Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: SESSION TODESCHINI
Candidato: DPTO
Cliente: TODESCHINI S/A INDUSTRIA E COMERCIO
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Evento Corporativo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Session Todeschini SP e RIO

Apresentação das Empresas

TODESCHINI
Dos famosos acordeões fabricados em 1939 ao reconhecimento como uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, muita coisa mudou. A Todeschini, que conta hoje com uma fábrica de 54 mil m², com certificações ISO 9.001 e 14.001, instalada em Bento Gonçalves, um dos principais polos moveleiros do País, acumula mais de 70 anos de história marcados pela constante renovação tecnológica e criativa. Uma larga experiência que contribui para a empresa ser reconhecida como sinônimo de qualidade, modernidade e tecnologia de ponta sem abrir mão de permanente preocupação com o meio ambiente e sua responsabilidade social. Alinhados às tendências internacionais de design, os produtos da marca, que incluem móveis e complementos para ambientes personalizados direcionados para residências, empresas e hotelaria, são comercializados por 330 lojas exclusivas no Brasil e no exterior, e desenvolvidos para um público exigente, que conhece o melhor que o mundo oferece e sabe o que quer.

DPTO. PROPAGANDA
O mercado está cheio de linhas: on-line, off-line, below the line e outras “lines”. Uma para cada lado, uma em cada lugar. A DPTO. cruza todas elas, aproveitando o que cada uma possui de melhor.
Isto é all lines. Integrar ferramentas, meios e linguagens para levar marcas, produtos e serviços até o consumidor, esteja ele na frente da TV, no meio do trânsito, na internet, jogando videogame, lendo um blog ou na balada com o celular na mão. Tudo num só lugar. Marca e consumidor, juntos no dia a dia.

SHOWLIVRE
Portal pioneiro na transmissão de vídeos musicais pela internet em banda larga. Apresenta programas gravados e transmitidos ao vivo, notícias, blogs, promoções e reúne um acervo com centenas de shows de artistas de todos os estilos musicais. A produtora gera ainda conteúdo multimídia para diversos clientes, como Oi, Skol, Editora Globo, Claro e Nokia. Sua infraestrutura conta com equipamentos profissionais, estúdio, tecnologia para transmissão ao vivo e uma equipe especializada, com experiência em conteúdo cultural impresso e eletrônico, que tem a função de diagnosticar necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações.

Galeria de imagens
Fabrica Todeschini
Logo DPTO
Logo Showlivre
   

 

Conteúdo
A Todeschini, em seu planejamento de reposicionamento de marca voltado para o público classe AB, busca trabalhar não só seu consumidor final como também com um público intermediário de especificadores (arquitetos, decoradores e designers de interiores).

O bom relacionamento e a fidelização deste público à marca passa a ser de vital importância para o sucesso da rede Todeschini de lojas exclusivas. Para garantir esse relacionamento e aproximação com os especificadores, a DPTO. criou e implementou para seu cliente Todeschini um evento corporativo pensado e desenvolvido ao gosto deste público para as duas cidades mais importantes no desenvolvimento do seu negócio: São Paulo e Rio de Janeiro.

Estes mercados reúnem todos os fabricantes de móveis planejados do País, assim, buscar um diferencial na comunicação com os especificadores era fundamental para mostrar a eles o novo posicionamento da marca, seus novos produtos e suas novas lojas exclusivas. O evento foi o modo encontrado para a Todeschini levar a eles a mensagem de sofisticação e exclusividade que a marca se propõe a oferecer em seus produtos e projetos.

A estratégia foi associar a marca Todeschini à música de qualidade em um ambiente diferenciado. Essa é a proposta para o SESSION TODESCHINI.

Toda estratégia de surpreender os convidados passava pelos locais escolhidos e pela escolha da cantora. Marina de La Riva é a grande revelação da música brasileira. Filha de pai cubano e mãe mineira, cresceu ouvindo música cubana e suas canções trazem hoje fortes elementos da música latina. Ganhadora na categoria Revelação Feminina do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), um dos mais importantes prêmios musicais nacionais, Marina é bem eclética musicalmente, tendo gravado com Chico Buarque, Frank Sinatra Jr. e Andreas Kisser do Sepultura.

Os eventos contaram com o seguinte roteiro:
• Convites impressos e eletrônicos, com RSVP e call center ativo, de modo a assegurar a presença dos convidados.
• Recepção e coquetel aos convidados pelos lojistas regionais da Todeschini.
• Abertura do evento e boas-vindas aos presentes por Rose de Oliveira, locutora da Rádio Eldorado em São Paulo, e por Américo HD, apresentador do Showlivre no Rio de Janeiro.
• Apresentação de vídeo institucional da Todeschini, em tela retrátil sobre o palco.
• Show com a cantora Marina de La Riva.
• Coquetel de encerramento com entrevistas dos convidados.
• Distribuição ao final do evento do CD de Marina de La Riva para todos os convidados, personalizado para a Todeschini.

Os depoimentos colhidos após as apresentações demonstraram a escolha correta dos locais e da programação do evento.

Ficha Técnica do Evento:
Título – Session Todeschini
Tema – Uma celebração à música e ao bom gosto.
Número de participantes:
• São Paulo – 330 participantes, no Bourbon Street, dia 22 de setembro de 2009.
• Rio de Janeiro – 280 participantes, Copacabana Palace Hotel, 8 de junho de 2010.
Periodicidade – Anual
Abrangência – Nacional
Realização – DPTO. Propaganda e Showlivre.
Conceito do evento – Show musical em local sofisticado e exclusivo para os convidados Todeschini. Em função da sobriedade que o evento e os espaços requeriam, a aplicação da marca Session Todeschini foi cuidadosamente estudada para não ser ostensiva, porém, capaz de registrar a presença em todos os ângulos de visão dos convidados.

A produção cuidou de todos os requisitos do evento:
• Seleção e contratação dos espaços.
• Indicação e contratação da artista e sua banda.
• Deslocamentos, alimentação e hospedagem do grupo.
• Seleção e contratação de cenografia, iluminação, áudio e vídeo, buffet, mestre de cerimônia, recepcionistas e vallets.

Galeria de imagens
Marina de La Riva
Marina com Andreas Kisser do Sepultura
Marina de La Riva Rio
Marina de La Riva no Bourbon Street SP
Marina de La Riva no Bourbon Street SP
Marina de La Riva no Copacabana Palace RIo
Marina de La Riva no Copacabana Palace Rio
Convite Session Todeschini Rio
email mkt convite Session Todeschini
Logos Todeschini na cenografia
Logos Todeschini na cenografia
Entrevista Convidados
Entrevista Convidados
CD Personalizado Todeschini
 

 

Inovações Tecnológicas e Estratégicas Indicando Desafios e Soluções:

Os dois eventos reuniram mais de 600 profissionais que tiveram o privilégio de assistir ao show ao vivo de Marina de La Riva no Bourbon Street e no Copacabana Palace.

O desafio proposto foi de maximizar a experiência vivida por esses especificadores aos demais profissionais nas outras cidades brasileiras. E isso só foi possível com duas ações de comunicação que ampliaram muito a divulgação do evento: a cobertura do show pelo Programa Amaury Jr., com ele entrevistando os convidados, e a transmissão ao vivo pela internet do show pelo Showlivre.com.

Os lojistas de todas as regiões do Brasil convidaram seus especificadores para no dia e hora marcados assistirem a transmissão em altíssima qualidade de áudio e vídeo.

O evento em São Paulo contou ainda com a transmissão ao vivo pela Rádio Eldorado 92,9 FM, que cobre mais de 500 municípios brasileiros e pelos portais IG, Território Eldorado e Showlivre.com, direto do Bourbon Street.

Galeria de imagens
Cobertura Amaury Jr. SP
Cobertura Amaury Jr. SP
Cobertura Amaury Jr. SP
Chamada Portal IG
Chamada Portal Estadão
Transmissão do evento Portal IG
Transmissão do evento Portal Showlivre
Transmissão do evento Territorio Eldorado
   

 

Retorno sobre Investimento, Geração de Negócios e Outros Indicadores:

O objetivo, como descrito anteriormente, sempre foi de ampliar o relacionamento e fidelizar os especificadores com os lojistas Todeschini. E o evento contribuiu fortemente para isso, uma vez que muitas indicações e inúmeros negócios foram realizados com os convidados posteriormente aos eventos. Além do sucesso alcançado neste objetivo principal, tivemos um expressivo retorno de mídia espontânea que contribuiu fortemente para divulgação da marca e interesse dos especificadores.

Programas de Qualidade:

Para a Todeschini, produtos de qualidade são sinônimo de investimento em tecnologia, matéria-prima de primeira, modernos processos produtivos e colaboradores comprometidos e satisfeitos. A empresa busca que a realização individual de cada pessoa esteja refletida no sucesso de todos. Para isso, mantém programas presentes no dia a dia dos colaboradores.

Vamos Crescer Juntos.
Busca proporcionar aos colaboradores oportunidades de aperfeiçoamento contínuo, crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio dos processos de seleção interna, descrição de cargos, avaliação de desempenho, méritos, promoções e incentivo aos estudos, busca atrair e reter talentos na própria empresa.

Programa Sete Esses.
Os sete “esses” são os sensos – modo de pensar e de agir – utilizados para criar na empresa um ambiente com qualidade para a prática do trabalho. Os Sete Sensos são de: Arrumação, Organização, Limpeza e Asseio, Padronização, Autodisciplina, Economia e Responsabilidade.

Programa Três Enes.
Objetiva reduzir os defeitos e, consequentemente, o retrabalho, melhorando a produtividade, a rentabilidade, a lucratividade e a satisfação dos clientes. Consiste em Não Receber, Não Produzir e Não Transportar produtos com defeitos. O programa define a sistemática para monitorar, inspecionar e medir a qualidade e os resultados dos processos industriais e as características dos seus produtos, ou seja, é uma ferramenta de controle de processo e de controle de produto, aplicada em todas as atividades industriais.

Programas de Responsabilidade Social e Ecológica:

A Todeschini acredita que pode ajudar a construir um mundo mais belo e justo. Por isso, investe em iniciativas e projetos sociais voltados principalmente a crianças e adolescentes.

Projeto Coração Cidadão.
Em parceria com as Leis de Incentivo à Cultura, a Todeschini mantém o Projeto Coração Cidadão, que busca retirar crianças e adolescentes das ruas por intermédio da cultura, do conhecimento, da informação, da conscientização dos valores universais em busca da cidadania. Desde 2002, oferece oficinas culturais de dança, teatro e música, com atividades práticas e teóricas e ainda garante incentivos extras para transporte, lanches e materiais para a realização das oficinas.
Em 2006, ampliou o atendimento introduzindo os Núcleos de Apoio Socioeducativo e o de Orientação e Apoio Sociofamiliar, os quais se dedicam a resgatar vínculos familiares, estimular a permanência na escola e agir preventivamente, a fim de que as crianças e adolescentes não acabem nas ruas.
O atendimento dos núcleos é realizado por profissionais qualificados das áreas de psicologia, pedagogia e assistência social. Os atendimentos são individuais ou coletivos, envolvendo a família quando necessário.

Projeto As Sementinhas.
Em seu centro social, a Todeschini mantém, em conjunto com a prefeitura de Bento Gonçalves, a Escola Municipal Infantil As Sementinhas, com capacidade de atendimento para 120 crianças. As vagas são distribuídas entre os filhos dos colaboradores da empresa (30%) e as demais disponibilizadas à comunidade. No local, as crianças dispõem de toda infraestrutura destinada ao projeto e ainda usufruem do ginásio de esportes e área de lazer externa do centro social da empresa.

Programa Resíduo Zero Tecnologias Limpas.
Tem por objetivo otimizar e melhorar continuamente a utilização e o aproveitamento das matérias-primas em todos os processos de manufatura, reduzindo, de forma progressiva, sobras não transformadas em produto.

Galeria de imagens
Busca Google
Projeto Coração Cidadão
Projeto Sementinhas
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube