Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: PLANETA NO PARQUE
Candidato: PETROBRAS
Cliente: PETROBRAS
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
PETROBRAS EM: PLANETA NO PARQUE

Em 2010 foi realizada a terceira edição do Planeta no Parque, evento com foco na sustentabilidade, criado pela Editora Abril e patrocinado pela Petrobras.

O Planeta no Parque tem como missão informar e mostrar que a prática da sustentabilidade pode ser simples de entender e fácil de se fazer.

Desta forma, o evento buscou conscientizar a população e integrar ações de sustentabilidade ao dia a dia do público através de entretenimento, reflexões e soluções acerca das práticas sustentáveis - como a adoção de um estilo de vida mais saudável através do consumo consciente, do melhor uso dos recursos naturais e do uso de fonte alternativas e renováveis de energia.

A Petrobras, alinhada aos objetivos do evento, incorporou essa missão à todos os espaços que ocupou no Planeta no Parque, com destaque para o seu estande de 12m2.

No estande da Petrobras, totalmente montado dentro do conceito de sustentabilidade, a companhia promoveu ações com a participação do público, entre elas atividades educativas, lúdicas, e a divulgação de informações através de maquetes, painéis e de vídeos institucionais de temas variados como a preservação da Amazônia, o reuso da Água, o Projeto Tamar, o Projeto Guardiões do Mar, entre outros de responsabilidade social e ambiental patrocinados pela Petrobras. Além disso, promoveu a distribuição de brindes temáticos.

A ação está alinhada a uma das diretrizes da companhia de estar entre as empresas mais sustentáveis do planeta. A Petrobras está consciente de sua responsabilidade social e procura atuar como agente do desenvolvimento humano sustentável.

FICHA TÉCNICA:
DATA DO EVENTO: ENTRE 22 E 25 DE JANEIRO
TÍTULO: PLANETA NO PARQUE
TEMA: SUSTENTABILIDADE
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 10 MIL PESSOAS
LOCAL: SÃO PAULO - PARQUE DO IBIRAPUERA
ABRANGÊNCIA: O EVENTO ATINGIU DIRETAMENTE FREQUENTADORES DO PARQUE DO IBIRAPUERA, DAS MAIS VARIADAS FAIXAS ETÁRIAS E CLASSES SOCIAIS, A SOCIEDADE
E ATIVIDADES PARALELAS: AÇÕES PROMOCIONAIS, ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES, ADEQUADOS AO PÚBLICO INFANTIL
ENTIDADE PROMOTORA: EDITORA ABRIL, COM O PATROCINIO MASTER DA PETROBRAS.
CONCEITO DO EVENTO: INFORMAR E INTEGRAR AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AO DIA A DIA DO PÚBLICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS LÚDICAS E ENTRETENIMENTO

Galeria de imagens
Local do evento
Vista frontal do estande
Vista do estande
Vista do fundo do estande
Estande
Detalhe de de imagem de projeto da Petrobras no estande
Estande com público
Promotoras da Petrobras
Público no estande
Atividade lúdica com crianças
Programação do evento
       

 

Em tudo o que faz - da gestão de negócios à busca de novas fontes de energia, passando pelo patrocínio a projetos ambientais - a Petrobras procura ser referência em responsabilidade social e ambiental. E comprova, no dia a dia, que é possível aliar rentabilidade ao respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Por isso, a Petrobras busca parceiros como o Planeta Sustentável, movimento lançado pela Editora Abril que incentiva o diálogo com a sociedade em busca de soluções e inovações por um planeta melhor.

A Petrobras marcou sua presença no evento Planeta no Parque 2010 com a montagem de um estande de 12m², construído com base em normas e critérios de sustentabilidade e utilizando materiais recicláveis, de acordo com as diretrizes conceituais da Editora Abril para o evento.

O mobiliário seguiu a temática sustentável com mesas, pufes, bancos e balcão com prateleiras de compensado de madeira. Para atender à necessidade de exibir e disseminar informações sobre sustentabilidade a Petrobras optou pela instalação de painéis de lona ilustrados por um mix de imagens de projetos de responsabilidade social e ambiental patrocinados pela companhia.

Além disso, posicionou uma televisão de plasma de 42’’, com DVD, para a exibição de filmes institucionais sobre ações sustentáveis apoiadas pela Petrobras no Brasil.

ENTRETENIMENTO:
O estande contou com duas atrações: o Game interativo Ort (http://www.petrobras.com/Game_Ort.html), que instigava o jogador a adotar atitudes responsáveis para tornar o mundo melhor. Através de vários cliques, o jogador visualizava formas de melhorar a vida no campo e na cidade através de ações como economizar água e reciclar o lixo.

A segunda atração era o jogo de arremesso, que despertou grande interesse do público presente por ser um jogo educativo que, por meio de uma atividade lúdica, reforçava para o participante a importância da coleta seletiva de lixo e a reciclagem. De forma simples, o jogador se posicionava na frente de um conjunto de três cestos de lixo reciclável com aro e tabelas de basquetes, onde se via símbolos de itens recicláveis (metal – latas de conservas e de alumínio; plástico – garrafas diversas; e papel – bolas de jornal e caixinhas Tetrapack®). O jogador recebia três itens – correspondentes aos cestos – e deveria arremessá-los no local correto através do aro do cesto, como em um jogo de basquete. Ao acertar três cestas, jogando os itens correspondentes, o participante recebia um brinde. A maior parte desses participantes era criança e, por meio dos dois jogos, tiveram a oportunidade de exercitar atitudes de sustentabilidade no mundo virtual e real. A brincadeira foi conduzida pelas promotoras presentes no estande.

VÍDEOS:
A seleção de vídeos apresentados contemplou os seguintes títulos (disponíveis no YouTube):

-Guardiões do Mar (http://www.youtube.com/watch?v=WTaHRdEZTWU);
-Projeto Tamar (http://www.youtube.com/watch?v=E3GsijhqDb0);
-Amazônia (http://www.youtube.com/watch?v=WTaHRdEZTWU
-Reuso de água ( http://www.youtube.com/watch?v=ny8Dfpzc2aA);
-Campanha Marca e Futuro com Vinheta Ambiental, Social e Cultural e
-Videos ambientais sobre a Biodiversidade Ambiental.

MAQUETES:
Foram montadas três maquetes, posicionadas ao lado do estande da Petrobras, mostrando o funcionamento da coleta de energia solar, eólica e a usina de biocombustíveis. Essas maquetes são de propriedade da Petrobras e vieram do Espaço Conhecer da Petrobras no Rio de Janeiro. Para facilitar a compreensão, um ator caracterizado de professor passava informações para o público através da técnica de contação de histórias, utilizando um livro de tecido que continha elementos sobre os temas abordados durante a explicação. O livro de tecido também é de responsabilidade do Espaço Conhecer da Petrobras.

AÇÃO PROMOCIONAL:
Houve ativação promocional da marca Petrobras através da distribuição de brindes, adequados ao público infantil, público-alvo do estande: ursos de pelúcia “fofuchos” e adesivos dos animais marinhos “fofuchos”. Os participantes que acertavam os 3 arremessos das cestas de basquete com os itens correspondentes aos lixos recicláveis, ganhavam os “fofuchos”. Os jogadores do Game Ort ganhavam adesivos, assim como os jogadores que não conseguiam acertar os três arremessos das cestas. Como reforço das atrações, foi distribuído, ao público visitante do estande, adesivos dos animais marinhos protegidos pela Petrobras por meio de diversos projetos de conservação.

APRESENTAÇÃO MUSICAL:
Coral da Gente – Instituto Baccarelli
A Petrobras convidou o Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, para apresentar-se no encerramento do evento Planeta no Parque. O projeto promove o aprendizado de canto coral de crianças e adolescentes da comunidade do Heliópolis, em São Paulo, e do DER, comunidade de São Bernardo do Campo.
O Coral da Gente foi composto por 35 crianças à partir de 7 anos. A logística de transporte (contratação de 4 vans para os trechos Instituto Baccarelli x Parque do Ibirapuera x Instituto Baccarelli) e alimentação (fornecimento de kit lanches para as crianças e instrutores) para a apresentação do Coral da Gente ficou por conta da Petrobras.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
A Gerência de Imprensa da Petrobras distribuiu um press release à imprensa através da Agência Petrobras de Notícias. A ação também contou com a assessoria de imprensa da Publicom.
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Galeria de imagens
Promotora o estande auxiliando na brincadeira
Cestas de basquete para jogo de arremesso
Crianças jogando
Imagens dos itens correspondentes as cestas de arremesso e os brindes distribuidos
Promotora oferecendo brinde a um criança
Crianças com os brindes que ganharam nas brincadeiras
Criança com brinde (fofucho)
Criança interagindo com Game Ort
Crianças interagindo com Game Ort
Bancada dos computadores para o jogo virtual GAME ORT
Um das telas do game Ort
Uma das telas do game Ort
Promotora orientando criança
Imagem da maquete - Biocombustíveis
Imagem da maquete - energia termo-solar em ponto de ônibus
Maquete
Público em torno de maquete
Maquete
Apresentação Instituto Baccarelli
Composição completa do Coral da Gente
Apresentação - crianças Instituto Baccarelli
Público aguardando para entrar no estande
Público aguardando para entrar
Público no estande
 

 

A Petrobras desenvolve constantemente estudos, pesquisas e tecnologias na busca de novas fontes renováveis de energias, tais como energia solar, eólica e biocombustíveis, produzidos a partir de sementes e da cana-de-açúcar. Essas atividades foram demonstradas através de maquetes posicionadas ao lado do estande na Petrobras, ilustrando o funcionamento de uma usina de biodiesel e uma usina eólica e reforçando a identidade da Petrobras com uma empresa de energia.

O papel da companhia como agente de desenvolvimento humano sustentável também foi evidenciado por meio dos diversos vídeos exibidos no estande sobre atividades como o reuso de água, conservação de espécies marinhas, preservação da Amazônia, entre outros projetos patrocinados pela Petrobras, demostrando que é possível aliar rentabilidade ao respeito às pessoas e ao meio ambiente.

O Game Ort, jogo virtual que instigava o jogador a tomar atitudes responsáveis para tornar o mundo melhor, foi outro destaque no quesito "inovação" - que também é um atributo da identidade corporativa da Petrobras.

Em suma, o conjunto de ações em torno do evento Planeta no Parque contribuiu efetivamente para reforçar o vínculo da Petrobras com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.

Galeria de imagens
Criança brincando no Game ORT
Criança brincando no Game ORT
Criança brincando no Jogo de Arremesso
Criança brincando no Jogo do Arremesso
Criança com brinde que ganhou, após participar de brincadeira
Criança com brinde (bichinho de pelúcia) que ganhou, após participar de brincadeira
Brindes
Print screen de vídeo da Petrobras
Imagem de um dos vídeos exibidos no estande
 

 

O evento atingiu a sociedade em geral, das mais variadas faixas etárias e classes sociais e freqüentadores do Parque do Ibirapuera. O público impactado foi de 350 mil pessoas em quatro dias. O público direto do estande foi de 10 mil pessoas nesse período, tendo atingindo, principalmente, crianças.

O investimento no evento foi de R$ 37.000,00. Um ponto a ser destacado quanto ao orçamento foi a relação de custo benefício entre a produção do jogo de arremesso e o resultado positivo gerado. O jogo de arremesso, orçado em apenas R$ 2 mil, atraiu a atenção do público e gerou grande visitação no espaço, provocando filas para participação de crianças, jovens e adultos na brincadeira.

Entre os principais resultados observados com a ação Petrobras no evento, podem ser destacados os seguintes:

• A escolha dos brindes foi acertada e muito bem aceita, e atraiu para a visitação ao estande tanto o público infantil como o adulto;
• A decisão de oferecer duas atrações - um jogo virtual e um jogo lúdico - também contribuiu para o sucesso das atividades do estande;
• A repercussão na mídia foi bastante positiva, gerando matérias em diversos veículos (6), além da ampla cobertura do evento pelas publicações da Editora Abril, organizadora do evento. Entre os veículos da editora destacam-se a revista Bons Fluídos e o site Planeta Sustentável, além de Minha Notícia (on line), Reação Ambiental (on line), Papo de Arquiteto (on line) e Rede Notícia (on line).
• Foram produzidos 1.080 unidades de brindes, totalmente distribuídos;
• O público impactado foi de 350 mil pessoas em 4 dias. O público direto do estande foi de 10 mil em 4 dias, atingindo principalmente crianças;

A parceria com a Editora Abril e a exposição de projetos patrocinados pela Petrobras, entre eles o projeto ambiental Albatroz e o projeto social Instituto Baccarelli, assim como as ações promocionais, contribuíram positivamente para o sucesso do evento e para o fortalecimento da marca da Petrobras.

Galeria de imagens
Filas para participação de crianças, jovens e adultos na brincadeira
Público das mais variadas faixas etárias
Platéia assistindo ao coral
Criança brincando no jogo de arremesso
Os brindes fizeram muito sucesso com o público infantil
A criançada aprovou o game virtual ORT
       

 

 

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