Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: ENCONTRO 2009
Candidato: Agência Um Eventos
Cliente: Grupo Santander Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU EXPO CENTER NORTE
Categoria: Convenção Nacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa

A Agência Um Eventos

Criar experiências únicas e transformadoras através de eventos.
Esta é a nossa visão de negócio aqui na Agência Um.

São mais de 14 anos de desafios e conquistas realizando uma média de 6 eventos por dia.

São 71 profissionais diretos entregando soluções completas para os eventos corporativos de nossos clientes: pesquisa e sugestão de espaço, hospedagem, transporte, criação de comunicação visual e sistema informatizado, consultoria, entretenimento e gestão financeira em eventos.

Esta é a nossa resposta a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, que busca soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

A Agência Um tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus profissionais. Por este motivo foi considerada umas das 50 melhores empresas para se estagiar (CIEE/ Ibope Solutions) de 2010.

Diferenciais:
- Consultoria especializada em eventos e viagens de incentivo: projetos exclusivos, de acordo com as necessidades dos clientes;
- Segurança e tranqüilidade: experiência e infraestrutura nacional e internacional para atender os clientes em qualquer momento e em qualquer lugar;
- Qualidade e magia: soluções inovadoras para surpreender e encantar os participantes do evento;
- Transparência financeira: orçamento detalhado para o acompanhamento e otimização de recursos;
- Relacionamento sustentável: somar experiências para alavancar negócios e construir longas e positivas parcerias.

Perfil de nossos eventos:
Convenções de vendas, seminários, feiras, jogos, eventos de gastronomia, rally de regularidade, praças de integração, clínicas de esporte, road show para lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, seminários, ações de marketing cultural, eventos de integração e confraternização, eventos de premiação e campanhas de incentivo à vendas.

Nossos clientes:
Atento, Aymoré Financiamentos, Banco Santander, Banco Votorantim, Bright Star, Citibank, Convergys, Degremont, Deutsche Bank, DuPont Agrícola, Edward Life Sciences, E.M.S, Ericsson Telecomunicações, Grupo Fiat, Hospital Albert Einstein, Isban, Kraft Foods, KPMG, Mosaic, Natura, Nextel, sanofi-aventis, Siemens, Produban e Unilever.

Queremos trocar ideias e transformar eventos em uma experiência inesquecível, por isso, selecionamos o Encontro 2009 do Grupo Santander Brasil para demonstrar a nossa qualidade, inovação e diversidade.

Galeria de imagens
Equipe Agência Um Eventos
       

 

Para apresentar o evento, conceito e objetivo é necessário, primeiramente, conhecer alguns fatos importantes sobre a organização:

2007 - “O consórcio formado pelos bancos Santander, RBS e Fortis adquiriu 86% das ações do banco holandês ABN Amro, por 71 bilhões de euros - o maior negócio da história da indústria bancária do mundo.” Fonte: http://www.santander.com.br/

O grande desafio era marcar a integração destes dois Bancos mostrando o melhor de cada uma das organizações. Criando um evento de corpo e alma. Um encontro que mostrasse que “juntos somos mais fortes e podemos muito mais”.

Teríamos que criar um tema que estabelecesse o posicionamento futuro que a organização pretendia construir, sempre pensando que qualquer diferencial é feito por indivíduos (representado no logo pela letra “i”) que vem de caminhos diferentes, mas que, naquele momento, se uniam com um único objetivo: Juntar o melhor dos dois mundos: os ideais do Banco Real (diversidade e sustentabilidade) e as ideias do Banco Santander (inovação e presença global).

Tema: Encontro 2009 | Ideias e Ideais

Objetivos (além do principal, já informado acima):
- Surpreender todos os participantes;
- Divulgar e alinhar as estratégias de 2009 (resultados) e 2010 (desafios);
- Envolver e garantir o compromisso de multiplicação das informações veiculadas no evento;
- Mostrar em atividades e em vários momentos a coerência entre o que estava escrito no modelo do Banco e a prática que devia ser valorizada;
- Trabalhar o interior dos participantes para que eles confiassem e acreditassem no que estava sendo construído;
- Atingir, no mínimo, 90% de aprovação nas pesquisas de satisfação (Notas entre 8 a 10).

Perfil do Público Alvo:
- Presidência, diretorias e superintendências/gerências das Áreas Administrativas, das empresas do Grupo e de toda a Rede de Agências da Organização (aprox. 2.800 agências diferentes).
- 70% homens e 30% mulheres

Número de participantes convidados: 3.900 funcionários
Número de participantes presentes: 3.514 funcionários
Local: Transamérica Expo Center | São Paulo | SP- Pavilhões utilizados: A, B, E
Data: 09 e 10 de Dezembro de 2009
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional

Agenda e Conteúdo:

Ações pré-evento
- Comunicado formal da Presidência | Reservar a data
- Hotsite exclusivo | Informações gerais (hotel, aéreo, agenda, etc) e confirmação de presença
- Reminder | Contagem regressiva e informações finais

Evento - 1º dia
O evento teve início no dia 09 de dezembro (quarta-feira) com um Espetáculo de Circo, Teatro, Dança e Música, nomeado “Juntos”. Este show só foi possível com a união e integração de mais de cem profissionais com trajetórias distintas que aceitaram o desafio de unir suas experiências na criação desse espetáculo único e exclusivo.

O Espetáculo teve início com a locução em off da poesia “Futuro” (voz do ator Odilon Wagner).

“Todo mundo leva consigo uma caixa...e uma caixa fechada é como um coração: a gente nunca sabe o que ela guarda. Sentimentos, talvez sonhos, valores, aquilo em que acreditamos...”

Enquanto a locução acontecia, a banda iniciava a trilha para a coreografia das caixinhas de “Nossas Crenças”. Após a coreografia, Marcos Casuo (clown Cirque du Soleil) interagiu com o público e revelou o que havia dentro da caixa: um teatro de bonecos. A partir daí os bonecos passaram a narrar todo o Espetáculo.

O texto base utilizado para o Espetáculo foi o da peça “Os vizinhos” (criada pela Cia Truks de Bonecos), que conta a história de um menino que precisa decidir-se entre compartilhar seu brinquedo com seu vizinho ou brincar sozinho. E então, o avô, para orientar o seu neto, conta uma história sobre dois reinos diferentes e semelhantes, separados por uma montanha: O Reino Amarelo (Banco Santander) e O Reino Azul (Banco Real).

Enquanto o avô fala sobre os reinos, são feitas coreografias de dança e números circenses (mandala, lira, cubo e malabares) para caracterizar cada um deles. A peça caminha mostrando as riquezas e as fraquezas de cada reino, assim como as oportunidades de melhorias a partir da união entre os reinos.

Acontece então um encontro entre os reis dos dois reinos, que observam suas
diferenças e semelhanças (performance de acrobacia dos dois reis para representar a união, sintonia e confiança – detalhe, os artistas que representaram os reis tinham 50 e 76 anos, respectivamente pai e filho). Um número emocionante e aplaudido de pé pelos 3.500 participantes presentes no evento.

No final, os dois reinos juntos formam um novo e grande reino. A cor vermelha foi a cor escolhida para representar este novo reino, pois o vermelho demonstra o amor, a amizade, a confiança... “Vermelho é a cor do coração”.

O Espetáculo terminou com outra locução, completando a poesia da abertura:
“Todo mundo leva consigo uma caixa que na maioria das vezes está fechada. Em alguns momentos é preciso que nossas caixas sejam abertas para revelar um pouco da nossa essência.”

O palco ficou todo vermelho e os bailarinos entraram em cena com várias caixinhas que formavam um grande coração e atrás deste coração surgiu a cantora Fafá de Belém cantando a música tema do evento: Vermelho.

Artistas envolvidos: Armando Liguori Junior (roteirista e diretor do espetáculo); Cia Truks (teatro de bonecos e história original); Chico Spinosa (figurinista da Rede Globo e carnavalesco de grandes escolas de samba); Fafá de Belém (cantora); Fernanda Chamma (Jurada da Dança dos Famosos do Faustão, professora e coreógrafa do Teatro Música dos Studios Wolf Maya); Marcos Casuo (Criador do projeto artístico Universo Casuo e grande divulgador da arte circense no país com dezoito anos de trajetória artística, oito deles no Cirque du Soleil).

Após o término do espetáculo houve uma festa com DJ e um show da Banda Quasímodo.

Evento - 2º dia
Para o segundo dia, 10 de dezembro (quinta-feira), reforçamos o conceito da valorização do indivíduo e não distribuímos uniformes. Desta forma os participantes foram vestidos normalmente, como sempre se vestiam.

Neste dia o objetivo era reafirmar o novo Modelo do Grupo Santander Brasil através de conteúdo x dinâmicas. O Modelo do Grupo era composto por desenhos de pessoas que, em um determinado momento do evento, foram substituídos por pessoas reais para que o funcionário se sentisse parte integrante da organização.

O evento foi “comandado” pelo Professor Bemvenutti, que desenhou todas as dinâmicas do dia.

A agenda do dia seguiu o cronograma abaixo:

Das 08h15 às 09h00
Credenciamento - Confirmação de presença
Welcome Coffee

Das 09h30 às 09h45 – Abertura da Arena com música tema do evento | Vermelho

Das 09h45 às 10h00 – Apresentação Coral
No lugar dos desenhos de pessoas do Modelo, tínhamos o coral de funcionários do Banco cantando canções que remetiam à confiança entre as pessoas. Após a apresentação das músicas, o coral cantou um jingle criado especialmente para apresentar o presidente da Organização.

Das 10h00 às 11h30 – O presidente Fabio Barbosa, abriu oficialmente o evento
Após a abertura ele apresentou o conteúdo do evento (resultados 2009 x desafios 2010)

Das 11h30 às 12h00 – Dinâmica Poesia Diamante
Para resgatar o que foi falado na apresentação do presidente Fabio Barbosa, criou-se uma atividade onde os participantes tinham que escrever, através de um modelo de poesia pré-determinado, a essência do que foi exposto. Para que todos pudessem compartilhar as informações foi criado um painel de exposições das poesias no espaço do café e alguns funcionários foram convidados ao palco para ler a sua poesia.

Das 12h00 às 14h00 – Almoço

Das 14h00 às 14h40 – Dinâmica Narrando o Modelo
Os quadros do novo Modelo da Organização já estavam pendurados nas paredes de todos os prédios e agências do Banco, porém ele precisava estar no coração dos funcionários (internalização). Para dar uma descontraída após o almoço, foi criada uma história/lenda que continha as palavras chaves do Modelo da Organização. Desta forma, através da memorização da lenda com gestos e entonações, as pessoas conseguiriam gravar o Modelo. Todos acompanharam a divertida história em pé e com mímicas.

Das 14h40 às 15h20 – Programa “Canal Juntos”
Para que todos conhecessem a nova Organização constituída, foi criado um vídeo de entrevistas e depoimentos, onde funcionários, clientes e fornecedores puderam expor suas opiniões, sugestões e comentários sobre a integração dos Bancos e sobre a confiança que a nova Organização passava para as pessoas, tanto internamente quanto externamente. O cenário escolhido para o vídeo foi o novo prédio do Santander na Marginal Pinheiros, que era o principal símbolo da integração e que ainda não havia sido inaugurado na época. Para deixarmos o vídeo com um tom jornalístico, convidamos o apresentador do Programa Fantástico da Rede Globo, Tadeu Schmidt, para conduzir as entrevistas.

Participaram do vídeo: Álvaro Jabur Maluf Junior (Camisaria Colombo), James Meaney (Presidente da Contax), Mara Luquet (Jornalista), Marcelo Odebrecht (Presidente Odebrecht), Roberto Smerald (Presidente Ong Amigos da Terra), Jorge Gabrielli Zacharias Calixto (Cliente Real) e Walter Mancini Ferreira (Cliente Santander – Restaurante Família Mancini)

Das 15h20 às 15h50 – A momento da “Virada”
Com o objetivo de registrar a reunião e marcar o momento da integração, utilizamos Clap Banners como acessórios para “pintar” toda a arquibancada do evento com a chama do logo do Santander e com o novo slogan - JUNTOS. A foto deste momento foi o símbolo da integração.

Das 15h50 às 16h50 – Coffee Break

Das 16h50 às 17h30 – Ensaio da música “Pós-virada”
A maestrina do coral dos funcionários do Banco ensaiou uma música que serviu como mensagem para o momento da virada. A música escolhida foi: “Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou”.
Então, as 3.500 vozes em uníssono homenagearam a nova Organização.

Das 17h30 às 18h00 – Dinâmica de Resgate do dia
Para que todos ressaltassem, relembrassem e compartilhassem as coisas mais importantes do dia e pudessem levá-las consigo, criou-se uma dinâmica onde cada grupo (10 pessoas) teria que escrever em uma bola vermelha gigante a resposta para a questão: Uma ação a ser tomada. Após escreverem, deveriam jogar a bola aleatoriamente para que o outro grupo pudesse ler a resposta dada e depois respondesse a próxima questão: Um ideal que fica. E novamente, as bolas seriam lançadas, lidas e a última pergunta seria respondida pelos grupos: Uma mensagem aos meus liderados. No final da dinâmica o consultor solicitou aos grupos que lançassem as bolas para o palco. Foi um momento mágico, de muita alegria e descontração.
Após o evento, todas as mensagens foram tabuladas e utilizadas como material de treinamento.

Das 18h00 às 18h30 – O presidente Fábio Barbosa convidou os diretores da Organização ao palco, que entraram vestidos com a camiseta do Modelo e cantando a música da “Virada”. Após esta surpresa para toda a platéia, o presidente encerrou o evento, agradecendo a presença de todos, desejando “Boas Festas” e solicitou aos presentes que assistissem ao vídeo com os melhores momentos do Encontro.

Ação pós-evento
A Agência Um criou um portfólio especial para o cliente, contendo o vídeo com os melhores momentos e uma apresentação, em português e espanhol, com o resumo de todas as ações e comunicações do Encontro.

Além desta ação, foi enviada uma pesquisa eletrônica de satisfação (Ibope) para todos os participantes e o resultado não poderia ser diferente: 90% de aprovação (Notas entre 8 a 10).

Galeria de imagens
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Cenário
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Dança
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Marcos Casuo
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Cia Truks
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Reino Azul
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Reino Azul
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Reino Amarelo
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Reino Amarelo
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Mensageiros
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Reino Amarelo
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Pedro (neto)
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - O encontro dos reis
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - O encontro dos reis
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Um único reino - Reino Vermelho
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Encerramento
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Encerramento
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Encerramento - Fafa de Belem
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Todos cantam e dançam com a música tema do evento
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Encerramento - Fafa de Belem
1ª noite - Espetáculo JUNTOS - Encerramento - Fafa de Belem
1ª noite - Festa com a Banda Quasímodo
2º dia - Reunião do presidente - Abertura - Coral do Banco
2º dia - Reunião do presidente - Resultados x Desafios
2º dia - Reunião do presidente - Formação dos grupos das dinâmicas
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Poesia Diamante
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Poesia Diamante
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Poesia Diamante
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Painel de Exposições da Poesia Diamante
2º dia - Reunião do presidente - Professor Bemvenutti - Âncora do evento
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Narrando o Modelo
2º dia - Reunião do presidente - Vídeo - Canal Juntos
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - O momento da virada
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - O momento da virada
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - O momento da virada
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - O momento da virada
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Ensaio da música “Pós-virada”
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Ensaio da música “Pós-virada”
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Resgate do dia
2º dia - Reunião do presidente - Dinâmica - Resgate do dia
2º dia - Reunião do presidente - Encerramento
2º dia - Reunião do presidente - Encerramento
       

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um evento que acontece com o mesmo escopo e no mesmo local há 3 anos, em um evento único e diferente de todos os outros.

Desafios x Soluções
1 – Como construir um evento de integração com o melhor dos dois Bancos, sendo que tínhamos realidades/áreas muito divergentes?
Criando um tema/logo que tivesse o melhor das instituições e desenhando um evento com características que agradassem todos os públicos, por exemplo: ao invés de contratarmos um simples mega show, fizemos um espetáculo único e exclusivo e ao invés de distribuirmos brindes/presentes, munimos todos de informações essenciais para o seu trabalho e desenvolvimento.

2 – Como tratar o tema da integração de uma forma leve e sem que cada uma das partes se sentisse “agredida”?
Conforme exposto no item “Conteúdo”, o assunto da integração foi introduzido de maneira sutil através de um espetáculo circense, para que no dia seguinte, o assunto pudesse ser abordado naturalmente e com maior abrangência pelo presidente Fábio Barbosa.

3 – Como reunir as informações de participantes de todo o Brasil em um único meio de comunicação e conseguir dar respostas rápidas sobre o cadastramento para o cliente?
Um hotsite foi lançado com a função de interagir com o público de forma rápida e eficiente. As atualizações eram imediatas e acompanhadas por todos os convidados. O cadastro de todos os participantes foi realizado através da ferramenta, bem como todas as informações de logística, hospedagem, transportes terrestres e aéreos foram divulgadas também por ele.

4 – Como transformar um evento que acontece há 3 anos no mesmo espaço e com o mesmo formato?
O projeto cenográfico e tecnológico foi diferenciado. O espaço de alimentações foi cenografado com grandes árvores de tecido iluminadas por LED. Para o espaço da Arena, foi construída uma arquibancada com 4.000 lugares e uma estrutura de palco de 60 metros de largura. A estrutura era formada por 2 telas de 20 metros com tecnologia de projeção spyder e nas laterais haviam dois mock-up gigantes com o logo do evento em garrafas PET (recicladas) iluminadas por LED.

5 – Com este grande número de participantes, como evitar as filas? Como fazê-los respeitar regras e horários?
Para a recepção dos convidados, utilizou-se um sistema eletrônico de credenciamento onde os funcionários podiam usar o próprio “crachá de ponto”. Com este sistema, o acesso ao evento era realizado em 3 segundos por pessoa. Além disto, foram duplicados os números de pontos de alimentação, garçons, toaletes e acessos aos pavilhões.

6 – Como trocar informações entre os 3.514 presentes?
As dinâmicas foram realizadas em grupos de 10 pessoas que divulgavam os seus trabalhos em painéis (expostos no foyer), no palco ou ludicamente (dinâmica das bolas).

Galeria de imagens
Credenciamento
Cenografia - Árvores com LED
Cenografia - Palco
Foto Panorâmica da Arena
Foto Panorâmica da Arena
Foto Panorâmica da Área de Alimentação e Shows
Cenografia - Mockup em Garrafas PET
Recepcionistas
   

 

Qualidade do evento
Após o término do evento, a avaliação (Ibope) foi respondida pelos funcionários e chegou-se a seguinte conclusão:

No quesito “Contribuição do evento para a vida profissional”
Muito bem avaliado. O evento e os temas abordados contribuíram para a integração entre as áreas e também para a vida profissional.

No quesito “Preparo para transmitir à equipe”
As informações apresentadas no evento foram muito bem conduzidas, o que refletiu a ótima avaliação dos participantes em sentirem-se preparados para transmitir a mensagem às suas equipes.

Desempenho econômico
Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento:

- Staff
Pré-evento: 10 pessoas
Durante: 1.190 pessoas entre coordenação, organização e empresas terceirizadas (exceto Hotéis)
Pós-evento: 3 pessoas
Horas trabalhadas: Aproximadamente 35.320 (todas as equipes informadas acima)

- Refeições : 17.230 refeições entre cafés da manhã, coffee-break, almoços e jantares

- Ocupação hoteleira: 11 hotéis, 1.255 apartamentos nas categorias SGL, DBL e TRL

- Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 1.474
Nº ônibus, micro ônibus e vans: Aproximadamente 80 veículos

PROGRAMAS DE QUALIDADE

Sustentabilidade dentro do Banco Santander
Fonte: www.santander.com.br

Para que serve uma empresa? Basicamente, para prestar um serviço à sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento. O lucro é uma consequência disso e também um sinal de que a empresa está fazendo um bom trabalho. A questão que importa para nós, do Grupo Santander Brasil, é a maneira pela qual isso é feito. Como qualquer empresa, nós também perseguimos o lucro, mas temos algo muito claro nesse processo: queremos lucro como resultado de um jeito certo de trabalhar.

Temos consciência de que nosso negócio é um agente fundamental de desenvolvimento econômico. Sabemos que temos um importante papel a desempenhar na construção de um mundo mais sustentável.

Para atingir esse objetivo, temos lançado um novo olhar para as nossas atividades. Em todas as nossas decisões, buscamos o lucro como resultado de uma construção coletiva e que respeite a sociedade e o meio ambiente.

Juntos, fazemos mais e melhor
Sustentabilidade, para o Grupo Santander Brasil, é um modelo de negócios inovador, que tem por base a confiança e a participação de todos os públicos com os quais nos relacionamos.

Essa é uma premissa que assumimos quando decidimos adotar a sustentabilidade modelo de atuação. Juntos, podemos fazer coisas que não podemos sonhar em fazer sozinhos.

Dividimos com as pessoas o que temos aprendido, assim como os dilemas e as dificuldades que temos encontrado. E temos conseguido avançar, com a participação de todos aqueles que acreditam nos mesmos valores que nós: queremos dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. Tudo isso para ter um banco melhor, um mercado melhor e uma sociedade melhor.

Sustentabilidade dentro da Agência Um
A Agência Um se preocupa com a qualidade de vida e bem estar de seus funcionários, realizando periodicamente treinamentos e acompanhando semanalmente o desenvolvimento de seus profissionais (principalmente estagiários).

Entre suas ações de responsabilidade ecológica está a coleta seletiva de materiais, o reuso de papel e a utilização de papel reciclado. Além de campanhas anuais, como a do Agasalho.

Toda a sobra de material de eventos é doada para instituições correspondentes a utilização do produto, como por exemplo, camisetas para asilos ou material escolar para orfanatos.

A responsabilidade social está incorporada as filosofias da agência, que a cada evento busca conscientizar seus clientes e parceiros. Sempre é sugerida a realização da coleta seletiva e a doação de materiais. Em alguns casos trabalha com portadores de deficiência física em seu time para completar as ações.

No evento
- Foi utilizado material reciclado na cenografia (garrafas PET)
- Todos os arranjos florais eram plantados, mantendo-os vivos para reutilização
- Todas as lixeiras eram de coleta seletiva
- Todo o papel utilizado era certificado ou reciclado
- O gerador contratado continha biocombustível
- Havia uma ilha da sustentabilidade que dizia para onde todo o material do evento seria destinado
- Os materiais das dinâmicas, que foram descartados, foram doados para institutos de reciclagem ou que trabalham com crianças (no caso das bolas)
- Os materiais de apoio distribuídos na reunião foram: Porta trecos de plástico reciclado, lápis de madeira reflorestada, bloco com papel certificado e botton em metal (material de rápida decomposição ou reaproveitamento).
- Antes, durante e após o evento foi feita uma contagem de todos os gastos com combustível, energia, água, plástico, papel, metal, orgânicos, entre outros. Esta contagem foi enviada por todos os fornecedores envolvidos no evento (transporte dos equipamentos, geradores utilizados, copos descartados, etc) e por todos os funcionários (tipo de transporte ao evento e quilometragem). Após toda a tabulação dos dados foi feita a compensação de carbono com a plantação de árvores.
- Além destas ações, todos os impostos, taxas e seguros foram pagos corretamente e não houve qualquer tipo de inadimplência com relação aos fornecedores envolvidos no evento.

 

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