Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES
Candidato: RV Mais
Cliente: Janssen-Cilag do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: PE
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Graças ao patrocínio de empresas envolvidas com o setor, eventos médicos do porte do XI Congresso Brasileiro de Transplantes podem acontecer. É por meio da verba como a destinada pela Janssen-Cilag Brasil que associações e sociedades médicas conseguem promover tais encontros científicos objetivando a educação continuada no país.

Em contrapartida, tais empresas podem expor suas marcas em estandes especialmente desenvolvidos para essas ocasiões. No entanto e mais recentemente – devido à Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – as restrições quanto à propaganda de medicamentos são inúmeras.

Então, como tornar um estande atraente perante o público-alvo da empresa? Que recursos utilizar para chamar a atenção dos médicos prescritores sem ir de encontro à lei? Seguramente, este é um grande desafio para as companhias farmacêuticas. Para encontrar a melhor solução para esta questão, uma boa dose de criatividade somada ao conhecimento da legislação é fundamental.

Sabedores dessa premissa básica para o sucesso da ação, a Lado a Lado Design Comunicação e Marketing e a RV Mais Promoção e Eventos não mediram esforços para fazer do estande da Janssen-Cilag Brasil o mais visitado dentre todos os concorrentes, para torná-lo uma verdadeira atração dentro do XI Congresso Brasileiro de Transplantes.

Ficha Técnica

Título: Estande da empresa Janssen-Cilag no XI Congresso Brasileiro de Transplantes – Exposição de obras do IV Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver
Data: 13 a 16 de outubro de 2009
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - PE
Empresa Organizadora: RV Mais Promoção e Eventos
Cliente: Janssen-Cilag do Brasil

O XI Congresso Brasileiro de Transplantes, realizado entre 13 e 16 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, teve como tema “Ética em Transplantes”. O evento, que foi realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), reuniu especialistas convidados de Portugal, Canadá, França, Espanha, Chile e Estados Unidos. Foram cerca de 1.500 congressistas que participaram de discussões sobre diversos temas que envolvem não apenas o transplante, mas os processos essenciais anteriores e posteriores à cirurgia.

Durante o Congresso, uma atração à parte foi a exposição das obras vencedoras da quarta edição do Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver – uma iniciativa que promove a inclusão social de pacientes transplantados por meio da arte, patrocinada exclusivamente pela Janssen-Cilag Brasil. A exposição, que contou com 27 pinturas, ficou instalada no estande do laboratório farmacêutico durante todo o Congresso. As obras expostas fazem parte do livro “Arte de Viver – Poesias e Pinturas”, que contempla os premiados no concurso cultural.

O Projeto Arte de Viver é um concurso nacional de pintura e de poesia que nasceu com o intuito de despertar a criatividade de portadores de transplantados e com esquizofrenia, e permitir a expressão da comunicação das ideias e emoções dessas pessoas por meio da arte. A RV Mais foi a empresa responsável por formatar o projeto de acordo com os requisitos da Lei Rouanet para apresentação junto ao Ministério da Cultura, além de administrá-lo e realizá-lo em todas as suas fases.

Parceiras da Janssen no IV Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver, a RV Mais e sua agência de comunicação integrada, a Lado a Lado, não poderiam pensar em um melhor tema que este projeto que tem o intuito de – por meio da arte – sensibilizar a população e a classe médica sobre a importância da socialização de pacientes transplantados.

Assim, foi proposta a realização de uma exposição do Projeto Arte de Viver somada a uma ação motivacional no estande Janssen-Cilag durante o XI Congresso Brasileiro de Transplantes, de 14 a 16 de outubro de 2009, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A ação proposta para o estande da Janssen-Cilag privilegiou a criatividade e deixou a imaginação falar mais alto dando liberdade e poder criativo às pessoas.

Peças e Serviços

Para que o estande da Janssen-Cilag Brasil fosse marcado pelo sucesso das atividades programadas e atraísse um grande número de profissionais, proporcionando eficaz network, assim como para que a homenagem aos centros transplantadores ocorresse da maneira planejada, a RV Mais e a Lado a lado desenvolveram as ferramentas e criaram as peças que seguem:

Produção e Coordenação:
• Contratação de terceiros (recepcionistas, monitora e artista para o estande, fotógrafo a ocasião);
• Compra de materiais necessários (telas, tintas, pincéis, palhetas, uniformes das recepcionistas para o estande);

Assessoria de imprensa:
• Desenvolvimento de mailing;
• Redação de releases;
• Envio de presskit (materiais impressos e release);
• Contato telefônico e via e-mail com a imprensa de Pernambuco para a proposta da pauta;
• Follow-up;
• Acompanhamento da imprensa no local;
• Clipping.


Objetivo e Dinâmica

Por intermédio da criação dessas duas áreas relacionadas ao Projeto Arte de Viver – os chamados “Espaço Motivacional” e “Galeria de Arte” –, alguns objetivos foram traçados:

• Estimular, aproximar e intensificar o contato da Força de Vendas da Janssen-Cilag com os médicos presentes ao evento;
• Proporcionar uma atividade motivacional que trabalhasse o lado lúdico, curioso e artístico de cada participante por meio da pintura;
• Divulgar o Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver;
• Expor parte das obras selecionadas para a edição dedicada aos pacientes transplantados do “Livro Arte de Viver – Poesias e Pinturas”.

Para a ação motivacional, duas paredes do estande foram disponibilizadas para a montagem de uma área com cerca de 60 telas de pintura e os materiais necessários – tintas, pincéis e palhetas – disponíveis para que os médicos presentes pudessem pintar suas próprias telas. Para auxiliá-los, além de duas recepcionistas treinadas e extremamente simpáticas, havia uma monitora. A “artista de plantão” foi uma concluinte da graduação de Artes da Universidade Federal de Pernambuco.

Esta ação estava diretamente linkada com a divulgação do projeto, por meio da exposição de 27 obras originais contempladas no livro Arte de Viver Poesias e Pinturas – Transplantes. As telas transformaram o estande em uma minigaleria de arte, seduzindo os participantes.

Mas a ação não acabou com a montagem do estande. Na quinta-feira (15), um expert no assunto, o artista visual Robson Xavier, chefe do departamento de artes plásticas da Universidade Federal da Paraíba, foi convidado para julgar as 12 melhores pinturas – que por sua vez fazem parte do calendário 2010 da Janssen-Cilag.

Após o julgamento, as obras foram entregues aos seus respectivos “artistas”, acompanhadas de uma moldura da Janssen-Cilag.

Galeria de imagens

 

O estande não ficou um só minuto vazio. Muito pelo contrário. Para satisfação de todos que participaram desta iniciativa, essas metas foram plenamente cumpridas. Durante os três dias de funcionamento da área de exposições, o estande da Janssen-Cilag era visivelmente o mais visitado.

Prova irrefutável do sucesso das ações empreendidas pela Janssen-Cilag foi o retorno positivo recebido da imprensa. A Janssen-Cilag conseguiu se diferenciar neste cenário, por meio do Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver. Esse gancho, que levou à definição do formato do estande, foi também o mote do release disparado para a imprensa do Recife.


Segue abaixo as notícias que saíram na mídia a respeito do projeto e do estande da Janssen-Cilag no XI Congresso Brasileiro de Transplantes:

• Site PE 360 graus (considerado o maior site de notícias do estado, é o braço da
globo.com na região e é gerenciado pela Globo Nordeste).
Título: “Recife sedia o décimo primeiro Congresso Brasileiro de Transplantes – No evento serão apresentadas as obras dos vencedores do Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver.”

Título “Projeto Arte e Viver expõe pela primeira vez no Nordeste - Poesias e pinturas realizadas por pacientes que esperam por um transplante ou por aqueles já transplantados fazem parte da mostra”


Rádio Plenitude
Entrevista com Fernanda Ferreira – depto de marketing na Janssen-Cilag
Assunto: projeto Arte de Viver e a exposição no estande da Janssen.


Jornal do Comércio
Entrevistas com Rodrigo Lorca – depto de marketing na Janssen-Cilag, Dr. José Medina Pestana, membro da ABTO e médico de diversos pacientes que participaram do concurso, inclusive do primeiro colocado.


Diário de Pernambuco
Título: “Arte da superação. Concurso de arte e poesia promovido pelo Janssen-Cilag Brasil premiou pacientes transplantados e outros que aguardam na fila de transplantes”

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube