Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CALESITA - ABRIN 2010,
Candidato: Latin Event
Cliente: CALESITA INDUSTRIA DE BRINQUEDOS LTDA.
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Abrin Feira Nacional de Brinquedos 2010
Edição: 27ª Edição
Data: 06 à 09/04/2010
Local: Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, CEP 02055-000 São Paulo – SP.
Área Global de Exposição: 20 mil m².
Expositores: 200 expositores.
Público: Em torno de 20 mil visitantes
Periodicidade: Anual.

A Abrin – Feira Nacional de Brinquedos reúne os mais expressivos fabricantes e fornecedores nacionais de brinquedos no geral, assim como educativos e pedagógicos, além de puericultura e similares. É o terceiro maior evento do setor de brinquedos do mundo e o maior em toda a América Latina.
Promovida pela ABRINQ – Associação Brasileira de Brinquedos e FRANCAL FEIRAS, acontece anualmente, no primeiro semestre e promove o lançamento de novos produtos que aquecem as vendas do setor durante o ano todo.

A Calesita é uma tradicional fabrica de brinquedos da Argentina, que se instalou
a 11 anos no Brasil, extremamente preocupada em conhecer o universo infantil, participar dos sonhos e desse mundo fantasioso pertencente às crianças, tem o objetivo de conquistar esse público pequenino que consideram exigente e encantador.
Como um carrossel os brinquedos da Calesita transportam as crianças para o mundo dos sonhos, do faz de conta, trazendo muita alegria diversão e fantasia.

“Esta é a magia Calesita.”

Calesita significa “carrossel”, e essa foi a inspiração base de todo o projeto que foi desenvolvido, dessa maneira a marca Calesita ganhou destaque e manteve de maneira clara e objetiva todo o conceito da sua empresa. Assim tornou-se notável a necessidade de todos os que passavam pelo estande de entrar nesse maravilhoso mundo infantil de magia e cores vibrantes.

A Cenografia superou o imaginável e se transformou um imenso carrossel, onde cada detalhe foi reproduzido de maneira real e perfeita . Foi trabalhando através de cores e iluminação estratégica, que conseguimos transpor todas essas minúcias ao publico.

O mezanino (parte superior do estande) foi destaque de muitas maneiras, tanto no visual, relembrando carrosséis de dois andares que são lembrados de maneira majestosa da infância de cada um, como também uma bela área de exposição, onde todos os brinquedos da Calesita que estavam expostos recebiam um banho de luz, ressaltando seus detalhes e cores. Mas quem passava pelos corredores ou não conhecia a parte superior do estande, não ficava de fora, foram usados nichos na parte de baixo do estande que destacavam ainda mais os produtos, aumentando assim a área de exposição e o contato dos potenciais clientes com os produtos da Calesita.

Com um espaço em formato de ilha, o estande contava com 247m² que foram utilizados para a construção do carrossel e do mezanino. O estande ainda continha na parte de baixo 3 salas de reuniões, um bar, copa e deposito, esses últimos foram construídos em baixo da escada que levava ao mezanino, utilizando sempre de soluções criativas para melhor aproveitamento do espaço.
Toda área em volta do carrossel foi reservada para atendimento, com mesas e cadeiras para os clientes se acomodarem e ter a maravilhosa sensação de estar realmente em um carrossel.

Galeria de imagens
Exposição de produtos.
Amplo setor de atendimento.
 

 

Stand com cenografia ímpar, pensado para impactar os visitantes, remetendo a lembranças de suas infâncias, através do formato de carrossel, que também simboliza um mock-up da própria marca, que em português tem como significado, o próprio carrossel.

No stand foram utilizados materiais não usuais em construções desse tipo, como é o caso da testeira curva, onde foi aplicada a comunicação visual da marca. Todo fechamento foi feito com material plástico translúcido, proporcionando um acabamento perfeitamente liso e brilhante para a construção, onde todas as emendas deste material ficaram invisíveis e também foram utilizadas napas especiais fabricadas a partir de reciclagem de resíduos plásticos. Foi necessário fazer adaptações a uma maquina de corte a laser para poder cortar o material plástico e o acabamento perfeito. Os enfeites da testeira foram encomendados a uma comunidade de artesão de baixa renda e foram produzidos a partir de lixo recolhido em ruas da grande São Paulo.

Apesar de ser um stand estático, era de nossa intenção transmitir a sensação de movimento para quem estivesse visitando o interior do mesmo, porem sem deixar de lado os transeuntes da feira. Esse efeito foi conseguido, através de um projeto lumino-tecnico, especialmente estudado para as condições internas de um pavilhão de eventos. Composta por luzes coloridas intermitente e acionadas por um dispositivo computarizado, deu a sensação de movimento que esperávamos, transformando o stand num ponto de referencia dentro do evento.

Outro desafio foi montar o estande em 48 horas, para isso as partes construídas em ferro foram desenhadas para ser com um sistema de encaixe, dispensando a utilização de parafusos, esse sistema foi estudado na Alemanha e trazido para aplicar com exclusividade nesse estande.

Galeria de imagens
   

 

Como chamar atenção de adultos para um produto desenvolvido para crianças?
E foi exatamente isso que a Grupo de Eventos conseguiu, atraindo milhares de pessoas ao estande mais comentado e destaque da Feira ABRIN 2010. Trazendo uma grande satisfação não só a Calesita, mas também um grande orgulho e uma grande satisfação a nossa empresa.

“Os produtos lançados foram muito bem aceitos, reforçando nossa expectativa para este ano. Agradecemos a todos que tiveram a oportunidade de prestigiar esse carrossel, temos certeza que com nossa parceria, teremos um ótimo 2010”. (fonte: site da Calesita www.calesita.com.br).

Em um cenário de negócios como a Feira ABRIN, a empresa Calesita certamente teve um retorno satisfatório , afinal sua participação na ABRIN em 2011 já está confirmada. O numero exato de negócios fechados a empresa se reserva a divulgar levando em consideração que muitos dos negócios são fechados pós -evento.
Recebendo destaque em vários sites e revistas: “O estande da Calesita era sem dúvida um dos mais chamativos e elaborados, uma cenografia de um carrossel que tinha até mezanino.” – fonte http://falandodefeiras.blogspot.com/2010/04/visitando-abrin-2010.html - Falando de Feiras por Fábio L. Cerchiari.

A Faira ABRIN é a terceira maior feira de brinquedos do mundo e em 2010 contou com 200 expositores em um espaço de 20 mil m². Recebeu a visita de cerca de 20 mil profissionais do setor, 22% a mais que a edição anterior, onde 7 mil pessoas 43,7% do total, foram compradores, ou seja público focado em fazer negócios.

Pelas contas de Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a ABRIN 2010 movimentou mais de 30% do faturamento do setor para este ano, estimado em R$ 3 bilhões.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube