Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PLANETA TERRA
Candidato: B!Ferraz Comunicação
Cliente: Terra Networks Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
palco principal planeta terra

O Terra, portal líder em entretenimento na América Latina, sentia necessidade de ter um ponto de contato físico com o seu consumidor. Mais do que isso, oferecer brand experience, fortalecer a plataforma música e associar a imagem do portal cada vez mais a entretenimento, modernidade e inovação. Por esse motivo surgiu, há 3 anos, o Planeta Terra Festival.

Reconhecido seguidas vezes como o maior festival de música do Brasil, o Planeta Terra chegava, em 2009, à sua terceira edição. O público já esperava a grandiosidade do evento, que esse ano contou com 15 atrações nacionais e internacionais, 2 music stages, telões interativos e transmissão ao vivo, direto do Estúdio Terra, com entrevistas exclusivas do backstage.

A inovação começou com a escolha do local: Playcenter. O parque de diversões foi o ambiente perfeito para reforçar uma das principais plataformas do portal: entretenimento. Entre um show e outro, a plateia podia se divertir em um dos 15 brinquedos abertos, como a montanha russa, o carrinho bate-bate, o barco Viking e até a tradicional Monga. A pedidos do público, o festival também teve a sua duração estendida: mais música, mais lazer, mais interatividade.

O resultado mais uma vez foi surpreendente: 15 mil pessoas compareceram e o primeiro e segundo lote de ingressos esgotaram muito antes do esperado. Pela terceira vez, o Planeta Terra foi considerado o melhor festival de música do ano.

Ficha técnica

TÍTULO: Planeta Terra. Um festival, várias experiências.

TEMA: festival de música

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15 mil pessoas

LOCAL: Playcenter

ENDEREÇO: Rua José Gomes Falcão

DATA: 7 de novembro de 2009

ENTRADA: PORTÃO P1 - Rua José Gomes Falcão

HORÁRIO PARQUE: 14h às 22h

FESTIVAL: 16h às 4h

ABERTURA DOS PORTÕES: 14h

ABRANGÊNCIA: São Paulo

MECÂNICA:
Telefones para vendas e informações (call center) para dentro de São Paulo, atendendo de segunda a sábado, das 8 às 20h: (11) 6846.6000

Vendas em pontos de venda: de 2/9/9 a 7/11/09
www.ticketmaster.com.br

ENTIDADE PROMOTORA: Unilever - Magnum

CONCEITO: Planeta Terra. Um festival, várias experiências

PROJETO: criado, planejado e implementado pela b! ferraz Comunicação Promocional.

Galeria de imagens
palco stage
palco principal
entrada
interior do ônibus do planeta terra
palco stage
galera recebia programete e porta bituca na entrada
galera recebia programete e porta bituca na entrada
viking
elevador
enterprise
       

 

O maior objetivo do Planeta Terra, desde a sua primeira edição, foi oferecer brand experience associado aos seus valores: atitude, inovação, modernidade, sustentabilidade. A plataforma música, importante elo de conexão com o público jovem, foi escolhida para dar vida a esse ponto de contato permanente com o target.

Com essas premissas, o Planeta Terra foi estruturado no seguinte formato:

- Ciclo de inovação anual (sempre novas atrações na linha rock/pop, suas tendências e expressões)
- Postura independente
- Bandas e tendências que rodam o mundo
- Valorização do bem-estar do indivíduo e da sociedade

Em 2009, com a imagem do portal definitivamente associada a conteúdo e entretenimento, o Planeta Terra deveria reforçar esse posicionamento, além de atender à grande expectativa do público.

A novidade começou pela escolha do local: o Playcenter. O parque de diversões tinha tudo para reforçar a plataforma entretenimento, além de combinar com o clima jovem e descolado do festival: entre um show e outro, a plateia poderia se divertir em um dos 15 brinquedos abertos como a montanha russa, o carrinho bate-bate, o barco Viking e até a tradicional Monga. Diversas ativações também ajudaram a rechear o Planeta Terra de conteúdo, entre elas ações de patrocinadores como Axe, Nokia, Coca Cola, Volkswagen, Correios, Telefônica, Sadia e outros.

Galeria de imagens
o apresentador Edgar Pícole
Marcos Pasquim
Felipe Folgosi
Carol Castro
Cleo Pires
Alessandra Negrini
Rodrigo Veronese
Rodrigo Santoro
Helena Ranaldi
Cristiana Arcangeli
palco
público esperando show
ônibus planeta terra
lambes-lambes
lambe-lambe
         

 

O maior objetivo do Planeta Terra, desde a sua primeira edição, foi oferecer brand experience associado aos seus valores: atitude, inovação, modernidade, sustentabilidade. A plataforma música, importante elo de conexão com o público jovem, foi escolhida para dar vida a esse ponto de contato permanente com o target.

Com essas premissas, o Planeta Terra foi estruturado no seguinte formato:

- Ciclo de inovação anual (sempre novas atrações na linha rock/pop, suas tendências e expressões)
- Postura independente
- Bandas e tendências que rodam o mundo
- Valorização do bem-estar do indivíduo e da sociedade

Em 2009, com a imagem do portal definitivamente associada a conteúdo e entretenimento, o Planeta Terra deveria reforçar esse posicionamento, além de atender à grande expectativa do público.

A novidade começou pela escolha do local: o Playcenter. O parque de diversões tinha tudo para reforçar a plataforma entretenimento, além de combinar com o clima jovem e descolado do festival: entre um show e outro, a plateia poderia se divertir em um dos 15 brinquedos abertos como a montanha russa, o carrinho bate-bate, o barco Viking e até a tradicional Monga. Diversas ativações também ajudaram a rechear o Planeta Terra de conteúdo, entre elas ações de patrocinadores como Axe, Nokia, Coca Cola, Volkswagen, Correios, Telefônica, Sadia e outros.

Galeria de imagens
palco stage
painéis praça de alimentação
transmissão ao vivo do estúdio tv terra
palco principal
centro reciclagem
centro reciclagem
centro reciclagem
show etienne de creci - muita iluminação e tecnologia
estúdio terra tv
estúdio terra tv
palco principal
     

 

Elogiado pelo público e pela mídia, o Planeta Terra foi eleito pela terceira vez consecutiva o melhor festival de música do ano. Esse título sem dúvidas reforçou a imagem do portal de líder em entretenimento na América Latina.

Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao evento, sendo que o primeiro e segundo lote de ingressos esgotaram muito antes do previsto. Foram recicladas 3 toneladas de lixo produzido pelo evento, mais um resultado alinhado aos valores de sustentabilidade do portal.


PROGRAMAS DE QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ECOLÓGICA

O Terra cada vez mais tem sua imagem associada a ações de sustentabilidade. Isso é consequência da política interna da empresa, que incentiva e desenvolve projetos sustentáveis entre os funcionários, e também de uma forte atuação social e ecológica em todos os seus eventos. O Planeta Terra é um grande exemplo disso.

Ações:

1. Distribuição de 5 mil porta-bitucas entre os participantes do evento.
“Lixo pequeno também é lixo”.

2. Lixeiras para coleta seletiva espalhadas pelo evento.

3. Neutralização de carbono
Parceria com os programas ECOsciente e Recicleiros no patrocínio de um programa de reflorestamento de matas nativas.

4. Mão de obra
Parte da mão de obra contratada para o festival partiu de iniciativas sociais.

5. Oficina de reciclagem aberta para visita e reciclagem de materiais coletados no evento.

Materiais reciclados:

Plástico: 1.075,50 Kg
Papel: 195 Kg
Alumínio: 792 Kg
Vidro: 300 Kg

6. Nos materiais de comunicação, incentivo ao uso de carona e transportes públicos para reduzir a utilização de carros.

ESTRUTURA

A cada ano, o Planeta Terra é detalhadamente planejado para que sua estrutura atenda completamente às necessidades do público – durante o festival e no acesso a ele. O objetivo é que todos os participantes do evento, incluindo staff, tenham o máximo de conforto e segurança, para que nada atrapalhe a diversão.

Estacionamento

Funcionamento a partir das 7h00 da manhã de 7/11 até as 17h de 08/11.

Entrada de estacionamento de público:

UNIÃO PARK – 1800 vagas - Av. Marques São Vicente, 1.691

UNIÃO PARK 2 – 400 vagas - Av. Marques São Vicente, 990

PATATIVA UNIÃO PARK – 300 vagas - Av. Marques São Vicente, 900

Para acesso ao evento e aos estacionamentos, foi montado um esquema especial de trânsito, com apoio logístico da equipe e das viaturas da CET.


Estacionamento Vip 1

Rua Dr. Rubens Meireles, 300 - Veículos credenciados
Capacidade: 300 carros

Estacionamento Vip 2

Av. Francisco Matarazzo, 1500 - entrada pela Rua Auros Soares (veículos credenciados) com traslado em vans até o Playcenter
Capacidade:1200 vagas.

LINHA ESPECIAL DE TÁXI

600 taxis credenciados

Ponto: rua José Gomes Falcão, com mangueirão se estendendo pela
Av. Marques de São Vicente e Av. Dr. Abraão Ribeiro


ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS

1º Alternativa pra quem vem da Zona Norte

Av. Luiz Dumont Vilares – Av. General Ataliba Leonel, ou Av. Zarki Narchi – Av. Santos Dumont sentido Praça Campo de Baguatelle – Av. Olavo Fontoura – Ponte da Casa Verde – Av. Dr. Abraão Ribeiro – Marques de São Vicente – Rua José Gomes Falcão – PlayCenter

2º Alternativa pra quem vem da Zona Norte

Av. Luiz Dumont Vilares–Av. General Ataliba Leonel–Av. Santos Dumont–Av. Brás Leme–Ponte da Casa Verde–Av. Dr. Abrão Ribeiro–Av. Marques de São Vicente–Rua Jose Gomes Falcão–PlayCenter

3º Alternativa pra quem vem da Zona Leste

Marginal Tietê – (sentido Rod. Dos Bandeirante / Castelo Branco) – Ponte da Casa Verde – Av. Dr. Abraão Ribeiro – Av. Marques de São Vicente – Rua José Gomes Falcão – PlayCenter

4º Alternativa pra quem vem da Zona Leste

Av. Radial Leste – Av. 23 de Maio – Rua Anhangabaú – Av. Preste Maia – Av. Tiradentes – Av. Santos Dumont – Praça Campo de Bagatelle – Av. Olavo Fontoura – Ponte da Casa Verde – Av. Dr. Abraão Ribeiro – Marques de São Vicente – Rua José Gomes Falcão – PlayCenter

5º Alternativa pra quem vem da Zona Sul Centro

Av. 23 de Maio – Rua Anhangabaú – Av. Preste Maia – Av. Tiradentes – Av. Santos Dumont – Praça Campo de Bagatelle – Av. Olavo Fontoura – Ponte da Casa Verde – Av. Dr. Abraão Ribeiro – Marques de São Vicente – Rua José Gomes Falcão – PlayCenter

6º Alternativa pra quem vem da Zona Sul

Marginal Pinheiros (sentido Castelo Branco) – Marginal Tietê (sentido Dutra ) – Ponte da Casa Verde – Av. Dr. Abraão Ribeiro – Av. Marques de São Vicente – Rua José Gomes Falcão – PlayCenter

RUAS E AVENIDAS SINALIZADAS E MONITORADAS PELA CET PARA CONCENTRAÇÃO DO PÚBLICO

• Av. Dr. Abrão Ribeiro
• Marques de são Vicente
• Av. Ordem e Progresso
• Av. Pompéia
• Av. Antártica
• Av. Francisco Matarazo
• Av. Nicolas Bôer
• Rua Barão de Tefé
• Praça Tomas Moura
• Av. Sumaré
• Av. Auro Soares de Moura Andrade
• Av. Pacaembu
• Av. Brás Leme
• Av. Olavo Fontoura
• Av. Presidente Castelo Branco
• Marginal Tiete Local

Foram distribuídos 99 banners e 5 faixas para sinalização do evento, nas principais vias.


SEGURANÇA E ESTRUTURA OPERACIONAL:

Geral

Detectores de Metal: 20
Monitoramento: 20 câmeras

Banheiros químicos: 230
Banheiros Playcenter: 4 bolsões masculinos e femininos

Bombeiros: 120 agentes

Limpeza: 443 agentes

Segurança: 586 agentes

Equipe Médica
02 Ambulâncias Remoção (Montagem / Evento /Desmontagem)
02 Ambulâncias UTI (Evento)
02 Postos Médicos (Evento)

O evento contou com o apoio de todos os Órgãos Públicos competentes:

CECOM – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CIA ENGª DE TRÁFICO (CET) – GET 2 e GET 6
CONTRU
CORPO DE BOMBEIROS
GUARDA CIVIL METROPOLITANA (GCM)
LIMPURB
POLÍCIA CIVIL – DEATUR / DENARC / CORREGEDORIA / DELEGACIA GERAL / SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – GABINETE DO SECRETÁRIO – 3º DP – DELEGACIA SECCIONAL SUL
POLÍCIA MILITAR – 23º BPM/M / CPA COMANDO POLICIAMENTO DE ÁREA - SUL
SPTRANS
SUBPREFEITURA DE LAPA
VARA DE INFÂNCIA E DA JUVENTUDE – JUÍZADO DE MENORES
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
DTP
COORDENADORIA DAS SUBPREFEITURAS

CECOM/SAMU – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Fiscalização da equipe médica.

CET
Todo o planejamento operacional da região, com de vias e alternativas de rotas operacionais.

CONTRU
Liberação e fiscalização de todo o projeto do evento.

CORPO DE BOMBEIROS – COMANDO DE BOMBEIROS METROPOLITANOS
Liberação e fiscalização de todo o sistema de combate a incêndio.

GUARDA CIVIL METROPOLITANA (GCM)
Fiscalização e controle de ambulantes, dando apoio à Subprefeitura da Lapa.

LIMPURB
Limpeza pública.

DTP
Fiscalização e controle de táxis.

POLÍCIA CIVIL – DEATUR / DENARC / CORREGEDORIA / DELEGACIA GERAL
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – GABINETE DO SECRETÁRIO – 13º DP – DELEGACIA SECCIONAL SUL
Policiamento interno e externo.

POLÍCIA MILITAR – 23º BPM/M / CPA COMANDO POLICIAMENTO DE ÁREA
Policiamento preventivo externo.

SPTRANS
Fiscalização das operações dos ônibus.

SUBPREFEITURA DA LAPA
Fiscalização e controle de ambulantes.

VARA DE INFÂNCIA E DA JUVENTUDE – JUÍZADO DE MENORES
Fiscalização nas portarias para não permitir a entrada de menores

VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Fiscalização de alimentos no evento.

A b!ferraz, responsável pelo projeto e realização do Planeta Terra, também incentiva práticas sustentáveis no dia a dia da empresa e dos funcionários. Alguns exemplos:

• Coleta seletiva de lixo
• Preferência a parceiros e fornecedores certificados, que tenham processos ecologicamente corretos
• Campanha interna permanente para economia de energia
• Campanha interna permanente para redução do número de impressões
• Incentivo a trabalho voluntário




Galeria de imagens
galera empolgada curtindo o show
sucesso de público
planeta terra foi notícia
planeta terra foi notícia
rodrigo santoro curtindo o planeta
notícias
planeta terra na mídia
planeta terra na mídia
planeta terra na mídia
planeta terra na mídia
planeta terra na mídia
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube