Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FERRAGENS 3F 2010
Candidato: Fabrica de Ideias
Cliente: Ferragens 3F do Brasil Ltda.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Estande Ferragens 3F 2010 - Feicon

A Fábrica de Ideias, empresa de comunicação e marketing, está situada na cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro e atende aos seus clientes com estratégias que extrapolam os seus horizontes para os mercados nacional e internacional.
A empresa, além de atuar no segmento de comunicação/marketing, também tem em seu portfólio projetos de design para espaços corporativos em feiras.
Além de desenvolver toda a ambientação, a Fábrica de Ideias, também é responsável por criar e acompanhar a produção de todos os displays, materiais gráficos (convites, catálogos, flyers, mostruários), iluminação cênica, vídeo institucional, buffet, trilha sonora, brindes, uniformes etc, contratando sempre os melhores parceiros para desenvolvimento de cada peça que irá compor o mix para seu cliente se apresentar da melhor maneira possível.
A Ferragens 3F é cliente da Fábrica há 6 anos e seus projetos e espaços em eventos, a cada ano, vão ficando mais elaborados e sofisticados.
O espaço apresentado ao Prêmio Caio foi montado durante o ano de 2010 em 4 eventos distintos (Feicon, Glass South America, Formóbile, Fesqua) com espaços adaptados a cada necessidade de metragem por feira.
A Ferragens 3F está há 13 anos no mercado de fechaduras e ferragens. Por se tratar de uma empresa jovem, atuante, dinâmica, ousada, o projeto foi desenvolvido para reafirmar este posicionamento da marca. As linhas de produtos foram segmentadas em cores e divididas dentro do espaço. Uma iluminação cenotécnica foi aplicada para valorizar o brilho metálico das peças e apresentá-las com requinte de jóias. Um grande inflável em forma de cadeado chamava a atenção para o novo acabamento deste produto relançado neste ano. Lâmpadas coloridas realçavam ainda mais as cores das torres e davam visibilidade para o espaço a longa distância. Um movie light iluminava o letreiro em blockletter criando um movimento. A cada feira um lançamento de produto chamava a atenção de seu target específico (linha design com embalagem em cor pink foi o grande lançamento da Feicon para o Kit Tetra apresentado em display giratório no hall principal do espaço). Na sala vip, o convidado era recepcionado com refinado buffet e uma trilha sonora desenvolvida especificamente para a ocasião com mpb revisitada, new bossa nova etc. Brindes foram expostos em latas na cor da parede distribuídos por prateleiras de acrílico. Grande TV de LCD mostrava o vídeo institucional

Galeria de imagens
Vista Estande
Vista Estande
Displays demonstrativos dos produtos
Display linha de móveis
Displays de Produto e Blockletter
Detalhe iluminação
Detalhe iluminação
Buffet Sala Vip
Detalhe Sala Vip
Detalhe latas de camisas brinde
Catálogo Geral de Produtos com segmentação por cores
Material Gráfico Kit Tetra
Embalagem Kit Tetra - Lançamento 2010
Linha Design - Destaque para kit tetra
Material Gráfico Linha Fashion
Display Linha Fashion
Convite
Display cadeados
Logotipo
 

 

Para o projeto Ferragens 3F 2010, a necessidade de marcar presença de maneira marcante era um ponto primordial. Para isso, o projeto foi desenvolvido de forma que chamasse bastante a atenção mesmo quando visto a certa distância nos corredores do evento. Para isso, torres foram criadas com cores chamativas e altura de 6m que serviam para dividir o espaço em faixas coloridas que também segmentavam as linhas de produtos. O piso recebeu adesivação especial seguindo as mesmas cores de paredes e tetos. Os pés dos displays foram confeccionados em fórmica nos mesmos tons, o que deixava sempre muito clara a divisão que seguia até mesmo dentro do espaço fechado da sala vip. Esta mesma divisão das linhas de produtos era apresentada em um completo catálogo com fotos de fechaduras e ferragens com acabamentos modernos de impressão. As cores também estavam presentes nos uniformes, brindes e toda a comunicação visual da empresa.
A iluminação destacava o produto exposto nos displays de forma que valorizasse ainda mais a sua apresentação. Lâmpadas coloridas davam o tom de arrojo e modernidade com pegada jovem – posicionamento que a empresa pretendia mostrar.
O cliente sempre era recebido no espaço por recepcionistas uniformizadas que além de cadastrá-los, também lhes entregava uma bolsa brinde com tamanho gigante para que quando circulasse pelo evento chamasse a atenção para o espaço colorido da 3F. Dentro da bolsa, o visitante recebia um kit referente a linha de produtos lançada no evento, uma caneta e um bloco de anotações personalizados.
Ao entrar no espaço principal do estande, área de demonstração de produtos, o representante comercial de sua região o recebia e fazia a apresentação dos produtos expostos e seus lançamentos. A partir daí, era convidado a um drink com aperitivos na sala vip. A sala vip – extensão da área externa nas cores do piso e paredes – recebeu cadeiras de acrílico transparentes que, além de modernas, também não interferiam visualmente no trabalho gráfico apresentado. As mesas que ficavam sobre as faixas coloridas do piso recebiam o mesmo tratamento de cor para um efeito de camuflagem. Os brindes acomodados em latas de cor Pink também ficavam sobre a parede da mesma cor para que tivesse o mesmo impacto visual ousado e elegante. Na área do balcão do buffet foram aplicadas fotos de produtos em gigantografia com diagramação moderna para que tivessem o efeito de estarem flutuando sobre a cor do fundo.
As fotos das peças gigantes também eram apresentadas nas paredes coloridas externas do espaço deixando clara a área de atuação da empresa em suas diversas linhas de produtos.
Ainda na sala vip, o visitante era recebido por uma trilha sonora desenvolvida especialmente para o evento por um DJ contratado e brifado para que fizesse uma seleção que agradasse a pessoas com perfis diferentes de todas as regiões do Brasil e exterior. Desta forma, elegemos a new bossa como tema central da seleção musical, moderna, genuinamente brasileira, jovem na mixagem, mas eterna na essência. O Buffet também servia drinks, sucos e petiscos com jeito carioca, característicos da região base da empresa – Estado do Rio de Janeiro.
Efeitos de movimento de luzes estavam presentes nos letreiros motivo de chamar o olhar para o nome da empresa.
Todo o espaço era construído, as salas eram climatizadas com áreas de depósito e copa. Saídas de serviço foram projetadas para que se eliminasse este tipo de circulação dentro do espaço. A distribuição de brindes seguia rigorosa orientação do serviço de recepção com entregas diárias dos kits previamente preparados para rodízio de material no depósito e cobertura de todo o período do evento.
Todo o ambiente foi criado para gerar encantamento e toda a equipe que trabalhou no evento comungava da mesma energia e a sinergia era perfeita. A marca 3F atingiu o objetivo de se tornar mais conhecida e teve o resultado esperado alcançado nos 4 eventos em que participou com este projeto neste ano de 2010.


A inovação maior no caso do projeto Ferragens 3F 2010 foi mesmo no uso inusitado das cores levando em consideração que o público alvo deste segmento de produto é em sua maioria masculino. O cliente solicitou que fôssemos ousados na apresentação da nova linha de produtos, por isso criamos a embalagem na cor Pink e, a partir daí, todo o trabalho teve como consequência cores muito fortes. Todo o material de PDV segue o mesmo conceito e a chegada deste material para o consumidor final teve impacto bastante positivo com muita diferenciação em relação a apresentação dos concorrentes.
Para o público circulante do evento era no mínimo curioso um espaço tão colorido que chamava a atenção e virava ponto para muitas fotografias, lembrança da feira. Alguns e-mails foram enviados espontaneamente para a empresa elogiando o espaço e parabenizando pela ousadia e criatividade.
Clientes ficavam surpresos, mas já comentavam: “É... Esta é a 3F! Já estava mesmo pensando em qual seria a novidade desta vez...” Desta forma, de maneira simples, sem a utilização de recursos muito complicados, mas com as ferramentas certas de marketing, conseguimos atingir os objetivos de visibilidade solicitados no briefing do cliente.
Para os tetos iluminados com lâmpadas fluorescentes coloridas o desafio era conseguir lâmpadas nos tons necessários. A solução veio em adesivos translúcidos que cobriram as mesmas com um resultado visual perfeito.
No piso, adesivos revestidos com proteção especial permitiam cores bem próximas das usadas nas paredes sem a necessidade de utilização de materiais mais caros.
Letreiros de isopor substituíram materiais mais pesados já que deveriam ser fixados nos vidros. O acabamento que revestia a peça não desvendava o material utilizado e a aparência era de material plástico.
Prateleiras de acrílico davam o charme necessário para a apresentação dos cepos – também de acrílico – que faziam parecer flutuar pelas paredes da sala vip. No verso das paredes frontais também foram utilizadas para expor os cadeados com bastante destaque, nobreza e modernidade. O acrílico em contraste com o metal dá leveza à peça e mostra o funcionamento de todo o interior das fechaduras.
Uma central de informações informatizada colocada em um balcão na área de recepção do estande servia de ponto de apoio para toda a equipe que precisava acessar a fábrica e repassar informações rápidas para os visitantes. Todas as informações recebidas, demandas de pedidos, cartões, enfim, tudo era centralizado neste espaço de maneira que, quando a equipe retornasse para a fábrica, pudesse responder a todas as solicitações em no máximo uma semana.
Antes do início da feira, uma reunião de treinamento onde todas as regras foram passadas para a equipe de trabalho foi o ponto para que todos “falassem a mesma língua” durante todos os dias do evento. Regras desde o uso do celular, horários de almoço até condições de comercialização do produto, distribuição de brindes e horários, foram acordados na primeira reunião de treinamento. Em seguida, diariamente, reuniões de abertura e fechamento do dia davam o tom de como seria aquele dia e no fim um balanço do que deu certo ou errado que gerava um relatório para avaliação de ações futuras. O desafio de colocar representantes comerciais de todas as regiões do país em sinergia total com o que estava previsto para a boa convivência durante os dias de evento foi alcançado com sucesso. Um falava para o outro: “Eu preciso de você!” e ouvia a resposta: “Pode contar comigo!”

Galeria de imagens
Vista do Estande
Displays Estande
Detalhe da logo 3F
Sala Vip, Brindes, Vídeo
Buffet
Cepos de acrílico
Displays cadeados
Material gráfico segmentado por feira
   

 

O projeto Ferragens 3F 2010 tinha metas claras de retorno de vendas dos lançamentos de produtos e outras mais intangíveis, mas não menos mensuráveis, de resultados de visibilidade. O projeto foi criado para ser replicado em 4 eventos durante o ano com o investimento previsto desde o ano anterior. Como as despesas com eventos foram cobertas e superadas na primeira feira através da superação de metas de vendas na Feicon, novas metas foram revistas para as demais feiras e novos incrementos de invenstimento foram feitos aumentando ainda mais o resultado esperado.
A meta de visibilidade foi cada vez mais consolidada ao longo do ano com as repetições das ações fortalecendo a imagem da empresa. A imprensa deu destaque para o estande e para a marca saindo até mesmo em capa de revista do setor. E-mails espontâneos foram enviados por visitantes desconhecidos para a fábrica após a realização do evento parabenizando.
Para o próximo ano, as metas de divulgação da empresa serão mais altas em função dos resultados obtidos com feiras em 2010.

 

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