Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: FEED – FÓRUM INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Candidato: RV Mais
Cliente: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Congresso Internacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
FEED 2010

Empresa Organizadora

A RV Mais é uma empresa brasileira do ramo de promoções e eventos que trabalha com paixão e responsabilidade, dando vida aos sonhos de seus clientes por meio da busca da excelência nos serviços que presta. Sua grande experiência na realização de convenções, workshops, congressos, simpósios, treinamentos e lançamentos de produtos também faz com que a RV Mais se destaque nesse mercado, no qual atua há 15 anos.

Sediada em São Paulo, dispões de know-how, infraestrutura física e tecnológica que possibilitam oferecer seus serviços no formato turnkey, do planejamento à organização, coordenação e acompanhamento pós-evento. Ao mesmo tempo, o cliente tem controle on-line das diversas fases do projeto e do budget. Além da comunicação ágil e confiável, o sistema da RV Mais permite mobilidade e capacidade para atuar, com eficiência e eficácia, na coleta de informações pré-evento, para avaliação dos resultados e benchmarking.

Cliente

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – é responsável por congregar associações e lideranças políticas e rurais em todo o país. A CNA também apoia a geração de novas tecnologias e a criação de agroindústrias responsáveis por aumentar a produtividade rural. Outra grande iniciativa da entidade é a cooperação e apoio aos programas regionais de desenvolvimento agrícola, especialmente aqueles que se destinam a reduzir as desigualdades geoeconômicas em todos os estados brasileiros.

Ficha Técnica

Título: FEED 2010
Nº de participantes: 900
Período: 28 a 30 de março de 2010
Local: WTC Hotel em São Paulo
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Atividades paralelas: Programação social (apresentações artísticas)
Empresa Organizadora: RV Mais Promoção e Eventos
Cliente: CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

O FEED - Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima promoveu uma ampla discussão sobre as relações que existem entre as mudanças climáticas e a atividade agropecuária. O evento buscou também avaliar os resultados obtidos na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2009 (COP 15, realizada em Copenhague, na Dinamarca) e iniciar a elaboração de uma proposta do setor agropecuário para a COP 16, que ocorre no final de 2010, no México.

Participaram do evento especialistas mundiais em clima, ambientalistas e lideranças governamentais e do setor agropecuário, dentre os quais o cientista político dinamarquês Bjorn Lomborg, o climatologista norte-americano Patrick Michaels, o economista Delfim Neto e a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA. A platéia foi formada por estudantes, jornalistas e formadores de opinião interessados em temas como meio ambiente, ecologia, agronegócio e sustentabilidade.

O FEED contou ainda com palestras de Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e diretor da COPPE/UFRJ, do ex-ministro Delfim Netto, do Embaixador Extraordinário para Mudanças do Clima do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Serra, além de apresentações do maestro João Carlos Martins regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica e de ritmistas e dançarinas da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

No palco do WTC Golden Hall, o maestro João Carlos Martins comandou a Orquestra Bachiana Filarmônica. Após a exibição de um vídeo sobre a vida e obra do maestro, a Orquestra fez a sua apresentação, com um belíssimo repertório e com a participação de 42 músicos.

Após o concerto da Orquestra, ocorreu a assinatura do convênio da CNA com a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, cujo tema do enredo para o Carnaval de 2011 será a agricultura, a agropecuária e o meio ambiente. Após a formalização do convênio entre as duas entidades, foram chamados ao palco 15 ritmistas, três passistas, dois destaques e um casal de mestre sala e porta-bandeira integrantes da Escola de Samba para uma animada apresentação para os convidados.

Por conta da importância do evento e da presença de importantes palestrantes nacionais e estrangeiros, o FEED 2010 recebeu diversos veículos de comunicação interessados em entrevistas e em noticiar o Congresso. Emissoras como Rede Globo e Record estiveram presentes ao evento para elaborar reportagens para os seus principais programas jornalísticos. Jornais, portais da internet e rádios de diversos locais do Brasil também compareceram ao FEED 2010 e conversaram com palestrantes e representantes do evento.

O local escolhido para o FEED 2010 foi o WTC Golden Hall, sala de convenções de grandes proporções. O desafio da RV Mais foi realizar o evento neste espaço tendo em mente a participação de 300 pessoas em cada um dos dias do evento (28, 29 e 30), aproveitando a totalidade do local sem perder a proximidade, ou seja, passando uma sensação intimista e aconchegante para todos os participantes.

Cyber Café, lounges, Secretaria Executiva, Sala VIP e Mídia Desk, Sala de Imprensa

O Foyer do Golden Hall foi muito bem aproveitado para o FEED 2010. Nesta área foram montadas seis estações para o Cyber Café, com acesso à internet e ao site Canal do Produtor (site oficial da CNA) e lounges para descanso e confraternização. Foi montado também um estande de 6m2, com um banco de jardim e plantas na lateral externa direita e mesas na lateral esquerda, para a exposição de peças em capim dourado elaborado pelo ONG “Mandala - Artesanato Tocantinense”.

Secretaria Executiva

A Secretaria Executiva do FEED 2010 foi instalada no Foyer que dá acesso ao Golden Hall pelas escadas rolantes e corredor, de quem pega o elevador no Lobby do Hotel e desce no 1º andar.

Nesta área, a Secretaria Executiva construída em “L”, com guichês para credenciamento que separavam o atendimento por letras (A-L / M-Z) para os participantes e um guichê específico para a imprensa. O atendimento e receptivo dos participantes do FEED 2010 foram feitos neste local.

As pessoas interessadas no FEED 2010, que fizeram a sua inscrição prévia no evento pelo site e compareceram para participar do evento, tiveram os seus crachás impressos no local.

Sala VIP e Mídia Desk - uma sala sob medida para os Palestrantes

Para receber e atender os palestrantes do evento foi construída uma sala denominada “Sala VIP e Mídia Desk”, com computadores para passagem das aulas e acesso à internet. Uma recepcionista fazia o atendimento dos palestrantes e coordenava a sala para reposição de materiais, localização dos palestrantes e reposição dos alimentos e bebidas que estavam à disposição.

Imprensa

Outro público muito importante para o evento foi a imprensa. Para atendê-los em suas necessidades foi construída uma “Sala de Imprensa”, uma verdadeira redação com computadores, acesso à internet, mesa de reunião, bancadas para apoios de materiais, entre outros.

Para que este público pudesse assistir às palestras dentro do Golden Hall de forma mais confortável, foi montado um espaço destinado exclusivamente à imprensa. Identificado por um totem e separado dos demais participantes, essa área foi constituída de cinco pranchões com 20 cadeiras e dois computadores com acesso à internet.

Receptivo – Programação Social

Para recepcionar e atender as necessidades dos artistas que se apresentaram na abertura do FEED 2010, foi utilizada como camarim a sala multiuso no Foyer do Golden Hall (separada em feminino e masculino). Dentro da sala, foi servida alimentação para os 31 integrantes da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Já no caso da Orquestra, o grupo de 42 músicos mais a equipe de produção e o maestro João Carlos Martins foram acomodados na sala construída atrás do palco. Para eles também foi oferecida alimentação.

Convite a estudantes universitários

Foram convidados para participar do FEED 2010 alunos das universidades Cantareira, UNIP, ESALQ e USP, totalizando cerca de 300 estudantes nos dias 29 e 30 de março. Para eles foi montada uma estrutura especial que contemplava transporte de ida e volta da universidade até o local do evento, em ônibus e vans. Outro cuidado foi com a alimentação, servida para os grupos no Piso Vitória. Para organizar a saída dos estudantes do 5º andar (Golden Hall) para o Lobby do Hotel, os mesmos foram agrupados no Piso Galeria, no 3º andar, até os ônibus estarem a postos, evitando assim tumulto nesta dinâmica.

Galeria de imagens
Golden Hall
Lounge
Lounge
Stand
Valdete Brunheira - Mandala
Valquiria Rezende - Mandala
Valqueira Rezende - Mandala
Elisabethi Valin - Mandala
Assuero Veranez
Assuero Reronez
Bjorn Lomborg
Heraldo Pereira
Heraldo Pereira
Platéia Palestra
Coffe Break-Estudantes
Festa de Encerramento - Maestro João Carlos Martins
Maestro João Carlos Martins e Filarmônica Balchiana
Maestro Jão Carlos Martins e Filarmônica Balchiana
   

 

O FEED 2010 promoveu a reunião de diversos membros da CNA, autoridades do setor, renomados convidados estrangeiros, e de representantes de empresas do agronegócio, como pecuaristas e agricultores, gerando ótimas oportunidades de criação de novos negócios e parcerias comerciais. Além disso, as opiniões apresentadas durante o Congresso demonstraram a importância da agropecuária nacional no âmbito internacional.

Autoridades como a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e diretor da COPPE/UFRJ, o Embaixador Extraordinário para Mudanças do Clima do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Serra, e o ex-ministro Delfim Netto, um dos economistas mais respeitados do Brasil, foram unânimes ao afirmar, durante o FEED 2010, que as atividades agropecuárias desenvolvidas no Brasil não possuem papel central no aumento das temperaturas globais e que, ao contrário, têm função fundamental para o futuro da produção mundial de alimentos e a sustentabilidade nutricional da humanidade, devido à oferta de áreas de plantio e pastagens e ao aporte tecnológico que permite a otimização da produção.

O palestrantes estrangeiros Bjorn Lomborg e Patrick Michaels também seguiram o mesmo raciocínio, apontando outras prioridades para os investimentos em sustentabilidade e meio ambiente. Para Lomborg, por exemplo, antes de cortar emissões de carbono, deveríamos planejar melhor as cidades, utilizar soluções racionais, e não impor políticas com custo imenso e sem compromisso com o futuro. Ele argumentou que o preço para implantar o Protocolo de Kyoto seria de US$ 180 bilhões por ano, e isso garantiria uma redução de temperatura de apenas 0,004°C até o ano de 2100. Michaels afirmou que cada US$ 1 investido no desenvolvimento de painéis solares mais eficientes e mais baratos geraria um retorno de US$ 11 na eliminação de danos ambientais.

Dessa forma, o FEED 2010 contribuiu para a formação de novos negócios e para o melhor aproveitamento e direcionamento dos recursos disponíveis para as áreas de sustentabilidade, meio ambiente e agronegócios.

Galeria de imagens
Patrick Michaels e Bjorn Lomborg
Omar Hennemann e Heraldo Pereira
Palestra Prof Luis Pingueli
Festa de Encerramento - Mocidade Independente de Padre Miguel
Festa de Encerramento - Mocidade Independente de Padre Miguel
Festa de Encerramento - Mocidade Independente de Padre Miguel
Festa de Encerramento - Mocidade Independente de Padre Miguel
Festa de Encerramento - Mocidade Independente de Padre Miguel
Maquete Projeto Biomas
Maquete Projeto Biomas
Maquete Projeto Biomas
Coletiva
Coletiva
Debate
Delfim Netto
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube