFK.

(Ficha Técnica)
45 dias de evento
3 praças
15 toneladas de gelo por praça
Área: 20mX15m
Público Total: 10.000 pessoas
Público visitante da Sala de Gelo: 5370
Local SP: Rua Mourato Coelho
Data SP: de 05 de novembro a 15 de novembro
Infos SJ Rio Preto:
Local SJ Rio Preto: Av. Jose Munia, 4775 - ao lado do Shopping Plaza
Avenida
Data SJ Rio Preto: de 25 de novembro a 02 de dezembro
Local Uberlândia: Av. Rondon Pacheco, s/n – Bairro: Lídice
Data Uberlândia: 16 a 22 de dezembro

Galeria de imagens
entrada da estação subzero
entrada da estação subzero
entrada da estação subzero
recepcionista
vista lateral da entrada
entrada da experiência abaixo de 0º
estação subzero (bar)
     

 

O Bar de Gelo Antarctica Sub Zero foi um evento diferenciado. Além de uma experiência de marca única - a oportunidade rara de degustar sua cerveja de maneira tão inusitada - oferecia conteúdos inéditos ao público:
O fato do evento adotar o formato “pop up” (manter-se apenas 15 dias em cada cidade) aumentou o interesse do target, fazendo dele uma verdadeira atração nas praças por onde passou.
Entre os conteúdos disponíveis para o público estavam:
• estrutura em forma de iglu, em local antes desocupado por qualquer atração, o que já transformava a experiência em um programa único e “dava o clima” do bar gelado.
• cenografia de estação gelada, com móveis e elementos que remetiam o público a um ambiente literalmente antarctico.
• serviço de bar completo, com cardápio de pratos, sanduíches e petiscos especialmente desenvolvido para o evento, com nomes divertidos que remetiam ao frio e a regiões inóspitas.
• ar condicionados superpotentes e muitos ventiladores mantinham as temperaturas minimas, contribuindo para a ambientação polar.
• programação diária de shows ao vivo e DJs:

Em SP:
- Seu Bené
- Grupo Madalena
- Banda Piove
- DJ Hum
Em SJRP:
- Seu Bené
- DJ Goarayed
Em Uberlândia:
- Seu Bené
- Comanche
- DJ Thiagão

• E, é claro, a Sala de Gelo, foi o conteúdo mais disputado do bar.
Batizada de “Experiência Sub Zero”, a área era composta por 2 ambientes. A sala de preparação foi cenografada como um container, onde os consumidores recebiam trajes especiais para suportar as baixas temperaturas (jaquetas de neve e luvas), assinavam termos de responsabilidade e assistiam a um breve video sobre o processo de preparação da cerveja.
Ao final do video a promotora caracterizada comunicava que estavam todos prontos para degustar Antarctica Sub Zero em um ambiente ainda mais refrescante. E abria-se a porta para o bar gelado.
Esta câmara refrigerada comportava 15 pessoas por vez e era inteiramente cenografada por peças feitas de gelo: sofas, paredes, balcão de bar, mesas e até mesmo os copos onde era servida Antarctica Sub Zero para uma degustação inusitada.
A temperatura neste ambiente chegava a -14ºC e os consumidores permaneciam ali por 10 minutos. Para marcar o momento os consumidores posavam para uma foto “extremamente refrescante” que era postada no site da ação.
• Para apoiar o evento e gerar ainda mais conteúdo sobre o tema “refrescante”, a agência desenvolveu cartazes de banheiro com informações interessantes como por exemplo “Como seu corpo reage ao frio” e também jogos americanos com curiosidades sobre o frio, como por exemplo, a dieta dos esquimós e as temperaturas mais baixas já registradas no mundo.
• A inauguração do Bar de Gelo foi marcada por uma festa fechada para a imprensa e convidados e um convite com tinta sensível a baixas temperaturas foi enviado ao mailing: para ler as direções era preciso colocar a peça gráfica no congelador.

Galeria de imagens
detalhe das cervejas gelando
detalhe garçons
cerveja sendo servida no copo de gelo
pose para fotos dentro da experiência de gelo
a atriz fernanda paes leme foi conferir!
atriz fernanda paes leme
Ralph (ex-bbb) e um amigo
mais globais foram conferir o bar de gelo de perto!
malvino salvador e fernanda paes leme
show de MPB
galera curtindo a banda
galera curtindo a banda
cartaz divulgação
cardápio
atrizes colocando a conversa em dia
jogo americano
fernanda paes leme
amigos posando pra foto
brinde para a foto
muita cerveja e petiscos deliciosos!
galera segue animada
       

 

De longe a tenda chamava a atenção, representando os valores da marca e os diferenciais do lançamento e se transformou em uma breve atração turística nas cidades em que foi implementada.
Para criar a sensação de visita a uma estação gelada, foi desenvolvida, sob medida para a ação, uma estrutura inflável em formato de Iglu medindo 20m x 15m e altura de 10m.
Para a montagem da estrutura, foi necessária terraplanagem dos terrenos escolhidos.
Foram utilizados 2 grupos de geradores de 450 KVA’s e um grupo de gerador de 150 KVA’s para manter a estrutura inflada, ar-condicionado, sistema de resfriamento e serviços.

O desafio de manter todo o ambiente extremamente gelado em uma das épocas mais quentes do ano e nas cidades do interior reconhecidas pelas altas temperaturas foi amplamente alcançado.
A câmara fria foi sem dúvidas a grande inovação do evento. A estrutura foi montada em um container anexo ao iglu mantido a -16ºC. O sistema de resfriamento foi desenvolvido para manter uma temperarura de 16 graus negativos durante a manutenção e de 2 graus negativos durante a visitação.
Foram utilizados 115 blocos de gelo cristal de 100 Kg, totalizando 15 toneladas de gelo por praça e uma equipe de 10 técnicos para a montagem e manutenção diária.
Foram utilizados 2080 copos de gelo para degustação da cerveja e parede e todos os mobiliários foram esculpidos diretamente em blocos de gelo por equipes especializadas neste tipo de trabalho.

Para que a sala se mantivesse em perfeitas condições as entradas eram limitdas a 15 pessoas e a cada 2 horas o espaço passava por 20 minutos de manutenção.

Galeria de imagens
entrada da experiência
vista interna do bar
entrada da experiência
palco
até os banheiros eram caracterizados
sofás de gelo
balcão de gelo
bar de gelo
bar de gelo
bar de gelo
geladeiras que pareciam congeladas de verdade!
pra manter tudo congelado, essas máquinas trabalharam muito!
um perfeito iglu!
sala de preparação para entrar no bar de gelo
o teto cenografado era perfeito
palco
cantinho dos dj´s
     

 

O Bar de Gelo marcou de maneira grandiosa o lançamento de Antarctica Sub Zero. O evento foi tão inovador quanto o produto: gerou curiosidade do target, estimulou o trial, rendeu buzz.
Uma ação realmente integrada ao conceito de produto.
Foram 10 mil visitantes altamente qualificados durante o período da ação. A logística de visitação da sala de gelo garantiu que mais de 50% destas pessoas tivessem acesso a experiência congelante.
A variedade de atrativos bem como a preocupação com a cenografia temática fizeram com que todo o bar – uma verdadeira reprodução de um iglu antarctico – se tornassem uma grande experiência de marca.
O formato itinerante do evento garantiu a cobertura de 3 praças-foco, de grande importância para o momento do lançamento. As adaptações regionais do conceito foram essenciais para o sucesso da ação: escolha correta dos locais para implementação, divulgação local, mailing local, ação de PR com os veículos locais.
Os eventos tiveram grande cobertura da mídia impressa e televisiva, nacional e regional, com menções até mesmo em sites de tendências internacionais.

(Programa de Qualidade)
A b!ferraz, responsável pelo projeto e realização do Bar de Gelo Sub Zero incentiva práticas sustentáveis no dia a dia da empresa e dos funcionários. Alguns exemplos:

• Coleta seletiva de lixo
• Preferência a parceiros e fornecedores certificados, que tenham
processos ecologicamente corretos
• Campanha interna permanente para economia de energia
• Campanha interna permanente para redução do número de impressões
• Incentivo a trabalho voluntário

A construção do Bar de Gelo levou em conta todas as condições de conforto e acessibilidade para portadores de necessidades especiais;

A execução do projeto teve acompanhamento total de profissionais técnicos de produção, fiscalizando as equipes quanto à utilização de equipamentos de proteção individual (nas etapas de montagem, realização e desmontagem);

Todas as providências e autorizações necessárias para legalização do evento foram realizadas (seguros, alvarás, direitos autorais e corpo de bombeiros);

Todos os fios, tubulações, instalações e equipamentos foram embutidos;

As regras da ABNT foram seguidas para a construção, montagem, funcionamento e desmontagem das instalações;

O cardápio foi elaborado e acompanhado por um especialista, no intuito de minimizar o desperdício na preparação dos alimentos.

Foi instalado 1 posto médico para atendimento emergencial.

Galeria de imagens
entrada do bar
bar lotado todos os dias
         

 

 

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