Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TOUR DA TAÇA DA COPA DO MUNDO DA FIFA POR COCA-COLA
Candidato: Benza Promoção e Eventos
Cliente: Recofarma Industria do Amazonas Ltda
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola

Há sete anos no mercado, a Benza Promoção e Eventos atua nas mais diversas áreas. Com experiência em criação, produção e realização de eventos corporativos no Brasil e no exterior, convenções, ações promocionais e de relacionamento, e atividades culturais, a empresa oferece aos seus clientes soluções independentes e sempre comprometidas com os melhores resultados. Sua equipe, altamente qualificada, utiliza diferentes ferramentas de comunicação e marketing para proporcionar ao cliente um projeto adequado.
Produzir eventos também fora do Brasil é atualmente um dos principais focos da Benza Promoção e Eventos. Tanto é que o jornalista Marcelo Benzaquem, um dos diretores da empresa, acaba de voltar da Itália, onde acompanhava um dos mais recentes projetos: consultoria para a agência responsável pelo Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA, patrocinado mundialmente pela Coca-Cola, que aconteceu em Roma, no início de março.
No Brasil o Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa por Coca-Cola, iniciativa da Coca-Cola iniciada em 2006 que levou a taça original da FIFA para 83 países do mundo foi realizado no mes de fevereiro no sábado, 6 e domingo, 7, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e na segunda feira, 8 e terça-feira, 9, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Para receber o trofeu original da FIFA no Brasil, a agência Benza Promoções e Eventos criou simultaneamente no Rio e em São Paulo um espaço de três mil metros quadrados com jogos, quiz, futebol virtual, atividades interativas, cinema 3 D, vídeos, I-Books com todas as informações sobre a copa da África do Sul e uma exposição com fotos, filmes e capas de jornais sobre todas as Copa do Mundo fazendo um paralelo com a participação da Coca-Cola na competição,um grande painel em homenagem aos 70 anos de Pelé e uma exposição sobre ações sustentáveis da Coca-cola no Brasil e no continente africano.
No evento, além de ver a taça que será entregue ao campeão da Copa da África do Sul, também puderam acompanhar uma homenagem muito especial da Coca-Cola aos 40 anos do tricampeonato mundial, que reuniu cinco ex-campeões mundiais com a seleção brasileira em 1970, Carlos Alberto Torres (lateral e capitão do time), Rivelino ( meia), Clodoaldo (volante), Félix (goleiro) e Edu (ponta-esquerda), em torno do troféu.
Os quase 30 mil visitantes que passaram pelo evento puderam interagir com novas tecnologias, assistir a um filme 3D, tirar uma foto ao lado da taça e, na saida, tomar uma Coca-Cola bem gelada.

Galeria de imagens
Pelé recebe a Taça da FIFA no Brasil. "Quem recebe a Rainha é o Rei"
Coletiva de Imprensa no Rio de Janeiro
VP de Marketing da Coca-Cola com os 5 tri campeoes de 1970
vista externa da estrutra do evento
Área de Fila - entrada
Exposição sobre todas as copas - segundo ambiente
Sala África 2010 - terceiro ambiente
Cinema 3D - quarto ambiente
Área Taça - quinto ambiente
Área de retirada de fotos
receptivo visitantes
Lançamento do livro Pelé 70
Sampling de Coca-Cola na saída do Evento
 

 

CONCEITO: O FIFA World Cup Trophy Tour: é o tour global da taça do Mundo da FIFA que dá visibilidade a taça verdadeira. A Coca-Cola é o patrocinador exclusivo do FWCTT. O tour aconteceu pela primeira vez em 2006. Meio bilhão de pessoas de todo o mundo foram atingidas pela cobertura do evento em 31 cidades diferentes.
METAS: Dar significado para antecipar a ativação da Copa do Mundo de 2010.Fortalecer a associação entre Coca-Cola e Copa do Mundo da FIFA entre os consumidores. Energizar a participação do pessoal interno e comunidades locais no evento da Copa do Mundo da FIFA.
DESAFIOS: Aumentar o amor das pessoas por Coca-Cola através de uma experiência que somente Coca-Cola pode proporcionar. Fortalecer a associação entre Coca-Cola e Copa do Mundo da FIFA entre os consumidores. Fortalecer a reputação da Cia (através do L+) e reforçar relação com seus stakeholders. Alavancar o FWCTT para gerar volume para Coca-Cola através da promoção.Estabelecer uma conexão entre a Coca-Cola e a celebração espontânea, mote da campanha 2010 "Comemore do Seu Jeito" , proporcionar o espírito contagiante que estaria presente na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Superar o sucesso do evento em 2006 e tornar o evento atraente para a imprensa e o consumidor.
SOLUÇÕES: Através de um espírito único que mistura sons, cores, danças, gritos, movimentos e tecnologia, criamos um espaço onde os participantes eram convidados para liberarem suas emoções. Cada ambiente, cada atividade dava estímulos para que isso acontecesse.
ESTRATÉGIA. Criar um ambiente que, através de todos os seus 5 sentidos, os convidados pudessem experimentar a magia do futebol e Coca-Cola. Em 3 mil metros quadrados, divididos em 5 ambientes, cada cenário era dedicado a este fim.
Muito mais do que apenas ver a Taça da Copa do Mundo, o Tour da Taça proporcionou uma grande experiência de marca a seus visitantes. Com enorme variedade de atividades e até uma sala exclusivamente dedicada a divertir e entreter o público, os visitantes jogaram, aprenderam mais sobre futebol e comemoraram pra valer.
Antes mesmo de entrar, os consumidores já eram recebidos com festa: percussionistas do Afro Lata, que pertencem ao Grupo Cultural Afro Reggae, tocavam seus instrumentos feitos de cabos de vassouras, baldes e latões e dançavam suas coreografias contagiantes para animar a galera.
Logo que passavam pela cúpula da entrada, após assistirem ao vídeo de boas vindas, os convidados chegavam à Sala Entretenimento que, entre tantas atividades, tinha como destaque a Área Comemore do Seu Jeito, em que um gol marcado era comemorado como em uma Copa do Mundo, com o incentivo dos divertidos recreadores. Nessa sala havia também um quiz interativo, onde grupos de até 12 participantes podiam testar seus conhecimentos sobre Copa do Mundo. Vídeo games, disputas de pênaltis e várias outras brincadeiras faziam dessa sala a preferida da criançada.
Para aqueles com sede de saber, a Exposição era um copo cheio. Ao entrar, o convidado tinha a sensação de estar imerso em uma garrafa de Coca-Cola bem gelada. As paredes, o teto e o piso simulavam o líquido da bebida, com todas as suas bolhas de gás. Os sentidos eram ainda mais aguçados com o aroma de Coca-Cola que estava no ar e a baixa temperatura da sala completavam a experiência sensorial.  Diversos totens com formato de contour, equipados com backlights e TVs de plasma, contavam a história das Copas do Mundo, através de cartazes oficiais de cada ano e vídeos com os melhores momentos de cada Copa. Em paralelo, no mesmo ano em que ocorreram os mundiais, era contada também parte da história da Coca-Cola, com cartazes, anúncios impressos e também filmes publicitários. Nas paredes laterais estavam as capas de jornais com manchetes exaltando todos os vencedores das Copas do Mundo desde 1930, além das bolas históricas da Adidas utilizadas nos jogos desde 1970.
Outro ponto alto do evento foi o Cinema 3D. O público recebia os óculos e mergulhava no fantástico mundo do menino que criou uma incrível máquina do tempo de futebol. Todos saiam da sala de projeção emocionados e com ainda mais vontade de ver de pertinho a verdadeira Taça da Copa do Mundo. 
Um dos maiores desafios lançados pelo cliente Coca-Cola foi relacionado ao sampling a ser realizado no final da expedição Tour da Taça. Tudo tinha que estar perfeito.
A começar pela temperatura da bebida, passando pela maneira como acondicioná-la diante do público, como estocá-la, como gelar, como abastecer o ponto de entrega da bebida, enfim, como fazer deste momento um enorme prazer para o visitante do Tour da Taça eram desafios a serem vencidos.
Uma verdadeira operação de guerra foi montada no Forte de Copacabana e no Memorial da América Latina para que essa experiência se tornasse um momento único para nossos convidados. Mais de 250m2 de área de estoque, 3.600 quilos de gelo para garantir que toda a bebida estivesse sempre na temperatura perfeita, 52 pessoas dedicadas exclusivamente a fazer desse momento uma experiência inesquecível. Uma genuína experiência Coca-Cola.
O público presente nos 4 dias de evento, além de maravilhado com toda a experiência de marca oferecida desde a sua chegada, ainda fora da tenda, até o momento de ver a Taça, saía ainda mais feliz, brindando a experiência inesquecível com seus amigos e familiares com uma Coca-Cola supergelada na mão.
Desde a fila para a entrada os visitantes eram impactados por um vídeo que passava para eles todas as regras de comportamento/utilização do espaço/evento e criava grande expectativa do que estava por vir. No ambiente seguinte, uma série de atividades, todas relacionadas a futebol, desafiavam os visitantes a comemorar do seu jeito. Através de garrafas de Coca-Cola os convidados "mergulhavam" no líquido borbulhante que levava para eles o mundo das copas do mundo em uma exposição que contava a história da competição por meio de fotos, vídeos e capas de jornais de época, e traçava um paralelo entre as Copas do Mundo e a Coca-Cola. Em parceria com a Adidas foram exibidas as bolas oficiais de todas as Copas do Mundo desde 1970 quando foi iniciada a parceria entre a Adidas e FIFA. Uma parede foi especialmente dedicada aos 70 Anos do Rei Pelé. Para dar a sensação de estar dentro do líquido da Coca-Cola de verdade, esta sala era toda plotada com a imagem do líquido escuro e borbulhante, a temperatura desta sala era mais baixa que da sala anterior. Ao passar pela porta os convidados escutavam o barulho de uma garrafa de Coca-Cola sendo aberta e do líquido sendo derramado em um copo sobre cubos de gelo. Borrifadores eletrônicos borrifavam essência de Coca-Cola e toda a sala ficou com o cheiro característico do refrigerante. Esta essência foi desenvolvida por encomenda da Benza para o evento e passou a ser utilizada como a fragrância oficial de Coca-Cola sendo requisitada por operações da Coca-Cola em outros países. Na sala seguinte os visitantes imergiam verdadeiramente no clima da África 2010. Paredes totalmente plotadas com imagens do país da copa e livros virtuais que davam aos visitantes todas as informações sobre a Copa que estava por vir. Também em parceria com a Adidas foi realizada uma exibição de todos os uniformes das seleções parceiras da marca.
Neste ambiente já se formava a fila para o cinema 3D. Os visitantes recebiam um óculos 3D polarizado e assistiam a um filme que contava a história de um menino africano que construiu uma “maquina do tempo” de sucata e, junto com seus amigos fez uma visita a todas as copas do mundo, desde 1930 até 2006 e se viu junto com eles jogando a copa de 2022.
Na sala seguinte os visitantes já podiam vislumbrar a taça original da FIFA. Em fila todos os visitantes se posicionaram ao lado do troféu e tiraram uma foto. Esta foto era entregue impressa junto com um código que possibilitava o download pelo site da FIFA. No final todos receberam um sampling de Coca-Cola bem gelada.
Na saída do evento existia uma área onde os visitantes tomavam consciência das ações em relação ao meio ambiente que a Coca-Cola realiza no Brasil e no continenete africano
SEGURANÇA:Além de criar toda a experiência de marca, a Benza também foi responsável pela segurança da taça enquanto ela esteve no Brasil. Este esquema envolveu seguranças privados, carros blindados, batedores, helicópteros, policia militar e civil do Rio de Janeiro e São Paulo, Infraero e a Polícia Federa.
OS LOCAIS:
FORTE DE COPACABANA – Escolhido por oferecer a segurança que a Taça exigia e por seu visual privilegiado, o Forte de Copacabana, que também foi o local de realização do evento em 2006, acabou por receber pela segunda vez a Taça da Copa do Mundo da FIFA.
O Campo de Marte foi o local escolhido para a montagem dos mais de 3 mil metros quadrados da estrutura para o Trophy Tour.
Com o apoio dos militares responsáveis pela área de eventos, o Forte de Copacabana comprovou ser o local ideal para a realização de um evento deste porte e com as necessidades demandadas pelo Tour da Taça, no que diz respeito ao volume de visitantes e a segurança.
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA – Localizado na Barra Funda, um dos bairros mais bem servidos por transportes públicos em São Paulo, o Memorial da América Latina foi escolhido pelo critério estratégico. Pelo lado da segurança, oferece diversas opções de saída e entrada do bairro para o caso de fugir de engarrafamentos e de possíveis emboscadas. Pelo lado do visitante, o local é rodeado por estações de trem e de metrô, terminais de ônibus e possui uma ampla área de estacionamento. A Praça Cívica, mundialmente conhecida pela estátua da mão que sangra, se mostrou o local apropriado para a montagem da estrutura do Tour da Taça. A ampla área destinada a exposições e manifestações populares acomodou a tenda principal e toda a estrutura periférica necessária para o funcionamento do evento, tais como, contêineres de produção, geradores, depósitos, etc.
A ESTRUTURA
Dimensionadas para acomodar todos os ambientes criados para o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola, as estruturas de tendas montadas no Rio de Janeiro e em São Paulo tinham como base 02 galpões com estrutura de alumínio e ferro medindo, cada um, 30,00m de boca por 75,00m de comprimento, no sistema de 02 águas com cobertura e fechamentos em lona. 6.000 m² de piso, 06 tendas medindo, cada uma, 10,00m x 10,00m no sistema piramidal com cobertura e fechamentos em lona. 06 tendas medindo, cada uma, 5,00m x 5,00m tipo chapéu de bruxa, com cobertura em lona.
Locação de 02 (duas) tendas redondas com 16,00m de diâmetro.
Além da estrutura principal, foram locados 8 contêineres para abrigar a produção da Benza, da Stands, do credenciamento, das empresas de sonorização e vídeo, das de instalações elétrica e hidráulica, das de monitoramento e segurança além de um QG para os promotores e recreadores. Para a segurança dos visitantes foram montadas unidades de pronto atendimento de saúde com 3 leitos UTI em cada cidade e 2 ambulâncias estavam à disposição para qualquer remoção de emergência. Toda a energia dos eventos foi gerada por 12 geradores de energia em cada praça. Para cada gerador em funcionamento existia um de backup.
O EVENTOS EM NÚMEROS
28 mil visitantes em 4 dias e 2 cidades; 900 pessoas envolvidas direta e indiretamente na produção + 260 promotores + 46 recreadores + 455 seguranças
8 mil metros quadrados de lonas impressas + 8,5 mil metros de lodas de forração; 60 mil metros de sarrafos de madeiras +6,6 mil chapas de compensado OSB; 4 mil metros linearres de cabos elétricos e mais de 6 mil metros quadrados de carpete + 300kg de lycra.
56 mil latas de Coca-Cola regular + 15 mil latas de Coca-Cola Zero + 46 mil garrafas de água + 23 mil quilols de gêlo.

Galeria de imagens
Área externa - acesso do público
Área de Fila - instruções e vídeos sobre o conteúdo do evento
Teto área fila - mapa do roteiro do evento pelo mundo
sala de entretenimentos 1
sala de entretenimento - tela do MC virtual
sala de entretenimentos 2 - soccer cage e Playstation+FIFA SOCCER 10
sala de entretenimentos 3 - cantinho comemore do seu jeito
sala de entretenimentos 4 - futebol virtual e quiz eletronico sobre copas do mundo
sala de entretenimentos 5 - cantinho comemore do seu jeito por dentro
sala exposição - história das copas + coca-cola com temperatura, ruidos e cheiro de coca-cola
sala de exposição - parece comemorativa Pelé 70 anos
sala África 2010 - informações sobre a Copa e o país da Copa
sala África 2010 - livros virtuais e entrada do cinema
cinema 3D
sala VIP
sala VIP
Sala Taça
área mista para a imprensa
Área se Sampling
Ações Coca-Cola e o Meio Ambiente e balcão de retidada de fotos
         

 

Ao criar o projeto Trophy Tour, a Benza procurou utilizar algumas das mais modernas tecnologias. Tudo para entreter, encantar e garantir aos visitantes uma experiência marcante.
Diversas novidades do mundo virtual foram utilizadas para o encantamento gerado em todo o evento. Um boneco virtual que sabia a cor da camisa do expectador que passava e puxava papo com qualquer um que lhe desse atenção, folhas caindo em uma parede que você podia tocar com sua sombra, campinho de gol a gol para chutar uma bola que não estava lá, vídeos que você selecionava com um simples toque e enormes livros virtuais, com sensores para mudar de página. Tudo isso deixava crianças e adultos impressionados.
FUTEBOL VIRTUAL:
Um pequeno campo para disputas de gol a gol, em que a bola chutada, a rede balançada e até a torcida são virtuais.
I WALL:
Também chamada de Super Sombras, essa tecnologia permite que a projeção de imagens na parede sofra interferências através das sombras geradas pelo público.
No Tour da Taça, uma imagem de animais da savana africana interagia com os visitantes através dos movimentos de suas trombas, bocas e cabeças.
Crianças e adultos se divertiram ativando esta tecnologia.
MC VIRTUAL AO VIVO:
Um boneco modelado em 3D, controlado por atores com sensores no rosto e joystick, vê através de uma pequena câmera, tudo o que acontece ao seu redor e interage com os expectadores.
Todos ficaram muito intrigados com o personagem e se divertiram ao perceber que estavam mesmo sendo observados pelo personagem.
I GLASS:
Placas de acrílico, com uma película sensível ao toque, onde uma bola se mantinha girando e alguns gomos continham vídeos relacionados a futebol e às Copas do Mundo. A escolha dos filmes era feita através de toques na tela.
Um grande sucesso durante o evento, o I glass atraiu a atenção de uma grande parte dos visitantes que, curiosos, assistiam a todos os vídeos disponibilizados.
LIVRO VIRTUAL:
TVs de plasma, com um sensor de movimento para trocas de páginas, que permite avançar ou retornar ao local desejado. O conteúdo desta tecnologia girava em torno da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Informações a respeito da cultura africana, das cidades sede e de seus estádios, das seleções que irão jogar a Copa. Uma verdadeira aula de África e Copa do Mundo 2010.
MC VIRTUAL TAÇA:
Tal como o MC ao vivo, este MC Virtual também foi modelado em 3D exclusivamente para o Tour da Taça. Ele passava aos visitantes informações sobre a Taça tais como: peso, altura, quantidade de ouro utilizado, quantas Copas já foram disputadas com ela, quais os países que já foram campeões desde que ela está em jogo, quem foi o designer que a projetou e outras informações interessantes.
SISTEMA DE SOM:
cada ambiente possuia um sistema de sonorização independente o tempo de visitação era determinado e ao sinal de uma gravação os visitantes eram convocados a mudar de ambiente. No cinema 3D um sistema surrond 5.1 dava a dramaticidade sonora que o filme necessitava
NORMAS DE SEGURANÇA:
Em parceria com a empresa Safet Fire e em acordo com o departamento de IMCR da Coca-Cola Brasil e o Time Global da Coca-Cola foram criadas todas as normasde segurança praticadas dentro do evento e em suas imediações
UNIFORMES:
Foram criados diversos tipos de uniformes para identificar quem trabalhava no evento e suas funções, tais como: recreador, promotor, produtor, segurança, limpeza e montagem.

Galeria de imagens
recolhimento seletivo de lixo
ator MC virtual ao vivo
MC virtual ao vivo e recreadores
visitantes interagem com o quizz sobre copas do mundo
Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc interage com o street soccer
Filme com as instruções de segurança na fila do evento
convidado no Playstation jogando FIFA 10
visitantes interagem com o I Glass
acessibilidade garantida em todas as áreas do evento
visitantes interagem com o I Wall
visitantes interagem com o I Book
sistema de captura de imagens e impressao das fotos
visitantes tiram foto ao lado da Taça
planta baixa do evento com mapa de segurança
 

 

O retorno em mídia espontânea foi 3 x maior do que o valor investido pelo cliente na produção do evento.
Os 8 mil metros de lonas impressas foram doadas para uma OSCIP que transformou todas elas em sacolas retornaveis.
Todas as 71 mil latas utilizadas nos samplings foram destinadas à reciclagem através das cooperativas apoiadas pelo instituto Coca-Cola.

Galeria de imagens
sampling
Tecnologia I Wall
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube