Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CARNAVAL EM SALVADOR
Candidato: PETROBRAS
Cliente: PETROBRAS
Segmento: Eventos
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
A ENERGIA QUE MOVE O CARNAVAL DE SALVADOR

O carnaval de Salvador é a festa com a maior participação popular do planeta, segundo o “Guiness Book of Records”. A Cidade do Carnaval, em Salvador, ocupa uma extensão de 25 km pelas ruas da cidade durante seis dias de festa, e é palco de apresentações de aproximadamente 230 entidades culturais da cultura brasileira - como samba, afoxés, afros, entre outros - que animam um público estimado em mais de 2 milhões de pessoas. O carnaval deste ano teve ainda mais um atrativo: a comemoração dos 60 anos da invenção do lendário “trio elétrico”.

E a Petrobras, empresa com forte atuação na Bahia, que começou com a perfuração do primeiro poço de petróleo em 1939 em um subúrbio da capital baiana, não podia ficar de fora de um evento dessa importância. As atividades na região vão desde a exploração, produção e refino do petróleo, até a produção de biocombustíveis em uma usina inaugurada recentemente, no município de Candeias, a poucos quilômetros de Salvador.

Neste contexto, e permeado por valores como incentivo à cultura e sustentabilidade, a Petrobras se fez presente no evento com a campanha A ENERGIA QUE MOVE O CARNAVAL DE SALVADOR, um conjunto de ações que envolveu patrocínio máster do carnaval de Salvador, campanha integrada e fornecimento de biodiesel B-20, produzido no próprio Estado, para mais de 170 veículos, entre trios elétricos e carros de apoio.

FICHA TÉCNICA:
DATA DO EVENTO: ENTRE 10 E 16 DE FEVEREIRO DE 2010
TÍTULO: A ENERGIA QUE MOVE O CARNAVAL DE SALVADOR
TEMA: CARNAVAL DE SALVADOR
NÚMERO DE PARTICIPANTES: MAIS DE 2 MILHÕES DE PESSOAS
LOCAL: SALVADOR, CIDADE DO CARNAVAL
ABRANGÊNCIA: TODOS OS CIRCUITOS DO CARNAVAL DE SALVADOR, ALÉM DE BLOCOS INDEPENDENTES
ATIVIDADES PARALELAS: PUBLICIDADE, AÇÕES PROMOCIONAIS, MERCHANDISING, INTERNET / REDES SOCIAIS
ENTIDADE PROMOTORA: PREFEITURA DA CIDADE DE SALVADOR, COM O PATROCINIO MASTER DA PETROBRAS.
CONCEITO DO EVENTO: COMUNICAÇÃO BASEADA NAS PRINCIPAIS MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL: MAMONA, DENDÊ E GIRASSOL.

Galeria de imagens
Biotrio da Petrobras no alto de um trio elétrico
Fantasias
Biotrio no Pelourinho
Biotrio no bloco de Daniela Mercury
Biotrio interagindo com o público
Foliões interagem com personagem
Blimps com imagens dos personagens se misturam aos blocos
Merchandising - show de Moraes Moreira
Biotrio no trio de Moraes Moreira
 

 

CONCEITO
A partir do conceito inicial do abastecimento dos trios elétricos, que são aqueles que movem e animam o carnaval de Salvador, e por ser a Petrobras uma empresa de energia, de origem brasileira, comprometida com o desenvolvimento sustentável, surgiu naturalmente o tema/conceito utilizado na ação: A ENERGIA QUE MOVE O CARNAVAL DE SALVADOR.

ELEMENTOS
Os elementos utilizados na campanha foram inspirados na matéria-prima usada na fabricação do biodiesel: mamona e girassol e dendê.

MASCOTES
Para materializar o conceito de desenvolvimento sustentável e fazer um link com as matérias-primas utilizadas na produção do biodiesel, a Petrobras criou três mascotes, cada um representando uma semente utilizada no processo: mamona (“MAMONECO”), girassol (“GIRASOLTO”) e dendê (“DENDENGOSO”).

Esses três mascotes foram chamados de BIOTRIO – uma associação tanto com biocombustível, como com o “trio elétrico”.


OBJETIVOS
Os objetivos da Petrobras foram:

- Dar visibilidade à marca Petrobras como patrocinadora do carnaval de Salvador, posicionando-a de maneira criativa e coerente;
- Divulgar o fornecimento do B-20 para o abastecimento dos trios elétricos do carnaval.
- Fortalecer a imagem da Petrobras como uma empresa de energia, social e ambientalmente sustentável perante seus públicos de interesse na região Nordeste do Brasil.
- Conquistar a simpatia e o engajamento do público.
A campanha visou atingir a população de Salvador (cerca de 2,1 milhões de pessoas), além de 500 mil turistas que estiveram na cidade neste carnaval, representando um crescimento de 25% sobre o número de visitantes em 2009.
Além do público primário descrito, considerou-se como público secundário do projeto a população brasileira e o público internacional impactado através de mídia espontânea gerada pela cobertura jornalística de mais de 2.500 veículos de comunicação, do Brasil e do exterior, credenciados para a cobertura do carnaval.

Galeria de imagens
Logo da Petrobras no circuito - Dodô
Logo Petrobras no portal da Cidade do Carnaval
Anúncio - revista
Anúncio rodapé
Blimps
Blimps
Brinde: bandana
Brinde: bandana
Bandana com desenho de girassol
Brinde - porta-dolar
Brinde: adesivo
Brinde: adesivo
Brinde: adesivo
Blitz em pontos turisticos
Blitz em pontos turisticos
Blitz em pontos turisticos
Blitz em pontos turisticos
Blitz em pontos turisticos
Blitz em pontos turisticos
Brinde - porta-dolar
Dendegoso
Distribuição de brindes
Distribuição e brindes
Distribuição de brindes
Equipe de promotores com van
Biotrio no trio moraes moreira
Biotrio com trio Dodo e Osmar
Outdoor
Marco principal
Mapa Circuito Osmar
Placa de localização Petrobras
       

 

O fornecimento de biocombustível para os trios elétricos e carros de apoio durante o carnaval de Salvador foi uma demonstração de estratégia de comunicação alinhada à estratégia de negócio da Petrobras, uma vez que a companhia pretende, cada vez mais, se lançar na pesquisa, produção e oferta de energias limpas e renováveis.

Ao relacionar as matérias-primas utilizadas na produção do biodiesel B-20 (mamona, dendê e girassol), a Petrobras evidenciou, de maneira lúdica, a sua atuação nesse segmento estratégico e consolidou a sua presença no dia a dia da cidade.

O fato de se ter atingido os objetivos traçados deveu-se, entre outros aspectos, à ousadia de da Petrobras de materializar o conceito da campanha na forma de divertidos personagens que representam os elementos usados no combustível que moveu o carnaval de Salvador. Combustível esse que é produzido na própria Bahia, em Candeias.

A iniciativa de fornecer biocombustíveis para os trios elétricos e carros de apoio evitou a emissão de 30 toneladas de CO2 durante os seis dias da festa.

Galeria de imagens
Telão de led reforçando o conceito do evento
Telão de led reforçando o conceito do evento
Adesivos com os diferentes personagens do Biotrio, evidenciando o abastecimento com biodiesel
Trio elétrico movido a bodiesel
     

 

O patrocínio ao carnaval de Salvador foi uma grande oportunidade estratégica, pois devido à imensa visibilidade do evento e toda a estrutura que o envolve, a marca Petrobras obteve grande presença de maneira inteligente.

A campanha foi bem recebida e um indício da sua eficácia foi o reconhecimento simpático e imediato dos personagens nas ações de rua pela população.

Outra boa medida do sucesso das ações foi a progressão de acessos ao blog no mês do carnaval. No dia 16 de Fevereiro, último dia da folia, chegamos a bater o pico de 3.176 visitações/dia.

Ainda em Fevereiro, no fechamento do mês, atingimos a marca de mais de 20.000 acessos, vindos de 44 países diferentes.

Os 13 vídeos postados no Youtube foram assistidos 5.215 vezes.
O vídeo “Biotrio acorda no primeiro dia em Salvador”, foi o mais acessado, com 1.211 visualizações.

No Flickr foram 191 fotos publicadas com 4863 visualizações.
No Twitter em 15 dias, emitimos 55 tweets e ganhamos 229 seguidores.

Todos esses números, a alegria e receptividade sentida nas ruas demonstraram como o Biotrio foi realmente uma energia que engajou e moveu o carnaval de Salvador e conquistou amigos mundo afora, solidificando a simpatia e a percepção da marca Petrobras como patrocinadora da cultura brasileira.

Além de tudo, o fornecimento do bicombustível B-20 para os trios elétricos evitou a emissão de 30 toneladas de C02 durante os seis dias de festa.

Galeria de imagens
GRÁFICO DE EVOLUÇÃO DE ACESSOS
       

 

 

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