Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: MAGNUM BOUTIQUE
Candidato: B!Ferraz Comunicação
Cliente: Unilever do Brasil LTDA
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
fachada da magnum boutique

Magnum Boutique. Os prazeres de Magnum com o charme da Oscar Freire.
O relançamento nacional de Magnum, marca premium de sorvetes, aconteceu em grande estilo. O sorvete passava a ser fabricado com ingredientes novos e de alta qualidade, como o chocolate belga, o que o diferenciava de seus concorrentes.
A Boutique Magnum foi parte essencial da estratégia de relançamento. Mais do que uma sorveteria premium, ela reforçava o conceito de “Autoridade Mundial em Prazer” oferecendo receitas exclusivas de Magnum, desenvolvidas por grandes chefes. O ambiente sofisticado contava ainda com uma exposição interativa sobre a história e os prazeres do chocolate pelo mundo.
Como um de seus objetivos era gerar a experimentação de Magnum em meio à classe AB+, a loja pop up foi estrategicamente instalada no ponto mais nobre da cidade de São Paulo, a Rua Oscar Freire. O acesso à Boutique Magnum acontecia com vouchers distribuídos por lojas parceiras da região mediante a compra de produtos, o que reforçava a exclusividade do ambiente.
Mais de 30 mil consumidores degustaram o sorvete na Magnum Boutique, com a sofisticação e exclusividade que só a Autoridade Mundial em Prazer poderia oferecer. A ação diferenciada gerou excelente divulgação com mídia espontânea, o que gerou visibilidade e reforçou o posicionamento do produto. Com os resultados surpreendentes, a Magnum Boutique virou referência de case em ações da Unilever fora do país.

Ficha técnica
TÍTULO: Magnum Boutique
TEMA: loja-conceito dos prazeres de Magnum.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30.851 consumidores
LOCAL: Rua Oscar Freire, São Paulo - SP
DATA: 17 de março a 18 de abril de 2009
PERIODICIDADE: quarta a domingo, das 12h às 20h
VISITAÇÃO: mediante voucher recebido por meio de compras em lojas parceiras da região
ABRANGÊNCIA: São Paulo
MECÂNICA: para cada cupom de compra realizada nas lojas parceiras, o cliente ganhava um voucher para degustar receitas especiais de Magnum na Boutique, com direito a acompanhante. Como contrapartida, cada loja recebeu um kit com materiais de divulgação da Boutique Magnum.
ATIVIDADES:
1) Inauguração do espaço, com a presença de artistas e formadores de opinião.
2) Sobremesas exclusivas de Magnum, criadas por chefs.
3) Exposição interativa sobre os prazeres do chocolate no mundo.
ENTIDADE PROMOTORA: Unilever - Magnum
CONCEITO: Os prazeres de Magnum com o charme da Oscar Freire
PROJETO: criado, planejado e implementado pela b! ferraz Comunicação Promocional

Galeria de imagens
fachada
decoração da boutique
decoração da boutique
balcão
banheiro
atendentes da loja
 

 

* Magnum Boutique
Foi criado um ambiente sofisticado e aconchegante, totalmente voltado aos prazeres de Magnum. Além da decoração diferenciada, do atendimento premium e da exclusividade das receitas de grandes chefes, o público podia interagir com um telão moderno que demonstrava os prazeres do chocolate pelo mundo e pela história.

• Receitas:

Receitas:

a) Alaska Magnum
Claras pasteurizadas
Raspas de limão
Magnum Clássico

b) Dark Tiramisu
Tiramisu Carte Dor
Café solúvel
Magnum Dark

c) Taça Alfajor
Leite integral
Licor de cacau
Chocolate em pó
Biscoito Maisena moídos / Doce de Leite
Magnum Doce de leite

d) Crepe de Amêndoas
Crepe
Lascas de Amêndoas
Licor de chocolate
Magnum Amêndoas


• Cocktail de inauguração
A inauguração da Magnum Boutique aconteceu em um cocktail para convidados especiais e personalidades, que apareceram na mídia degustando o sorvete com exclusividade. Algumas personalidades presentes: Rodrigo Hilbert, Grazi Massafera, Tania Kalil, Bruno Gagliasso, Ricardo Tozzi e Mariana Weickert.

• Lojas parceiras
As lojas parceiras receberam vouchers de acesso à Boutique Magnum para serem distribuídos aos seus clientes mediante a compra de produtos. Em contrapartida, as suas vitrines foram positivadas com um material diferenciado e de grande visibilidade: um cartaz da Magnum Boutique, envolvido por uma requintada moldura.

Lojas que participaram da ação: Academia Forma 1, Adidas, Adriana Barra, Adriana Degreas, American, Apparel, Animale, Antishock, Banana Music, Bem Me Quer, Canal, Capodarte, Carmim, Cavalera, Cavalli, Chicco, Clube Chocolate, Crawford, Diesel, DocDog, Dumond, Ed Hardy, Ellus, Emanulle Junqueira , Forum Fratina, Gant , Gilberto, Guess, H.Stern, Iódice, Isabela Capetto, L'Officiel, Lacoste , Lenny e Cia, Lepaquet, Loeil, Marcela Santana, Maria Bonita e Extra, Opera Rock, Osklen, Plastik, Princess, Puma, Replay, Richards, Rosa Chá, Shoulder, Sergio K, Spelho Bureau (Casa Mauro Freire) , Tampopo, Timberland, Top Internacional, Track & Fields, Triton, V. Room, Vide Bula, VR, Yellow Cake, Zoomp.

Galeria de imagens
mariana kupfer
mariana weickert
Grazi Massafera
Tânia Kalil
Tânia Kalil, Grazi Massafera, Bruno Gagliasso e Mariana Weickert
Rodrigo Hilbert
Ricardo Tozzi
DJ´s
Cliente de Magnum com Ricardo Tozzi e Tânia Kalil
 

 

O maior objetivo da Magnum Boutique foi promover a degustação de Magnum em meio ao público de alto poder aquisitivo. Essa seria mais uma forma de posicionar o produto de forma diferenciada em relação aos seus concorrentes, não considerados premium.

Um dos grandes desafios era, depois do sucesso e da repercussão da festa de lançamento de Magnum, envolver o consumidor também de forma atrativa, envolvente e surpreendente. Sem esquecer das particularidades desse público, tão refinado e exigente.

A principal estratégia para o sucesso da Magnum Boutique foi unir a experiência única do prazer de Magnum com uma proposta realmente exclusiva, aliadas a uma localização privilegiada e uma mecânica de acesso diferenciada.

Assim, somente os consumidores das lojas da rua Oscar Freire ganhavam os vouchers de acesso à Magnum Boutique, que davam direito a uma sobremesa de Magnum desenvolvida especialmente por um grande chefe.

A parceria com as lojas da região ajudou a dar visibilidade para a ação, já que, em contrapartida ao benefício oferecido aos clientes, era possível positivar as vitrines com comunicação da Boutique Magnum.

Galeria de imagens
painéis interativos
painel interativo
mockup do sorvete magnum dourado
mapa com led
ingredientes cuidadosamente selecionados
ingredientes cuidadosamente selecionados
receitas exclusivas com os lançamentos de magnum
receitas exclusivas com os lançamentos de magnum
receitas exclusivas com os lançamentos de magnum
receitas exclusivas com os lançamentos de magnum
fonte de chocolate
projeções de led
mapas de led nos vidros/portas
 

 

Aproximadamente 31 mil consumidores viveram a experiência proporcionada pela Autoridade Mundial em Prazer, degustando o sorvete com toda a exclusividade da Magnum Boutique. A divulgação com mídia espontânea superou as expectativas, o que ampliou o impacto e a visibilidade da ação.
Com os excelentes resultados, o case virou referência em ações da Unilever fora do Brasil.

Quantidade de degustações por semana:

Primeira semana: 3603

Dia 17 (Coquetel de inauguração) – 424
Dia 18 - 347
Dia 19 - 461
Dia 20 - 980
Dia 21 - 1015
Dia 22 – 376

Segunda semana: 4018

Dia 25 - 668
Dia 26 - 552
Dia 27 - 1055
Dia 28 - 1162
Dia 29 - 581

Terceira semana: 6581

Dia 01 – 1077
Dia 02 - 1316
Dia 03 - 1511
Dia 04 - 2178
Dia 05 – 769

Quarta semana: 5845

Dia 08 - 1298
Dia 09 - 1257
Dia 10 - 688
Dia 11 - 2158
Dia 12 – 444

Quinta semana: 10534

Dia 15 - 1693
Dia 16 - 1864
Dia 17 - 2961
Dia 18 – 4016


Total de sorvetes no período: 30.851

Sendo:
Magnum Clássico - 4212
Magnum Doce de Leite - 4384
Magnum Dark - 3575
Magnum Amêndoas - 4449
Alaska Magnum - 3711
Dark Tiramisu - 3070
Taça Alfajor - 3772
Crepe de Amêndoas - 3678


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA

A Unilever Brasil, dona da marca Magnum de sorvetes, trabalha pela transformação sustentável da sociedade e incorpora sustentabilidade em todas as suas operações. Alguns de seus números mais importantes:

Reciclagem
98% é a porcentagem dos resíduos gerados nas operações que são encaminhados para a reciclagem.

Eletricidade
52% de toda a energia consumida pela empresa provém de fontes de energia renováveis.

Emissão de gases
59% é a redução das emissões de CO2 nas operações da Unilever nos últimos 5 anos.

Futuro
44 Núcleos do Programa Esporte Cidadão Unilever trabalham o desenvolvimento de crianças e jovens.

Responsabilidade Social
22 mil crianças são impactadas pelo Projeto Infância Protegida no Estado de Goiás.

Estações de Reciclagem
110 é o número de Estações de Reciclagem Pão de Açucar Unilever em 8 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Especialmente para a realização da Boutique Magnum, foram adotados rigorosos critérios de qualidade e segurança:

1. Um técnico de segurança do trabalho foi contratado durante todo o período de montagem, realização e desmontagem do local.

2. Todas as providências necessárias para legalização do evento foram tomadas: seguros, alvarás e certificações.

3. Cada um dos fios, tubulações, instalações e equipamentos foram embutidos;

4. Para a construção, montagem e funcionamento do espaço foram seguidas as regras da ABNT aplicáveis.

5. Os materiais de divulgação da Boutique Magnum foram feitos com papel reciclável.

6. Os resíduos gerados pelo evento também foram devidamente coletados e encaminhados para reciclagem.

7. Todos os fornecedores contratados trabalhavam de acordo com critérios de sustentabilidade previamente definidos.

8 A mão de obra do evento foi contratada de forma regularizada, com contratos e salários baseados em tabela-base do mercado.

A b!ferraz, responsável pelo projeto e realização da Boutique Magnum, também incentiva práticas sustentáveis no dia a dia da empresa e dos funcionários. Alguns exemplos:

• Coleta seletiva de lixo
• Preferência a parceiros e fornecedores certificados, que tenham processos ecologicamente corretos
• Campanha interna permanente para economia de energia
• Campanha interna permanente para redução do número de impressões
• Incentivo a trabalho voluntário

Galeria de imagens
bruno gagliasso entrevistado pela Rede TV
rodrigo hilbert entrevistado pela Rede TV
Ricardo Tozzi dando entrevista
loja lotada todos os dias
divulgação nas vitrines de lojas badaladas
divulgação nas vitrines de lojas badaladas
divulgação nas vitrines de lojas badaladas
divulgação nas vitrines de lojas badaladas
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube