Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CIRCUITO DE CORRIDAS TECNO SPORT
Candidato: Atmosfera Eventos
Cliente: Icatu Calçados (Tecno Sport)
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Circuito de Corridas Tecno Sport

As corridas de curta distância, com aulas de aquecimento, atrações e espaços para relacionamento entre público e marcas, representam atualmente um nicho crescente no mercado do esporte. Essas corridas empenham-se no objetivo de impactar e atrair o público jovem-adulto, que costuma praticar atividades físicas pelo prazer.
Foi nesse cenário, com números animadores e perspectivas de negócio, que a rede de lojas de artigos esportivos Tecno Sport decidiu criar seu próprio evento de pedestrianismo. A Atmosfera Sports, agência de marketing esportivo, foi contratada para desenvolver o projeto. E assim surgiu em 2009 o Circuito de Corridas Tecno Sport.
O Circuito de Corridas Tecno Sport reflete o conceito e os valores da marca que lhe deu nome: superação de limites, qualidade de vida, a prática de esportes pelo prazer. Ainda seguindo sua "marca mãe", decidiu-se realizar não apenas uma corrida, mas sim um Circuito com várias etapas. Essas deveriam acontecer em cidades onde a Tecno Sport está presente.

Em 2009, ano de lançamento do projeto, o Circuito recebeu 1851 atltetas
além do público espectador, totalizando mais de 5000 pessoas impactadas diretamente pelo evento. Ele foi realizado nas seguintes cidades e locais:
• Londrina, PR - 22.03 • Local: em volta do Lago Igapó II, um dos principais pontos turístico e de lazer da cidade.
• Cascavel, PR - 24.05 • Local: Campus da FAG. Instituição de Ensino com arquitetura e ruas belíssimas.
• Maringá, PR - 14.06 • Local: Praça da Catedral. Ao lado da monumental catedral metropolitana que atrai turistas todos os dias.
• Foz do Iguaçu, PR - 11.10 • Local: Usina Itaipu Binacional. A maior hidrelétrica do mundo.

Em 2010, o Circuito foi realizado novamente, consolidando-se no cenário de corridas no Paraná. Isso dado principalmente à grande participação dos atletas, apoio das prefeituras locais e excelência na organização. O evento contou com a parceria da empresa de roupas e calçados esportivos New Balance, assim como hidratação da Gatorade. agregando valor ao evento e proporcionando maior qualidade no Kit do atleta.
Na 2ª edição o Circuito teve um crescimento espressivo de 38% no número de participantes nas 3 etapas realizadas. O que motivou a Tecno Sport a manter o Circuito em 2011.

O case apresentado tratará das provas realizadas no período considerado no regulamento, ou seja, Etapa de Foz do Iguaçu em 2009; e etapa Londrina e Maringá em 2010, fechando desta forma um relato do evento por cidade onde foi real

Galeria de imagens
Aquecimento coletivo em Maringá 2010
Percurso diferenciado: Foz do Iguaçu 2009
Arena - Londrina 2010
Arena - Maringá 2010
Atrações na Arena
Largada - Maringá 2010
Mesa de frutas
Percurso Londrina 2010
Premiação Maringa 2010
Arena - Londrina
Local da largada - Foz do Iguaçu
Descontração
Familias
Percurso - Foz do Iguaçu
Premiação por categoria
Largada - Maringá 2010
Superação
Chegada
   

 

1) CONCEITOS


Idealizada pela Atmosfera Sports, empresa de marketing esportivo, o Circuito de Corridas Tecno Sport teve com meta principal divulgar sua marca e seu conceito e valores: superação de limites, qualidade de vida, a prática de esportes pelo prazer, contribuindo para o fortalecimento e imagem da marca Tecno Sport.

O público alvo do Circuito de Corridas Tecno Sport é o atleta amador. O praticante de corrida ou caminhada de forma a manter a sua saúde e qualidade de vida. O Circuito foi desenvolvido para estimular esses atletas amadores em inicio de treinamento, sem deixar de agradar os mais experientes. Para tal, a prova foi desenvolvida baseada nos seguintes pilares:

1.1) Estrutura completa para estimular iniciantes

Qualidade, conforto, praticidade e estrutura completa são os diferenciais que o Circuito de Corridas Tecno Sport implanta. Essas diretrizes são consideradas em todos os momentos. Na escolha do percurso, no material de divulgação, na forma de inscrição, nos itens do Kit Atleta, nos pontos de retirada do kit, na cronometragem dos tempos, além de uma arena de concentração completa, estruturada para receber os participantes e o público com estandes de informações, Dj, guarda-volumes, apoiadores, alimentação e hidratação, assistência médica, assessoria esportiva e banheiros químicos.
Acima de tudo, o projeto aposta na promoção da saúde e da qualidade de vida. E o objetivo é divulgar a corrida pedestre para os públicos que geralmente não participam das provas mais tradicionais.


1.2) Distancias diferenciadas:

O principal diferencial do circuito é a opção de percurso diferenciado. Um mais curto, de 4Km, outro um pouco maior, de 8Km. Essas distâncias não tradicionais (as provas de pedestrianismo normalmente têm 10Km) foram escolhidas após uma pesquisa local com os frequentadores de academias e corredores amadores. Dessa maneira, o evento atende tanto aos “corredores de primeira viagem”, que estão no início do treinamento ou em sua primeira prova, quanto os atletas que já praticam há mais tempo e adquiriram a resistência necessária para realizar uma corrida de rua.


1.3) Percurso atrativo

A seleção do local para o percurso é sempre um momento especial. Além de atender as expectativas dos corredores, a organização procura privilegiar as peculiaridades de cada cidade, escolhendo locais importantes, marcos históricos ou pontos turísticos para a realização da corrida. Em Londrina o percurso é realizado em torno do Lago Igapó 2. A catedral metropolitana de Maringá e o parque Ingá são cenários da etapa realizada nesta cidade. Já a última etapa do Circuito é realizada em uma das maravilhas do mundo moderno: o complexo de Itaipu Binacional, com a largada em frente ao mirante do vertedouro.


1.4) Horário diferenciado

Com exceção da etapa de Foz do Iguaçu, onde o calor é um fator limitante, as provas do Circuito Tecno Sport são realizadas no final de tarde. Esse horário diferente das tradicionais provas de 10K foi escolhido por ser o horário preferencial do nosso público alvo.


1.5) Premiação por faixa etária

O conceito das corridas do circuito privilegia os atletas amadores ou mesmo aqueles que nunca participaram de uma prova. Dessa forma a premiação acontece em caráter simbólico, feita com vale-compras para trocas nas lojas Tecno Sport. São premiados os três primeiros colocados de cada categoria geral: masculino e feminino 4 Km; masculino e feminino 8 Km, com um total de 12 premiados. Além disso, todos os atletas, sem excessão, que concluírem a prova recebem sua medalha de finisher.
Em 2010, os primeiros colocados de cada faixa etária receberam um troféu como forma de estimular ainda mais a pratica da atividade, independentemente da faixa etária. Ao todo são premiados 44 categorias por prova.



2) METAS

2.1) Movimentação das lojas
As lojas da rede Tecno Sport são utilizadas como principal ponto de inscrição para participar da corrida. Tal experiência já apresentou excelentes resultados na primeira edição do circuito, e também, em outras provas patrocinadas pela marca. Além disso, a retirada dos Kit Atleta também é feita nas dependências das lojas. A movimentação intensa no período de inscrições e retirada de kits aumenta a circulação de pessoas e cria novas oportunidades de venda e divulgação.
Em 2010, 1/3 dos atletas que se inscreveram não conheciam a rede e/ou nunca entraram na loja antes do circuito de corridas. Com isso, o evento abre as portas da rede para potenciais clientes.


2.2) Divulgação da marca
Os níveis de veiculação de marca atingidos pelo Circuito de Corridas Tecno Sport são altos, através de inúmeros canais de comunicação. Quando bem trabalhado, um evento esportivo atrai a atenção da mídia, da imprensa e da população da cidade onde acontece o projeto. Além das mídias pagas, como rádio, TV e mídia externa, o projeto de comunicação do circuito gera entrevistas, reportagens, matérias e postagens nas mídias digitais de interesse.
A marca Tecno Sport apresenta um crescimento substancial no número de ocorrências nas principais ferramentas de pesquisa digitais graças à mídia espontânea gerada pelo Circuito de Corridas

2.3) Relacionamento/Admiração do consumidor
O evento esportivo é uma oportunidade que aproxima a marca de seu mercado consumidor. A iniciativa de investir num projeto que enaltece a prática de exercícios, melhorando a qualidade de vida e promovendo a saúde, conquista a admiração do público, da imprensa e até dos concorrentes. No local do evento, os participantes e os espectadores estão envolvidos por um clima agradável, o que os coloca numa posição favorável para receber mensagens, conceitos e ideias que queiram ser transmitidas pela marca.

2.4) Abertura de mercados e novos negócios
A realização do Circuito de Corridas Tecno Sport atrai a atenção do público, seja ele consumidor, praticante do esporte, empresarial ou do setor público. É possível elencar algumas possíveis oportunidades oriundas das atividades do circuito, como abertura de novos negócios para atender a demanda de atletas, novos serviços relacionados com as necessidades do evento.

3) MATERIAIS DISTRIBUIDOS

3.1. Mídia impressa
•Anúncios 1/2 página na revista Contra Relógio (publicação especializada em corridas de rua)

3.2. Mídia externa
•Outdoor nas cidades onde ocorre a etapa (1 bi semana, 12 pontos)

3.3. Impressos
•MiniFolder informativo, com dados  e instruções sobre o evento
•Cartaz
•Flyer do Kit Atleta, com orientações específicas aos inscritos, para o dia da corrida
•Cheques Premiação, em tamanho grande, para fotos no pódio
•Número de Peito, para identificado, controle e classificação de todos os atletas inscritos

3.4. Adesivos
•Adesivos de Vitrine, para pontos de inscrição
•Adesivos para Carros


•No local do evento
-Logotipo Atmosfera, para tenda da organização
-Logotipos Tecno Sport, para tendas do realizador
-Logotipos para tendas dos patrocinadores
-Logotipos apoiadores, para tendas de serviços 
-Adesivos para tendas de Guarda-Volumes

3.5. Banners e Faixas
•Banners de identificação do local de Retirada de Kit
•Faixas de Rua, para informar a interdição das vias no dia do evento

•No local do evento
-Backdrop, com logotipos dos patrocinadores e apoiadores, para o palco principal
-Banners Laterais do Pórtico, com impressão dos principais patrocinadores
-Banners Testeira do Pórtico, com o nome da corrida
-Banners de Patrocinadores para Percurso, instalados no corredor de largada/fechada
-Saia de palco, com logotipos da corrida
-Banner de orientação no percurso, separação dos atletas de 4 e 8 Km

3.6. Placas
•Placas de orientação no percurso, separação dos atletas de 4 e 8 Km
•Placa Orientações Gerais ou Mapa da Arena

3.7. Digital
•Emails Marketing
-Teaser
-Inscrições Abertas
-Kit Atleta
-Estrutura e Novidades
-Percurso
-Últimos Dias de inscrição
-Resultados e Fotos no Ar
-Avaliação do evento

•Sites
-Site oficial do evento, com informações, imagens, inscrições, fotos e resultados. www.circuitotecnosport.com.br
-Banners web no site Ativo.com (portal esportivo e sistema de incrição online do Circuito Tecno Sport)

3.8. Mídia Social
Twitter oficial, alimentado pela assessoria de imprensa e pela equipe da organização

3.9. Outros
•Camiseta oficial (1000/prova)
•Camiseta Staff (110/prova)
•Camiseta Teaser (200/prova)
•Medalha (1000/prova)
•Trofeu (56/prova)
•Sacola (1000/prova)
•Balão Tecno Sport (1 unidade)
•Cheque de premiação (12/prova)

3.10. Ação nas academias, corridas e locais de prática esportiva:
A atividade foi realizada com o intuito de promover o circuito de corridas tecno sport junto ao seu principal público alvo, aumentando a sua visibilidade. Os promotores interagem com os atletas, entregaram brindes e o folheto de informações sobre o evento.

3.11. Assessoria de Imprensa
Agência especializada em relacionamento com imprensa esportiva

3.12. Atendimento Online
Email contato@circuitotecnosport.com.br, gerido pela equipe da organização


3) AVALIAÇÃO DO EVENTO POR SEUS PARTICIPANTES

Ao término de cada etapa é enviado um formulário de avaliação a todos os atletas com e-mail cadastrado no ato da inscrição. Em média 18% dos atletas inscritos participam da avaliação.
A pesquisa avalia os seguintes pontos:
- Organização geral;
- Horário da largada;
- Local de largada;
- Percurso;
- Estrutura da arena;
- Aquecimento coletivo;
- Apuração de tempo por chip;
- Premiação;
- Kit alteta;
- Nota da prova;
- Nota da medalha;
- Nota da camiseta;
- Hotsite e
- Materiais de divulgação.
Com relação à organização geral da prova, nas 3 etapas em questão, mais de 90% dos atletas avaliaram como "excelente" ou "bom". Os demais itens avaliados receberam no mínimo 80% de avaliação excelente e/ou bom. (ver imagens 9 a 13)

4) INTERNET
Em média, mais de 18.000 disparos de email marketing são enviados em um período de 40 dias que antededem cada prova. Abrindo um canal direto com os atletas cadastrados que participaram das etapas anteriores e de outras corridas pedestres.

Foz 2009
05.09 - Prepare-se - 2614 disparos
15.09 - Percurso - 2610 disparos
18.09 - Kit alteta - 2585 disparos
25.09 - Atrativos - 2455 disparos
02.10 - Ultimos dias - 2433 disparos
07.10 - Inscricoes - 2422 disparos
14.10 - Pesquisa - 302 disparos
Total 17876


Londrina 2010
02.02- Teaser - 2587 disparos
12.02 - Inscricoes aberto - 2186 disparos
19.02 - Percurso - 2720 disparos
26.02 - Kit Atleta- 2392 disparos
05.03 - Fotos e estrutura - 2707 disparos
11.03 - Teste pisada - 2308 disparos
15.03 - Ultimos dias - 2272 disparos
22.03 - Avaliação - 516 disparos

Total 17688

Maringá 2010:
22.04 - Inscricoes abertas - 2794 disparos
6.05 - Etapa Maringa - 2381 disparos
14.05 Estrutura - 2758 disparos
20.05 - percurso - 2893 disparos
25.05 new balance - 2894 disparos
28.05 Kit atleta - 2889 disparos
03.06 - fotos e resultados no ar - 2.889 disparos
14.06 - 340 disparos disparos
Total 19838 disparos

O Hot site da prova recebe em torno de 20mil acessos no período do Circuito Tecno Sport. Em 2010 foi criado igualmente um Flickr para download gratuito das fotos do Circuito de Corridas Tecno Sport. Somente a última etapa contou com mais de 4mil visualizações.


5) PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

5.1) Etapa Foz do Iguaçu, PR - 11.10.09

•Dia 9 e 10 de outubro
10h às 22h00 - Entrega dos Kits atleta na loja

•Dia 11 de outubro
7h00 às 8h00 - Retirada do Kit para atletas de outras cidades
7h00 às 8h15 - Saída dos ônibus da portaria até a arena
8h30 - Aquecimento coletivo
9h00 - Largada
10h00 - Premiação
10h às 12h00 - Retorno dos ônibus à portaria


5.2) Etapa Londrina, PR - 20.03.10

•Dia 19 de março
10h às 22h00 - Entrega dos Kits atleta na loja

•Dia 20 de outubro
10h às 15h00 - Entrega dos Kits atleta na loja
16h30 - Aquecimento coletivo
17h00 - Largada
10h00 - Premiação
10h às 12h00 - Retorno dos ônibus à portaria

5.3) Etapa Maringá, PR - 13.06.10

•Dia 11 e 12 de março
10h às 22h00 - Entrega dos Kits atleta na loja

•Dia 13 de Março

10h00 às 15h00 Entrega dos Kits atleta na arena
16h00 - Abertura da arena

Galeria de imagens
Folheto de divulgação
Percurso Londrina
Percurso Maringá
Email MKT _ kit atleta
Anuncio Revista Contra Relógio
Hot Site
Cartaz e adesivo de vitrine_circuito 2010
Cartaz Etapa Foz do Iguaçu 2009
Estatísticas Londrina (percurso e gênero)
Avaliação Pós Prova Londrina_1
Avaliação Pós Prova Londrina_2
Estatísticas Maringá (percurso e gênero)
Avaliação Pós Prova Maringá_1
Avaliação Pós Prova Maringá_2
Avaliação Pós Prova Foz do Iguaçu
Divulgação em academias, parques e corridas
       

 

•O principal desafio para a realização de uma corrida pedestre é a montagem e desmontagem do evento. Esse trabalho deve ser ágil para diminuir os transtornos no transito e à população em geral.
Toda a estrutura deve ser montada no dia anterior ao evento: tendas, grades, banheiros, funil de largada e chegada, pórtico de largada, iluminação e sonorização, palco e back drop.

• A instalação dos tapetes de cronometragem e o fechamento das vias é realizado uma hora antes da largada com uma logística bastante complexa. O êxito deste trabalho depende fundamentalmente da logística pré prova e do trabalho em equipe com os órgãos de transito na cidade onde ocorre o evento. Após definido o percurso, a organização verifica a necessidade de materiais para fechamento das vias. Esse material é fornecido pela organização para que, juntamente com os órgão de transito, seja feito o bloqueio das vias da maneira mais rápida e segura tanto para os atletas quanto para os motoristas. Em torno de 500m lineares de grades de contenção, 200 cavaletes e 300 cones são utilizados nessa tarefa além de 30 estagiários para auxiliar no fechamento e na orientação dos atletas.
Policiais batedores abrem o percurso para assegurar que não haja nenhum motorista no trajeto no momento da largada. Os mesmos acompanham o último atleta junto com a ambulância e o carro prego da organização assegurando a segurança no percurso.
O êxito deste trabalho é somente possível com a total parceria e interação com as secretarias de esporte e transito das cidades onde são realizados os evento. No caso de Maringá em particular, o Circuito fecha o cruzamento das principais vias de acesso ao maior ponto turistico da cidade: a catedral metropolitana, em pleno domingo a tarde.


•O chip de cronometragem é certamente um grande diferencial de uma prova de pequeno porte voltada ao público amador. Além de fornecer o tempo líquido da prova (ou seja, desconta o tempo que o atleta demorou para largar), ele permite a classificação de todos os atletas na hora da prova. O resultado do evento é rapidamente disponibilizado no site da prova e em 2010 passou a ser enviado por SMS a cada atleta que cadastrou seu celular no ato da inscrição.

• Por ser um evento esportivo não podemos deixar de considerar os potenciais riscos de lesões ou de atletas que excederam suas capacidades físicas. Para tanto, todo atleta inscrito é assegurado contra acidentes pessoais. Além disso, o evento conta com o apoio de duas ambulâncias, sendo uma fixa e uma que acompanha o último atleta fechando o percurso.

• Na etapa de Foz do Iguaçu, a corrida é inteiramente realizada no interior do complexo Itaipu Bi nacional (local de segurança nacional). Para entrar no local, todos os atletas, fornecedores e seus veículos devem ser previamente cadastrados. Os altetas têm à disposição um estacionamento fora da hidrelétrica e devem ir ao local da largada com os ônibus da Itaipu. Essa logística deve ser realizada com muita atenção para evitar atrasos no cronograma do evento.

• Na arena do evento o atleta tem à sua disposição tendas das assessorias esportivas, um lounge de 200m2 da Tecno Sport, frutas, água, barras de cereais, gatorade, puffes, mesas e cadeiras, banheiros químicos, guarda volumes e sempre que possível outras atividades oferecidas pela faculdade de ed. física parceira (avaliação física, massagem, alongamento entre outros).

•O sistema de guarda volumes para os atletas é controlado pelo número de peito do mesmo. Para agilizar esse serviço e organizar os itens, a organização criou um sistema com araras em 2 níveis. Em cada fileira são colocados até 100 sacolas. Desta forma, de acordo com a numeração do atleta, a sacola dele irá para uma determinada fileira.

•Ao término do evento a equipe de limpeza contratada passa pelo percurso para efetuar rapidamente o recolhimento dos copos de água usados para a hidratação dos altetas no percurso. Isso é realizado antes da liberação do transito naquele determinado local. Toda a desmontagem é realizada no dia do evento e em seguida a equipe de limpeza passa pela arena para finalizar a limpeza.

•Em cada cidade que o Circuito Tecno Sport passa, é realizada uma parceria com uma faculdade de educação física local. Todo o Staff da prova é composto de alunos de educação física que são treinados na semana do evento e divididos em equipes. Cada equipe é responsável de uma determinada atividade e é acompanhado de um coordenador da Atmosfera Sports que é munido de rádio comunicação. Ao todo são 13 equipe e 100 estagiários. De tal forma os alunos podem participar da organização de um evento esportivo e recebem ao termino do evento um certificado de estágio.

•O Circuito Tecno Sport conta com assessoria de imprensa especializada em mídia esportiva que prepara release pré e pós prova. Cada etapa conta com, no mínimo 3 fotógrafos para realizar o registro do evento. Todas as fotos são disponibilizadas no hotsite do evento e podem ser baixadas pelos atletas. Ao término de cada etapa a assessoria realiza a clipagem das materias. O inicio dos trabalhos de divulgação de cada etapa do Circuito tem início dois meses antes do evento quando ocorre a divulgação para imprensa via release para mídia local e especializada. Além disso são realizadas ações de divulgação nas academias da cidade em questão, grupos de corrida, secretarias de esporte e convention

Galeria de imagens
Alunos da Uniamérica - Staff de Foz do Iguaçu
Batedores - Maringá 2010
Chip de cronometragem
Fechamento de vias em maringá
Hidratação no percurso
Guarda Volumes
Alimentação
Trofeus
Tapete de leitura do Chip (cronometragem)
 

 

• RETORNO DE MÍDIA
O Circuito de Corridas Tecno Sport gerou um retorno de mídia expressivo nos dois anos que foi realizado. A qualidade e reconhecimento do evento é comprovado pelos retornos positivos dos atletas, crescimento do número de inscrições em mais de 30% de um ano para o outro. O Circuito de Corridas Tecno Sport tem sido destacado em várias revistas especializadas em corrida, em blogs e sites esportivos tais como webrun; revista contra relogio; rádio CBN. A etapa de Londrina de 2010 foi destaque na sessão "Largada" Revista Runners World - ed. Abril (revista esportiva de maior circulação no Brasil).

• MOVIMENTAÇÃO DA LOJA
Além disso, a movimentação das lojas da Tecno Sport aumenta substancialmente no período de inscrição e de retirada do kit atleta, gerando não apenas relacionamento da loja com seus clientes e potenciais clientes, mas também aumento no faturamento no mês de realização do evento.

•CONTRATAÇÕES
A execução de um projeto dessa proporção é tarefa que exige mão-de-obra numerosa. A Atmosfera Sports conta com equipe de mais de 12 coordenadores que orientam aproximadamente 80 a 100 alunos de ed. física. Sempre que possível a organização procura trabalhar com a mão de obra local; ao todo mais de 30 fornecedores são envolvidos nos mais diversos setores: estrutura, som, luz, cortinagem, ação promocional, locação de móveis, serviço médico, segurança, limpeza, hospedagem, locação de veículo, entre outros, com um investimento que gira em torno de 100mil reais por etapa.

•TURISMO
Em média 30% dos atletas que participam das etapas do Circuito Tecno Sport são de outras cidades. Esse fluxo de turistas fomenta a economia local nos mais diversos setores ligados ao turismo.consomem hospedagem, artigos esportivos, alimentação e transporte na cidade que sedia a corrida. A movimentação econômica é fator que agrega valor inclusive para a marca realizadora do evento.

Galeria de imagens
Espelho Revista Runners World
Revista Contra Relogio Jul 2010
Portal Webrun
Cidade de Origem - Etapa Maringá
Cidade de Origem - Etapa Londrina
Evolução do número de atletas
Portal O2
     

 

 

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