Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: COPA DO MUNDO INSPIRA MOTIVACIONAIS PARA EQUIPE DE VENDAS
Candidato: RV Mais
Cliente: Janssen-Cilag Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A RV Mais é uma brasileira do ramo de promoções e eventos que atua há 15 anos com paixão e responsabilidade, dando vida aos sonhos de seus clientes por meio da busca da excelência nos serviços prestados.

O case “Copa do Mundo” nasceu com o intuito de gerar motivação para equipes de vendas de diferentes produtos da Janssen-Cilag Brasil. As ações foram realizadas na Reunião de Virada, um encontro realizado periodicamente entre os colaboradores da empresa, visando analisar as metas do ano e o desempenho de cada equipe para meta anual da empresa. Apesar dessas metas, cada equipe e produto vivem um momento diferente e único, desta forma a RV Mais idealizou ações diferenciadas de incentivo para alcançar tal objetivo e foi a empresa responsável pela realização do projeto junto as equipes.

A Janssen-Cilag Brasil traz consigo a mesma filosofia de trabalho que inspirava seus empreendimentos há mais de 70 anos: qualidade e busca constante pela inovação. Mundialmente reconhecida por cuidar de milhões de pessoas com seus produtos e medicamentos, busca respeitar a dignidade de seus profissionais e reconhecer seu mérito.

Ficha Técnica

Título: Copa do Mundo inspira motivacionais para equipe de Vendas
Tema: Copa do Mundo
Público-alvo: 3 equipes de produtos distintos da Janssen-Cilag
Palavras-Chaves: Metas, Motivação, Desempenho Individual e União da Equipe.
Cliente: Janssen-Cilag Brasil
Idealização e Realização dos Eventos: RV Mais Promoção e Eventos

Eventos motivacionais funcionam como molas propulsoras para as ações dos colaboradores de uma empresa, sobretudo em momentos que geram ansiedade, como mudanças na equipe, final de ciclo ou início de uma nova jornada. A intenção dos eventos motivacionais é dar uma injeção de energia, confiança e motivação às equipes. Isso porque muitas vezes a ignição da motivação interna vem de estímulos externos.

Há quem diga que “ninguém motiva ninguém”, pois a motivação deve vir de cada um. Mas é possível ajudar pessoas a perceberem valores, princípios, objetivos e sentimentos que trazidos à tona trarão sentido e compensação às suas ações.

Quando os eventos motivacionais geram fortes reflexões e quando há um apelo emocional adequado capaz de criar uma identificação legítima com o dia a dia dos colaboradores, é possível eliminar sentimentos negativos e a baixa autoestima nas equipes. E o efeito é duradouro.

A RV Mais desenvolveu um projeto de inventivo a 3 equipes de produtos distintos da Janssen-Cilag para a reunião de virada, um encontro realizado periodicamente entre as equipes de venda visando as analisar as metas do ano e o desempenho de cada equipe para meta anual da empresa.

A RV Mais tinha um desafio, criar um evento de incentivo, motivacional, para equipes distintas com produtos e momentos de vida diferentes que tivesse uma duração de apenas 30 minutos cada uma. Para isso, traçou as estratégias adequadas a cada equipe e situação do produto.

Produto: Stelara
Medicamento voltado para Psoríase
Equipe com 5 integrantes


Cenário

A equipe vivia o momento de inserção de um novo produto no mercado e encontrava as resistências naturais diante da novidade. Apesar de a equipe ser jovem e entusiasmada, precisava manter o “pique” diante dos desafios da concorrência, das ações do mercado etc.

Conceito utilizado

Aproveitar o conceito do “Novo” – comum tanto ao produto quanto à equipe – para promover a identificação entre ambos. Utilizar o momento da Copa para trabalhar valores como perseverança, determinação, equipe, entusiasmo, confiança.

Fazê-los enfrentar de forma lúdica seus medos e incertezas diante do novo, das cobranças pessoais e profissionais. Levá-los à reflexão.

A mensagem era surpreendê-los no final, quando entenderiam que o Gol era, na verdade, o paciente que recebeu a medicação. A cada gol que o colaborador marca, vidas podem ser mudadas (para melhor), pois o produto age exatamente para evitar o grande mal da psoríase, que é a depressão.

Tema: Correndo para o Abraço!

Ação

A ideia era simular um jogo de futebol tendo o grupo como uma equipe. Para isso, a sala foi ambientada da seguinte forma:

- 1 banner de boas vindas na entrada da sala (com o conceito trabalhado)
- 5 banners com imagens dos jogadores
- 1 bola de futebol

Dinâmica

A proposta aqui era fazer o grupo jogar como um time unido: um passando a bola para o outro. Quatro dos banners com jogadores foram posicionados de forma estratégica representando os obstáculos que cada um precisaria enfrentar. Alguns desses medos e obstáculos coincidem com sintomas que os portadores de psoríase apresentam.

Esses “sintomas” de medo são os reais adversários no campo de trabalho. Nestes banners, figuras de jogadores de futebol em movimento ostentavam as palavras que deveriam ser “dribladas”:

- Insegurança
- Depressão
- Intolerância
- Concorrência
- Meta

Como em um jogo de futebol, havia uma única bola e todos os participantes deveriam “passar” pelos obstáculos, de forma que conseguissem chegar a meta final e marcar o gol.

Após o gol, um ator caracterizado de repórter abordava os “jogadores” com várias perguntas, como as sugeridas abaixo:

Repórter: A quem você dedica esse gol?
Repórter: Qual dos jogadores que você enfrentou foi o mais difícil?
Repórter: Você sabia que tem um fã-clube enorme?
Repórter: São cerca de 5 milhões de pessoas, certo?
Repórter: Esse é o número de pessoas com psoríase no Brasil.
Repórter: Inclusive, eles pediram que vocês autografassem essa camiseta.
Repórter: Você acha que poderá vencer o próximo jogo? E o campeonato?
Repórter: Bem, você foi eleito um dos melhores jogadores, por isso faz parte dessa equipe.

Ao término desta atividade, foi proposto um “Quiz” sobre a Copa do Mundo. Para responder as perguntas feitas pelo repórter, os participantes estourar uma bexiga sentando em cima para dar o direito à resposta. Vencia quem acertasse mais perguntas. O prêmio era um troféu.

No final da dinâmica, o vencedor e todos os participantes ganharam um Kit Torcedor da Copa. Cada brinde do kit carregava um tag com uma frase motivacional de acordo com a equipe e a fase do produto.

- Apito: Espante seus fantasmas tal qual uma torcida pensa inibir a sorte do time adversário num simples toque do apito.
- Corneta: Tem horas que é preciso externar tudo o que sentimos. Mas é sempre bom aprender antes a tocar o instrumento. Seu “barulho” vai soar como nota e se diferenciar dos demais.
- Bandeira: Que tal empunhar a sua? Afinal, você tem cinco milhões de seguidores.
- Bandana: Use-a no lugar onde são criados os medos e onde eles são destruídos. Aproveite para escrever sobre ela algo que jamais esqueça: você é único.
- Pulseira/Bracelete: Sem amarras, somente cores e vibração. É a pulsação.
- Cartola ou Chapéu multipontas: Nada como um momento só nosso, sob a sombra, conversando com ela...
- Tiara: A nossa cabeça é poderosa. Você tem o poder.
- Bate-palmas: Uma lava a outra. É bom contar com amigos.
- Óculos: Só você é dono do seu nariz (e do que coloca sobre ele)...
- Bandeirola: Enfeite cada canto de onde estiver. Escolha como deseja vivenciar seus momentos.
- Gravata: Dê um nó nos nós que parecem sufocar. Há sempre um modo de afrouxá-lo.
- Balão: Encha a sua bola. Você é quem vai chutá-la, agarrá-la e fazer o gol.
- Máscara foguinho: Às vezes parece que não somos nós que estamos ali. Que bom que podemos nos ver sempre por dentro.
- Fita decorativa: Um toque a mais. Só seu. É assim que você faz a diferença.
- Lança confete: Mantenha-o sempre ao seu alcance. Use com moderação.
- Balde de pipoca: Encha-o de alegria. Ouça os estouros. Saboreie ao lado de pessoas amadas. Celebre. Celebre sempre.

Todos posaram para a foto em equipe, que foi entregue no final em um cartão personalizado no final do dia.


Produto: Oncologia
Medicamento voltado para Câncer
Equipe com 18 integrantes

Cenário

O momento pedia um reforço para a sensibilização de toda a equipe na importância da humanização do paciente com câncer. Apesar do cenário positivo, todos deviam se lembrar de que existe um paciente na outra ponta e que, apesar da venda e alcance de bons resultados, a humanização também é importante e acrescenta ganhos a todos.

Desafio

Trabalhar a humanização e proporcionar uma experiência enriquecedora para todos.

Estratégia

Trabalhar os desafios que “rondam” cada membro da equipe, as interferências, o “barulho” externo, os “adversários” e, ao mesmo tempo, lembrá-los de que existe um paciente, um ser humano do outro lado, e todo o esforço da equipe faz chegar a estas pessoas, o que elas precisam para ter mais qualidade de vida ou, no mínimo, uma sobrevida.

Toda a estratégia foi ao conceito de super-heróis do cotidiano. Tudo isso para que houvesse uma grande analogia entre guerreiros, “super-heróis”, pessoas normais e humanas.

Tema: Concentração já!

Ações

“Um campo só meu” – A proposta era recepcionar os colaboradores em uma sala com alguns elementos que os remetessem a um campo de futebol.

Para isso, a sala foi ambientada da seguinte forma:

1 banner de boas vindas posicionado na entrada da sala (com o conceito trabalhado para a equipe)
4 banners com a imagem da torcida (estádio de futebol) nas laterais da sala
1 banner com a imagem do gol (no fundo da sala)
Áudio com o barulho de um estádio de futebol com sons de torcida, apito.

Dinâmica

Ao entrar na sala os participantes se deparavam com um ator caracterizado de Mestre Zen os convidando para entrar em campo. O campo imaginário tinha como elementos os painéis laterais e também uma sonorização com sons de torcida, apitos, gente falando etc. Este som era entremeado pela fala do ator para que o grupo fizesse uma analogia entre os desafios e as interferências que o mercado produz no cumprimento de suas metas.

O ator, com um texto objetivo e focado na dinâmica, abordou a seguinte questão: o desafio da concentração. A temática utilizada foi “um campo só meu”, onde a concentração, apesar de todas as interferências que possam ocorrer no dia a dia, é necessária, na verdade, imprescindível.

Fazendo uma analogia com o futebol, a cada partida, todos os movimentos dos jogadores são milimetricamente acompanhados, notados, comentados e ovacionados. Mas as interferências não são apenas estas. O técnico grita do banco, o bandeirinha sinaliza alguma coisa, o juiz dá uma bronca em alguém, um torcedor grita impropérios, um jogador do time adversário faz uma gracinha, todos tentam roubar a concentração.

E existe mais alguém neste cenário todo que pode não estar em campo, mas que é fundamental e a razão de tanta concentração: são os pacientes oncológicos. Eles estão na outra ponta, em outro banco e podem não fazer parte de todo este “barulho”, mas com certeza, fazem parte do seu cenário, da sua razão em se fazer um bom trabalho. Em cumprir metas.

Se “driblarmos” todas estas interferências e enxergar este paciente como parte do nosso dia a dia, conseguiremos marcar um belíssimo gol. Pois não adianta cumprirmos as metas sem saber ou ignorar aquele para o qual, a medicação é fundamental para que a vida prossiga, com mais qualidade e normalidade. Como a vida deve ser.

Sendo assim, uma importante mensagem foi deixada: Concentrem-se, ousem enxergar mais longe e a torcida estará sempre com vocês.

Como a equipe era grande, foi feita uma atividade inicial para aquecimento dos colaboradores para o quiz sobre a copa do mundo. O ganhador desta atividade levou um troféu simbólico e recebeu o Kit Torcedor antes dos demais participantes. Abaixo contém a descrição dos tags motivacionais inseridos em cada brinde do Kit Torcedor:

- Apito: Nada como contar com algo cuja sua maior utilidade é nos deixar alerta. Vale a pena ter apitos programados.
- Corneta: Dizem que existe um som primordial. Um som que devemos repetir muitas vezes para acordar a nossa mente. Tantas vezes repetido que chega a sobrepor nosso pensamento. É quando deixamos de pensar. É quando emerge o silêncio. Ficamos em harmonia.
- Bandeira: Está em suas mãos: uma empunha e movimenta, enquanto a outra permite o equilíbrio.
- Bandana: Coloque – a sobre a testa ao final de cada dia de trabalho e teste: há suor mais perfumado?
- Pulseira/Bracelete: Que função mais nobre: enfeitar como uma ponte sobre a corrente da pulsação.
- Cartola ou Chapéu multipontas: Às vezes nos serve de abrigo. Outras, um belo esconderijo. Mas sob ele há algo que nunca escondemos de nós mesmos.
- Tiara: Tudo é válido para despertar aquela criança que nunca deixamos de ser.
- Bate-palmas: Alô, Olá, Como vai? Bye, bye. É bom ir e voltar.
- Óculos: Use-o sempre com lentes coloridas.
- Bandeirola: Enfeite tudo onde estiver. Transforme a decoração que você criou para você mesmo.
- Gravata: Livre-se das amarras.
- Balão: Faça subir todas as suas expectativas. AS certezas as acompanharão. Você estará olhando para cima.
- Máscara foguinho: Não se esconda. Encare os desafios.
- Fita decorativa: Os detalhes parecem pequenos, mas fazem toda a diferença.
- Lança confete: Use-o sobre você sempre que se sentir sozinho. Celebre sua melhor companhia.
- Balde de pipoca: Compartilhe momentos felizes.

Para finalizar a equipe toda posou para uma foto para levar de recordação deste momento.


Produto: Prograf
Medicamento voltado para Transplantados
Equipe com 10 integrantes

Cenário

O Prograf é um produto voltado para pacientes que realizaram transplantes de órgãos. Com a quebra da patente, já prevista pela empresa, o produto passará a ter concorrente e consequentemente o volume de vendas cairá.

Este momento de devolução da marca naturalmente levou toda empresa a vivenciar um momento de transição com ansiedade e insegurança, em especial a equipe que respondia diretamente pelo resultado comercial do produto no mercado.

Mesmo tratando-se de uma equipe bem sucedida e referência para outros profissionais dentro e fora da empresa, o impacto afetou a autoestima dos colaboradores estendendo seus reflexos inclusive para a vida pessoal de cada um deles.

Desafio

Manter a equipe motivada para vivenciar o momento de instabilidade com o equilíbrio necessário para enfrentar os novos desafios.

Estratégia

Trabalhar a autoestima dos colaboradores através do reconhecimento do grande valor de cada um para o sucesso do produto. Frisar a importância do colaborador não só para a Janssen-Cilag, mas sobretudo para as vidas que ele ajuda a salvar com o seu trabalho. Destacar também a importância da forma especial com que cada um deles enfrenta os desafios que surgem em seu dia a dia.

Trabalhar com o tema “Os Super-Heróis do Cotidiano”. Mostrar que estes mesmos super-heróis que ajudam a salvar vidas com seu trabalho também são pessoas comuns como todas as outras: têm família, são pais, mães, têm amigos, têm sua música preferida, vão ao médico, ao cinema, torcem por um time de futebol...

Seguindo essa linha – que visa à humanização de atividades estressantes, como é o trabalho no setor de vendas – buscamos resgatar nesses “Super-Heróis” o sentimento de felicidade proporcionado por pequenos prazeres do cotidiano. É possível despertar emoções boas através de programas simples como assistir a uma partida de futebol da Copa do Mundo com a família, reunir os amigos, comer pipoca, fazer apostas e assim.... transformar-se em um “Super Torcedor”.

Tema: Super Time em Super Ação

Ações

“Se esta rua fosse minha na Copa” – a idéia era transformar uma pequena área, dentro da própria sala onde a equipe estava reunida, um cenário uma vila.

Para isso, a sala foi ambientada da seguinte forma:

1 banner de boas vindas posicionado na porta de entrada (com o conceito trabalhado para a equipe)
2 painéis laterais (com imagens de casas e um “muro” para ser decorado)
2 banners de super-heróis posicionados em pontos estratégicos da sala
2 cestas para os materiais que os participantes usaram para decorar o muro (caneta colorida, cola, figuras relacionadas à Copa etc.)

Dinâmica

Um ator caracterizado de super-herói entrou na sala com uma performance digna de Clark Kent. Fingindo voar, chamou a atenção de todos. Com um script programado para uma atividade de apenas 30 minutos, foram dadas as “boas-vindas” e a atividade começou.

Na temática trabalhada, o intuito era demonstrar que mesmo em meio às atividades estressantes ou inseguranças vivenciadas, era possível ter momentos de descontração, onde o lúdico também cumpre a sua parte na tarefa de relaxar, acreditar e enxergar mais longe.

Com o espaço ambientado como a rua de uma vila, as pessoas foram convidadas a decorar os muros de acordo com o espírito da copa. A inspiração deveria vir da capacidade de cada integrante da equipe, da energia que a Copa do Mundo espalha por todos os cantos e da luta inspiradora de cada paciente, vencedores em seu dia a dia.

Enquanto a equipe trabalhava, o ator ia declamando um texto específico para a dinâmica da equipe incluindo os super-heróis, os pequenos prazeres do cotidiano, o resgate de emoções positivas etc.

Ao término da atividade, foi proposto um “Quiz” sobre a Copa no qual as pessoas eram organizadas de forma que para responder as perguntas, tinham que pegar uma bexiga colorida, estourar e responder. Vencia quem acertasse mais perguntas. O prêmio foi um troféu simbólico.

No final da dinâmica, os participantes levaram o Kit Torcedor para torcer na Vila. Cada peça do kit foi entregue com um tag com as seguintes mensagens relacionadas à dinâmica.

- Apito: Ele pode fazer parar, fazer andar, alertar. Tão simples e tão eficiente. Como devem ser as coisas que valem a pena ser feitas.
- Corneta: Use-a como instrumento de incentivo. Afinal, sem barulho, você venceu. Sabe que a música é feita do silêncio entre as notas.
- Bandeira: Você que vestiu a camisa tantas vezes para fazer um gol de placa, não poderia deixar de levantar a bandeira do sucesso.
- Bandana: Ponha na cabeça - isso é apenas um jogo, tem começo, meio e fim e ainda dá para virar aos 46... Você é mais, tem infinitas possibilidades.
- Pulseira/Bracelete: Às vezes tentamos segurar, prender as coisas que nos fazem bem, para nunca mais soltar. Daí chega a vida oferecendo novas oportunidades. Para pegá-las é preciso estar com as mãos livres...
- Cartola ou Chapéu multipontas: A vida pede um pouco de arrojo.
- Tiara: Colocando a cabeça no lugar e sobre ela os louros da vitória. Vale a pena treinar.
- Mão: Acene para o novo tempo.
- Óculos: Às vezes não vemos o que está perto demais. Um passo atrás nos dá melhor perspectiva.
- Bandeirola: Desenrole e veja surgir formas e cores. Sinta como elas se colocam a lado a lado. Mudam o ambiente com o simples gesto de se deixarem ver.
- Gravata: Sinta o poder da alegria. A forma continua a mesma, mas como o objetivo é fazer rir, o nó afrouxou...
- Balão: Nas mãos não tem a mesma beleza de quando está no seu lugar, no alto, para todos.
- Máscara foguinho: Esconder, aparecer, esconder, aparecer. Um jogo que fazemos conosco, sem vencedor.
- Fita decorativa: Um pouco de arte. Um pouco de graça. Um toque que só você sabe dar. Você faz diferente. Faz a diferença.
- Lança confete: Quem não precisa? Como é bom quando se sabe merecer.
- Balde de pipoca: Pequenos grãos que explodem para felicidades instantâneas. Celebre sempre. Sempre bem acompanhado.

Galeria de imagens
Banner Motivacional - Stelara
Banner Motivacional -Stelara
Banner Motivacional - Stelara
Banner Motivacional - Stelara
Staff e Ator contratado - Stelara
Motivacional - Stelara
Motivacional - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Quiz Sobre Copa do Mundo - Stelara
Comemoração Participantes - Stelara
Entrega de Kits- Stelara
Foto Lembrança - Stelara
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
 

 

Os eventos de incentivo realizados tiveram resultados muito positivos, tanto para a Janssen-Cilag quanto para as equipes. As ações foram um sucesso e muito comentadas por todos os colaboradores da empresa. Os integrantes foram participativos e se divertiram com as atividades propostas.

O feedback recebido do cliente demonstra a satisfação nas ações desenvolvidas em linha com a expectativa da empresa e com os resultados obtidos como motivação, humanização e valores como perseverança, confiança e trabalho em equipe.

A RV Mais ficou muito feliz em poder fazer acontecer mais este desafio e dar vida a estas ações motivacionais.

Galeria de imagens
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Oncologia
Motivacional - Prograf
Motivacional - Prograf
Banner Motivacional - Prograf
Ator Contratato - Prograf
Coffe Break - Prograf
Banner Motivacional - Prograf
Motivacional - Prograf
Banner de Boas Vindas - Equipe Stelara
Banner de Boas Vindas - Equipe Oncologia
Banner de Boas Vindas - Equipe Prograf
Cartão de Perguntas e Respostas do Quiz
Croqui da Ambientação - Equipe Prograf
Painel lateral - Ambientação - Equipe Prograf
Painel lateral 2 - Ambientação - Equipe Prograf
Cartão de Foto Lembrança - Todas as Equipes
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube